Neste sábado, o São Paulo concluiu a preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino e contou com a presença do reforço Nahuel Ferraresi. Oficializado pelo clube, o zagueiro venezuelano realizou o seu primeiro treino no Tricolor Paulista.
Após o aquecimento, os jogadores participaram de uma atividade técnica em campo reduzido sob o comando de Rogério Ceni. Os atletas aprimoraram troca rápida de passes, cruzamentos e finalizações para o gol.
Em seguida, Ceni coordenou um exercício coletivo, com enfrentamento de 11 contra 11, e ajustou detalhes táticos. Por fim, ainda houve um complemento de cobranças de faltas e pênaltis.
Com trauma nas costas, o goleiro Jandrei novamente participou de atividades de menor intensidade com o preparador Octavio Ohl. O lateral direito Rafinha, por sua vez, se recupera de estiramento na região posterior da coxa direita e realizou uma corrida leve no gramado sob a supervisão dos fisioterapeutas.
Gazeta Esportiva

Amanhã é ganhar ou ganhar. Temos que romper a barreira dos 30 pontos ou até passar dela após as próximas 2 rodadas.
Ferraresi e Bustos estarão disponíveis apenas no BR e na Sulla, o que eu acho ótimo! Assim pode- se dar um descanso para Calleri/Luciano e Miranda nestas 2 competições, por exemplo. O problema é que eles precisam se adaptar e talvez não correspondam tão já. De qualquer forma, torçamos.
Após dia 18 saberemos como será nosso próximo mês e quais competições teremos que encarar.
O mais importante amanhã seria conquistar os 3 pontos para respirarmos um pouco neste brasileiro.Se empatar os 2 próximos teremos que ganhar a qualquer custo.O que não podemos agora, é termos o luxo de perdermos mais pontos.
O problema é que no primeiro o turno o São Paulo empatou jogos que não poderia empatar com times mais fracos.
O Bragantino é justamente o time bem organizado que um empate – em condições normais – não seria tão mal resultado.
Concordo que um empate seria até normal,mais os próximos jogos ,santos fora na Vila,o São Paulo costuma ter trabalho lá, depois Fortaleza no Morumbi,,teoricamente teria que ser fácil,mais não será, e o terceiro Cuiabá fora,e é um time que já mostrou que dá trabalho,enfim não podemos nem pensar na possibilidade de perder muitos pontos daqui para frente.
Palmeiras encaminhou seu 7° título brasileiro.
Vitor Pereira 3 jogos =3 derrotas pro Palmeiras.
Contra o São Paulo 2 derrotas 1 empate .
Contra o Santos 1 vitória , 1 empate ,1 derrota.
8 jogos 1 vitória , 2 empates , 6 derrotas .
Na verdade, 9 jogos….
Crise na maloca. Chiqueiro em festa…
Pro campeonato, era melhor um empate…
Pro SP, não fede nem cheira…
Pro SP, é vencer amanhã…
A briga pelas primeiras posições não cabe a nós, infelizmente… Perdemos pontos demais de forma besta…
Agora só nos resta correr atrás do prejuízo e fazer os pontos necessários para, anos, terminarmos tranquilos e de forma digna esse BR…
Sei não hein, pelos últimos jogos do SPFC, principalmente no Brasileiro, esse jogo passa a ser essencial, e o nosso time, não passa a mínima confiança.
Estava vendo um vídeo em que um colombiano analisava as semifinais da Sul-americana, sobre o nosso confronto ele disse que nenhum times convencia, mas o São Paulo era o favorito por ter um plantel muito mais amplo e versátil que pode pode fazer a diferença em todos os setores do campo, mesmo sem ter um jogo coletivo tão afinado.
Moral da história: mais um hater do Ceni.
Difícil criticar com tantos reforços chegando e inchando o elenco. A piscina transbordando tbm atrapalha o m1to.
Sei que vc é hater do Ceni mas o Diniz não volta não rsrsrs
Jandrei precisa voltar 4 feira, mas eu acho que não vai rolar e o Couto vai entrar novamente.
Sobre amanhã, não tem conversar, é vencer ou vencer e ponto final, não dá pra empatar e muito menos perder, só os 3 pontos são aceitáveis.
Exato.
Não dá prá “brincar de jogar” mais no BR. Todos os esforços daqui por diante.
Entendo que a briga pela Sulla é até uma prioridade (ou uma das), mas no BR é urgente e obrigatório reagir!!
Não há escolha!
O time têm que reagir!
Dentro da minha projeção mínima, 55 pontos é absolutamente possível de atingir!
Faltam 29 pontos em 17 jogos!!
Considerei derrotas pras Peppas e Flu, tendo já perdido para Athletico e Flamengo.
Nos demais jogos, então, não cabe mais qualquer derrota!
Alguns empates, várias vitórias, essa é a projeção!
Faltariam então 7 vitórias e 8 empates!
Plausível? Atingível?
Sim, absolutamente sim!
Se vira, Rogério…
Espero que em 2023 façamos um brasileiro descente .E em alguns anos possamos brigar por contratação com os principais clubes .
O Abel Ferreira é um grande técnico para os padrões brasileiros, o cara pode ser chorão e etc mas não dá pra negar que é muito competente naquilo que faz.
Ah mas o Ceni ganhou jogos contra ele!
Tá mas quem tá sendo mais eficiente no comando dos times?
Ah mas eliminamos eles da Copa do Brasil!
Tá, mas se não ganharmos a Copa do Brasil do que adiantará ficar comemorando isso?
Momento deles é melhor que o nosso. O que me deixa p da vida é que em vez de aproveitarmos aquela época que estávamos na frente em tudo o que fizemos?
Perpetuamos a mesma turma no poder que nos colocaram nesta situação financeira caótica.
Antes de compararmos treinadores entre SP e Palmeiras acho que temos de comparar clubes e trabalho feito por eles nos últimos 5, 6 anos.
Você está coberto de razão quando diz que não aproveitamos nossos melhores dias. A soberba “soberana” nos cegou.
Agora, sem defesas ao nosso treinador – e por favor, não vamos transformar isso em “cenistas x antis”, mas parece até que Abel pegou o Palmeiras 2003, 2013, etc, para treinar. Não é verdade.
O Abel pegou um time que vinha “só” de campeão da Copa do Brasil, duas vezes campeão brasileiro, campeão paulista e semifinalista de uma libertadores. É pouco? Para mim, não.
Aliás, quem acompanha futebol sabe que o Palmeiras 2018 jogou muito mais bola do que o de 2020 e 2021. Só não jogou mais do que a atual versão. O Palmeiras 2018 se deu ao luxo de ganhar o Brasileirão com o time reserva.
Isto é, o Abel pegou a base de um time que começou a ser montado e a colher frutos já em 2015.
A título de comparação, de 2015 para cá o SPFC passou nas mãos “só” de Muricy, Osório, Doriva, Milton Cruz, Bauza, Ricardo Gomes, Ceni, Pintado, Dorival, Aguirre, Jardine, Mancini, Cuca, Diniz, Vizzoli, Crespo e Ceni (de novo). Não tive a pretensão de colocar na sequência certa. Não sei quantas vezes os interinos assumiram. Mas veja a diferença. Tivemos times de “emprestados” (Bauza), tivemos times com pouco dinheiro (2017 e início das contratações da “era Raí”), tivemos time com mais investimentos (“era Raí” final de 2018 e em 2019, já para agradar Cuca).
Veja quantos projetos. Quantas mentalidades diferentes. Quantos jogadores diferentes. Quantos times diferentes.
Abel é mais treinador do que o Ceni? Eu acho uma resposta óbvia. Mas se for pra fazer uma comparação justa, compare os jogos Ceni x Abel em Flamengo x Palmeiras. Daí sim.
Se não me falha a memória, um jogo que o time verde não viu a cor da bola no Brasileirão e outro que perdeu o título numa Supercopa. Mas daí o treinador Abel tem a desculpa perfeita e o treinador Ceni concorda com ela, o que, por si só, corrobora com seu comentário e vai te ajudar: foi sorte.
Será?
Fato para mim é que são daquelas equações impossíveis.
Você pode me dizer: “Ceni era ‘tão bom’ que não ficou no Flamengo”; e eu posso te perguntar: “Abel teria ficado no Flamengo pós Jesus quando só ganhar não importava, mas a soberba determinava que tinha que ganhar dando show, humilhando como no Brasileirão 2019? (Ceni ganhou Brasileiro, Supercopa, Carioca e classificou o time com a maior pontuação até então na libertadores. Entregou o time classificado na Copa do Brasil, Libertadores e uns 6 pontos atrás do Galo no Brasileirão, com dois jogos a menos. Como que o Renato entregou? Sabe dizer?). A torcida do Palmeiras cobrava um futebol melhor…principalmente quando comparavam com Jorge Jesus, mas daí não foram estúpidos quando viram os títulos chegarem. Nós não. Não bastava ganhar. “Odiávamos o Muricybol”. É que podíamos ganhar dando show. Afinal, éramos soberanos, não?
Vamos lá! Seguimos.
Posso te perguntar: “qual dos treinadores (o europeu Domenec, o “consagrado” e boleiro Renato Gaúcho, o treinador de seleção europeia Paulo Sousa) ganhou algo no Flamengo pós Jesus que não o Ceni?”
É uma conversa boa para mim, pois entendo que pode me ensinar bastante coisa; entender diversos pontos de vista. Acho bem legal, de verdade.
Adiante.
“Teria o Ceni feito o mesmo trabalho que Vojvoda quando pegou o Fortaleza?”
“Mas teria o Vojvoda trabalhado em algo tão cru e entregado o Fortaleza nas mesmas condições ao Ceni?”
Abel conseguiu algo maior no Palmeiras. A confiança trouxe um futebol melhor. Ninguém vence por acaso, mas a tabela da Libertadores 2019/20 que eles tiveram só se compara a do Grêmio anos antes. Pegaram “só” o River e olha a baixaria que iam fazendo no jogo de volta. Ah, o VAR…hoje tão criticado por Abel, né?! A tabela da Copa do Brasil também…compare os semifinalistas (América Mg, Grêmio já esfacelado dando uma tremenda sorte contra (veja bem) o SPFC de Diniz e sua turma do bolinho). De novo: ninguém vence por acaso. Mas daí a régua que mede Chico tem que medir Francisco. Ninguém vence por acaso.
Daí o nosso futebol não é realmente bom. Acho que todos, desde os que mais gostam e menos admiram Ceni, admitem. Mas hoje não somos o SPFC de 2009, onde saímos de inúmeras conquistas e que, para melhorar, só conquistando e jogando bem. De 2012 para cá ganhamos apenas um campeonato: o paulista 2021, nas mãos de Crespo.
É pouco para se apegar? Concordo. Sim, é pouco.
Mas amigo, o Telê não retornará. Os 700 milhões não serão pagos do nada (isso se conseguirmos pagar um dia).
Então, hoje, eu quero é ser campeão. Seja com Ceni, Luxemburgo ou até com o Mano Menezes (credo! Eu realmente disse isso). Mas que sejamos campeões.
Depois, lá na frente, quem sabe as coisas comecem a mudar.
Antes, precisamos de títulos, de dinheiro, confiança, credibilidade, paz para trabalhar, projetos a médio / longo prazo e, aí sim, futebol bonito e que convença.
Minha humilde opinião. (E gosto muito de ler quem pensa diferente. É realmente sempre um aprendizado).
Grande abraço.
Excelente texto. Não dá pra deixar passar batido um comentário tão oportuno sobre nossa realidade.
Bom dia, Fernando.
Olha, esse comentário cabia como texto num Post. Independente de qualquer coisa, concordando parcial ou totalmente com vc, parabéns pela forma de escrever.
Fernando, impressionante o seu conhecimento e a lucidez com que se posiciona sobre a realidade do nosso clube!
Debate sempre de forma muito respeitosa, cordial, sensata, lúcida e com muito conteúdo.
Parabéns!
Obs.:
Me associo ao JAC, sugerindo ao Blog e em especial ao Zanquetta a transformação desse conteúdo em um post específico, retratando a realidade nua e crua que temos vivido.
E que ainda haveremos de suportar, até que as coisas se ajeitem.
Construa um texto sobre esse contexto e envie em formato dos antigos Megafones para publicação aqui no espaço.
Fernando Lopes, como colunista do Blog, já!
Com os empates (tropeços, também) de Botafogo e Goiás (respectivamente, contra Atlético GO e Avaí), o SP momentaneamente caiu para 13o lugar e no momento está a 4 pontos do Z4.
Momentaneamente, claro…
Não entendo o Ceni, prioridade é o Brasileirão e é o campeonato que estamos pior. Amanhã rapaziada é ganhar ou ganhar sei que o Rb é um bom time e organizado, mas se quisermos permanecer na elite do futebol tudo começa amanhã!!!Vamos Tricolor paulista tmj