O São Paulo enfrenta um quadro de empates recentes que tem se disfarçado como uma ‘falsa positividade’. Nos últimos 18 jogos, o Tricolor empatou dez vezes.
Com a derrota para o Palmeiras, nos acréscimos, na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, somada com as classificações recentes para as quartas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, o São Paulo tem se contentado com a ausência de resultados positivos de fato.
No Brasileiro, em 18 rodadas, contou com dez empates, três derrotas e somente cinco vitórias. O mais recente foi nesta quarta-feira (20), por 3 a 3, com o Internacional.
Esta questão explica a situação do time na tabela. Atualmente na 10ª colocação, o São Paulo soma 25 pontos. Porém, mesmo com os empates frequentes, o time vive uma fase invicta, que dá a impressão que ‘está tudo bem’. Isso tudo porque nos últimos 10 jogos, a única derrota foi justamente no caso citado contra o Palmeiras.
Este cenário deixa evidente algo que foi, inclusive, confirmado por Rogério Ceni em sua última coletiva: o atual foco não é na competição, e sim nas copas.
Vivo em três campeonatos, o Tricolor tenta dar conta do calendário com um elenco muito mais curto. Com o departamento médico cheio e com nomes importantes que nem devem retornar nesta temporada, como o de Arboleda, Rogério Ceni tem que se adaptar da forma que pode.
Assim, o Brasileiro tem sido deixado mais de escanteio. Com a aproximação das fases decisivas da Copa do Brasil – que seria um título inédito para o clube – e da Copa Sul-Americana, pelos cenários recentes, a força maior tem sido direcionada a estas ocasiões.
Na coletiva pós-empate com o Internacional, Ceni reconheceu a queda de rendimento no Campeonato Brasileiro. Nos últimos jogos da competição, priorizou elencos mais alternativos, com jogadores mais novos.
– Nós sobrevivemos (disse o comandante sobre sua declaração de que o Tricolor precisava chegar vivo nas três frentes até a abertura da janela de transferências). Mas já estamos caindo um pouco no Brasileirão. Quando conseguimos os resultados nas copas, automaticamente cai esse rendimento quando não se tem tantas opções no elenco – destacou.
Há quatro jogos consecutivos sem vencer, o São Paulo volta a campo no sábado (23) contra o Goiás, pelo Brasileiro. Porém, na mesma semana, enfrenta também o América-MG, pelo jogo de ida válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Lance!

Alguns são empates “heróicos”, outros são frustrantes …, mas em geral os empates não levam a lugar nenhum.
Para desempate, o número de vitórias é o diferencial e nossas vitórias são pouquíssimas.
#Vence SPFC.
Não tem nada a ver com o tópico mas tem torcedor que enche também fala que a base não tem nada a ver com o SPFC mas esse ano não tem que reclamar veja e façam as contas de quantos meninos estão entre os profissionais nenhuma diretoria antes colocavam os meninos pra jogar agora que tem um monte de meninos da base querem contratação vai entender aí coloca o goleiro que todos quer ver esculacham o menino como se fosse fácil entrar e tomar conta da posição primeiro tem que ter orgulho de todos esses meninos todos afinal apesar de todos os problemas eles que estão carregando o piano e deveria sim dar mais crédito seria bem mais fácil se todos abraçasse todos os jogos muitos iriam se destacar melhor pra depois um dia de amanhã eles quiserem voltar para casa pois só volta onde se é feliz essa e minha opinião boa noite
Quando afirmo que nossa base nada tem a ver com o futebol do SPFC, é apenas a constatação que a prioridade é a venda …, simples assim.
Veja há quantos anos ficamos sem times competitivos, sem conquistar títulos e praticamente sem futebol …, as dívidas “enterram” o clube e nos últimos 10 anos vendemos quase 2 bilhões em “promessas de Cotia”.
Endosso seu coro meu caro.
A base não tem nada a ver com o SPFC.
Tirando o Nikao que tem uma certa técnica e foi protagonista no CAP, o resto foi contratação meia boca. Rafinha bom era aquele do Flamengo.
Se contratassem uns 3 caras de qualidade do meio pra frente, daria pra brigar
Não fosse a base do SPFC, já teríamos caído para a segunda divisão e ainda estaríamos na fila por títulos.
Cotia é o São Paulo que dá certo.
Nem muito céu nem muito inferno,teve empates que foram marcação não segurando a vitória,teve alguns também que a arbitragem e o VAR prejudicou, sem querer justificar,e teve alguns empates que foram verdadeiras guerras por parte do nosso time.Mais a maioria foi marcação,tivemos azar,tivemos sorte e tivemos prejuízo.Mais podemos e temos tudo para o segundo turno irmos melhores,e não tomarmos e também não perdemos gols bobos.Cotinuaremos a torcer,cada jogo tem que continuar a encarar como uma guerra,e acertamos mais os gols.
Faltou seu jargão “bondes velhos com a mesma ideia de sempre ! Vai time da Fê
Não necessariamente, pois o SPFC sempre protagonista e na vanguarda do futebol brasileiro, sempre contou com “velhos” que elevaram nosso clube …, Zizinho, Leônidas, Gerson, Cerezzo e tantos outros.
“Bondes velhos” cansados e caros são aqueles que em nada colaboram com o clube, apenas oneram (em tenebrosas transações) e não agregam nada ao time.
Só aumentam as dívidas e o buraco em que meteram o SPFC.
E o fundo do poço tem sub-solo.
A conferir nos próximos capítulos “inéditos”.
Entendo todos vcs e respeito as opiniões mas o que está errado não e a base e sim o que fizeram com o dinheiro das vendas como administraram esse dinheiro porque retorno cotia sempre deu e ainda vai continuar rendendo muito dinheiro por isso o clube e uma mina de ouro para uma possível SAF entra presidente sai presidente e a história se repete não vejo outro clube tão valioso assim no futebol brasileiro alguém discórda agora eu tenho esperança no murici e no Rogério e a última esperança essa e minha opinião só mas respeito quem acha o contrário
Se ao invés dos 10 empates tivéssemos 5 vitórias e 5 derrotas, estaríamos em 6o lugar com 30 pontos, mesmo sendo uma das equipes com mais derrotas no campeonato. Mas vejam como a situação mudaria…
Estranho que ano passado metiam o pau no números de empates no Brasileirão.
Hoje está tudo lindo e maravilhoso.
25 pontos e 47% de aproveitamento
Se manter a média, chegaremos aos 50 pontos!
Ano passado perdeu do Fortaleza, perdeu na Sula e tava no rebaixamento. Só aguarda se perder do America, do Ceará, e descambar pro Z4 pra ver como todo mundo vai achar maravilhoso.
Sensação positiva se vencer o Goiás. Se empatar ou perder a coisa vai começar a ficar bem complicada. Ano passado terminamos o primeiro turno com 23 pontos e esse ano temos 25, então tudo depende de sábado pra “distanciar” riscos.
Empate demais não é bom. Se um time empatar todas no campeonato, será rebaixado com certeza.
Se trocássemos 05 empates por 04 vitórias e uma derrota, teríamos 07 pontos a mais e 04 vitórias a mais.
E foram vários empates em que poderíamos ter ganho.
Não se pode analisar empate friamente sem analisar como foram esses empates.
O São Paulo está muito desfalcado e conseguiu empatar com Atlético MG e Inter fora de casa, geralmente são derrotas quase certas.
Ainda empatou com o Corinthians fora.
Perdeu para o Palmeiras por 2×1 quando estava jogando melhor e ganhando até os 90 min.
Cada jogo é uma história.
Da forma como foram os jogos eu estou otimista para o segundo turno.