Por Marina Bufon
O São Paulo foi até o Mineirão para enfrentar o forte Atlético-MG já sabendo das principais dificuldades – a força da torcida adversária no Mineirão, os desfalques e a “preocupação” com o jogo decisivo da próxima quinta-feira, pela Copa do Brasil.
Ainda assim, o time de Rogério Ceni conquistou um importante empate por 0 a 0, com uma bela atuação defensiva, que contou com uma linha formada por Rafinha, Luizão, Miranda e Reinaldo/Welington.
O camisa 6, porém, precisou ser substituído com menos de dez minutos de bola rolando, o que poderia colocar a perder a estratégia escolhida por Ceni. Welington, porém, conseguiu exercer sua função e o Tricolor definiu bem seus espaços – em alguns momentos, ele atuava mais como ala do que defensivamente.
É óbvio, pela qualidade do ataque adversário, que Hulk e companhia em algum momento conseguiriam se infiltrar nesta linha, como aconteceu em ao menos três oportunidades no primeiro tempo. Ainda assim, não houve nenhuma grande defesa de Jandrei.
Por outro lado, o São Paulo equilibrou as ações ao avançar com Patrick pelos lados, além de tentativas de Igor Gomes de longa distância.
Na segunda etapa, o roteiro seguiu o mesmo, com acelerada nas investidas, lá e cá, a partir dos 15 minutos – com Igor Vinícius, Hulk, Pablo Maia, Welington, Jair e duas revisões de possíveis pênaltis para o Galo no VAR, mas sem nada (corretamente) a marcar.
Rafinha, após o duelo, disse que o São Paulo sempre vai aos jogos para ganhar – ele foi perguntado se o empate teve gosto de vitória. Neste jogo em específico, isso ficou claro e, como já dito, com o cenário hostil que se apresentou, o resultado deve ser comemorado como tal.
O clube foi a campo com 15 desfalques, seja por lesão, seja por suspensão, tendo que contar com apenas três zagueiros em todo o plantel. Com apenas dez minutos, perdeu um dos mais experientes do elenco, machucado. Ainda assim, não jogou fechado e só se defendeu, como muitos poderiam esperar, mas, de fato, poderia ter vencido o jogo.
Mais que o resultado, a atuação, principalmente defensiva, dá ao São Paulo uma confiança real para a decisão da próxima quinta-feira, quando enfrentará o forte Palmeiras no Allianz Parque, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Tricolor venceu por 1 a 0 e, com isso, o empate dá a vaga ao time de Rogério Ceni.
É válido lembrar que, na ocasião, o técnico terá alguns retornos em relação ao jogo deste domingo, como os suspensos Luciano, Nestor e Gabriel Neves. Outro nome é Nikão, próximo de retornar após lesão.
Gazeta Esportiva

Conclusão do GE – Rodrigo Capelo.
Porém, se quiser de fato reconstruir o clube – destruído pelo antecessor –, Casares precisará romper com os vícios que comprometem um futuro sustentável e vencedor. Gastar menos, pagar dívidas, buscar soluções para o longo prazo. Após seu primeiro ano de gestão, ainda não há sinais de que o novo presidente seja diferente dos que vieram antes dele.
Nós vimos a gestão atual melhorar o marketing, fechar contratos maiores com patrocinadores, renegociar dívidas alongando-as, pagar as dívidas mais urgentes para se livrar de sanções, se livrar de jogadores caros e improdutivos (Dani Alves, Pablo, Vitor Bueno, Tchê Tchê, etc.) e só contratar jogadores livres no mercado (alguns refugos que a torcida torce o nariz). Além disso, pegou alguns jogadores emprestados com opção de compra bem parceladas e continuou a subir garotos da base.
Hoje não temos nenhum “craque” cujo o time é dependente, apesar de Calleri, por exemplo, não ter substituto a altura. Porém acho que ainda contam na folha salarial os pagamentos de jogadores com contratos indigestos firmados por Pássaro/Raí. E mesmo após tantas mudanças para equilibrar o elenco, é notório que ainda faltam jogadores velozes pelas pontas (que costumam não ser baratos), além de um camisa 10 articulador.
Não estou isentando a diretoria atual de erros, pois também fizeram alguns contratos ruins como o salário de Éder e a compra de Orejuela, mas a herança Leco é muito maldita. Além disso teve a pandemia que tirou a receita dos estádios e fez com que o clube tivesse que atrasar salários. Sem contar que nosso reffis é outra bomba pra resolver que precisa de dinheiro e até agora não concretizamos nenhuma venda de meio de ano (a última “grande” venda foi Brenner em fim de ano).
Pablo Solari no River, cebolinha no Flamengo, Ojeda e Luis Henrique no Botafogo.
Uma pena o SPFC não ter capacidade financeira para trazer protagonistas.
Às vezes é no pior cenário que o time se supera e surpreende. Podemos passar pelas peppas, além de quebrar um tabu, caso vençamos (é clássico e tudo pode acontecer).
O time do SP está em um bom nível de concentração. É torcer para não darmos azar com bate-rebate, arbitragem ruim ou lesões. No 11×11 o tricolor é competitivo e pode se classificar.
O futebol cresceu num momento complicado e cheio de desfalques e vejo muito disso passando pelo crescimento do Patrick no meio, deu uma dinâmica muito boa. Se passar do Parmera na quinta e conseguir o título da Sula já seria um 2022 excelente, fazendo uma campanha sólida no BR.
https://ge.globo.com/negocios-do-esporte/noticia/2022/07/11/as-financas-do-sao-paulo-em-2021-endividada-gastadora-e-ineficiente-nova-administracao-mantem-o-clube-na-rota-da-irresponsabilidade.ghtml conclusão: Casares, mais do mesmo; empréstimos bancários, e dívida para seu sucessor.
Essa matéria do GE antes do clássico parece ter intuito de tumultuar o ambiente. Não digo que está errada, mas quem acompanha o clube não deveria se basear só nela, visto que há um contexto de anos pra chegar no buraco em que chegamos e que não é fácil sair e manter um time competitivo ao mesmo tempo.
Hoje não vejo nenhum, craque, nenhuma loucura de jogador recebendo mais de R$1 mi por mês, inclusive não estouraram o orçamento pra trazer Soteldo, por exemplo. Pelo contrário, a torcida reclama do clube contratar refugos e fica sonhando com jogadores como Lucas, que não seria barato. Ou seja, querem jogadores caros e pagar a dívida ao mesmo tempo.
Sobre a dívida: não serão os integrantes da máfia que jogaram o SPFC nessa situação que vão tira-lo.
Convenhamos: o Casares pegou terra arrasada. Está equacionando os grandes abacaxis deixados pelo Leco e seus comparsas: Daniel Mosca Alves, Tchê Tchê, Volpi, Pablo, Vitor Bueno….
Mas também pisou na bola em algumas contratações: William Trator, Éder Porpeta, Zé Ruela. Nikão, Patrick e Alisson estão tentando se firmar. Assim como Neves, Andre Anderson, Jandrei.
Daqui pra frente, não pode errar nas contratações e tem que continuar lançando a base (Rodriguinho, Luizão, Thales 🙏🏼🙏🏼🙏🏼). Fora isso, o DM tem que ajudar a esvaziar o estaleiro.
Pegou situação difícil. Terra arrasada não. O clube que ele é presidente tem Cotia, estádio próprio, 19M de torcedores.
Realmente!!!
Ativos muito valiosos, capazes de nos dar esperança em dias melhores!!!
Zanquetta, Marcio, Katia, o blog poderia fazer um post sobre os jogadores lesionados informando a data da lesão e a previsão de retorno.
O que eu estou preocupado é com o VAR,pois em alguns jogos o VAR fez de tudo para tentar arruinar o São Paulo,tentando achar pênalti, validar gol contcontra nós impedido,e vários lances bem polêmicos contra nós. Torçamos para a arbitragem não nos prejudicar.
Ainda sobre a matéria do GE, nao consigo postar os gráficos de receita x despesa e perfil da divida curto vs longo prazo.
O que aconteceu de 2018 para 2019?
É criminoso o que aconteceu
https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/desempregado-39-anos-protegido-de-tite-parca-de-neymar-daniel-alves-sabe-que-estara-na-copa-e-ataca-o-sao-paulo-fui-crucificado-11072022. Está na hora desta Diretoria tomar uma posição hostil, contra este filho da P…
Esse “jornalista” é lixo puro. Requentando assunto.
Mas até que na matéria ele foi lúcido.
“Sim, Daniel Alves garantiu que o clube que o tratou como a maior contratação de todos os tempos, ofereceu o maior salário que já pagou para qualquer atleta, com a diretoria e os treinadores sabendo que ele é lateral direito, o aceitou como meio-campista medíocre, para se poupar, esperar pela Copa do Catar. E ainda lhe deu a camisa 10. Este clube o ‘crucificou’.”
Mas ele é terrível mesmo.
por indução, da materia entende-se que o ze ruela ressuscita até o batuque! o patetico ai piorar muito!
vai