Faz tempo que não faço análises escritas no Blog, algo que fazia intensamente na época de SPNet, sobre táticas e projeções de jogos e partidas.
Hoje acho que esse jogo merece uma atenção especial, então vamos lá:
Postura por postura, Ceni sempre coloca um esquema de imposição tática no Morumbi em jogos eliminatórios. Ao contrário do que encontrou com América MG e Ceará, o Flamengo vai se postar para suportar mas tem recurso técnico e confiança pelos últimos resultados, para sair jogando com facilidade em meio às linhas do São Paulo.
Dorival abre os jogadores e com toques rápidos, somado ao talento dos jogadores do Santos, o São Paulo se errar em bolas com as linhas avançadas, tem chances enormes de sair perdendo. O que fazer então?
O único time que incomodou e tirou o Flamengo de seu eixo até aqui, foi o Atlético PR com Felipão. O que eles fizeram? Colocaram uma linha defensiva firme, uma marcação individual no meio incessante e que incomodou todos os atletas do time carioca a ponto deles darem pontapés em que suas expulsões não terem saído foram ridículas.
Arrascaeta e Gabigol perderam a linha, apelaram e não jogaram contra o CAP. Pedro ficou isolado e os passes não fluíam. Dorival buscou atuar pelas pontas com Rodinei e Filipe Luís para acionar o passe diagonal pela área e tentar o pivô com Pedro. Isso funcionou em 99.9% do tempo, na única escapada livre, Pedro meteu uma bicicleta absurda e improvável e abriu o placar fazendo o único gol do confronto em 180min.
Se o São Paulo conseguir se impor no Morumbi nos primeiros minutos, afunilar o Flamengo e encontrar seu gol, também no esforço e talento de Calleri que irrita a zaga rubro negra ou com Luciano se movimentando, é possível o São Paulo achar seu caminho como fez contra o Palmeiras, contra o Corinthians e times cujos perfis são de mais qualidade técnica que a nossa.
O comprometimento tático da equipe precisa ser enorme para não ter falhas de marcação, dar espaços e brechas e principalmente, não ter displicência na saída de bola. No jogo do Maracanã, Maia foi acuado e errou até o Flamengo fazer seu gol. No Morumbi, mais uma vez, a pressão no ataque do Flamengo foi sentida e erros de passes ocasionaram os gols, mudando o panorama. Hoje, o São Paulo terá que dar passes seguros, firmes e concretos, sem bolas forçadas na defesa, sem riscos de passes que gerem o mano a mano.
Como provavelmente Ceni vai querer manter Igor Gomes e Nestor, hoje é um dia que eles terão que correr e marcar de forma decente, algo que eles insistem em oscilar. Não pode errar passe idiota, não correr ou não marcar. Hoje tem que marcar. Luciano e Calleri precisarão ajudar no apoio e compactação.
Patrick se atuar, terá que ajudar o lado com Rodinei pelas costas de Reinaldo, provavelmente. Com Igor Vinícius, eles trabalharão mais a bola que chegarão ao fundo, característica desse time de Dorival. Me preocupa o pivô com Diego Costa tendo que dar combate em Pedro, algo que me incomodou como no jogo contra o Goiás, pois Diego é excelente na recuperação e velocidade, mas péssimo no corpo a corpo contra rivais mais fortes, como foi com Pedro Raul no jogo que terminou em 3×3 no Morumbi no qual ele perdeu muitos duelos individuais.
Se Ceni entrar com Luizão, a insegurança no passe do garoto é preocupante, ele terá que dosar bem a saída de jogo que pode ser induzida em marcação pesada pela direita e mais frouxa para que o time force a saída nele e ele erre, por ser o mais imaturo da linha de zaga. Se entrar com dois volantes, o que acho improvável, pode ajudar na saída de bola mas teremos que ter uma pressão maior nas laterais, principalmente nas costas de Reinaldo.
Eu recuaria um armador para ajudar na formação defensiva e auxiliar na saída de bola, Maia não tem como criar com pressão sobre ele. Nestor não aparece e Igor é instável como sabemos. Galoppo pode ser a chave dessa saída, Alisson ser um escape se começar jogando, Patrick buscar a bola, o que reduzirá a incidência ofensiva dele é uma saída.
Se começar com Rafinha, o Flamengo certamente irá aprofundar a marcação pelo meio para evitar que ele alce bolas e centralize para armar o time. Rafinha terá que acionar bastante Igor Vinícius e abrir o time do Flamengo, obrigando Filipe Luís a correr e puxar um volante para gerar espaços pelo meio. Com isto, Patrick pode ter abertura para criar na esquerda, Calleri segurar os zagueiros e ter brechas para infiltração de Nestor e Igor Gomes, Luciano provavelmente estará solto, circulando e flutuando.
Com uma zaga pesada, o Flamengo não está acostumado a ser atacado, sempre agredir, então temos que buscar o 1o gol, tirar o emocional da equipe rubro negra e apertar até eles se irritarem, começarem a errar e o jogo ficar no emocional com o clima de Morumbi, Calleri e Luciano catimbando, Patrick ganhando espaços e possíveis erros deles aparecerem.
Reinaldo não pode falhar no posicionamento com Rodinei, ao mesmo tempo que Patrick precisa aproveitar as subidas dele pela esquerda. Quando ele cansar, que venha Wellington e Nikão, Alisson e outros mais descansados. Como não acredito em Galoppo e Colorado, opções que me pareceriam mais estáveis em posicionamento defensivo e condução de saída de bola, aposto no trio de sempre no meio. Então, no xadrez de hoje, que a gente saia com a pedra branca no tabuleiro dos 180 minutos e marquemos o primeiro gol. Se tivermos que reagir, talvez seja uma missão inglória e fatal. Aposto que conseguiremos e o jogo se conduza pela torcida e pela raça, é o que torço e acredito.
O São Paulo é um time chato, um time encardido mas precisamos não sofrer gols, é fundamental demais. Força, fé e raça!
saopaulo.blog

Lembrando que o Gabigol e Éverton Ribeiro se tomarem cartão não jogam no rio. Tem que perturbar o Gabigol que ele fica nervoso e toma cartão
Tem que perturbar o Gabingo de todo jeito, mesmo se não estivesse pendurada, não tem que dar paz pra esse palhaço hahaha
Gostei dessa análise. Num dos jogos em que enfrentamos os Travecos, Nestor anulou seu principal Jogador, o Renato Augusto. Acho que caberá a ele a tarefa nada gratificante de parar Arrascaeta. O Igor Gomes deve jogar mais atrás, ajudando Pablo Maia na marcação da entrada de área, mas deve ficar especialmente atento a movimentações do Gabigol. Pedro deveria ser vigiado pelo Miranda, infelizmente ele está fora, aí temos um grande problema, Pedro é o melhor centro-avante do Brasil, muito mais perigoso do que Gabigol e o Diego Costa talvez não consiga para-lo. Por isso eu colocaria mais um jogador de marcação aí, talvez o Alysson e jogasse apenas com Calleri na frente. Não adianta ter dois atacantes se o meio-campo for engolido pelo varmengo e é exatamente isso que aconteceu nas ultimas 4 partidas contra eles. Como ceni tenciona resolver isso eu não sei, mas se vai dar certo ou não saberemos ao final da partida. Que Deus nos proteja!
Se esses n’ao jogarem entra Cebolinha e Vidal. A coisa esta mesmo complicada.
#Ajuda aí, Ceni.
No Morumbi ninguém é maior que o SPFC.
Morumbi é nossa casa,a torcida é nossa,esperamos que a arbitragem não faça palhaçada,nem em campo e nem no VAR,já basta a semana passada expulsarem o Miranda que na minha visão foi o que levou uma solada,e teve mais o pênalti do Reinaldo a bola pegou foi na nuca dele,faltas invertidas e mais…Porém o São Paulo tem que jogar na inteligência,o Atlético PR mostrou que se jogar sem cometer erros o Flamengo é bativel sim.Tem que marcar o primeiro gol ,e jogar para tirar o Gabigol,e o Everton Ribeiro,da forma que o colega comentou a cima.
Mais um que acha que o King não fez penalti . Eu também vi a bola batendo na nuca dele, n’ao no braco. Que o SPFC esteja atento ao Var e ao juizao hoje porque se as coisas estiverem pretas para o varmengo n’ao sei n’ao
Pressão na marcação durante 15 minutos e depois fechar com duas linhas de 4. Hoje é dia de meter o pé.
Jandrei – i.vinicios,d.costa ,Leo, Reinaldo-p.maia,g.gallopo,nikao, patrichy,Luciano e calleri-4.5.1
agrada-me.
pena que dificilmente veremos.
Incrivel como quase todas as escalacoes parece melhor e mais logica que a do Ceni. Gostei dessa escalação
Seria a melhor formação nas atuais circunstâncias.
Tira Gallopo e Nik’ao e coloca Igor Gome e Nestor e vc fica perto de acertar
Sobre o bauza acredito que valeria o time entra com uma faixa força Bauza estamos com vc ou a torcida em certo momento do jogo canta o nome dele parece besteira mas em vida acredito que seria uma homenagem bacana para ele quem sabe nao alegra um pouquinho a vida dele¹¹
O são paulo poderia tambem olhar o pedro raul apesar de sua altura tem bastante mobilidade e e de um clube japones poderia tentar algum modelo de negocio visando o ano que vem!!
Foi isso que falei em outro post, Flamengo não gosta de jogar com pressão em cima, com jogadores apertando, e nem sabe jogar perdendo, tem que morder, incomodar os caras, marcar em cima, tem q ganhar todas divididas, ganhar na vontade!!!
Mas, como diria o velho mane garrincha, jã combinou com o adversário
Eu iria com: Jandrei, Igor Vinicius, Diego, Léo e Reinaldo, Pablo Maia, Igor Gomes, Nestor, Patrick, Luciano e Calleri. O Ceni deve ir de Nikão do lugar do Patrick, ou se estiver “inspirado” deve aparecer com alguma bizarrice, tipo Marcos Guilherme na Ala esquerda, sem volante, etc. A única coisa certa é que Igor Gomes e Nestor estarão em campo.
Belíssima análise, detalhada ao extremo, alguém por favor envia ao Narigola…
Mas independente do favoritismo deles, no Morumbi, no mínimo o São Paulo precisa propor o jogo, atacar firmemente nos minutos iniciais, abrir o marcador, e depois explorar vários dos pontos fracos deles.
Se jogar com 2 zagueiros, já que não tem o Miranda, poderia jogar com 3 volantes, num esquema 4-3-2-1 Com Pablo Maia, Gabriel Neves e Gallopo na segunda linha, aí poderia avançar todas as linhas, não perdendo velocidade defensiva.
Gabriel Neves ta fora!!!
Vixe, nesse caso precisaríamos de três volantes de mais pegada, pra substituir o Miranda. Sem o Neves e Luan, só o Maia, ficaremos muito expostos, e arriscado a sermos goleados em casa.
O Igor Gomes fara esse papel, e o que ele mais sabe fazer
Concordo demais, uma pena que o Gabriel tá machucado. Vai fazer muita falta.
O Gabriel que jogou contra o Santos n’ao fara falta alguma
Perfeito, mas tenho algo a acrescentar. Vi esse time do Dorival, (quase com todos os titulares desde o inicio)… sofrendo contra um time pequeno com um tecnico horrivel noo campeonato brasileiro. O time adversário era o Avaí do Barroca na Ressacada. Tá certo que o jogo aconteceu em um Sol escaldante as 11 da manhã de um domingo… foi visivel que o Avai incomodou (muito) o Flamengo enquanto teve perna… mas como manter isso o jogo todo?
O jogo foi 2 a 1 parao Flamengo de virada, mas no primeiro tempo o Avai sufocou e criou enormes dificuldades marcando em cima…. primeiro tempo foi 1 a 0 pro Avaí, com o Flamengo jogando quase nada… No segundo tempo foi um pouco diferente, porque o Avaí visivelmente cançou. Resultado, tomaram 2 gols e não tiveram forças pra incomodar o Flamengo.
Acho q a chance que temos é essa… pressinar até onde as pernas aguentar… e tentar marcar logo de cara…. é uma missão bem dificil… porem nada é impossível, ainda mais se tratando de classico de camisas pesadas…