Neste domingo, o São Paulo empatou em 2 a 2 com o Fluminense, no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva, o técnico Rogério Ceni comentou sobre a situação física e o calendário:

O comandante também revelou que só conseguiu escolher a sua escalação inicial horas antes do embate. Após usar o time titular na última quinta-feira, na classificação às quartas de final da Copa do Brasil, ele decidiu poupar alguns de seus principais jogadores diante dos cariocas.

“Claro que empatar dentro de casa nunca é um bom resultado, mas o adversário teve cinco dias para se preparar e nós 60 horas. Isso faz diferença. Dois dias a mais de recuperação. Com cinco dias eu poderia escolher o melhor time. Em menos de três dias não há o que fazer. A decisão de quem iria jogar foi tomada hoje de manhã. O futebol brasileiro só tem jogo e recuperação. Não tem dia de treino. Não há tempo”, disse.

Apesar de ter tentado rodar o elenco, Ceni viu dois atletas deixarem o campo com dores neste domingo. Jandrei levou uma pancada nas costas e Léo sentiu uma lesão muscular na coxa. Ambos sentiram a contusão ainda no primeiro tempo.

“É previsível para quem joga de três em três dias, com viagens. Por isso fazemos algumas alterações. Mas às vezes precisamos usar os mesmos e corremos o risco da lesão e de enfraquecer. O calendário é desumano para todos. O ano vai chegando na reta final e você vai ficando mais desfalcado e fragilizado”, comentou.

“O Léo leva a mão na posterior, ele não sairia por qualquer coisa. O Jandrei levou uma pancada nas costas. Espero que não tenha sido nada grave. Tudo dentro do previsível. Se eu colocasse o mesmo time que foi contra o Palmeiras, a gente ia perder mais. O Welligton não era para jogar. Às vezes você precisa fazer pois quer ganhar o jogo, e o Brasileiro é traiçoeiro. A gente só não sabe quando vai estourar, mas a gente já prevê”, acrescentou.

Para enfrentar o Fluminense, o São Paulo não contou com Arboleda (cirurgia no tornozelo esquerdo), Luan (cirurgia no adutor esquerdo), Caio (cirurgia no joelho direito), Alisson (entorse no joelho direito), Miranda (dores musculares), Reinaldo (estiramento no adutor direito) e André Anderson (dores musculares).

Com o empate, o Tricolor Paulista desperdiçou a chance de encostar no G6 da competição, zona de acesso à Libertadores. O clube segue na oitava colocação, com 23 pontos, cinco a menos que o time das Laranjeiras, que aparece em quarto.

O São Paulo volta a campo agora na quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), quando visita o Internacional, pela 18ª rodada do Brasileirão.

Gazeta Esportiva