Em pesquisa realizada pelo CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte), Rodrigo Nestor, do São Paulo, aparece como um dos melhores jogadores jovens do mundo. O estudo, feito com jogadores nascidos após o ano 2000, foi divulgado nesta segunda-feira (29). O cria de Cotia, de 22 anos, ficou na 30ª posição.

Para realizar a pesquisa, o CIES utilizou alguns métodos com dados dos jogadores. Em resumo, foram coletados números de gols, passes, dribles e marcações de cada atleta. Além disso, a pesquisa também abordou a minutagem de cada um. Assim, posteriormente, foi feita uma média para definir a ordem da listagem.

O ranking é liderado por ninguém menos que Vinícius Júnior, com 100 pontos. Em seguida, estão grandes nomes do futebol europeu, como Phil Foden (92,8), Haaland (91,3) e Alphonso Davies (90,6). Assim, na listagem, Rodrigo Nestor ficou com 81,9 pontos.

Veja os jogadores brasileiros na lista

Entre os brasileiros, além de Vini, Antony (que está de saída do Ajax para o United, é o 11º) e Matheuzinho aparecem na lista. Além deles, Helinho, do Bragantino, é o 16º. A seguir aparece Du Queiroz, apoiador do Corinthians, em 21º. Rodrigo Nestor, do São Paulo, está em 30º. Abner, lateral-esquerdo do Athletico, é o 34º. E, enfim, o lateral-esquerdo Lucas Piton, do Corinthians, em 27º.

O CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte) foi criado em 1995 pela FIFA, tem sede na Suíça. Mas seus levantamentos são feitos pela Universidade de Neuchatel. É um dos centros de pesquisas mais conceituados da Europa.

Jogada10