O São Paulo anunciou nesta quinta-feira uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, projeto que monitora e desenvolve ações de combate ao racismo no esporte.
Em nota publicada em seu site, o São Paulo diz que irá intensificar o combate ao racismo no futebol através de educação, conscientização e correção.
Serão desenvolvidas cartilhas, palestras e campanhas de conscientização no estádio do Morumbi.
– O Observatório da Discriminação Racial será um forte aliado para que, juntos, possamos evoluir dentro e fora do ambiente do futebol. O racismo é um mal da sociedade e, para combatê-lo, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista – declarou o presidente Julio Casares, do São Paulo.
– Essa parceria fortalece o trabalho que o São Paulo já vinha fazendo e que, com a experiência do Observatório, tende a crescer ainda mais. É importante que os clubes tenham a consciência do poder de influência que possuem na sociedade e, com isso, passem a combater esses problemas não só dentro das quatro linhas – afirmou Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.
Recentemente, torcedores do São Paulo foram acusados de fazer gestos racistas direcionados a torcedores do Fluminense em jogo no Morumbi pelo Brasileiro. Eles negam. Na última quarta, o clube foi absolvido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), já que os auditores entenderam que não era possível comprovar que os gestos tinham, de fato, cunho racista.

http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/basquete/2022/8/10/basquete-tricolor-estreia-em-casa-com-vitoria-sobre-o-araraquara
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2022/08/10/sao-paulo-e-absolvido-de-acusacao-de-gestos-racistas-de-torcedores-contra-o-fluminense.ghtml
Anotem as datas das semifinais da Sulamericana:
Quais as datas dos jogos das semifinais da Copa Sul-Americana?
Para esta fase da competição, a Conmebol definiu a data dos jogos de ida e volta das semifinais para o final de agosto e início de setembro. Vale destacar que apenas a final da Copa Sul-Americana não possui dois embates. Veja as datas escolhidas:
Jogos de IDA – 31 de agosto e 1 de setembro
Jogos de VOLTA – 7 e 8 de setembro
Vamos de Couto no gol mesmo contra o América??? Me ajudem aí….
Depois de não aprovarem a permanência do Bruno Alves, o elenco, no que concerne a defesa ficou muito desfalcado, mormente em face de contusões, a ponto de o Léo se tornar peça importante para a equipe. Faz parte do belo planejamento atual do SPFC.
não sei se tal saída ocorreu por questão salarial.
foi o que disseram, q 400 mil era muito p reserva
Faz 4 anos que o São Paulo não é derrotado em decisão por pênaltis.
A última semi final Paulista 2018 contra o Corinthians em Itaquera após derrota por 1 a 0 no tempo normal .
Desde então . O São Paulo eliminou o Palmeiras na semi final do Paulista 2019 , eliminou o Fortaleza nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020 , eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil 2022 , eliminou o Ceará quartas de Final Sul Americana 2022.
Só não quero nova decisão de pênalti contra o América MG .
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2022/08/11/leo-recusa-proposta-de-clube-frances-e-decide-ficar-no-sao-paulo.ghtml
Tomara que em dezembro esse time ainda esteja interessado nesse pangaré.
Pedro Rocha não vem.
Léo fica. rs
No meu modo de ver essa iniciativa vai causar uma mudança tão grande no que acontece no estádio, no clube e na sociedade quanto a contratação do André Anderson causou no time.
Basta olhar a lei seca, antigamente todo mundo bebia e dirigia, bastou começar a dar cana de verdade e “magicamente” os números diminuíram.
Ficar nesse papinho de “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista” só vai colar lá no twitter onde a maioria é meio mongoloide e acha que o mundo vai melhorar com posts na internet e não com atitudes.
Um torcedor vem aqui e comete uma injúria racial, e no dia seguinte já está de volta ao país dele rindo, que respeito o restante vai ter?
Fora que enquanto isso as organizadas se matam em dia de jogo e fumam maconha na cara das famílias e crianças no estádio, mas ta lá no instagram deles que são “anti-fascistas e anti-racistas”.
Se querem coibir o racismo ou violência de fato, que endureçam as leis e sua aplicação.
Sou negro e concordo, e muito com vc, Tarsio!!!
racismo é coisa de idiotas!
E eu concordo com vocês 3.
O ser humano em geral só segue regras quando mexem no seu bolso ou quando a aplicação de pena é rígida e efetiva.
Do contrário, vira tudo “manifestaçãozinha bonitinha” mas que é inócua….
Falou tudo Márcio! Esse presidente adora essas ações midiáticas populistas que só colam nas redes sociais para acobertar a gestão obscura no futebol.
O SP de 2005 é um outro SP.
O SP do tricampeonato com o Murici, também.
De lá pra cá vivemos o SP das bananas oferecidas pelo CMA e pelo AGG para o Paulo Nobre e das balas que o JJ oferecia em suas entrevistas!
O SP do Leco!
De lá pra cá:
O Palmeiras, se recriou e se reconstruiu.
O Flamengo, financeiramente sim, em termos organizacionais, ainda não.
O Atlhético PR, também se reinventou.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/08/11/tironi-torcedor-do-sao-paulo-deveria-comemorar-mais-do-que-reclamar.htm
O Atlético MG, com uma dívida maior que a nossa, trilha um caminho reconstrutivo.
Fortaleza, Ceará, América MG e Atlético GO, numa outra prateleira, é bem verdade, já não são mais inexpressivos quanto antes, se organizaram, se estruturaram, estão com as finanças ajeitadas e com capacidade de investimento, proporcionalmente, melhores que as nossas.
Além do advento da SAF onde clubes praticamente falidos, estão renascendo.
Nas condições atuais, o SP que haveremos de incentivar e empurrar, é esse de hoje!
Quando do Tricampeonato BR o Murici vivia se defendendo dizendo que quem queria ver espetáculo deveria ir ao teatro.
JJ imortalizou a frase: “O tempo é o senhor da razão!”
Com o clube destroçado, afundado em dívidas, com uma capacidade de investimento de:
R$ 700.000.000,00 de pré-insolvência,
nem todos resistirão ao “feitiço” do tempo prenunciado por JJ!
Na época que o Muricy falava “quem quer ver espetáculo vá ao teatro”:
Ele já havia ganho pelo menos um brasileiro pelo São Paulo.
Não havia dito que ou receberia reforços ou deixaria o clube.
Não estava a 4 pontos da zona do rebaixamento.
Nunca havia tomado uma goleada numa final.
Na minha visão, o clube está nessa condição lamentável justamente por aceitarem resultados mais ou menos dos dirigentes, técnicos e jogadores.
Rogério treina um time que joga feio, contrata mal, ainda não ganhou nada e está capengando no Brasileiro.
Nós temos que incentivar sim, mas temos que cobrar também porque nesses 700 milhões ai, 5 são a multa que ele recebeu por ser incompetente da última vez.
E o Casares contratou o mesmo treinador que o Leco.
Muricy tomou 4×1 do São Caetano (do Dorival Jr.) em pleno Morumbi, na semifinal do Paulista de 2007 (era o jogo de volta).
Eu lembro bem, porque nunca desejei tanto quanto nesse dia, que o Muricy fosse pro raio que o partisse.
Andino
E o quê dizer sobre eliminação pela Penapolense em pleno Morumbi, técnico era Mumu ?
Ou a Ponte Preta, por 3 a 1 no Morumbi, com o técnico rei dos ” morre morres”, Mumu ?
kkkkk
Naquela época do Tricampeonato o SP ainda contava e se valia da sua estrutura organizacional e modelo de gestão, significativo diferencial competitivo, frente a concorrência.
Com aquela estrutura nos era possível jogar mais, e melhor!
Entendia que o SP deveria buscar um treinador com outro perfil e apoiava a troca do Murici.
Entendo que os resultados, de dentro do campo, são reflexos e consequências da estrutura organizacional e da condução e comando, além das quatro linhas.
O que na verdade desmantelou toda a aquela estrutura e modelo de gestão, foi, em princípio a centralização do poder perpetuada nas gestões do JJ e todo o amadorismo que se sucedeu.
O círculo vicioso, portanto, se origina na falta de estrutura e de gestão, na falta de uma visão de futuro e de um projeto de longo prazo, de planejamento estratégico, da descontinuidade com trocas sucessivas de treinadores, nas reformulações infinitas de elencos e times.
Não tem jogo bonito e nem time vencedor num cenário desses!
Não existe almoço grátis!
Temos que cobrar sim, claro!
Cobrar recriação do clube!
Cobrar a reconstrução!
E ansiar por dias melhores!
Vence mais porque é o melhor e é o melhor porque vence mais!
Esse é o círculo virtuoso!
Essa história que nós estamos na mesma prateleira que Ceará, América e Atlético Goianiense não vai colar. Posso fazer todo um argumento e trazer números que o sustentam, mas acho que não é necessário.
Temos mais elenco e estrutura que esses times, mesmo que nossa saúde financeira proporcionalmente seja inferior.
Ninguém está exigindo um futebol igual ao de Palmeiras, Atlético MG e Flamengo. Exigimos que o time produza o suficiente para vencer – mesmo que sem brilho – equipes com nível técnico inferior, tenho certeza que não é pedir muito. E nem precisa ser em todos os jogos, dias ruins podem acontecer, mas sim, na maioria da vezes em que encontramos equipes dessa dimensão.
No São Paulo atual jogo bom – e quando eu digo bom falo de um jogo seguro, com poucos sustos, e não do São Paulo do Telê – é exceção, contamos nos dedos de uma mão os bons jogos em toda a temporada.
Esse menino só me dá orgulho…
Muito bem analisado, parabéns. Faço das suas, as minhas palavras.
Nao seja negacionista, ele tira leite de pedra sim, e ainda ganha pouco pra isso. Vai mandar ele embora pra contratar quem?
Não cansa de torcer contra só pra ter razão?
Liga o seu corretor de leitura, André, e verás que em nenhum momento coloquei os tais clubes na mesma prateleira que a nossa.
Evidente que ainda temos maior e melhor estrutura que eles, nem poderia ser diferente.
Que eles estão melhor organizados e estruturados que antes, e com uma capacidade de investimentos, proporcionalmente, melhor que a nossa, parece que você entende da mesma forma que eu.
Todos nós queremos e desejamos muito que o nosso time jogue cada vez melhor!
A raiz dos nossos problemas, André, vai muito além dos treinadores escolhidos e da qualidade do futebol que jogamos.
Sem que superemos todos os nossos gravíssimos problemas estruturais, nenhum entregador de coletes sobreviverá, e os espetáculos tendem a continuar sendo esses verdadeiros shows de horrores.
São quinze anos contínuos de desmantelamento!
Quantos professores pardais já incineramos nesse período?
Faça a sua listinha …. :
–
–
…
E quando jogamos bem durante todo esse calvário?
Quando?
mas o técnico compensa os numeros, Andre!
Aos trancos e barrancos, o velho defendeu a primeira penalidade da ´serie.
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2022/08/10/atuacoes-do-sao-paulo-felipe-alves-pega-penalti-e-patrick-decide-classificacao-no-ceara.ghtml
E o gordo classificou o time.
Jogadores que cabem na nossa capacidade (R$ 700.000.000,00 de insolvência) de investimentos, atual!
Particularmente, não os teria trazido, priorizando uma diretriz de austeridade, pensando num processo reconstrutivo de mais alguns anos de redução da folha e maior organização das finanças.
Muricy era terrível em mata mata contra times brasileiros.
Perdeu final Libertadores 2006 pro Inter , caiu nas oitavas em 2007 pro Grêmio , nas quartas de 2008 pro Fluminense, nas quartas de 2009 pro Cruzeiro e foi demitido.
Já havia caído no Paulista 2007 pro São Caetano no Morumbi , 2008 pro Palmeiras, 2009 pro Corinthians.
2013 Sul Americana pra Ponte Preta .
2014 Paulista Penapolense .
Teve ainda Copa do Brasil 2014 pro Bragantino.
E caiu para o ainda Atlético PR em 2008 pela Sulamericana. Mas na época este torneio valia menos que hoje, pois não dava vaga para a Libertadores e o São Paulo foi com time reserva.
mas ganhou a comenbol com o expressinho!
Contra o Inter o culpado foi o atual técnico. Uma falha nunca assumida no gol…
Me lembro como se fosse hoje, aquele time nojento fazendo macumba e a acendendo vela atrás do gol e nosso goleiro se acovardou e entregou de mão beijada aquele gol.
Senti um ódio tremendo do Rogério aquele dia, igual ao Palhinha em 94 naquele pênalti ridículo.
O Rogério Ceni será um técnico melhor que foi Muricy podem apostar.
Apesar da desgraça que o clube atravessa nos últimos tempos .
O São Paulo nos últimos 5 mata mata contra o Palmeiras , venceu 3.
Tirou o Flamengo de uma Copa do Brasil . 2020 .
Tirou o Corinthians no Paulista esse ano .
“Observatório da Discriminação Racial no Futebol” …, muito boa a iniciativa.
Já que estamos no “observatório” …, será que podemos voltar a jogar futebol ?
Excelente pergunta!