Quando entrarem em campo às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (24), no Morumbi, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do BrasilSão Paulo e Flamengo decidirão pela sétima vez um confronto eliminatório de mata-mata.

Ao longo da história, Tricolor e Rubro-Negro já se enfrentaram seis vezes e possuem um retrospecto equilibrado: cada um superou o outro três vezes.

Os duelos começaram em 1993. Paulistas e cariocas se enfrentaram pelas quartas de final da Copa Libertadores. E o Tricolor levou a melhor após empatar em 1 a 1 no Maracanã na ida e vencer a volta por 2 a 0 no Morumbi.

A dupla voltou a se encontrar naquele mesmo ano, em novembro, em uma histórica final da Supercopa. Novamente deu São Paulo: após dois empates em 2 a 2, o Tricolor superou o Fla nos pênaltis por 5 a 3.

Após a série inicial só com derrotas, o Flamengo começou a virar o retrospecto ao longo dos anos 1990 e início do novo milênio. Incluindo o título da Copa dos Campeões de 2001, quando bateu o Tricolor após vencer o primeiro jogo por 5 a 3 e perder o segundo por 3 a 2.

O reencontro da dupla em jogo eliminatório só aconteceu em 2020. Pela primeira vez, Tricolor e Fla se enfrentaram pela Copa do Brasil. E no duelo válido pelas quartas de final, melhor para os paulistas, que venceram os dois jogos (2 a 1 e 3 a 0).

Ao todo, os dois rivais já se enfrentaram 141 vezes na história, com 56 vitórias são-paulinas e 45 triunfos flamenguistas, com outros 40 empates.

Lance!