Diego Costa lamentou a eliminação do São Paulo na Copa do Brasil após perder para o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal do torneio. O zagueiro reconheceu o desempenho ruim de sua equipe tecnicamente, mas ressaltou a entrega de todos do grupo.
“A gente sente que poderia dar um pouco mais tecnicamente, mas demos tudo na vontade. Estávamos buscando a terceira final no ano, são muitos jogos. Temos que exaltar o grupo, o trabalho do Rogério, a gente sabe que precisa focar no Campeonato Brasileiro, temos uma final da Sul-Americana. Então agora é descansar e já voltar a cabeça no Brasileiro e na final”, disse Diego Costa à TV Globo.
O São Paulo tem como próximo compromisso o duelo com o Ceará, no Castelão, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor precisa voltar a vencer urgentemente na competição para se distanciar da zona de rebaixamento.
Atualmente o São Paulo figura na 13ª colocação do Brasileirão, com 31 pontos, cinco a menos que o primeiro time da zona de rebaixamento, o Cuiabá, e 12 para o último integrante do G6, o Athletico-PR.
Fora da Copa do Brasil, o elenco comandado por Rogério Ceni terá tempo não só para trabalhar e descansar buscando uma volta por cima no Brasileirão, mas também para se preparar para a grande final da Copa Sul-Americana, que acontece no dia 1 de outubro, em Córdoba, na Argentina, contra o Independiente Del Valle, do Equador.
Gazeta Esportiva

Ou a diretoria contrata jogadores técnicamente diferenciados, o que parece difícil já que nem direito de imagem eles pagam em dia, ou o SP com o Ceni vai ser isso aí, um time inseguro taticamente, que vai pra cima, não define e perde. O “trabalho” em 2022 é bem questionável dentro de campo e se não fosse a vontade dos jogadores ou os pênaltis que entraram a situação seria bem diferente.
Alias, na coletiva o Ceni já disse que ano que vem terá redução na folha de pagamento, reformulação, etc. È incrível como essa liberdade que ele tem na Barra Funda pra mandar e desmandar solta a língua dele.
Não é passando pano pra Ceni, mas fazendo uma análise do elenco, separada de todo contexto, é nítido que o São Paulo não possui jogadores de velocidade para contra-ataques (por isso, Ceni usa muito os alas Wellington e Igor Vinícius). O pior é que Ceni falou disso lá no começo do ano quando sonhavam com Douglas Costa e Soteldo.
E também é nítido que temos jogadores pouco inteligentes na criação. A nossa força no ataque fica por conta de algumas chegadas de Kingnaldo, bom jogo de Patrick e Luciano. Os gols do Calleri focam mais por conta da briga e oportunismo do próprio do que um bom passe em condição.
Lembro que recentemente passamos raiva com Igor Gomes e Igor Vinícius que em ataques em que o São Paulo era superior numericamente fizeram m… um fez uma jogada ridícula ao invés de passar e o outro errou o passe. R.Nestor e G.Neves parecem ser os únicos com capacidade de passe, mas este último está jogando recuado por falta de pegada do meio de campo também.
Olhando para a defesa, a coisa piora. Léo Pelé, mesmo limitado e “improvisado” de zagueiro, consegue se destacar jogando ao lado de Kingnaldo, Diego Costa e Rafinha. Tendo até a achar que ele fará falta se for vendido no início de 2023 e não trouxerem outro zagueiro (já vejo a desculpa: a reposição foi Ferraresi lá atrás). Diego Costa é ok, mas o pilar mesmo a gente sabe que é Arboleda. Tirando esses aí ninguém salva. Jandrei e Igor Vinícius são no máximo uns reservas. Wellington tem potencial, mas ainda oscila muito. Luisão e Moreira precisam de mais oportunidades.
Eu concordo. O problema é que ele sabe de tudo isso e monta um esquema que necessita de defensores que armam jogadas, que ele não tem, de atacantes rápidos, que ele não tem, de criação no meio, que ele não tem, e pra compensar tudo isso ele pede que atletas sem essas características façam essas coisas. No final é um show de horrores que muitas vezes só serve pra mostrar fraquezas de jogadores como Igor Gomes, completamente deslocado, mal utilizado e queimado.
Então pra quem gosta do “trabalho” eu espero que a diretoria dê os jogadores que ele pede e melhore consideravelmente o nível técnico do elenco pra 2023
Vade retro Douglas Costa, ia ser só mais uma íngua com idade avançada, descompromissado e rebaixado, assim como o tal do Alisson, e o Rafinha… (o Rafinha = idade avançada e rebaixado “apenas”. E o Alisson apenas rebaixado)
Louvado seja quem barrou essa contratação (apesar que conhecendo a diretoria do São Paulo, eles devem ter tentado, e esbarraram em valores).
Igor Gomes saindo de cena, Pablo Maia caminhando pra fritadeira. O próximo da fila era o Nestor, mas o Pablo pulou a fila.
só na cabeça de alguns! Pablo Maia e Nestor são bons e ainda jogarão na europa
Em janeiro o Pablo Maia estava jogando a Copa São Paulo e em setembro estava marcando o Arrascaeta no Maracanã lotado em uma semifinal de CB. No esquema do Ceni a vida dele não é fácil já que ele tem que jogar por 3.
Estamos moendo nossos últimos jovens promissores, Graças ao egocênismo!
Lembram de um tal de Casemiro e sua época que ele jogou aqui?Então ele não servia ,hoje é titular da seleção.Sei que tem jogador aqui,que não era para estar no time;porém penso igual o colega acima o Vanderlei Oliveira.Como seria os gastos em compra de jogadores;se o técnico indiferente se ele é o técnico,fulano ou Albertino,se ele pedisse os jogadores que queria ter, na real;qual seria o gasto na compra e o salário destes jogadores.E não adianta falar do salário dos que estão aqui,pois são alguns que tem o salário alto e nem adianta dizer que somos a quarta ou quinta folha salarial mais alta.Eu quero ver a diferença desta folha em relação ao time que vem atrás de nós.uma coisa é paga três ou quatro jogadores,outra é ter um time todo com esse salário. Não estou defendendo ninguém,que para mim tanto faz quem dirige ou quem joga no São Paulo.Por mim nosso goleiro seria sem dúvida nenhuma o Neto,por mim teriamos os melhores. Só um lunático se pudesse ter os jogadores da seleção,iria opitar em jogadores inferiores.Os urubus tem condições para ter dois times titulares,olhem o reserva dele…Cebolinha,preciso dizer mais.
O Flamengo hoje na minha opinião é um time com dois times titulares,olha os reservas deles;é claro que o time tem dinheiro para poder ter esses elencos. É claro também que uma hora ou outra um time ganha deles.Mais nos últimos dez jogos quantos conseguiram ganhar deles;o máximo um ou outro conseguiu um empate,quantos jogos eles estão inviquitos.Essa de que é desculpa que ninguém consegue ganhar deles,não tem nada haver.Quando foi a sua última derrota? Então não é só o São Paulo que não consegue ganhar dos caras;vários times não conseguem vitória em cima dos urubus,a quanto tempo o flamengo está jogando bem.Eles são o melhor time do Brasil,é só o São Paulo que não consegue ganhar dos caras?Qual time hoje consegue disputar com o flamengo.Eu acho que até o palmeiras não é melhor que flamengo.Eles já desistiram entre aspas de disputar o brasileiro.E mesmo assim qual é a colocação do flamengo no brasileiro,dizer que eles tem o melhor time,não só do Brasil,mais da América do Sul também,essa é a realidade deles.Por outro lado o São Paulo tem um time com vários jogadores e também outros de Cotia,que não tem como comparar com o time do flamengo,pois os reservas do flamengo,na minha opinião são jogadores que serão titulares também.Qualquer um que é reserva ,da na mesma forma é titular no time. Não tem nem comparação com a maior parte dos times de hoje.Se um jogador deles for suspenso ou se contundir,qualquer reserva assumi sem diferença nenhuma.O flamengo pode perder um jogo ou outro,para qualquer time;pois quer queira ou não ele é favorito contra a maioria dos times.Ele só dá tudo na libertadores e na CB,por isso que o palmeiras é líder no brasileiro.Os dois times que conseguem gastar na compra e no salário de todos os jogadores, inclusive nos reservas são,o Palmeiras e o Flamengo. O São Paulo
não condições de contratar jogadores e reservas na altura ,dos jogadores do flamengo e do Palmeiras.Tem jogador de Cotia,que precisa ter mais experiência,e alguns outros jogadores que precisariam ser trocados,sem querer tocar no nome daqueles que precisam ser subistituidos por outros;e o São Paulo precisa de ter condições para isso. Não vejo hora do São Paulo conseguir acabar com sua divida,e ter condições depois de contratar goleiro e jogadores ,a altura do time;quem sabe até reservas na mesma altura.
O Pablo Maia era um jogador interessante, dono de um ótimo chute de media distancia. De repente, parece que ele virou medroso. Toca 99% das bolas pra trás e raramente chuta a gol. Será influencia do projeto de treinador ?
Nestor vem fazendo ótima temporada e e o nosso meia com melhores estatísticas de gols e assistências. Isso praticamente no segundo ano dele como profissional.
Pablo Mais o cara surgiu agora no início do ano, já joga bastante no time titular.
Como o time todo os dois oscilam. Eles oscilam junto. Será que isso é só por culpa deles ou o técnico e outros jogadores mais experientes em campo também tem culpa? Pegar no pé deles não me parece ser justo.
Acho dois jogadores com potencial para Europa e de renderem dinheiro.
Infelizmente hoje o SP e exportador de jogador, até pq e a principal receita do clube e precisamos financeiramente:
TV Globo sendo TV Globo, ” o SPFC está com 5 pontos à menos que o primeiro da zona de rebajxamento”… Haja saco com a imprensa!
A gazeta esportiva pertence à Globo?
” Segundo reportagem da rede Globo” está no texto o que gerou dúvida, mas não faz diferença alguma, faz parte do ” consórcio”
Foi um sacrilégio ver Neston dividir bola com David Luis.
Esse franzino precisa encorpar para não tirar pé de dividida ou então pode se lesionar sério em alguma hora em que tiver disposto a marcar.
Olhando os comentários do jogo os únicos jogadores que não foram efusivamente criticados foram o Jandrei , que ontem não teve culpa no gol e ainda conseguiu fazer boas defesas , o Léo também não recebeu tantas críticas , apesar de alguns apontarem que ele falhou no lance do gol , e o Calleri , esse mais pelo histórico recente do que efetivamente pelo jogo , onde novamente não foi bem. De resto todos os outros receberam várias críticas , alguns até foram apontados como sem condições técnicas de jogar num time do tamanho do São Paulo.
Olhando isso dá pra se ter a exata noção da diferença técnica entre os times , até concordo que alguns jogadores não tem nível para estarem num clube do tamanho do São Paulo , mas é o que temos pra hoje , são os jogadores que o clube tem condições de contratar e contar , e nem vou entrar no mérito das indicações do treinador , pois é óbvio que um cara que está a quase 30 anos no futebol profissional , em alto nível , com grandes conquistas individuais e coletivas , tanto em clube quanto na seleção , tem totais condições de fazer ótimas indicações. Porém obviamente tem que trabalhar dentro das limitações financeiras do clube , não tem lógica nenhuma imaginar que se ele pudesse indicar o Everton Cebolinha ele não o faria por preferir o Marcos Guilherme , ou então se pudesse indicar o Weverton do Palmeiras ele iria preferir ficar com o Felipe Alves.
E infelizmente a situação financeira do clube não irá mudar de uma hora pra outra , ainda temos um caminho a ser trilhado antes de recuperarmos o poder de investimento , e até lá o clube irá continuar a tentar montar times competitivos , com reforços de um custo menor , oportunidades de mercado , jogadores em final de contrato , e contando mais com a força coletiva , com a força de sua tradição , da força de sua torcida , até conseguir superar esse momento de dificuldade.
Alguém cole aqui novamente as falas do scout do Flamengo, por favor.
Espero que em alguns anos possamos voltar à vanguarda do futebol sul-americano, se não, será comum vermos o que está acontecendo, com clubes bem à frente de nós, e na frente em quase todos os sentidos
Espero que enquanto o Ceni for treinador a gente jogue bem pouco com o Flamengo pq ele consegue propor um estilo de jogo que mostra o quanto o SP é fraco em todos os sentidos, técnicos e táticos.
É um cara de uma tecla só que não consegue montar um esquema letal pq o time é limitado, não consegue se defender pq ele não sabe armar um sistema defensivo forte e no mano a mano escancara o tamanho do clube hoje. São 9 jogos e 9 derrotas como treinador, e pelo menos no SPFC ele faz exatamente a mesma coisa toda vez. E perde.
Achei que ele foi bem mal ontem. Jogador muito voluntarioso, mas limitado.
Para o ano que vem, nossa zaga deve ser Arboleda e Ferraresi. Se inventar qualquer coisa diferente disso, esquece. Os outros serão bons reservas.
Aliás, só lembrando:
Rogério reclamou porque não foi consultado sobre Ferraresi e Bustos;
Rogério indicou Galoppo.
Eu já tenho a conclusão bem formada sobre.
Ele é extremamente limitado. Joga um jogo bem e uma meia duzia mal.
Folha salarial mensal, segundo dados de fev/2022:
Flamengo: R$ 36 milhões
Palmeiras: R$ 32 milhões
Atlético-MG: R$ 23 milhões
Corinthians: R$ 23 milhões
São Paulo: R$ 19 milhões
O dobro faz a diferença dentro de campo e só um lunatico pra jogar de peito aberto.
Estou aqui refletindo…
Em 2005 quando o Mancini venceu a Copa do Brasil em cima do Flamengo com o Paulista de Jundiai, será que a torcida preferia perder e ter “proposto jogo”?
Ou será que o elenco do Paulista de Jundiai era comparável ao elenco do Flamengo naquela época?
Já que a desculpa hoje é que “é impossível vencer o Flamengo pela diferença de elenco”.
Depois de ontem, estou em dúvida até se alguns colegas sabem que o São Paulo é maior do que o Paulista de Jundiai e o Flamengo.
Boa.
SP é um clube sem identidade. Não é promissor, não é inovador, não é vencedor, não é transparente e não é visionário. Então eu entendo quem não sabe mais o que é o SP pq a cada ano é uma desculpa diferente pra justificar o fato de que o clube não sai do lugar.
E está dançando na beira do precipício. Uma hora cai.
Nessa época, o Flamengo estava muito mal das pernas. Era a célebre fase do “eles fingem que pagam a gente finge que joga”. Dizem até que eles quase faliram. Copa do Brasil era um torneio “B” onde os times que estavam na Libertadores não participavam. Eu diria que o nível do time deles e o do Paulista era bem mais parecido que o nosso e o deles hoje (o Paulista tinha feito um bom Paulistão terminando a frente do Palmeiras, e o Flamengo quase tinha sido rebaixado no carioca). Flamengo era só tinha mais torcida e mais camisa que o Paulista nessa final.
Lance do gol ontem foi uma infelicidade.
De qualquer forma, o time não jogou bem. Meio campo ficou muito esparso. O esquema exige demais dos meio campistas.
Time precisa melhorar taticamente, encontrar uma forma de jogar mais compacto.
Ceni nao sabe fazer isso.
Imagina se o Luizão não saia, aí ano que vem temos uma zaga muito boa. Diego, Luizão, Miranda (Renova?) Arboleda e Ferraresi.
Aí o Ceni coloca o Leo, não que seja ruim, mas os outros são melhores, e puxa o Rafinha pra zaga, kkkk
Rafinha melhor zagueiro central da história do futebol. Arma o jogo, ahahahahaha
Penso que para escalar jogadores da base, o técnico tem que ser qualificado para capacitar e lapidar o garoto, o treineiro do SPFC ao que parece não tem mostrado tal predicado, aliás nem para trabalhar com alguns jogadores profissionais mais rodados.
Com esse tal não acredito nem no título da Sula.
O SPFC só tem uma vitória no ano com a linha exposta de 4 na defesa, acho que se mantiver isso contra o Del Valle, poderemos perder o título, já que as duas ultimas derrotas deles foi com times que jogam no 3-5-2, pois também jogam com três zagueiros deixando espaços nas laterais. Hoje minha maior preocupação é a campanha do Brasileiro.
O que me incomoda no Ceni, e isto ficou bem escancarado no jogo de ida da Copa do Brasil contra o Flamengo, é que ele nao impõe uma marcação alta e fazer aquela pressão no início do jogo.r Respeitou demais e perdemos de 3×1.
O elenco do Flamengo é muito superior tecnicamente, não se pode deixar os jogadores atuarem com vontade, principalmente quando se tinha 50 mil torcedores no Morumbi…..
O SP so fez pressao na volta contra o Atle. Goianiense, ate porque o placar agregado era 3 a 1 para o time de Goiânia.