Após a definição das grandes finais continentais dessa temporada, tendo Flamengo e Athletico-PR na final da Libertadores e São Paulo e Independiente Del Valle na final da Sula, a Conmebol segue dando prosseguimento em mais uma nova mudança.
Com o intuito de “corrigir” o Ranking de clube da América do Sul, a Conmebol, junto a alguns clubes campeões de um antigo torneio da década de 90, deram início ao procedimento para unificar os títulos da Copa Conmebol com a atual Copa Sul-Americana. Para essa unificação, foi formado um comitê para votar a favor dessa medida da entidade continental.
Em um primeiro momento, o comitê de clubes seria composto pelos 16 times que se classificaram às oitavas de final da Libertadores 2022. Entre eles, o próprio Atlético, além do Talleres (ARG), que foi campeão da Copa Conmebol em 1999. Porém, a Conmebol chegou a sinalizar que seriam só os oito classificados às quartas de final.
Porém, a Conmebol manterá a formação com os 16 clubes. Para o Atlético e demais campeões, que serão beneficiados no ranking de clubes em caso de reconhecimento/unificação, o cenário mais favorável é de 16 clubes no comitê, com mais presenças estrangeiras.
Dos 16 clubes, 10 votaram a favor da unificação, dentre eles os brasileiros Atlético-MG (bicampeão da Conmebol), o Athletico-PR, atual finalista da Libertadores, e o estreante Fortaleza. 3 clubes se abstiveram, sendo o Emelec, o Tolima e o Cerro Porteño. E outros 3 clubes foram contra a medida, sendo o atual bicampeão continental, o Palmeiras, o atual finalista, o Flamengo, e o Corinthians.
Mercado do Futebol

Mas se o SP for tri de tudo, a gente vai poder falar isso, ou vai aparecer pangaré dizendo que é soberba e arrogância?
Dúvida sincera, afinal a nossa torcida é malvadona né? Nem Telê sobreviveria hoje a essa máquina moedora!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Pra mim, a soberba/arrogância nunca foi da torcida. É pra lá de normal provocar rivais com seus títulos. Também não achei errado o Marketing exaltar as conquistas e produzir material com o 6-3-3.
A soberba foi dos dirigentes que pararam no tempo e quando viram outros times melhorando suas estruturas, continuaram a achar que o São Paulo ainda estava à frente.
Kkkkkkk
É… Bastante pertinente a sua observação… Rsss
Eu acho que vamos parecer pangarés. Assim como considero uma comédia enorme esse negócio de unificação de títulos de parmera e Santos no brasileirão.
Engraçado que os brasileiros que votaram contra, são exatamente os que pediram ou pedem pra reconhecer uns títulos aí né, quanta hipocrisia
Resposta ao colega JAC no outro post.
(Sobre o mata-mata para o SPFC)
Isso não é desculpa (os times eram mais fortes). Mais fortes ou mais fracos os times sempre acabam se nivelando.
O futebol sempre se adapta e se nivela, amigo.
Libertadores de 2005 foi a exceção.
A de 2006 você não está falando a verdade.
Passamos na risca contra o Palmeiras (um sufoco tremendo no final. Você não lembra?) e nas quartas também (passamos nos pênaltis).
Perdemos a final.
Exceção foi a semifinal. Onde que isso é passar bem e folgado?
Até mesmo na fase de grupos perdemos dois jogos, enquanto o Guadalajara que ficou em segundo não perdeu nenhum.
Você conseguiu citar uma exceção (2005).
Sobre a Sula 2012, você só pode ter pego o jogo contra a Universidad de Chile e tomado como parâmetro, sendo iludido pela memória de dois jogos top que fizemos, mas isso também foi a exceção.
SPFC classificou contra LDU Loja e contra Universidad Católica com gol fora, JAC. Onde que isso é passar o trator e não passar se arrastando?
Veja, nem nos pênaltis foi. Foi com gol fora, amigo.
O que você citou só corrobora com o que asseverei sobre nossa história em mata-mata.
E tem mais uma, a resposta mágica que ninguém consegue dar: como manter o vestiário de um time com a diretoria devendo salários?
Pra mim o problema com Crespo foi esse: justamente um problema que não era do Crespo, mas sim de salários e não cumprimento do que havia se combinado.
Hoje é a mesma coisa.
Sobre o jogo do Flamengo concordamos.
Sobre a classificação no Brasileiro, idem.
Sobre o Crespo (e um projeto maior pra ele), mais ainda.
Mas como falei antes: como que mantém mais de 20 pessoas focadas sem a contraparte sendo feita pelo clube?
Palmeiras ganhou tantos campeonatos por fax que não é possível contar.
Agora vota contra, né?!
Típico…
Votaram contra: Porcos, Molambos e Nojentos não se é de estranhar, times insignificantes internacionalmente.
Votaram contra: Porcos, Molambos e Nojentos não se é de estranhar, times insignificantes internacionalmente.
E vocês acham que estes 3 times insignificantes internacionalmente (Porco, Molambos e Nojentos) querem uma Liga? Está bom demais como está. o SPFC deveria ter ficado ao lado do Forte Futebol.