No podcast Flow Sport Club, MAC comentou sobre a possibilidade do São Paulo virar SAF, algo que é muito cobrado pela torcida, veja:
“É preciso ter ambiente político favorável e precificação justa. Então, por exemplo, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Corinthians não precisam de SAF. Eles têm uma torcida que são sua própria SAF.
Se for criado um modelo em que o torcedor participe, (…) cria-se um sócio patrimonial do futebol, isolado do clube. O que é o clube do São Paulo hoje?
É um clube de vizinhança, não de são-paulinos. Começou como são-paulinos. O cara pagava o título para não ir. A maioria das pessoas que comprou o título do São Paulo foi para ajudar o clube.
Hoje, o clube está bonito e desenvolvido por mérito de Juvenal à época. (…) É uma social que manda no futebol – e não o futebol que manda na social.
Essa é a grande SAF do São Paulo. A SAF do São Paulo é o são-paulino; é o torcedor do São Paulo. Dizem que temos 20 milhões de torcedores. Se a gente pegar 5 milhões de torcedores contribuindo, não se precisa nem de patrocínio em camisa“
saopaulo.blog
Só não temos Diretoria/Conselho que saiba tratar bem a torcida que é o maior patrimônio do Clube e aproveitar o que podemos oferecer para beneficio da instituição, pensam apenas no bem estar e status dessa máfia safada!
O único clube no Brasil que não precisa de saf é o flamengo, é um clube que fatura 1 bilhão no ano, é muita coisa, muito dinheiro.
Bem administrado nenhum do times citados precisa virar SAF, o faturamento do clube é muito maior que Botafogo, Cruzeiro e outros que viraram, o grande problema do São Paulo é essa péssima administração, que tivemos com Aidar e Leco, se tiverem inteligência e responsabilidade o clube em um curto prazo vai tá em uma situação muito boa.
A verdade é que a torcida só quer que vire SAF pra mudar isso aí mesmo.. entre o clube ser deles (uma vez que torcedor não apita nada) e ser de um grupo que vá gerir profissionalmente o clube, a segunda opção parece mais óbvia.
Se uma coisa que essa diretoria e as antecessoras tem de competência é manter esse clube como fonte de renda , esses usurpadores jamais permitirão o SP virar SAF.
Informação do repórter Gabriel Sá:
https://jovempan.com.br/esportes/futebol/sao-paulo-futebol/exclusivo-sao-paulo-entra-em-acordo-com-o-grupo-city-pelas-contratacoes-de-nahuel-bustos-e-ferraresi.html
Com esses 2 reforços e a volta de alguns que estavam no DM talvez o desempenho melhore nas competições.
E vou dizer mais, uma janela que trazem Galoppo, Bustos e Ferraresi é pra se comemorar muito. Foram atrás de titulares que elevam o nível do time.
Esse sim é o tipo de contratação que pode até dar errado, mas que tende a dar certo, e faz total sentido o clube investir.
Jogadores em idade de estarem bem fisicamente, com qualidade técnica e possibilidade de revenda.
Espero que não acabem somente os maus resultados evitáveis, como também as desculpas de calendário x elenco curto.
Verdade, Tarsio.
Temos de saber reconhecer quando acertam (digo, caso se confirme mesmo).
Vamos ver, pois dependem de análise do nosso técnico, se irão cumprir as funções que ele quer! Ficamos na torcida 🤞🏼
Não concordo com o anão de jardim. A torcida, por maior que seja ,é a de um país falido, quebrado, ou seja , não tem grana para sustentar um clube no quesito contratações. Vejam que o SPFC não tem dinheiro para comprar um bom goleiro, um zagueiro do nível do Arbolenda nem pensar hoje em dia. Varmengo vive de grana da Globo ( paga muito mais a ele sdo que ao SPFC, por exemplo) e do dinheiro conseguido via BNDES ( via seu ex-presidente), s edependesse da torcida não teria como contratar os jogadores que possui e o Guarani vive também do dinheiro da Crefisa
Não concordo. A nossa torcida já carrega o clube nas costas e tem enorme potencial pra melhorar ainda. Dá só uma olhada nos públicos do Morumbi este ano, é na faixa dos 40 mil todos os jogos, isso com site de venda de ingresso horrível e experiência no estádio bem duvidosa, com comida ruim, banheiros mais ou menos, ainda assim as famílias cada dia mais estão presentes. Sem falar que o sócio torcedor poderia ser muito melhor, hoje em dia mesmo frequentadores assíduos do Morumbi preferem não ter sócio torcedor, evidenciando o quão porcaria que é, eu mesmo só sou sócio pra contribuir com um pouquinho que seja já que tenho morado muito longe e não vou no estádio, só quando o SPFC vem aqui pro RS, mas é praticamente uma doação mensal ao clube.
O saopaulo precisa da saf, mas da saf do bayer de munique gue vendeu 51% das ações .
Na verdade é o oposto, o Bayern vendeu parte das ações mas é majoritário.
75% das ações pertencem à associação Bayern de Munique
8,33% pertencem à Audi
8,33% pertencem à Adidas
8,33% pertencem à Allianz
Joaquim o Flamengo faturou 1,1bi e recebeu 150 milhões da Globo, e o PalBBeiras 910 milhões e a Crefisa investiu 120 milhões.
Ambos os casos dá menos de 20% dos faturamentos em 2021;
Você pode preferir SAF, até entendo os argumentos, mas esses, mas essa lógica que você está usando não é verídica.
=> Não concordo com o anão de jardim.
Não sou fã do MAC mas perto do New Leco ele é um bilhão de vezes melhor como dirigente.
Se separassem o futebol do clube social já mudaria muita coisa.
É um assunto delicado, ser SAF ou manter o modelo vigente, ambos tem seus méritos e desméritos, acredito que no caso do SP e como outros clubes o que falta seja pessoas capazes e com um senso de moral e ética pois o que vemos de forma geral é um monte de picareta dilapidando os clubes.
Eu sou meio cético com relação a SAF. Hoje em dia uma das grandes críticas é que o futebol do SPFC está a serviço de empresários, então me pergunto como vender o futebol do clube pra esses empresários pode melhorar alguma coisa? Eu acho que o contrário seria até melhor, que é diminuir essa relação promiscuo com empresários amigos. E não adianta se enganar, quem compra SAF de clube o faz pelos motivos de sempre: ou pra lavar dinheiro como os clubes da máfia russa, ou pra barriga de aluguel e vender jogadores, e isto seria péssimo pro SPFC. A única alternativa de SAF realmente excelente é ser comprado por algum sheik árabe que tem dinheiro ilimitado e querem brincar de dirigente.
É esse o ponto, não adianta achar que a SAF é solução para todos os problemas, acredito que seria interessante se fosse um empresário ou grupo comprometido com o SP, querendo fazer a marca ficar forte e etc.
Quando o assunto é dinheiro é preciso ter os dois pés no chão, e com cifras bilionárias igual o SP todo cuidado é pouco.
Não digo que as pessoas que estão gerindo o clube são incompetentes, só o que me parece como leigo é que a marca SPFC tem muita margem para crescer e melhorar.
Vou pela mesma linha Lugo.
Com o adendo de que se o árabe desistir de brincar de Football Manager aqui porque alguma coisa brilhou mais lá na MLS, ele larga a gente quebrado e dorme o sono dos justos.
A ideia de ter um dono que não seja um são paulino doente pelo clube sempre me assusta, porque pra chegar um cara aqui, comprar, trocar nome de estádio, cores do clube, modelo da camisa, etc custa muito pouco.
Eu pessoalmente, gostaria que o São Paulo fosse mais dos sócios torcedores, com direito a voto para presidente e outras demandas, e menos de um único proprietário.
“fosse mais dos sócios torcedores, com direito a voto para presidente e outras demandas”. Perfeito, resume em uma frase o que eu também acredito.
O modelo que você sugere no último parágrafo é o modelo atual do Inter (chapolim do RS), confere?
É melhor que o atual do São Paulo (que é arcaico, pra dizer o mínimo)? Sem sombra de dúvidas.
Melhoraria a situação do clube? Certeza.
Seria o ideal? Nem tanto. Gostaria muito de um investidor pesado, mas concordo com você que teria que ser um são-paulino doente.
MAC é a Marina Silva do São Paulo, só aparece de 4 em 4 anos.
Boa parte dos progressos do futebol feminino incluindo essa tecnica sueca que parece manjar das coisas é devido a ele.
Deixou recentemente o futebol feminino com a mudança da direção.
Só não aparecia porque como ele diz, ninguém divulga ou passa o futebol feminino. Mesmo a lacração a favor das mulheres, não assiste nem divulga. E pedem que Neymar e Marta ganhem o mesmo salário.
No passado remoto só tornou divulgado por causa do Luciano do Valle na Band.
Não sei se foi o MAC que trouxe a Pia mas se ela chegasse dez anos antes, teria levado a olimpíada e pelo menos um mundial com a geração Marta, Formiga, Cristiane e Debinha. Uma pena.
Aliás, Luciano levantou também Volley, Basquete masculino e feminino. Antológico os jogos de volley masculino contra a seleção russa no Maracnã sob chuva torrencial. Acho que nasceu lá o saque jornada nas estrelas.
MAC e Luiz Cunha são bons nomes para ajudar o tricolor, além do Muricy e Ceni que já estão atuando.
Importante a depuração do elenco acontecer até dezembro para que elenco de 2023 participe da pré-temporada desde seu início. Inicio desta temporada não deve se repetir, foi caótica. Foi o clube grande SP com maior numero de contaminados pelo covid-19 este ano. Recomendações quanto a cuidados e dieta e metas de peso. Se ganha muito peso nas férias demora para recuperar.
Sanear as finanças e depurar elenco e títulos virão com o círculo virtuoso.
Kkkkkkkkk
Declaração sem pé, nem cabeça (para variar).
Se estamos nessa situação, é por não termos SAF ou alguém realmente interessado em fazer a instituição dar lucro.
O que sempre teve foi gente que ficou rica por causa de parente ou pilantra que enriqueceu ilicitamente querendo aparecer no comando do clube.
Querem manter o picadeiro para continuar aparecendo.
Vira presidente da piscina e apareça para o pessoal da vizinhança, então. O torcedor quer pessoas profissionais no futebol.
Por essa soberba estamos onde estamos.
Com SAF, virá jogador de qualidade, teremos time qualificado e o estádio sempre cheio.
A molecada de Cotia vai entrar para agregar e não para resolver os problemas.
City, PSG, Chelsea tem donos e mudaram de patamar.
Vocês já mostraram que são incompetentes. Então, é melhor vir um bilionário comprar o clube e mudar radicalmente tudo
O Bayern não tem dono e tem melhores resultados do que os 3 clubes que você citou Thiago.
Esse modelo de SAF já criou grandes clubes e já destruiu grandes clubes.
O Manchester United era um dos top 5 do mundo em 2000 e hoje é um time de meio de tabela que nem pra UCL vai.
Do mesmo jeito que Cruzeiro e Botafogo se tornaram SAF e não tem times qualificados e estádios sempre cheios.
Tem inclusive um documentário bem legal sobre o Sunderland que era um time pequeno da Premier League e que hoje disputa a terceira divisão Inglesa porque o proprietário comprou mas desistiu de investir depois de um tempo e vendeu pra gente mais despreparada ainda.
E se o São Paulo se tornar SAF, nada impede do proprietário resolver valorizar e vender toda a molecada de Cotia e depois se desfazer do clube com ele lá na segunda divisão.
É isso aí, não é tão simples quanto parece, SAF ou não o importante é ter pessoas competentes nos cargos chave.
Saopaulo.city
Tem torcida, mas não tem diretoria com capacidade e que faça boa gestão. Quem tá na cadeira não precisa dar satisfação nenhuma a torcida, e não sofre represália nenhuma por uma péssima gestão. Depois, até vira sócio honorário. É um absurdo.
Se a torcida é que banca o clube o certo era envolver o torcedor no processo decisório.
Não é algo tão fora de propósito assim. No Barcelona por exemplo, se vc se cadastra no site deles, e paga uma taxa de uns 300 euros por ano, pode virar o sócio torcedor deles e participar be de todas decisões importantes, por exemplo da escolha do presidente do clube fora outros benefícios.
O nosso sócio-torcedor e uma farsa. Benefícios são ruins, e de sócio não tem nada, não participa das decisões da instituição. Deveria chamar torcedor-doador, pq e isso que é o programa.
O pensamento do MAC não é tão absurdo para ser descartado. Ele pode ter razão, dependendo de como se encara a proposta.
Primeiro, concordo com ele sobre uma precificação justa.
É preciso muito cuidado ao fazer isto, pq não se pode “dar” o clube que vale bem mais do que um simples bilhão, a troco de pouca coisa.
Temos um estádio, temos Cotia, temos 18 milhões de torcedores/consumidores.
Isso tem um valor que não é pouco.
Segundo, que essa ideia de tornar o torcedor participativo é para ser bem estudada, pois pode sim o torcedor “bancar” o futebol do SPFC, basta, para isso, fazer um bom planejamento, que seja claro, objetivo, transparente e que as cartas sejam colocadas a mesa.
Cinco milhões de torcedores participando com 12 reais por mês, em 1 ano, pagaríamos a dívida do clube. Depois desse primeiro ano, esse montante seria destinado integralmente a contratações/manutenção de jogadores.
Não creio em 5 milhões, mas podemos contar com 2 milhões de torcedores, a 20 reais cada um, teríamos quase 480 milhões por ano.
Quer ser mais modesto, façam as contas e brinquem com os números.
Por exemplo, 1 milhão de torcedores a 10 reais cada, teríamos 10 mi/mês, 120 mi/ano, em menos de 6 meses, paga a dívida.
Algo viável, não meramente ilusório.
Isso tudo dando certo, SAF pra que?
Olha aí, Casares, é pra pensar, heim…
Mas algo sério, claro… Se não tiver seriedade, vamos continuar com os 20/30 mil sócios torcedores rsrsrsrssr
se der direito a voto para escolher diretoria, pode funcionar, pq ninguem mais acredita em nossos dirigentes!
Ah, isso para dar certo tem que haver um controle rigoroso do dinheiro, sem a menor dúvida.
Haveria de se encontrar um jeito de montar uma equipe de gestores desse dinheiro, que seria formado por pessoas de fora da diretoria.
Tudo bem claro, transparente e com gatilhos que preservem o uso desse dinheiro todo.
Marcio só para termos de comparação: O Benfica hoje tem 5,8 milhões de torcedores, e destes, 290 mil são sócios torcedores do clube.
Em 2006 inclusive, estes já foram mais de 500 mil.
O Plano básico deles começa em 20 euros, o que dá um total estimado de mais de 70 milhões de euros só de sócios torcedores.
Agora imagina o São Paulo que tem 20 milhões de torcedores, se conseguisse 500 mil sócios a 30 reais, seriam 180 milhões em faturamento com sócio torcedor por ano.
É mais do que a gente arrecada em venda de jogadores na maioria dos anos, e mais do que qualquer patrocínio da Crefisa.
Isso claro, sem contar bilheteria, venda de camisas, patrocínios, cotas de tv, premiação em campeonatos e venda de jogadores.
Qualquer clube grande não faturar hoje perto de 1 bilhão é má gestão.
Claro que não gostaria da manutenção da diretoria e nem sou fã do MAC, mas ele tem alguma razão no que está falando sim.
SAF é um caminho possível, mas passa longe de ser o único caminho.
Exatamente isso, seu pensamento está correto.
Tbm não sou fã do MAC, mas temos que estar abertos a ideias, aproveitar as boas e essa me parece uma grande sacada, fora que poderíamos dispensar SAF´s.
E eu concordo com ambos.
Podemos ficar aqui fazendo exercícios de projeções várias com a participação dos torcedores.
Havendo uma gestão séria com os recursos arrecadados de N formas possíveis, o clube certamente diminuirá drasticamente (e em alguns casos, até eliminar de vez) a dependência de empréstimos bancários ou venda de atletas, ou antecipação de verbas de Federações e Televisões.
Nossa Torcida é a Força do Clube!
É só trabalhar e cima disso. A ideia pode ser boa.
Também não sou fã do MAC (do Luiz Cunha sim), mas sou bem mais o MAC do que o Muricy (esse nem precisa falar né?), ou o Ceni, ou o Casares… Pelo menos ele (o MAC) num tem pensamento retrógrado. Nunca vou esquecer do MAC batendo boca com o Casares no gambazeta esportiva e o Casares com aquela ladainha dele defendendo o Jumêncio.
O que péga é que a muitos anos as diretorias (péssimas) do São Paulo “maltratam” o torcedor.
Ah sim, atrapalha bastante, os ânimos ficam mais acirrados e as vzs há muita besteira no ar.
MAC é um cara para colocar a mão na massa, um cara simpático, que agrega, mas tem que realizar uma tarefa dada.
Mas é como o Zanca diz, sobre o medo de quem possa vir, caso os atuais saiam… Realmente é para temer.
É isso. Tenho falado há anos que além do patrimônio imobiliário inegável, temos a torcida.
Não aceito normalmente comparação com os clubes menores e mais oprganizados mas sem torcida.
Não há a menor possibilidade de comparação.
Estamos numa situação triste, mas temos um enorme valor por tudo, inclusive um forte patrimônio.
O SPFC é um partido político que aleija a instituição. Com a torcida que tem na mão de uma SAF com pessoas sérias, voltaríamos a ser grande. Hoje é o mais do mesmo, só negociações nebulosas, e surpresas nos balancetes no ano subsequente. triste SPFC.
O grande X dessa questão não é ser ou não ser SAF, é ter ou não uma diretoria competente e honesta.
Tem clube grande que é dos sócios e tem clube grande que é empresa, do mesmo jeito que tem clube quebrado que é dos sócios e está sonhando em se tornar empresa e clube empresa que quebrou ou nunca cresceu.
Esse negócio de SAF no São Paulo é só masturbação mental, porque enquanto o clube não estiver completamente falido, os caras que tem alguma “facilidade” lá não vão largar o osso.
“O grande X dessa questão não é ser ou não ser SAF, é ter ou não uma diretoria competente e honesta.”
Isso é essencial mesmo, mas meio difícil se continuar nas mãos de quem está no comando hoje. Só vão largar o osso se a vaca estiver indo mesmo para o brejo.
Acho difícil acontecer no São Paulo. Ainda dá para raspar o fundo da panela.
O seu 1o parágrafo resume tudo, Tarsio.
É o grande X da questão: gestão séria, competente e transparente.
Seja com ou sem SAF.
Nisso eu tendo a concordar com vc
Vendo os outros exemplos de clubes brasileiros que já adotaram a SAF
Botafogo, Vasco, Cruzeiro…. Todos muito quebrados e que teriam dificuldades para operar o futebol esse ano sem ajuda externa.
A diferença do SP pra esses clubes é que temos mais torcida (portanto gera mais dinheiro cada ano) e um grande patrimonio acumulado por boas administrações do passado – incluindo aí Cotia, Morumbi, o CT.
Ou seja, o SP tem mais lenha pra queimar… mas um dia essa gordura irá acabar. Muito já foi torrado essa década, onde se vc analizar tivemos absurdos prejuízos em sequencia e administrações desastrosas.
Quando isso acontecer, a agua vai bater no bumbum dos sócios e eles vão ser obrigados a vender o clube pra algum investidor via SAF ou outro método.
Infelizmente esse sistema atual de gestão do clube é danoso e coloca no poder administrações que visam prestígio pessoal, manter e aumentar mais os próprios privilegios, não melhorar e otimizar o clube no longo prazo.
MAC conhece bem o São Paulo internamente, conhece bem o vestiário, conhece muito de gestão, conhece bem a CBF (foi diretor de futebol feminino).
Deve estar dando audiência nas lives e podcasts porque está sendo chamado em vários.
Corroboro quanto a torcida ser o grande patrimônio do clube. Não dá para comparar com os clubes menores que estão virando SAF. Mesmo os que estão sendo bem administrados.
Quanto as SAFs, se não houver honestidade, integridade e competência não deve funcionar.
Mas esses quesitos são importantes no modelo atual. Sendo aplicado, clube não estaria nesta situação.
Precisa abrir o olho porque a renda dos pequenos clubes na séria A está maior do que nunca no novo modelo em vigência desde 2019. Baseados em audiência e performance em campo, não mais pelo tamanho do clube, casos dos clubes citados acima.
Discordo Craque Marco Aurélio!!!!
Uma SAF bem feita potencializaria ainda mais o nosso clube com relação aos rivais daqui e do estrangeiro, torcida no Brasil não sustenta time nenhum, pois a pirataria na venda de camisas é altíssima, os ingressos são caros para a maior parte da população, os gastos são enormes para montar times minimamente competitivos e o percentual de torcedores que realmente se envolvem com o futebol e o time de coração é muito reduzido….
Desde a fundação, a possibilidade levantada sobre a torcida sempre esteve aí. Houve tentativas, nunca deu certo e olha a situação em que estamos.
Para mim, isso é desculpa de quem não quer perder o picadeiro.
Se o problema é só juntar meia dúzia e fazer vaquinha, então por que estamos com uma dívida caminhando para o bilhão?
Essa é fácil Ferreira:
Porque nenhuma meia dúzia é idiota o suficiente pra dar um caminhão de dinheiro na mão de dirigente que contrata diretor de futebol como Raí e Muricy.
Mas, Tarsio, desde antes deles esses programas de sócio-torcedor não funcionam. É só ver a quantidade de inadimplentes, as desistências, em todos os relançamentos.
Não é só culpa do modelo.
Além disso, penso que o nosso problema é mais grave que isso. Não vai resolver envolvendo o bolso do torcedor e só serve de desculpa para manter as coisas como estão.
Tarsio,
Acho que Raí e Leco, tiraria Muricy dessa mas ele atuando como consultor. Decisão de contratação cara devia ser por um colegiado.
Não sei Massa, como o Zanquetta vive dizendo, a gente não sabe exatamente quem faz ou deixa de fazer o que no clube.
O que eu sei é que desde que Muricy/Belmonte/Casares e agora Ceni estão no clube, as contratações que precisavam ser assertivas são na maioria das vezes assustadoras e/ou desanimadoras.
E um exemplo, o clube hoje é uma associação sem fins lucrativos e não tem obrigação nenhuma de dar satisfações ao torcedor.
Porém, se você espera que o torcedor invista no clube (seja como mecenas ou apenas como sócio torcedor), não dá pra você simplesmente anunciar que o Rigoni veio por empréstimo e no ano seguinte descobrirmos que ele foi a maior contratação da história.
E agora no caso do Galoppo, tecnicamente considero que foi uma boa contratação, mas nós sabemos que ele custou 8 milhões de dólares, e sabemos que 4 milhões vieram “de um investidor”, porém, ninguém sabe quem é esse investidor ou qual a contrapartida.
Ou seja, é a mesma diretoria que já mentiu uma vez e agora quer que a gente acredite porque sim.
Como a gente pode esperar que o torcedor faça um investimento no clube se não existe um mínimo de transparência por parte da direção?
Sobre este tema inclusive, recomendo a leitura do livro “A bola não entra por acaso” do Ferran Soriano.
Ele explica com bastante detalhes como a direção do Barcelona fez para não somente montar aquela equipe Deco/Ronaldinho/Eto’o e a geração seguinte de Iniesta/Xavi/Messi, mas para lotar estádio, aumentar as receitas e aproximar o sócio do clube.
Como sempre digo aqui, eu sou só um curioso, não sou especialista em nada disso, mas cada vez que leio sobre gestão ou marketing esportivo, percebo como os clubes daqui estão na idade da pedra.
O “matchday” na Europa é trabalhado com o maior cuidado porque os caras querem aproveitar o momento em que o torcedor está com a paixão aflorada pra vender uma camisa oficial, um upgrade de assento, etc
E a qui a gente não consegue oferecer comida quente pra galera, e reclama que “nunca deu certo”.
E nem vai dar desse jeito, enquanto for melhor ir pra praia ou pro shopping lotado com a esposa do que ir ao estádio assistir o time jogar com a família, nunca vai dar mesmo.
Se contar desde 2005 (que a situação não era das melhores, mas é uma referência, um bom momento), estamos indo para 20 anos nessa de “ah, é grande, ela resolve”, inclusive, esse senhor mencionado teve a possibilidade de usar a torcida e não fez nada (pelo contrário, ele piorou a situação enchendo o clube de empréstimos).
Algo precisa ser feito. De preferência, algo diferente do que sempre falaram e tentaram.
Esse senhor saiu no inicio de 2011 na gestão do JJ e Adalberto Batista.
Saiu porque não concordava com os rumos que o clube estava tomando (rumos errados pelo que aconteceu em seguida, vide 2013 com a Z4) e sua experiência estava sendo deixada de lado e sendo apenas figura decorativa.
O mesmo aconteceu com o Luiz Cunha em 2016, saiu porque tinha virado figura decorativa do Leco e o sobrinho do Raí.
O Luiz Cunha tinha feito uma gestão vitoriosa na base antes de assumir a crise de 2016 (greves por falta de pagamento em janeiro) no time do Bauza.
Em 2016 quando clube cortejava a Z4, MAC foi chamado para ajudar, se licenciou da CBF por 90 dias e atuou pela recuperação do time no brasileiro. O gestor da época já tinha alinhado contratação de dois nomes para essa recuperação. Ele chegou e vetou alegando que a base de Cotia mais o elenco poderia recuperar sem adições. Daí sairam nomes como David Neres, Luiz Araujo, Militão entre outros.
Em 2011/2012 começou a queda e aumento das dividas. Depois os blogs ativos da época falavam que o balanço parecia bom por causa de antecipação de receitas de TV e aprovados pelos conselheiros. Alguns comentavam na época que seriam dois anos de receitas. A boa venda do Lucas em 2012 amenizou a situação mas contratações de baciada, antecipações de receita e ausencia de titulos cobraram o preço de 2014 a 2015 quando Aidar veio e disse que o buraco era bem mais embaixo.,
Com o MAC superintendente (chegou em 2001) além dos títulos disputamos o brasileiro de 2009 até o último jogo (perdemos para o STJD) e disputamos a decisão da libertadores de 2010 com chances de ganhar.
Sem ele cortejamos a Z4 em 2013, 2016 e 2017. E ganhamos a Sula-2012 com o Lucas que tinha estourado em 2011..
Em resumo:
Em 2013 chamaram o Muricy para sair da Z4.
Em 2016 chamaram primeiro o Luiz Cunha para sair da enrascada (ultimo lugar empatado com outro clube no primeiro turno da primeira fase da libertadores) e depois chegamos a semi.
Em 2016 depois da saida do Luiz Cunha, chamaram novamente o MAC por 90 dias para novamente sair da Z4.
Em 2017 foi a vez do Hernanes.
Entre 2001 e 2010 time foi bem competitivo e campeão.
Empréstimos vultosos, posso estar enganado pareceu-me que só foram necessários e vieram depois de maio/2011. Depois “desse senhor”.
Meu caro Tarsio Guedes,
O Bayern é um ótimo modelo de gestão. O clube não tem dívidas e é uma potência mundial.
Realmente o Manchester United também é um exemplo bem lembrado. Tem dono e está em um péssimo momento em sua história.
A SAF poderia dar errado no SPFC, só que duvido muito ser pior do que está. As pessoas dentro do SPFC já mostraram que são incapazes de melhorar o clube.
Botafogo no geral contratou mal. Só que pode chegar uma hora que podem acertar e mudarem de patamar.
Pra ser uma potência, a instituição precisa de uma injeção de grana. Enxergo a SAF como uma boa solução para o time paulista
Eu concordo em partes Thiago, porque do mesmo jeito que o Botafogo pode passar a contratar melhor, essa diretoria nossa também pode.
Não é impossível que eles melhorem, é improvável, de fato, mas não impossível.
Agora sobre injeção de grana é bem complicado dizer, porque é mais ou menos como aquele amigo nosso que gasta mal e pede dinheiro emprestado.
As vezes a gente acaba ajudando e ele sai das dívidas por um tempo, mas se ele não corrige o comportamento, ele está sempre gastando demais e se endividando novamente.
E se a gente colocar muito dinheiro na mão dele, o que ele vai fazer é se endividar ainda mais, porque o problema não é somente o montante, mas a forma que ele gasta.
Todo dia bato na tecla que temos a 5a maior folha salarial do Brasil por isso, claro que são realidades diferentes, mas não dá pra gente aceitar o Atlético Paranaense ano após ano ter resultados iguais ou até melhores do que os nossos investindo muito menos e melhor.
A gente precisa de mais dinheiro? Com certeza.
Mas não dá pra tratar um faturamento de 500 milhões como dinheiro de pinga, ainda mais com as contratações erradas que fizemos esse ano…
É bem isso.
Aí, para não perder poder, pessoas envolvidas ou com possibilidades de se envolver usam essa carta da torcida grande para não perder a teta.
Não é exclusividade nossa. É um apelo ao nosso emocional, ao nosso ego.
No fundo, ele quer manter como está para participar também, mas é parte do comportamento nocivo que levou a instituição ao estado em que está agora.
Pra quem quiser tomar lado nessa discussão com base em fatos, recomendo a leitura desta interessante matéria aqui:
https://ge.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/09/30/entenda-como-funcionam-os-clubes-empresas-em-alemanha-italia-inglaterra-e-portugal.ghtml
Quanto aos outros, juntem-se a mim e venham para o TerraCenismo, nosso próximo encontro será amanhã às 19:15, e debateremos como a fé no nosso senhor e salvador Rogério Ceni é a única forma de o São Paulo se tornar campeão do mundo novamente.
Só não enxerga quem não quer!
com o Casares sendo o centro do universo cenico! (alias, cenico é o que ele é!kkk)
TerraCenismo é ____, ahahahahaha. A gente passa nervoso com o clube, mas pelo menos dá risada.
eu queria uma saf de verdade, com capital aberto em bolsa e administracao capacitada! tenho certeza que muitos de nos comprariamos açoes, mas só com direito a voto! e tenho certez que ainda teriamos lucro economico, alem do esportivo!
Duvido uma empresa séria, SAF, traria jogadores veteranos, com salários altos, em últimos contratos, sem ter revenda, e comissões gordas, tendo prejuízos milionários. SPFC arrecadou mais de R$ 2 bilhões só nesses 22 anos. Qual o retorno técnico ou patrimonial? Qual a punição para os escândalos e más gestões. Todos querem é participar desse rateio.
Um OT para quem é mais antigo em matéria de Tricolor: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2022/08/02/depois-de-37-anos-sao-paulo-volta-a-escalar-quatro-goleiros-em-uma-mesma-temporada.htm
“Se for criado um modelo em que o torcedor participe, (…) cria-se um sócio patrimonial do futebol, isolado do clube.”
Aham, não dou um ano para o dinheiro arrecado do sócio torcedor ir para comissões e a dívida do clube aumentar.
Uma coisa que aprendi na política e vejo que está acontecendo o mesmo nos clubes é que dinheiro público seja qual for a fonte de renda não tem dono.
Então não obrigado, prefiro que o SPFC no futuro se torne uma SAF, pq aí o dinheiro terá um dono, se o proprietário fizer M….. será o dinheiro dele, e aí ele tomará providências para consertar o estrago, coisa que eu não vejo nos clubes brasileiros, eles sempre que pode cavam sempre mais o fundo do buraco.
As próprias palavras do MAC exprimem a gravidade e a complicadíssima situação político administrativa, econômico financeira e esportiva, vivida pelo SP e também por todos clubes brasileiros.
…”é o social que manda no futebol e não o futebol que manda no social”…
…É preciso ter um ambiente político favorável “…
Clube empresa, enfim, o Futebol visto como um Negócio, não tem absolutamente nada a ver com clube social, tudo junto e misturado com um clube recreativo onde os associados se encontram e se reúnem para curtir os quiosques e o parque aquático nos finais de semana.
SAF, Clube Empresa não tem nada a ver com os sistemas político administrativos e os modelos de conselhos e conselheiros escolhendo e elegendo os dirigentes por eles escolhidos para conduzir os desígnios do clube.
Inimaginável que sem um evento de profunda e concreta disruptura a segregação e a blindagem efetiva dos negócios e do social, se consolidem e harmoniosamente subsistam.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!
Tudojuntoemisturado nem as bancas das feiras livre, funcionam.
Encontrar e definir a melhor variável de modelo de SAF que se encaixa e se enquadre nas características e condições gerais do SP, claro que sim!
Mas o único objetivo pensado com modelos alternativos mistos é o de pensar em continuar grudado das tetas da vaquinha.
O Flamengo através da condução e liderança do Bandeira de Melo atravessou o deserto em um programa de restruturação organizacional e econômico financeiro, mas não conseguiu atingir a segregação e nem tampouco a blindagem da governança e da gestão.
O sistema político administrativo é o mesmo de antes.
Se reestruturou e até se modernizou em relação a sua gestão, mas longe do modelo e dos conceitos de um clube empresa.
O Palmeiras da mesma forma, embora o Paulo Nobre tenha avançado bem mais na restruturação organizacional e na implantação de um modelo de gestão bem mais profissionalizado.
Conseguindo inclusive uma blindagem maior entre em termos de governança e gestão, embora o sistema e modelo político administrativo, continue o mesmo de antes.
Inevitável portanto que os clubes brasileiros, todos eles, e inclusive o SP cruzem o deserto da transformação rumo a SAF> Clube Empresa, dentro do modelo e da forma que mais lhes seja adequado e viável.
O Casares e toda sua diretoria, todos os dirigentes e gestores foram eleitos dentro de um processo legal e na estrita observância do modelo imposto pelo atual sistema político administrativo.
A menos que o clube cumpra todo o processo legal de transformação em uma SAF > Clube Empresa, será dessa forma que o SP continuará sendo administrado e gerido.
Ou numa situação extrema em que ocorra uma eventual intervenção.
#foracasareseforatodososdemaisdirigentes
Portanto, é puro delírio e uma grande bobagem!
Como é uma grande bobagem também esse papo de que tudojuntoemisturado funciona com uma torcida de 18 milhões de torcedores apaixonados.
Li alguns comentários mas creio que sem um estudo aprofundado de mercado para entender o que é torcedor de um clube, fica complicado.
Esses números de 20 milhões de torcedores, 30 milhões, etc, não são razoáveis para mim.
Muita gente ” simpatiza” com um clube conforme o momento.
Muito diferente de um torcedor que compra produtos do clube, vai a jogos, assina tv com jogos, etc.
Primeiro deveriam definir o que é torcedor de um clube.
Para depois sairmos para outra etapa.
Mauro, situação complicada.
Conheço gente que não vai ao estádio, não é ST e acompanha o clube sempre.
Tem parente meu palmeirense que não ia ao estádio antes da Crefisa.
Hoje, costumou-se ir no Allianz.
Se verem credibilidade em quem comanda ou verem o clube ter um time top, o torcedor vai voltar a ir nos estádios.
Thiago
Acompanhar não significa que compra algo.
Por isso que seria importante definir o que é torcedor.
Quem só acompanha e nada consome, não ajuda muito.
O São Paulo tem 40.000 ST´s.
Diz-se que tem 20 milhões de torcedores.
Ou seja, 0,2% da ” torcida” .
Pouco, não ?
Também acho pouco. Só que o pessoal que comanda o clube não mostra credibilidade e nem competência.
Isso impede do torcedor ser mais ativo nas coisas do clube
Prefiro nem comentar até porque temos um Presidente expert em Marketing
Ou deveria ser…
Se você entrevistar 10 pessoas que dizem torcer pro São Paulo, sejam elas “hardcore” ou apenas “simpatizantes”.
Ambas vão dizer que o plano de sócio torcedor não apresenta absolutamente vantagem nenhuma além de comprar ingresso com alguma antecedência.
Se a pessoa morar fora do estado então, não existe absolutamente nenhuma vantagem.
O time sujo sem Mundial está comemorado 80 mil porcos torcedores adimplentes.
MarceloW
Porque demonstram seriedade na gestão.
Hoje, boa parte da torcida São Paulina sabe os ” meandros” do clube.
Isso afasta aquele que se sente enganado, que não confia.
Mas, eles são do MKT.
Eu, não.
Vc esta totalmente certo, Thiago, pois o torcedor do nosso time só é massacrado, sem direito a nada ( e segundo alguns, nem se pode reclamar!)! credibilidade é tudo!
Muita gente pede SAF pra poder ver o clube livre de conselheiro incompetente pq a cada 3 anos surge um Leco, um Aidar. Mas não é assim que as coisas funcionam nesse modelo. De qualquer maneira eu fico me perguntando como eles imaginam a relação com a torcida nesse quesito pq nem um plano ST eles se esforçam pra expandir. É tudo feito com preguiça pq torcida na visão deles tem o papel de deixar o morumbi bonito na foto e não encher o saco.
Os atuais donos do SPFC precisam trabalhar muito na recuperação da credibilidade do clube perante seus consumidores. Não são transparentes e enquanto esse estilo SPFC não mudar nunca vão conseguir ter o torcedor como um parceiro. Para a grande maioria dos que acompanham o SPFC, indo ou não para a arquibancada, injetar dinheiro no clube significa saber que a grana está indo para as mãos de pessoas irresponsáveis que não tiraram um centavo do bolso, não tem compromisso com o futuro e muito menos serão cobradas por atos lesivos. Ou seja, basicamente voce assina um plano ST se achar que ele vale a pena no final do mês pq qualquer coisa além disso precisa vir daquela confiança que não existe.
Enfim, estamos muito longe de tudo isso, inclusive de chegar perto dessas contas de padaria sobre numero de torcedores pagando X reais por mes. Seria melhor trabalhar com coisas palpáveis como por exemplo trabalhar forte para aumentar a quantidade de STs e aprender a “vender” o SPFC no morumbi.
O anao faz parte do velho grupo, gestoes jamais transparentes, teriamos que mudar o estatuto
dando força aos socios torcedores para votarem, nosso conselho arcaico e perigoso teria que ser banido da funçao que ate hoje se utiliza de sangue suga.
E o New Leco faz parte do velho grupo ou do novo grupo?
MAC… quietinho Zé bolinha, quietinho…
A discussão sobre SAF é tão basal que todos imediatamente associam a venda do clube a algum grupo ou investidor.
A SAF é tão somente a separação da administração entre clube social e futebol, ponto.
O futebol passa a ser gerido por uma empresa do clube, mas de forma independente.
Esse não era o sonho de todos?
Depois se vai vender ou não, a porcentagem, se vai abrir mão do controle, é outra conversa.
Ps.: p/ quem está retomando aquela história – uma anedota a esse ponto – do “se todo são-paulino contribuísse com 1 real ” – que no fundo todos sabem que nunca vai acontecer – lembre-se de mais um complicador: agora 30% é da FENG.
Ps2.: Essa história de mudar hino, cor, sede etc, é da carochinha, não pode, está na lei, e sejamos sinceros, não seria nada inteligente.
Inclusive já existiria em andamento um estudo de viabilidade e valuation abrangendo inclusive os impactos da segregação futeb/social, contratado junto a uma consultoria.
Esses estudos estariam em curso.
Eu só discordo com o lance de mudar o hino… Na verdade num seria mudar (longe disso), seria apenas uma pequena alteração naquela parte do “suas glórias vem do passado” pra “suas glórias vem do trabalho”… Pq sinceramente, “glórias do passado” é tudo o que essa corja que se instalou nas entranhas do clube usa pra se promover (e não por coincidência, o que eles menos fazem é trabalhar).
“Segundo dados do São Paulo, a atual temporada é a de segunda melhor média de público da história tricolor, com 31.279 torcedores por partida – próximo da melhor marca, de 2017, com média de 33.635 torcedores por jogo”.
Nossa melhor media de publico na história, em 2017, ano da campanha pra evitar rebaixamento, da eliminação pro Defensa y Justicia, entre outras vergonhas. Essa torcida faz a diferença.
“Roupas tecnólogicas foram recusadas pelo São Paulo, que falaram que foi cobrada 60.000 reais por cada roupa, Dr. Turibio comprova inclusive no depoimento que não teria custo, as roupas foram para o Flamengo e seleção Brasileira.”
Postagem de um Tweet agora pouco, interessante hein…
La vem o Mac defender a ideia de q o torcedor vai bancar o clube e bla bla bla. Não adianta q dos 20 milhões nem 1% ajuda o clube sendo sócio torcedor. O q faz pensar o Mac q o torcedor do sp vai do nada abrir a carteira?
O Mac assim como a maioria dos velhos não quer a separação do clube social do futebol. Quer q essa panelinha aí continue no poder afundando o clube e jogando a responsabilidade para a torcida arcar com o prejuízo.
E olhem só o rolo que o Banfield se meteu …
https://www.infomoney.com.br/mercados/clube-tenta-driblar-banco-central-argentino-com-venda-de-jogador-ao-sao-paulo-usando-criptomoedas/
Na boa o Mac de fala e bom na partica ja nao digo o mesmo
Para começar, teria que separar o social do futebol. Este que sustenta aquele a muitos anos.
Fora essa questão dos vitalícios com poder demais numa eleição.
Precisa-se de gente competente. O flamengo arrecada muito hoje, mas antes de 2013 arrecadava pouquíssimo.
O curintia é uma bagunça como aqui, mas lá eles recebem mais da TV e patrocínios. Então vão se sustentando, embora estejam quebrados.
O Palmeiras se organizou, muito pelo paulo nobre, mas o patrocínio da crefisa faz toda diferença. Caso contrário, não fariam contratações gordas.
O SP organizado e competente volta a ficar no topo. Não tem saf de lugar nenhum que bate a organização de um clube. Lembrando que recebemos menos que fla e curintia da TV, mas recebemos mais que todos os outros, exceção ao Palmeiras.
Modelo do Bayern de Munique é interessante, mas os acionistas confiam na gestão do clube. Aqui confiaram?
Errado ele não tá. Certo, também.
De fato, a instituição São Paulo Futebol Clube, em sua magnitude, não precisa virar SAF pra saldar suas dívidas e voltar a ser vitoriosa e lucrativa.
Porém, diante da total incompetência dos gestores e influência nociva do conselho, o São Paulo precisa virar SAF pra obrigar essa turma passar o poder de decisão e gestão pra profissionais gabaritados.
Ou seja: o São Paulo/PJ não precisaria. O São Paulo/pessoas clama.
E digo mais: os vizinhos se gabam como exemplo de gestão. Só estão organizados pq um torcedor pagou as dívidas e facilitou a arrancada e pagamentos.
Únicos exemplos de gestão que respeito são os do Flamengo e Athletico.
Na prática não funciona, 700 milhões em dívidas a juros de 10% são a grosso modo 70 milhões por ano só pra pagar conta, da quase 7 milhões por mês só pagando conta antiga. A chance de resolver isso foi na venda de Lucas, de lá pra cá a coisa só piorou e virou um poço sem fundo, ou alguém quita uns 500 milhões dessa dívida e o clube volta a andar ou vão continuar a afundar cada vez mais… Infelizmente.