Nas semifinais da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil, mas próximo à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o São Paulo tenta se manter vivo na corrida por algum título na temporada de 2022.

Mesmo aos trancos e barrancos, os resultados em campo do São Paulo, ao menos em partes, têm ido ao encontro de como o clube pensa os objetivos para o futuro.

Em palestra concedida durante a Brasil Futebol Expo 2022, nesta segunda-feira (5), em São Paulo, Rui Costa, diretor-executivo do Tricolor, explicou como o clube quer recuperar o protagonismo no futebol nacional. Por incrível que pareça, na visão do profissional, o primeiro passo do São Paulo deve ser na conquista do Campeonato Paulista.

“O São Paulo quer retomar o protagonismo regional como uma das metas para o futuro. O título paulista tem peso para o São Paulo. Chegamos em duas finais, perdemos uma e ganhamos outra. É possível competir com o Palmeiras? É possível competir com o Flamengo? Sim. Mas é importante que a gente consiga construir essa retomada de planejamento vitorioso e estratégico vencendo títulos regionais”, explicou o dirigente.

O título estadual traz dinâmica de confiança ao elenco e capacita um projeto de longo prazo. Ficar no G4 do Brasileirão por uma ida à Conmebol Libertadores e retomar o protagonismo na América do Sul”, analisou o dirigente.

Na temporada 2022, o São Paulo bateu na trave na busca pelo bicampeonato estadual. Após fazer 3 a 1 contra o Palmeiras, no duelo de ida, no Morumbi, o Tricolor foi atropelado pelo rival por 4 a 0, ficando com o vice-campeonato.

Nas competições de copas, o Tricolor saiu atrás nos confrontos contra Atlético-GO e Flamengo, na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, respectivamente, além de ocupar o 14° lugar do Brasileirão com apenas 30 pontos em 25 rodadas, apenas cinco acima do Coritiba, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

“Hoje, a realidade é outra, e a Sul-Americana é outro caminho. A Sul-Americana é um título do tamanho do São Paulo? Talvez. Mas hoje, ela nos coloca direto na Libertadores. Chegar às semifinais é um dos objetivos para retomada do protagonismo. O que temos hoje é algo a ser comemorado”, disse Rui Costa.

ESPN