A polêmica entre o Dr. Turibio Leite de Barros e os integrantes do Conselho de Excelência Médica do São Paulo ganhou um novo capítulo nesta semana. Em entrevista ao site da Jovem Pan, integrantes da área de saúde do clube, que estão à frente dos novos projetos de remodelação e modernização, rebateram declarações do fisiologista feitas em manifestação judicial, apresentada no dia 29 de julho. Na ocasião, ao deixar de servir o Tricolor, Turíbio disse que a agremiação paulista não precisaria investir para obter equipamentos, já que o acordo seria através de um comodato para ser pago depois de um ano, inclusive com reposição de novos aparelhos. A contrapartida ficaria por de troca de propriedades de marketing: camisa assinada, entrada em camarote para alguns clientes da empresa e mídia social do time. À Jovem Pan, no entanto, o coordenador da Divisão de Excelência Médica do São Paulo, Dorival Decossau, se pronunciou sobre o assunto e revelou como esta sendo o atual processo de aquisição dos itens. “Nós já tínhamos uma relação de equipamentos aqui. Houve algumas citações na mídia dizendo que o São Paulo não quis os equipamentos (citados pelo Dr. Turíbio). Não é verdade. Havia uma necessidade de gastar quase R$ 1,8 milhão. Nós conseguimos comprar muito mais daquilo que seria inicial por R$ 440 mil, para serem pagos em dez prestações, a partir do ano que vem e sem juros. Talvez a dúvida que haja era sobre a câmara hiperbárica. Eu fui um defensor no início, mas, no decorrer da coisa, inclusive falamos com outros clubes, não há nenhuma evidência científica que comprove a eficácia”, justificou.
Gestor executivo do departamento dos projetos na área de Saúde do São Paulo, Fernando Fernandes alega que muitos dos equipamentos oferecidos por Turíbio não teriam eficácia nos atletas. “A meta-análise, publicada em 2022, diz que não existe evidência de benefício da câmara hiperbárica no tratamento de atletas. Se não existe benefício, como eu posso fazer uma pesquisa com atletas do São Paulo? Tem alguma coisa que fere um pouco a ética. ‘Ah, mas agora tem um laser de alta frequência, que se aplicado, pode reduzir o tempo de recuperação das lesões musculares’. Tudo bem. Ele só tem uma contraindicação: não pode ser utilizado em quem tem tatuagem. Você consegue algum jogador de futebol que não tenha tatuagem? O Luciano, por exemplo, seria uma coisa absurda fazer uma aplicação dessa. Isso não é minha opinião, mas de quem lida com isso e com as consultas de que nós fizemos a respeito”, declarou. Fernando também rebateu as falas de Turíbio que de que não poderia estar no cargo porque geraria conflito de interesses, ressaltando que seu cargo no Tricolor Paulista não é remunerado. “O único que mostrou interesse foi o Doutor Turíbio, que queria ser o gestor remunerado. Fora isso não vi nenhum outro interesse nesse departamento para as pessoas trabalharem como estão trabalhando, tendo receita zero. Qual o outro interesse? Interesse financeiro não tem. Interesse pessoal, não acrescenta em nada ao meu currículo, estou aqui de forma passageira, enquanto for útil”, continuou.
Já a fisioterapeuta Priscila Alvarenga, por sua vez, indica que que o maior ganho no dia a dia do trabalho tem sido a integração das diversas áreas, com a adoção de novos protocolos no clube. “Estamos desenvolvendo toda a parte de fisioterapia com unificação e apoio de todo o grupo de fisioterapia, desde Cotia, Barra Funda, futebol feminino, basquete, clube social, hoje é tudo unificado. Estamos protocolando tudo, fizemos também uma parceria com a Universidade de São Paulo, temos o apoio. E hoje com certeza, devido a isso, às novas aquisições, hoje a fisioterapia do São Paulo, focando agora na Barra Funda, está um grande sucesso”, comentou. Quanto às críticas recebidas pelo tempo de recuperação de atletas, Dorival Decossau diz que o novo processo de modernização tem como objetivo manter a área sempre atualizada, para evitar defasagens. “Qualquer ajuda será muito bem-vinda, insisto em dizer que é um trabalho que não tem interesses diretos ou indiretos, a não ser a melhoria dessa área no São Paulo e implantar a cultura da busca do conhecimento, ir buscar nas universidades, nos órgãos que unem o conhecimento. Está sempre mudando a área de saúde, não há nada definitivo, a cada 5 anos a gente costuma dizer que muda tudo, novos equipamentos surgem, novos métodos surgem, e as coisas vão melhorando”, finalizou.

Qual a credibilidade dos “magos da reeleição” ?
“Conselho de excelência” …, excelência em quê ?
Reeleição …, e assuntos diversos.
Não sei porquê …, mas lembrei de um personagem Rolando Lero.
Pensei no mesmo, Paulo! só se for excelencia em incapacidade absoluta e vexames!
Na duvida e sem conhecimento, eu acredito no Dr. Turibio, até pelo seu histórico de excelencia.
Conselho de excelência…ta de sacanagem esse conselheco de sanguessugas se denominar assim.
O cara esta trabalhando sem remuneração. Como pode ser um sanguessuga?
Sem remuneração oficial ele pode até estar, mas sem contrapartida eu duvido!
Até porque, só a visibilidade que ele ganha em falar em nome do São Paulo já é uma contrapartida interessante.
São abnegados que trabalham 24h por dia pelo clube e de graça. Como pode a torcida ser tao cruel assim com os notáveis abnegados?
Tudo torcedor valentão de internet.
no minimo, custa um reffis e um departamento medico de qualidade, alem da perda de titulos!
Conta outra por favor, porque esta foi otima.
Ele recebe? Prove.
Gestor de Saúde do SPFC: “Isso não é minha opinião, mas de quem lida com isso”. Meu papai do céu, parece minhas conversa com a peonada aqui do sítio. Que tal o SPFC contratar o cara que lida com isso e mandar esse intermediário embora. Tá lá pra que? Não entendo do assunto? Não é remunerado? Fico pensando que raios tá fazendo lá.
waldomiro roberto Calmasini
6 06-03:00 setembro 06-03:00 2022 às 14:29
Alguem esta errado para o time estar se aproximando do z4, se nao é o tecnico, tem que ser o presidente e a diretoria de futebol…te cuida, casares, a conta vai ser apenas sua!
Exactamente, não é possível que todos que estão ali não enxerguem isso. Tem alguém errado nessa situação que estamos vivendo e quem tinha que enxergar isso é o presidente.
Com todo respeito ao Senhor pai do Caio Ribeiro:
“Talvez a dúvida que haja era sobre a câmara hiperbárica. Eu fui um defensor no início, mas, no decorrer da coisa, inclusive falamos com outros clubes, não há nenhuma evidência científica que comprove a eficácia”, justificou.”
Aqui no blog tem uma matéria escrito que era “o sonho de consumo” dos caras, e do nada passou a “Não ter evidência científica que comprova?
https://saopaulo.blog/2021/09/02/sonho-de-consumo-do-spfc-renovacao-em-tecnologia-envolve-camara-hiperbarica-que-previne-e-trata-lesoes-alem-de-trazer-melhoria-no-desempenho-entenda/
E aqui tem matérias de Flamengo, Corinthians, Cuiabá e até o Hulk tem uma particular em casa porque quer estender a carreira!
https://www.lance.com.br/flamengo/inaugura-centro-medicina-hiperbarica-saiba-como-funciona-para-que-serve.html
https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/ultimas-noticias-corinthians-camara-hiperbarica.ghtml
https://www.otempo.com.br/superfc/atletico/galo-por-melhor-rendimento-hulk-tem-camara-hiperbarica-em-casa-veja-1.2514828
Peço desculpas ao blog pelo número de links, mas como não sou expert no assunto precisei olhar no Google.
Ai fica parecendo que todo mundo é otário e só o senhor Dorival Decossau e o conselho deles é que são malandros.
Não me parece ser o caso.
Mas me deixa entender, qual o interesse do Decossau em sabotar o Reffis ?
voce tem que perguntar para ele!
Pois é, eu sei que é indelicado responder uma pergunta com outra pergunta, mas se faz necessário.
Qual o interesse do Sr. Decossau em fazer parte do grupo que visa reconstruir o Reffis?
Nesse Conselho de Excelência Médica tem duas pessoas que já foram presas por fraude e falsificação, até por isso, prefiro ficar com a palavra do Dr Turibio. Quem quiser saber mais sobre esse Conselho e seus integrantes, pesquise no google “São Paulo exibe laudo de comissão de saúde que beira a bizarrice”
Esse Dorival é aquele médico que foi preso na década de 80 por estelionato? Não sei onde ele trabalha hoje e a relevância na área que ele tem, mas acredito que perto do Turibio a carreira dele seja irrelevante.
Com relação ao artigo que ele se refere deve ter sido esse (Front Physiol. 2021; 12: 791872) que partiu de ~ 1700 estudos e ficaram com DEZ pra chegar a tal conclusão. Não há padronização de tempo de exposição, numero de vezes utilizada e nem concentração de HBO2. Também não há padronização de protocolos e nem métricas utilizadas pra avaliar a função de recuperação. Em compensação, essa meta-analise cita vários casos de sucesso (que eles não puderam utilizar na análise por falta de padronização). E uma busca rapida em boas revistas consegue achar vários, incluindo um estudo publicado em uma revista do grupo Nature (Sci Rep. 2018 Jan 22;8(1):1288) que fala dos benefícios na recuperação muscular e diminuição da inflamação. Mas estupidos devem ser os europeus, os jogadores da NFL, o Michael Felps, o Lebron James, etc.
O curioso é que esse nível de pessoa preguiçosa é que tem voz no clube enquanto profissionais competentes, que estudam e se atualizam, sequer devem ser consultados. Eu imagino que o Dorival sequer leu o artigo, pq se leu além de amador é ignorante. E se leu, deve ter lido o abstract ou alguém deve ter falado pra ele o título e ele chegou a conclusão por isso. Fica cada vez mais claro o quão patético é esse comitê de excelência criado pra dar um up no ego dessa gente, a maioria sem um pingo de capacidade pra opinar sobre ortopedia e fisiologia. Porém eu já vi o ônibus do SPFC várias vezes no CEPE-USP e espero que a Priscila Alvarenga consiga mostrar em 2023 que a fisioterapia do clube está realmente um sucesso.
No final o que fica mesmo é só a tristeza de um torcedor ao perceber que em pleno 2022 o SPFC é formado por uma cambada de conselheiros amadores, que tem poder de decisão e que se acham o máximo porque participam do dia a dia do clube, mas sequer teriam competência pra opinar em um ambiente que fosse profissional e realmente sério, sem politicagem e sem puxa-saquismo.
=> Esse Dorival é aquele médico que foi preso na década de 80 por estelionato?
Sim. E é um nos Notáveis.
Muitos opinando, mas ninguém aqui tem referencias técnicas para analisar a questão de quem tem razão.Prefiro esperar e com o tempo estas coisas devem ser esclarecidas.
Quem está errado nessa eu não sei, mas vi o Roni dos róseos se recuperar e voltar a jogar com intensidade, mas sempre que um jogador do SP volta de contusão dizem que estava parado e precisa de tempo para estar 100%.
Espero que o tal Decossau saiba o que está fazendo e faça esse reffis voltar a funcionar.
Uma coisa me chamou a atenção é a integração dos profissionais da fisioterapia, criando protocolos e etc, mas sendo esportes diferentes, no caso do basquete e atletas amadores no caso do social isso é bom?
Pergunto, pois fico pensando se o trabalho de recuperação com um atleta do basquete é o mesmo do futebol e até mesmo de um garoto de 16/17 anos o mesmo de um jogador acima de 20 anos.
O social tem fisioterapia?
Do mais interessante ter buscado parceria com a USP.
O “conselho de Excelência” questiona e veta métodos como a câmara hiperbárica pra esportes. CR7, Lebron James, Michael Phelps, o Real Madrid e a maioria dos outros clubes grandes da Europa, todo mundo tem, aprova e usa, mas lógico, pra eles aqui não vale a pena pelos benefícios. Saudades da época que o clube tinha planejamento e infraestrutura de vanguarda. Como em 92 quando fizeram todo um mapeamento e treinamento do elenco para os jogos na altitude. Hoje o clube se resigna em ter uma estrutura sucateada e ultrapassada, fica atrás até dos rivais locais como Palmeiras.
Toda essa história de briga com Turibio e cortina de fumaça pra esconder que não resolveram o problema ainda, o DM e o Refis continuam sendo um açougue e nossos atletas se machucam bem mais que a média, inclusive várias vezes em sequência (recuperação mal feita).
Conselho dos Notáveis.
Conselho de Excelência.
Realmente, o ego da corja é colossal.
kkk eles nao tem um pingo de vergonha!
Fernando Fernandes foi prefeito por muito tempo aqui na cidade de Taboão da Serra.
O filho dele trabalha no são Paulo também se não me engano.
Pelo nível de profissionalismo já dá pra ver o porquê o são Paulo está onde está.
Considerando as gestões do SPFC nos últimos 10 anos, a sua permanência ainda na série A, tangencia a um fenômeno sobrenatural.
Conselho = máfia, zero credibilidade, não tem como confiar nesses caras sendo que em outros Clubes existe um DM/Reffis que funcionam com equipamentos descartados por esses imbecis!
Camara hiperbárica nao tem comprovaçao?
Entao vai falar isso para os profissionais da ‘rea de saude que cuidam do Hulk, Cristiano Ronaldo, Neymar, etc …
Pobre SPFC, é uma vergonha a cada dia.
Agora com sua comissão de “notáveis”.
Sem entrar em méritos técnico-médico da coisa, até porque nao tenho estofo para isso, o que me parece sim é um tremendo conflito de egos incluindo o tal Turibio no meio que queria ser o dono do parquinho.Inclusive o Turibio nem médico é. E ele nao fica atrás em matéria de ego inflado.
Briga de egos para ver quem vai ser o dono do parquinho.
É a cara do SPFC 2022.
Mas o dono de todo o parque ( incluindo o parquinho) não é o treineiro atual do SPFC?
Parece que não teremos 60 mil tão cedo no morumbi se depender do Casares. Os ingressos mais “acessíveis” pra uma semifinal contra o Atlético já foram vendidos, ainda tem arquibancada oeste mas cadeiras a 400 reais parece que vão ficar vazias igual no jogo contra o Flamengo.
Domingo contra ucurintcha.
Essa troca de informações/parceria com a USP é muito positivo. A mudança positiva passa por medidas como essa.
Uma boa notícia.
O que jamais saberemos e o que foi combinado entre cagares e rogerio, nao tenham nenhuma esperança de demissao.
Só sei que esse Conselho de excelência nao têm sido nada eficiente. Seria um Conselho da marca Excelencia, aquele frigorífico?