Um dos poucos times grandes do Brasil que nunca conquistou a Copa do Brasil , o São Paulo aposta todas as suas fichas na edição deste ano para poder conquistar um título nesta temporada. Além do prestígio, há as gordas verbas e premiações pagas na competição. Para chegar lá, contudo, o Tricolor vai precisar um fantasma velho conhecido seu: as quartas de final.
No histórico de fracassos são-paulinos no maior mata-mata nacional, nada é pior para o time do Morumbi do que as quartas. Com 11 tropeços, é a fase em que a equipe mais foi eliminada e justamente onde começa o duelo com o América-MG no jogo de ida às 20h (de Brasília) desta quinta-feira (28), em casa.
Ao todo, o São Paulo caiu outras quatro vezes nas oitavas de final e semifinal. E fez até hoje somente uma final, em 2000, perdida para o Cruzeiro.
E foi exatamente nesta etapa que o Tricolor caiu no ano passado, quando acabou eliminado pelo Fortaleza.
Relembre abaixo os tropeços do Tricolor nas oitavas:
1990 – Criciúma
Na primeira edição que o São Paulo disputou a Copa do Brasil, o Tricolor perdeu para o Criciúma nas quartas de final. Após perder a ida por 2 a 0, venceu a volta por 1 a 0, mas acabou saindo do torneio.
1993 – Cruzeiro
Mais uma Copa do Brasil que o São Paulo saiu nesta fase. Desta vez, o algoz foi o Cruzeiro, que venceu a ida por 2 a 1 e empatou na volta em 2 a 2.
1995 – Grêmio
Outra vez o São Paulo saiu nesta fase do mata-mata. Agora, o Grêmio eliminou o Tricolor. Empate na ida em 1 a 1 e a vitória da equipe do Sul por 2 a 0, eliminou o São Paulo.
1998 – Vasco
Mais uma eliminação, desta vez para o Vasco. O cruz-maltino venceu a volta por 4 a 3, depois de empatar na ida por 1 a 1.
1999 – Botafogo
Desta vez, a eliminação foi para o Glorioso. A ida foi 1 a 1, mas na volta o Tricolor perdeu por 3 a 1 e saiu do torneio.
2001 – Grêmio
Tricolor foi eliminado pelos gaúchos após perder as duas partidas. Na ida, 2 a 1 e na volta, 4 a 3.
2003 – Goiás
O Tricolor foi eliminado pelo gol fora de casa. Foram dois empates, em Goiânia, 0 a 0 e no Morumbi, 1 a 1.
2011 – Avaí
Depois de quase dez anos sem disputar o torneio, o São Paulo foi eliminado pelo Leão. Venceu a ida por 1 a 0, mas perdeu a volta por 3 a 1.
2021 – Fortaleza
Outra eliminação, desta vez para o Leão do Pici. Na ida, o São Paulo abriu 2 a 0 no Morumbi, mas deixou levar o empate. Na volta, a derrota por 3 a 1, no Castelão, tirou o time do torneio.
IG

O curica minha fala, só me dá alegrias! Que time ruim é este do Felipão
Nunca falha, o que não acontece com meu corretor
Resultados hoje foram bons. Travecada perdeu na ida de 2×0 e Flamídia não fez “inferno” hoje. Aliás, arbitragem ruim. Teve penal não marcado pra eles e o árbitro também não expulsou Gabigol e Arrascaeta.
São Jorge tá tendo trabalho com esse Dragão.
Caraca, Felipão teve muita sorte, poderia ter sido goleada! Fora Mulambada kkk
Lá no estádio deles costuma ser diferente, até pelo tapetinho.
Temos obrigação de vencer e isso torna o jogo mais complicado do que o normal, adversário deve vir armado para o contra ataque e não temos jogadores que quebram linhas, vamos ter que apostar em trocas rápidas de passe para furar a retranca e não abusar do direito de perder oportunidades de matar o jogo. Se o América chegou nessa fase é porque também tem seus méritos , temos que respeitar o adversário.
Que estes 2 jogos sirvam de exemplo para nosso time não bobear amanhã! São Paulo 3×0
A melhor coisa da rodada foi o São Paulo jogar na quinta, além de um dia a mais para treinar e descansar, os jogos de quarta já são um alerta para os jogadores entrarem ligados no jogo desde o primeiro minuto. Que não tem mais bobo nas quartas de finais não!!!!
Problema mesmo fica para o Brasileiro, caro colega Marcos.
O Atl PR jogou ontem, tem o confronto conosco domingo e depois só jogará na quinta pela libertadores.
Nós jogamos hoje e depois do confronto com eles já jogamos quarta na sul-americana, sendo que o Ceará jogará no sábado depois de ter descansado a semana inteira.
Então, o Atl PR pode ir com o time todo titular, enquanto o SPFC deveria poupar todos que entrarem em campo contra o América Mg para estarem descansados contra o Ceará.
Não tem jeito.
SPFC fazer o resultado, pois Mulambos e Nojentos fora, pode sonhar em ser campeão da CB. Juiz hj ajudou, Gabigol e Arrascaeta deveriam ser expulsos. Felipão montou um ferrolho a La Milton Buzetto.
Tô começando a ficar preocupado com esses atléticos, viu….
Mas só de ver os 2 nojentos eliminados juntos me faz muito feliz…
Rssss
Corinthians escapou de sair eliminado de Goiânia. O Atlético perdeu um gol feito no início do 2º tempo e o Cássio salvou um no 1º.
2×0 ficou barato.
Tá vendo como não devemos se espelhar nos outros?
Tavam falando do curica que contratou um monte de medalhão, olha aí o resultado.
O elenco do Atlético GO é melhor? Não né
Cara olha que eu corneto o Ceni, mas esses dias um brother falou que o técnico de lá é melhor ele, eu discordo.
Acho o elenco deles com bem mais opções que o nosso inclusive, mas também um elenco envelhecido.
O São Paulo tem que copiar as coisas certas de cada um, não gastar loucamente ou sair contratando jogador que era bom em 2012.
Contrataram muitos por nome, por isso envelhecido.
Já o São Paulo trouxe os idosos Rafinha, Miranda e Éder porque era isso ou ninguém. Os vejo como medidas de curto prazo. Mas é claro que não adianta trazê-los e não planejar reposição.
O que me preocupa é que às vezes parece que estão só rezando pra base trazer a solução. No caso de Rafinha, por exemplo, até hoje não devem saber se renovam ou se ficam com Igor Vinícius e Moreira. Eles adorariam que o Moreira roubasse a titularidade para resolver o problema, mas é ilusão, uma vez que Moreira vai oscilar muito ainda, como todo jovem que acaba de subir da base.
Outra coisa é que se até hoje não trouxeram mais um zagueiro, lá na próxima janela, com a saída de Miranda, vão conseguir trazer 2 de qualidade? Se Diego Costa não tivesse crescido neste ano, a gente estaria bem pior (em muito apuros). Mais uma vez parece que esperam Luisão, Beraldo e Walce resolverem o B.O.
Társio,para alguns a grama do vizinho sempre será mais verde…
Eles vinham ganhando jogando mal. Os outros resultados escondiam os problemas. Ontem jogaram mal e perderam merecido.
Realmente li alguns daqui enaltecendo lá, muito baseados no resultado.
Estavam falando do Ataque dos Sonhos (estragados) dos Nojentos quando ganharam do coitado do Coritiba.
O Furacão jogou como time pequeno no Maraca, mas isso já era até esperado, vamos ver como será em Curitiba, se a aposta no “ônibus na frente do gol” do Felipão no jogo de hj renderá bons frutos!!!
Mas hj só o Flamengo jogou e criou chances de gol!!!
Já o Dragão 🐲 me surpreendeu hj, eles fizeram 2, mas se tivessem atacantes melhorzinhos, fariam mais, os Gambás não viram a cor da bola e será difícil para eles na Arena Corrupção, pois o Atlético, se pudesse, botava até o Ronaldo Caiado na defesa para não tomar gol!!!
Felipão montou para matar todas as jogadas, com muitas faltas e catimba e conseguiu, nada melhor que ele em mata-mata. Ele sabe que em Curitiba, gramado sintético é outra estória.
Ele é copeiro, sabe o que faz. Passando, também vai nos dar trabalho. Também teremos de fazer o resultado no Morumbi em cima de uma retranca. Só que nosso time já vai treinado, pois espero retranca do América-MG também.
O problema lá no Travecão, é o Rede Esgoto, VAR e CBF querem Mulambos e Nojentos na Final, que seria histórica e Recorde de renda e audiência.
Olha… to meio otimista pra essa cdb… talvez esteja me enganando…
Dependendo dos jogos de volta, posso ficar. A competição pode se apresentar favorável como a Sulamericana.
Vai depender muito do que o São Paulo fizer hoje
Eh feeling icaro… anota ai. Kkk
Outro dia teve um aqui que comparou o São Paulo com os gambas,porque eles haviam ganhado do galo mineiro e nós não,e eu estou falando faz tempo que descontando os três porco,flamidia e talvez o galo mineiro,todos os outros estavam a mesma daga que o São Paulo com oscilações de resultados e futebol,e que era para pararem de ficar comparando nós com os vizinhos. Pois não tem nem um time que me covenceu este ano,até mesmo os três que estão à frente também ao decorrer do campeonato estão também oscilando,com menos frequência mais estão.Agora a CB todos que chegaram as quartas de final tem seus méritos então não podemos monespresar nenhum deles,temos que respeitar todos inclusive os times que teoricamente nós ganharíamos,sem essa de que tem que ganhar bem de qualquer jeito.Numa desta perdemos a vaga para a semifinal ,temos que pedir que entrem em campo bem ligados e que aproveitem as grandes que surgirem.
Espero sinceramente que o jogo seja fácil hoje… o que duvido muito.. e torcendo pra que Rogério entre com os atletas cada um na sua… duvido que ele tire Nestor pra entrar com o Galopo… IG menos ainda… mas pelo menos que ele faça o simples…sempre se reclamou de que o São Paulo não tinha um jogador rápido de extrema.. aí se contrata o Marcos Guilherme e o químico nosso de cada dia o coloca na ala esquerda… Não duvido que o AA tenha se recusado a fazer tal papel e o químico nosso de cada dia o tenha queimado de vez… torçamos pra que não se invente muito… e que o nosso treinador veja as peças que tem e com elas arme o time pra aproveitar o melhot de cada um, como qualquer um treinador iniciante faria.
Sem o ponta de velocidade que vc bem observou que Ceni reclama de não ter, ele tem usado os alas. Wellington é nosso jogador mais veloz. Mas se cansa, Ceni tem que colocar outro pra correr.
Ele vinha trocando os alas, tirava Rafinha pra botar Igor Vinícius e descansava Wellington colocando Kingnaldo, mas o King lesionou e ele tentou usar Patryck, que foi mal e foi sacado (torcida inclusive o criticou muito por isso). Por que ele não usa Moreira, como alguns pedem? Não sei, mas pra ter usado Patryck, imagino que ele tenha testado Moreira e tenha achado uma solução pior. Também imagino que tenha testado Rafinha invertido pra colocar Igor Vinícius ou MG na direita. Lembrando que o time não tinha muito tempo pra treinar, então ele tinha que avaliar as alternativas em pouquíssimos minutos.
Sobre o MG, ala direito.
Quando o jogador tem habilidade na perna direita, normalmente consegue driblar com a pena direita e é nulo na esquerda. É perna fraca, dribla mal e mal conduz a bola.
Químico?
Se vc tem esquema em que ele joga aberto na ponta ´para cruzar e ele sabe cruzar, blza. Mas se cruza mais ou menos, o esquema pede para entrar em diagonal e se aproximar da área e dos atacantes e meias.
A escola européia usa muito este artifício.
O cara bom da perna direita joga aberto na esquerda e o cara bom da perna esquerda joga aberto na direita.
Durante o jogo revezam.
Tem jogador que se atrapalha e tem jogador que se dá bem.
Porque não aproveitar quando o jogador se dá bem e vc quer poupar o titular ou ele está contundido ?
Ou porque não mudar quando a marcação está forte na direita e fraca na esquerda ? Reforça numericamente o lado defensivo mais fraco.
Mago? Quimico ?
Comum na Europa em grandes clubes e seleções.
Anthony, destro, já jogou na direita e na esquerda. No clube e na seleção. E jogou bem nas duas. Claro que tem jogador que não joga bem nem na perna boa. O MG, ou evolue ou não vejo futuro em grandes equipes. Tem velocidade e força, falta visão minima de jogo. Está compondo elenco, não o vejo para ser titular. Eu fiz a mesma critica sobre o IV e ele demonstrou melhora. Boa atuação na ultima partida. Precisa evoluir.
Não adianta puxar contraataque, chegar sozinho na linha de fundo e cruzar para ninguém.
Coisa básica, tá lotado de atacantes cruza. Tem atacante chegando espera. Não tem ninguém, volta, não entrega a posse de graça. Existe aqueles que vão driblando e chegam na area concluindo. Não é o caso.
Antigamente vc sabia que jogador era bom quando não precisava ficar olhando para a bola, jogava de cabeça erguida e consequentemente “via” o jogo.
Olha os videos do Cicinho. Antes de dar o ultimo toque, levanta a cabeça e vê quem está para receber. Duvido que teriamos levado a sova do time da França em 2006 com ele em campo. Cafu sempre fala que o técnico errou na tática. Mas errou em tirar o Cicinho. Time foi chamado de quadrado mágico na copa das confederações em 2005 com Cicinho em campo e ele estava voando. Com Cafu acabu a velocidade, acabou a dinamica, acabou o quadrado mágico.
Vamos ganhar a Copa do Brasil esse ano, vamos acreditar e apoiar
Espero que os jogadores entrem em campo sem procrastinar pq um trabalho bem feito hoje significa menos trabalho nas próximas semanas, tanto na parte mental quanto na parte física.
Cada jogo é uma história …, que nossos “heróis” construam uma sequência de vitórias.
Acredito que passamos sem sustos pelo América/MG.