Mesmo com jogadores contundidos, vendidos e somente uma contratação confirmada até agora para a abertura da janela de transferências, na segunda-feira (18), o São Paulo conseguiu se manter vivo nas três competições que disputa na temporada. Apesar do elenco curto, contudo, o clube vai continuar evitando priorizar algumas das disputas para o restante do ano. O pensamento, segundo o técnico Rogério Ceni, é ‘viver um dia de cada vez’.
– Minha perspectiva é sempre a de ganhar o próximo jogo – resumiu Ceni após eliminar o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil, em pleno Allianz Parque, na quinta-feira (14).
Mais do que simplesmente ‘jogar para a galera’, o comandante são-paulino pensa, junto com a diretoria, que apostar as fichas em uma só competição pode ‘amolecer’ o elenco. É tudo o que a cúpula tricolor não quer, segundo o LANCE! apurou, para a equipe se manter entre os primeiros no Campeonato Brasileiro, competição onde o objetivo é não correr riscos de rebaixamento.
– Você quer botar sua força nas copas? Tem que poupar no Brasileiro. Mas os jogos são de três em três dias. Não há possibilidade ou não há como correr o risco de perder mais jogadores. Então são escolhas. As pessoas às vezes se sentem magoadas, mas eu falo a verdade. Se jogar quinta, domingo, quarta e sábado, é impossível, ainda mais com viagem no meio. Eu digo sempre que o Brasileiro é o mais importante pois é o único que você tem certeza da ultima rodada. E nós passamos por uma situação bem desagradável ano passado, que foi difícil reverter a situação que vinha, em ladeira muito abaixo, com cara de rebaixamento. O torcedor precisa entender, é melhor perder um jogador por um jogo do que por oito.
O São Paulo só volta a pensar em copas no dia 3 de agosto, quando faz o duelo de ida das quartas de final da Sul-Americana ante o Ceará, no Morumbi. Terça-feira (19), conhecerá o adversário na mesma fase da Copa do Brasil.
Até lá, entretanto, serão seis partidas pelo Brasileirão. Onde Ceni ainda luta com as contusões do elenco. Arboleda (cirurgia no tornozelo esquerdo), Luan (cirurgia no adutor esquerdo) e Caio (cirurgia no joelho direito) são desfalques certos para a maratona. Reinaldo (estiramento no adutor direito), Colorado (transição após
lesão no reto femoral direito) e André Anderson (dores musculares) podem reaparecer em breve.
Fora isso, o Tricolor vendeu Gabriel Sara ao Norwich, da Inglaterra, e Rigoni está próximo de atuar no futebol dos EUA. Somente Marcos Guilherme foi contratado oficialmente até agora.
– Se nós temos elenco para tocar as três competições? Eu com toda a sinceridade acho bem difícil. Agora, se nós não tivéssemos todos aqueles caras lesionados, certamente estaríamos em uma situação mais confortável – ponderou Ceni.
Diante desse cenário, o comandante tricolor é enfático: não há como priorizar disputas. E por isso – e pelas receitas que as competições geram -, a tática do ‘jogo a jogo’ será mantida. Para quem sabe colher frutos mais maduros ao final da temporada.
– Agora posso dizer que o São Paulo é um dos oito favoritos na Copa do Brasil (risos). Se nós vamos ser campeões esse ano? É uma tarefa bem difícil. Se nós vamos brigar todos os jogos? O torcedor, por esse jogo contra o Palmeiras, entende que nós vamos procurar fazer sempre o nosso melhor e tornar o São Paulo cada vez mais competitivo, para que o São Paulo possa ficar cada vez mais forte, ficar entre os três, quatro primeiros do futebol brasileiro.
Lance!

É claro que das três competições pode até sair de uma ou outra,mais com todos problemas possíveis e impossíveis,otime e o técnico gostem ou não tem seus méritos por ainda resistirem vivos nas três competições,independente dos resultados finais,pois esse time até uns dias atrás era visto como a maior zebra do mundo.
O BR não é prioridade?!
Ué, mas até algumas semanas atrás era…
Óbvio, não pra ser campeão, mas para manter uma posição minina pra estar na Libertadores em 23. Consequentemente, e estando nessa situação, automaticamente estaria livre de brigar pra não cair….
E cair, não vai mesmo.
Aliás, desde 16, eu leio alguns dizendo “ah desse ano não escapa, ah esse ano cai…”
Rsss…
Contudo, repito: estar na Libertadores pela CdB ou Sulla, só se chegar ao título de uma delas.
Como não criei expectativas por título, entendo que o caminho é brigar pelo G6 (absolutamente factível) ou na pior das hipóteses pelo G8.
Eu penso que agora nas quartas das 2 copas, haverá uma probabilidade razoável de cairmos fora em alguma delas. Se passar para a semi em uma delas, já será ótimo. Se passar nas duas, será excelente…
Mas não pode se distanciar dos primeiros no BR…. E hoje e quarta serão 2 jogos-chave….
Vitória hoje e empate na quarta é absolutamente possível… E aí, fechar com vitória contra um time que luta prá não cair….
Trinta pontos, SP: fechem o turno com 30 pontos, que dá pra projetar cousa melhor no 2o turno.
Nas copas, à medida que avançamos de fase, a tendência é ir piorando as dificuldades… Tomara que as chegadas de reforços a partir do dia 18 (amanhã) façam bem ao elenco, além do retorno de alguns contundidos.
PS: tomara que peguemos algum time mais “leve” no sorteio de terça… Tipo, o Fortaleza… Rsss
Fla, Nojentos, Flu e Athlético PR são os menos interessantes de pegar agora….
A ver…
prefiro galinhas e patetico ao Fortaleza!
Não priorizar e escolher se nas 3
não temos elenco, o acúmulo de jogos vai gerar muito desgaste e mais contusões, a primeira já foi a do Reinaldo
Se quisesse competir nas 3 teria que ter formado um elenco com mais opção no início, mas e claro que isso custa $$$ que hoje o clube não tem e foi descartado
A escolha e difícil mas administrar e fazer escolhas difíceis e escolher o melhor uso para os recursos limitados que tem
Vamos deixar os palavrões de lado?
Deletado
Desculpe, nem tinha visto. Não foi minha intenção ofender ninguem.
Vai ter que priorizar caso o BR desande. Enquanto estiver somando pontos na parte de cima vai conseguir caminhar em todas.
Risco é que quanto mais persistir essa história de 3 competições, maior a chance de perdermos mais gente importante.
Reinaldo, Arboleda, Luan e Alisson que vinham sendo titulares já estão fora por um bom tempo. Miranda ninguem sabe.
Machuca mais 2 ou 3 por uns 3 meses, mesmo que vc decida aí focar só o Brasileiro será mais complicado, time estará bem enfraquecido. Se der o azar máximo e machucar o Calleri, acabou todos os campeonatos.
Estamos brincando com a sorte, com muito pouco planejamento. Uma hora coisa ruim vai acontecer.
Sulamericana é bem grande a possibilidade de título, pois o grande problema pode ser o Internacional em uma final, mas sendo um jogo em campo neutro, é 50/50.
Na CdB, eu adoraria pegar as galinhas agora, para dar mais moral e despachar esses imundos logo nas quartas, porém um Fortaleza ou América não seria ruim também…
Mesmo com o miCo no comando, elenco enxuto e com peças que não deveriam estar pisando no CT, eu acredito em 1 desses 2 títulos em 2022… Vaaaaiii tricolor!!!
Eu concordo que no brasileiro tem que ter uma visão de não caírmos de posições,mais garanto que na hora que cair da CB ou sula,que vai ter críticas em cima de críticas é bem possível que tenha,espero que não,mais é mais fácil ter.