Faz tempo que não faço análises escritas no Blog, algo que fazia intensamente na época de SPNet, sobre táticas e projeções de jogos e partidas.

Hoje acho que esse jogo merece uma atenção especial, então vamos lá:

Postura por postura, Ceni sempre coloca um esquema de imposição tática no Morumbi em jogos eliminatórios. Ao contrário do que encontrou com América MG e Ceará, o Flamengo vai se postar para suportar mas tem recurso técnico e confiança pelos últimos resultados, para sair jogando com facilidade em meio às linhas do São Paulo.

Dorival abre os jogadores e com toques rápidos, somado ao talento dos jogadores do Santos, o São Paulo se errar em bolas com as linhas avançadas, tem chances enormes de sair perdendo. O que fazer então?

O único time que incomodou e tirou o Flamengo de seu eixo até aqui, foi o Atlético PR com Felipão. O que eles fizeram? Colocaram uma linha defensiva firme, uma marcação individual no meio incessante e que incomodou todos os atletas do time carioca a ponto deles darem pontapés em que suas expulsões não terem saído foram ridículas.

Arrascaeta e Gabigol perderam a linha, apelaram e não jogaram contra o CAP. Pedro ficou isolado e os passes não fluíam. Dorival buscou atuar pelas pontas com Rodinei e Filipe Luís para acionar o passe diagonal pela área e tentar o pivô com Pedro. Isso funcionou em 99.9% do tempo, na única escapada livre, Pedro meteu uma bicicleta absurda e improvável e abriu o placar fazendo o único gol do confronto em 180min.

Se o São Paulo conseguir se impor no Morumbi nos primeiros minutos, afunilar o Flamengo e encontrar seu gol, também no esforço e talento de Calleri que irrita a zaga rubro negra ou com Luciano se movimentando, é possível o São Paulo achar seu caminho como fez contra o Palmeiras, contra o Corinthians e times cujos perfis são de mais qualidade técnica que a nossa.

O comprometimento tático da equipe precisa ser enorme para não ter falhas de marcação, dar espaços e brechas e principalmente, não ter displicência na saída de bola. No jogo do Maracanã, Maia foi acuado e errou até o Flamengo fazer seu gol. No Morumbi, mais uma vez, a pressão no ataque do Flamengo foi sentida e erros de passes ocasionaram os gols, mudando o panorama. Hoje, o São Paulo terá que dar passes seguros, firmes e concretos, sem bolas forçadas na defesa, sem riscos de passes que gerem o mano a mano.

Como provavelmente Ceni vai querer manter Igor Gomes e Nestor, hoje é um dia que eles terão que correr e marcar de forma decente, algo que eles insistem em oscilar. Não pode errar passe idiota, não correr ou não marcar. Hoje tem que marcar. Luciano e Calleri precisarão ajudar no apoio e compactação.

Patrick se atuar, terá que ajudar o lado com Rodinei pelas costas de Reinaldo, provavelmente. Com Igor Vinícius, eles trabalharão mais a bola que chegarão ao fundo, característica desse time de Dorival. Me preocupa o pivô com Diego Costa tendo que dar combate em Pedro, algo que me incomodou como no jogo contra o Goiás, pois Diego é excelente na recuperação e velocidade, mas péssimo no corpo a corpo contra rivais mais fortes, como foi com Pedro Raul no jogo que terminou em 3×3 no Morumbi no qual ele perdeu muitos duelos individuais.

Se Ceni entrar com Luizão, a insegurança no passe do garoto é preocupante, ele terá que dosar bem a saída de jogo que pode ser induzida em marcação pesada pela direita e mais frouxa para que o time force a saída nele e ele erre, por ser o mais imaturo da linha de zaga. Se entrar com dois volantes, o que acho improvável, pode ajudar na saída de bola mas teremos que ter uma pressão maior nas laterais, principalmente nas costas de Reinaldo.

Eu recuaria um armador para ajudar na formação defensiva e auxiliar na saída de bola, Maia não tem como criar com pressão sobre ele. Nestor não aparece e Igor é instável como sabemos. Galoppo pode ser a chave dessa saída, Alisson ser um escape se começar jogando, Patrick buscar a bola, o que reduzirá a incidência ofensiva dele é uma saída.

Se começar com Rafinha, o Flamengo certamente irá aprofundar a marcação pelo meio para evitar que ele alce bolas e centralize para armar o time. Rafinha terá que acionar bastante Igor Vinícius e abrir o time do Flamengo, obrigando Filipe Luís a correr e puxar um volante para gerar espaços pelo meio. Com isto, Patrick pode ter abertura para criar na esquerda, Calleri segurar os zagueiros e ter brechas para infiltração de Nestor e Igor Gomes, Luciano provavelmente estará solto, circulando e flutuando.

Com uma zaga pesada, o Flamengo não está acostumado a ser atacado, sempre agredir, então temos que buscar o 1o gol, tirar o emocional da equipe rubro negra e apertar até eles se irritarem, começarem a errar e o jogo ficar no emocional com o clima de Morumbi, Calleri e Luciano catimbando, Patrick ganhando espaços e possíveis erros deles aparecerem.

Reinaldo não pode falhar no posicionamento com Rodinei, ao mesmo tempo que Patrick precisa aproveitar as subidas dele pela esquerda. Quando ele cansar, que venha Wellington e Nikão, Alisson e outros mais descansados. Como não acredito em Galoppo e Colorado, opções que me pareceriam mais estáveis em posicionamento defensivo e condução de saída de bola, aposto no trio de sempre no meio. Então, no xadrez de hoje, que a gente saia com a pedra branca no tabuleiro dos 180 minutos e marquemos o primeiro gol. Se tivermos que reagir, talvez seja uma missão inglória e fatal. Aposto que conseguiremos e o jogo se conduza pela torcida e pela raça, é o que torço e acredito.

O São Paulo é um time chato, um time encardido mas precisamos não sofrer gols, é fundamental demais. Força, fé e raça!

saopaulo.blog