Uma proposta para reeleição presidencial foi protocolada no Conselho Deliberativo do São Paulo. Mais de 50 assinaturas de conselheiros foram colhidas para que o tema seja levado para votação na próxima reunião do órgão, que deve acontecer na próxima semana.
O Conselho Deliberativo do São Paulo irá votar a mudança no estatuto que permite a reeleição para a presidência da diretoria e para a presidência do Conselho Deliberativo. Neste caso, tanto Julio Casares quanto Olten Ayres de Abreu Júnior poderiam permanecer em seus respectivos cargos, iniciando o segundo mandato.
Conforme apurou a Gazeta Esportiva, a proposta deverá ser aprovada sem resistência no Conselho Deliberativo, em que a maioria de seus integrantes compõe a situação. Há um consenso entre os conselheiros de que o mandato de três anos não é suficiente para que o presidente do clube possa implementar as mudanças necessárias para reconstruir o São Paulo.
Caso seja realmente aprovada no Conselho, a proposta será levada para votação aos sócios do clube em uma Assembleia Extraordinária. A situação adota um discurso mais cauteloso ao projetar a escolha dos associados, mas crê em um desfecho positivo.
Em janeiro deste ano o grupo que comanda o São Paulo atualmente já havia tentado aprovar a reeleição presidencial, incluída em um pacote de 14 mudanças propostas pelo Conselho. Mas, como os sócios não puderam votar em cada uma dessas alterações separadamente, todo o pacote acabou sendo reprovado.
A situação confia que os sócios aprovariam a proposta de reeleição presidencial se ela tivesse sido apresentada separadamente. Para alguns conselheiros, outras mudanças, como a redução do quadro de conselheiros vitalícios e do Deliberativo, além da ampliação do mandato dos conselheiros de três para seis anos, pesaram para a reprovação dos associados.
Julio Casares caminha para seu último ano de mandato. Ao final de 2023 o presidente do São Paulo entregaria o cargo para seu sucessor, mas, pela movimentação nos bastidores do Morumbi, o mandatário tricolor tem tudo para continuar no cargo por um período maior.
Gazeta Esportiva

Tudo da mesma corja! Mudam só as pessoas, mas os atos são os mesmos. Tinha que acabar de vez com essa história de conselheiro. Essa politicagem nunca fará o clube ser vanguarda novamente.
Os “velhinhos” olham pra renda de quarta feira e pensam ” E eu vou largar isso aqui???? deixar entrar pessoas novas pra tomarem nosso lugar???vou nada!!!! vou se reeleger!!!!” E “estranhamente” um clube extremamente endividado cheio de problemas ,os velhinhos se matam pelo poder e não abrem portas pra gente nova e ser um clube mais democrático,aja “amor” que essas múmias tem pelo clube….
Mas claro, os interesses dos próprios conselheiros e do presidente vem antes do que é melhor pro clube.
Tanta coisa mais importante pra decidirem que tá de molho há muito tempo. Como a separação do social do futebol. Isso ninguém sabe nem a quantas que anda. Ou estou errado?
O que eu acho que o presidente deveria fazer, até pra mostrar que o motivo de precisar de mais tempo, é informar, principalmente para a torcida, os planos para os anos seguintes.
Deixar claro os objetivos e como poderão ser alcançados.
Se não fizer isso, vai parecer que é mais um JJ.
“Parece”????? ele foi um fiel escudeiro do Juvêncio,o grupo que domina o clube a década é o mesmo do Juvêncio.Quando Juvêncio deu o “golpe” a desculpa foi a mesma que Juvêncio precisa de mais tempo por causa da Copa do mundo.O sistema operandis desse grupo político é o mesmo ,apenas trocasse o nome das pessoas no poder….E o “ala” desse desse grupo é o sistema ditatorial Juvênciano que quer se perpetuar no poder….
Qualquer manobra para mudar um estatuto beneficiando quem esta no poder se não ilegal/imoral é no minimo, antietico. Mesmo que a intenção seja boa , a imagem que fica não tem nada de bonita. Melhor seria buscar um novo presidente que complemente as boas medidas desta gestão e que corrija o que foi feito de errado.
O problema não é a reeleição, e sim o fato de mudar as regras do jogo, com a bola rolando, com o intuito de se perpetuar no poder.
Casares, Olten e os parceiros estão no direito deles de sugerir mudanças pra tentar se perpetuar no poder e manter a politicagem tradicional onde um Belmonte é diretor de futebol. A tristeza mesmo fica por conta dos outros vários conselheiros incapazes de fazer qualquer coisa boa pelo clube.
Ou seja, um estatuto que não serve para nada. Muda-se o estatuto como se muda de cueca. O SPFC não é sério, como dói.
Desespero para continuarem com a boquinha, são uma corja mesmo.
6 anos para uma gestão gue não tem transparência, planejamento e um plano de gestão sério, não vejo isso como uma coisa boa para o clube.
Vergonha. Tomara que dê errado de novo. Mais três anos de Casares, Belmonte, Muricy (ídolo como jogador e treinador, mas fraco como Diretor) e RC (ídolo como jogador fraco como treinador), nem pensar. Tomara que neguem e Casares coloque pra frente o projeto SAF.
Ratos malditos … se Deus quiser em breve serão chutados pra bem longe do clube… voltem pro esgoto, bando de velho safado .
Reeleição todo politico quer , seja do pais seja de um clube. Acho que o Casares merece mais um período de 3 anos para seguir na reconstrução do clube. Claro , isso enfurece os que querem o poder a qualquer preço e ai vem aqueles papos de patota feliz, etc.
Entendo a indignação de todos.
Entendo que essa gestão pode estar sendo uma decepção (para mim, está).
Entendo tudo, mas nem vou ficar aqui apontando isso, aquilo ou alguma coisa mais, quando percebo não haver uma oposição considerada diferente e, pior, que consiga assumir o clube e realizar mudanças necessárias.
Brigar por isso tudo, sabendo que o que pode vir é farinha do mesmo saco ou até pior, me dá motivos para pular esse assunto, até para não me dar mais raiva.
Márcio, penso da mesma forma. Só o futuro dirá se foi uma boa ideia.
Se tudo der certo, ele levando o clube ao lugar aonde nunca deveria ter saído, será sempre lembrado como o homem que reergueu o SPFC. Se não der, já sabemos.
E digo que ele está se arriscando, à não ser que já tenha na manga uma cartada de mestre que ainda não sabemos.
Infelizmente não há forma do torcedor comum mudar isso.
Penso mais ou menos dessa forma Marcio, já que não tem o que fazer e mal sabemos o que essa gestão faz, acho que não muda muito trocar ou manter.
Minha torcida é que independente de reeleição ou não, quem estiver no comando do clube faça uma boa gestão e ajude a colocar o clube no de volta no topo do futebol brasileiro.
O “topo” tá cada vez mais longe de nós. O problema é que logo, se deixar o tempo passar sem se mexer, a gente nem consegue mais enxergar. Saiu reportagem hoje que o Flamengo tem a 12a maior folha salarial do futebol do mundo. A maior da América do Sul. Patético MG e Palmeiras pouco atrás mas ainda dentro das 50 maiores.
Gastam mais que o dobro que nos. Não é de estranhar a diferença de qualidade que tem entre os elencos. Pode colocar a culpa em técnico, mas se os dirigentes não fizerem o trabalho deles direito, se o clube não tiver condições de colocar um time bem mais forte em campo – não vai ter santo que resolva com conversa e tática no vestiário. Cada vez mais dado o abismo técnico que se abre.
Concordo que o topo está longe DB e se demorar para reagir será cada vez mais difícil competir, mas como eu disse, infelizmente só posso torcer para que os caras acordem, pois nada posso fazer.
Esses clubes que você citou, principalmente o Flamengo e o Palmeiras que tem tido arrecadações na casa de 1bi, podem nesse momento gastar mais com salários, porém dependem de resultado esportivo, vide o chilique da porcada após serem eliminados por nós.
A tia Leila antecipou receitas de 2023 para esse ano e fica a pergunta, será que nesse momento não estão em uma bolha de faturamento que pode não se sustentar?
Pois é. Bolha é quando não é sustentável. No caso do Flamengo, eles lucraram 170 milhões ano passado e esse ano tem a expectativa de pela primeira vez quebrarem a barreira de 1 bi de receita anual e falam em lucrar mais que 2021. Parece que mesmo com folha alta e investimentos bem acima eles estão dando muito lucro. Comparando com nós, não faturamos nem 500 milhões ano passado e tivemos preju de mais de 100 milhões.
O balanço do Palmeiras eu não vi.
Se ainda houvesse uma forma do torcedor mudar isso ou ao menos ser ouvido ok, mas não há, então pra que gritar dizendo que não concorda?
Eu concordo em partes. De fato uma oposição, pelo que se mostra, será farinha do mesmo saco. Mas enquanto torcedor que quer o bem do clube, será que me resta apenas esperar sentado ver o clube ser destruído? Digo o torcedor de bem, que quer ajudar, que quer ser participativo.
Te faço uma pergunta:
Para quem não quer esperar sentado, vai fazer o que?
Reclamar em rede social?
Há um caminho dentro da realidade para quem não está satisfeito poder seguir e tentar mudar isso?
Há vários caminhos dentre eles, tornar-se sócio do clube e fazer parte da vida dele.
Se hoje é como é, é porque tem muitos sócios que não são São Paulinos.
Enquanto o social ficar mamando nas tetas do futebol, assim será.
Palavras de quem viveu o clube por algum tempo.
Portanto , há caminho sim.
A pergunta é : quem está disposto a isso, tornar-se sócio e influenciar diretamente ?
Te respondo com a sua própria pergunta: Quem está disposto?
Se é assim, essa solução se torna inalcançável.
Márcio
Há um caminho, então não é que não exista.
Existe.
E a pressão popular, faz efeito também.
O que não pode é ter uma torcida ” vendida” como a Torcida Independente
Quando da votação da reeleição, vários São Paulinos foram por vontade própria protestar na frente do Morumbi.
Eu mesmo já estive em outras ocasiões pessoalmente no CT da Barra Funda, com Paulo Planet Buarque, Ives Gandra, etc.
Então, a questão é a disposição.
Muita gente não tem e vai dizer que não existem caminhos.
Existem sim.
Mauro, compreendo que haja caminhos, porém, entendo tbm, pelas suas próprias palavras e experiência, que eles não possuem eficácia.
Não trabalho contra isso, apenas não acredito que seja suficiente para mudar algo e a maior prova é isso que vc aponta.
Que um dia consigam, ótimo, mas não acredito.
Marcio
Já ouviu a frase :
” Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” ?
Jean Cocteau.
Também me diziam que montar uma empresa aos 51 anos de idade era muito difícil
Minha empresa tem quase 12 anos , já.
Sou um eterno inconformado e não se deve esmorecer.
Se necessário, volto a ser sócio .
Espero que seja eficiente para o caso em questão.
Não acredito, mas torço para dar certo.
Marcio
Já tive retorno de 3 amigos , sócios do SPFC.
Pouco ainda mas todos eles, unânimes neste momento.
Não !
Falaram a mesma coisa na primeira tentativa …
Márcio
Bom dia.
Se o atual grupo é majoritário ou como dizem, não existe oposição no São Paulo, o grupo situacionista não elegeria alguém do próprio grupo na próxima eleição ?.
Se sim, por quê tem de ser Julio Casares e não outro nome do mesmo grupo ?.
Mauro, poderia até ser, mas pelo pouco que entendo da política do nosso clube, tudo é direcionado para que fique quem eles queiram, sem dar espaço para mudanças.
Assim, nem entro nessas discussões, pq como torcedor, não tenho a menor possibilidade de interceder, mudar, sugerir algo que possa interferir em todo esse processo.
Para mim a única decepção que fica é o fato de não ser nada transparente até agora, porém não nego que se for, outros clubes tente se aproveitar pra arrancar mais dinheiro do clube. Mas pelo menos poderiam nos manter informados quanto as dividas . Isso é o que mais preocupa o torcedor .
Estamos em 2 semifinais, fomos campeões do paulista e finalista da mesma. Grande chance de ser campeão SulAméricano. O mal do São Paulino é imediatismo (mau dos novos tempos). Mas não podemos negar que está sendo muito melhor do que leco e Aidar
Melhor que a época dos antecessores está, mas não o suficiente.
Precisa mais.
Num clube que não tem oposição e muitos deles são conselheiros que provavelmente assinaram esta petição, queriam o que! Sou torcedor do SPPFC desde 1965 e lembro que era sócio do clube ia todos os sábados no social e todo Carnaval pulava na Matinê, morava na Lapa e ia ate o Morumbi, mas depois foi ficando difícil ir e assim deixei de ser associado, tinha carteira e tudo.
Já fui sócio desse clube, frequentei vários bailes de carnaval, desde a época em que era naquele ginásio minúsculo no final da rua da entrada do clube, mas sempre verifiquei que a política era essa mesma e que seria dificilmente mudada, então, não me surpreendo com os atuais fatos.
JJ 2.0
Ultimamente nem sei mais dizer o que é bom ou não para o SP, pois não vejo ninguém em qualquer grupo político do clube com capacidade ou desejo de fazer algo pelo nosso SP (time de futebol), parece que só querem fazer pelo social deles.
Hoje apenas torço que caso essa mudança passe no conselho que o Casares possa fazer uma boa administração para o nosso time e nos levar de volta para o topo do futebol brasileiro.
Isso tem nome e é golpe. “Ah foi legal…conselheiros aprovaram…etc” ja já vem a defesa contumaz daqueles que batem palma para tudo dessa administração.
Torço mesmo para que o Casares possa fazer o melhor mandato da história de um presidente do clube. Mas eu torço para o clube e não para ele.
Mudança da regra do jogo com a bola rolando já fizemos e não deu muito certo lá com o JJ… vamos de novo fazer pelo visto. Então, tudo farinha do mesmo saco com o mesmo discurso que é o único capaz de tocar as mudanças implementadas na atual gestão, que vai dar continuidade aos projetos e bla bla bla.
É muito perigoso tudo isso porque significa alterar o estatuto para o que quiser… para o bem ou para o mal.
Enquanto isso alguns concorrentes se profissionalizam, ajustam despesas e vão crescendo. Se não fossemos nós torcedores esse clube já tinha caído faz tempo!!!!
Não entendo como golpe. Para ele ser eleito, precisará de votos em um processo democrático.
Se perder a eleição e utilizar de manobras para se manter no poder, como extensão de mandato, aí sim é golpe.
Isso é imoral, mas não é ilegal.
Não existe fazer uma votação pra dar um golpe, golpe é guela abaixo.
A gente tem que aprender dar nome aos bois.
O Casares está fazendo o movimento dele, quem pode e deve recusar é justamente os que tem direito a voto.
Comprar votos é ilegal ou imoral?
Então, compra de votos caracteriza crime, mas a matéria não é sobre compra de votos.
Achar que existe loteamento de cargo eu também acho, venda de votos, não duvido, mas e pra provar?
Além disso, outro ponto importante é que corrupção não se faz sozinho, se – e somente se – o grupo político estiver comprando votos, os conselheiros que vendem são tão corruptos quanto.
Ai todo mundo lá é corrupto e vendido? Tomara que não…
Se esse tipo de prática realmente ocorresse, não precisaria ser todo mundo, apenas os mais influentes …
Toda hora é um golpe nesse país!!! Agora é a vez de Juvenal Júlio Casares Juvêncio.
Oras ele não foi cria dele? O criador (JJ) e a criatura (JC).
Eu não entendo nada da política do clube, então penso que se o projeto dele for se reeleger pra separar o futebol do social, tá valendo.
Não é possível que fique pior do que está.
O SPFC só não foi rebaixado até hoje por conta da grandeza do clube e de meia dúzia de pessoas com grandeza suficiente pra impedir essa tragédia. Leia-se Hernanes, Muricy, Marco Aurélio cunha. Cada um em um determinado momento foram imprescindíveis para evitar o rebaixamento. Deve ter maus uns três ou quatro aí que trabalham nos bastidores e tenham ajudado com isso. Não mais que essa quantidade de pessoas.
Então, como eu disse, se for pra separar o futebol das garras velhas dessa corja, vale tudo.
Se ele conseguir essa separação, terá meu respeito. Nenhum grande empresário investirá no clube, se ver esse monte de gente que toma as decisões mais importantes, mais preocupadas com a sauna ou piscina do que com o futebol.
=> Não é possível que fique pior do que está.
Sempre é possível.
A separação que o Júlio defende é apenas administrativa, esqueçam isso.
Ótimo. Tomara que seja aprovado. Assim dá tempo dessa gestão ser a responsável pelo SPFC na 2a divisão. Vai em frente, patota.
Gostaria de saber sua opinião zanqueta, vc que está por dentro das coisas do clube? Eu aqui fora, como muitos, só damos opinião!
Eu fico muito preocupado mesmo com o futuro do SPFC. Saiu um levantamento no GE com o Flamengo, Palm****, Atlético e até o Corinthians entre os 50 maiores investimentos em futebol, em que pese a disparidade real vs dolar/euro.
Times falidos virando SAF como o Botafogo, Cruzeiro, Vasco virando SAF onde se espera um rigor empresarial.
TImes empresa como o Bragantino colocando medo em jogos com o SPFC. Quem diria há 15 anos atrás que SPFC vs Bragantino ia ser um jogo terrivel para nós?
Times como o CAP e o Fortaleza que cresceram demais na ultima década e colocam medo. Domingo vai ter SPFC vs Fortaleza e boa parte da torcida dizendo “xi, Fortaleza embalado, 4 vitórias seguidas etc …”.
CAP ganhando titulos internacionais.
Olha quanto time que cresceu e melhorou na ultima década …
Em resumo, o SPFC está no lugar certo no Brasileirão, em 12o, atrás desse povo todo.
De 12o para 17o é um passo só.
Abram os olhos.
E não, eu não quero o SPFC na 2a divisão. Longe disso mas é o que vai ocorrer se a gestão atual não romper com o padrões sujos e viciados das anteriores, ainda mais se tiver uma reeleição.
A realidade em 2022 é que perdemos do Flamengo de “apenas” 3 x 1 em pleno Morumbi com 51 mil pagantes e muita gente (inclusive eu) ficou feliz de não termos sido humilhados e nem entrado na roda como foi a final do Paulista 2022.
Essa é a realidade atual do SPFC.
Isso precisa ser mudado.
Eu critico muito o Casares mas o que parece é que o problema é mais profundo do que isso, as entranhas estão podres e corroídas, nao há oposição efetiva, não se consegue uma liderança para romper com a patota (tks, Paulo Scala) que esfrega as mãos quando começa a calcular quando o Anthony vai render saindo do Ajax.
Quem é a oposição? Newton do Chapéu?
Aquele Luis Cunha parecia um cara integro e interessado em mudar mas foi comido pelo sistema.
Entao, o que fazer?
MarceloW
Bom dia ( dependendo de onde mora )
Sim, Luiz Cunha foi engolido pelo SPFC lamentavelmente
É meu amigo pessoal, nos falamos recentemente.
Não foi por falta de aviso pois defendia com ” unhas e dentes” Juvenal Juvêncio até que descobriu quem era JJ.
Too late !.
Como eu escrevi aqui pós-derrota contra o Flamengo.
Não me dói a derrota em si mas sim, ver o ” status quo” desse clube.
Sem a menor chance no curto/médio prazo de voltarmos a ser protagonistas.
Hoje somos time de segundo escalão.
Parece que muitos ( ou alguns ) já começam a perceber o feudo que é lá dentro e do qual Casares faz parte até porque nunca foi oposição de ninguém.
Dizia-se um Pitbull.
Na verdade não passa de um Pincher.
Lá vou eu ter que votar NÃO de novo
Rodrigo
Bom dia
Já estou pedindo a meus amigos, sócios no São Paulo que votem NÃO !
De novo, de novo e de novo.
Está previsto em estatuto ?
O Conselho vai votar ?
Blá …, blá …, blá.
É nova tentativa de golpe.
Tentam mudar as regras para benefício de quem está no poder.
Mas não é novidade para ninguém.
#Triste SPFC.
Isso uma hora ou outra iria acontecer, mas pq na época da instituição do novo Estatuto, os Conselheiros não colocaram a chance de reeleição presidencial ali?
Na minha opinião, até aqui, o Casares não tem feito nada de mais para merecer mais 3 anos de gestão, mas com essa oposição de enfeite que temos, com certeza ela será aprovada e ano passado, nosso querido Presidente Blogueiro pode comemorar mais três anos na Presidência!!!
Boa tarde !!
E infelizmente meus amigos , política e futebol e uma bolha , Fora da realidade q cidadãos do bem nunca vao entrar , e não podemos fazer nada , eles vivem em outro planeta e fazem as regras , o sistema nunca vai mudar !!
Cagares por 6 anos , Sao Paulo nao aguentara.
Só um Death Note resolve. Com essa oposição patética dentro do clube é menos pior pra todos que as coisas continuem exatamente como estão, até porque tenho quase certeza que permitir que “Lapollices, Chapéus, Natéis” e afins ditem o rumo do SPFC a gente fecha as portas, por tudo que acompanhei historicamente nesse blog mesmo de longe.
Bem ou mal o presidente tem prestígio fora do SPFC e isso é bom pra nós. Não sei como são as coisas lá dentro mas acredito muito na palavra do Zanca sobre as melhorias na questão administrativa e é bem por esses setores mesmo que se começa um processo de reconstrução.
Só que independente de ser um clube de futebol ou um país, um gestor só consegue fazer algo se tiver a tal da governabilidade. E isso sempre tem um preço, que normalmente é imoral. Então…
Eu não sou gestor, eu não faria melhor se fosse presidente do SPFC e eu não acredito em salvador da pátria, logo… mas me entristece essa situação toda até pq me decepcionei com a gestão atual no depto de futebol.
Meu pensamento é mais ou menos parecido….
Eu vejo assim:
independente de haver reeleição ou não (eu sou a favor, pois 3 anos acho pouco, principalmente se a gestão – não necessariamente a atual – consegue ser boa), a questão é: o próximo presidente será melhor ou pior? Irá mudar as coisas prá melhor e que atenda aos anseios do torcedor, ou continuará sendo farinha do mesmo saco e levará o clube ainda mais pro buraco?
Difícil hein?
Não existe oposição no clube!
Ou, talvez, exista mas seja irrelevante demais… e portanto sem a mínima chance de alcançar o poder a curto ou médio prazo.
Pensem o seguinte: no momento há várias críticas ao Casares. Mas já pensaram que, ainda assim, talvez ele seja o menos pior dos demais que estão lá? É um problemão isso…
Como já cansei de falar, sempre acreditei no Zanca e na tal “coalizão” que se formou em torno do Casares, e não unicamente no nome e na pessoa do Casares, de quem particularmente não gosto muito…
Agora uma coisa é certa: qualquer dirigente que seja candidato e que apoie a separação definitiva entre clube social e clube de futebol, eu apóio! Mas eu nada tenho a fazer, pois a decisão continua sendo só lá dentro… Aliás, eu e a grande maioria aqui….