Autor do quarto gol da goleada de 4 a 1 do São Paulo com a Católica, na quinta-feir, pela Copa Sul-Americana, Rodriguinho marcou de vez seu nome na história do Tricolor. O jovem de 18 anos entrou para um seleto grupo de outras seis revelações do clube que marcaram gols em sua primeira partida pelo profissional atuando na casa são-paulina.

A nova joia de Cotia, Rodriguinho entrou aos 22 minutos do segundo tempo na partida em que foi relacionado pela primeira vez em sua história pelo clube. de fato, o feito é considerado inédito pelo próprio clube.

Entretanto, segundo dados do historiador do São Paulo, Michael Serra, o meia, que está desde os 10 anos no tricolor, é o 20º atleta formado pelo clube a conseguir marcar em seu primeiro jogo.

Nos dados divulgados por Serra, de toda essa lista, somente o ex-atacante Guilherme, em 1993, e o lateral-esquerdo Alemão, em 2000, conseguiram anotar o tento em suas estreias oficiais pelo Tricolor em competições internacionais (veja lista abaixo).

Levantamento feito pelo LANCE! mostra que Rodriguinho entrou também em outras listas históricas do São Paulo. O meia da base se tornou o quarto atleta são-paulino na história a estrear pelo clube em uma competição internacional e já marcando um gol. Além dele e de Alemão, o atual dono da camisa 9, Calleri, e o lateral-direito Ojeruella foram outros a atingir o feito.

Rodriguinho também se tornou o 37º jogador da história do São Paulo a marcar o primeiro gol pelo clube em uma competição internacional.

Indo além das categorias de base, de modo geral, entre todos os atletas tricolores, em todos os tempos e todas as equipes, Rodriguinho foi o 130º jogador a estrear pelo São Paulo marcando gol.

Ao todo, contando Rodriguinho, 45 jogadores na história do São Paulo estrearam em competições internacionais com gols

Ovacionado pela torcida após o gol marcado e celebrado por todo o elenco são-paulino, Rodriguinho é uma das apostas do clube para o futuro. Renovou recentemente o seu contrato por mais quatro anos e virou uma espécie de xodó do técnico Rogério Ceni, que assim como ele foi formado na base do clube e se mostrou empenhado em ajudar o atleta.

– Ele (Rodriguinho) e Moreira (outra cria de Cotia a marcar na quinta) são jogadores que serão importantes para o São Paulo, que podem vir a ser titulares. Não podemos queimar etapas, pois são jogadores para se colocar alguns minutos, em alguns jogos, para que cresçam. Não podemos ter pressa e cobrar para jogar mais – disse o treinador após a partida.

– Rodriguinho fez alguns treinos com a gente e foi ao último jogo para se adaptar ao comportamento do elenco. Teve a primeira oportunidade e fez o gol com 13 minutos em campo. Na base, ele é um 10, mas aqui vai ter que aprender a marcar e jogar, fazer um serviço como o Patrick faz de marcar o primeiro ou o segundo volante – orientou Ceni.

OS RECORDES DE RODRIGUINHO EM APENAS 25 MINUTOS EM CAMPO

Sétima revelação vinda da base a marcar na estreia no Morumbi:

1 – Eliel (atacante) – 24/10/1990/ 4 x 0 Vitória – Brasileirão – fez três gols
2 – Pavão (lateral-direito) – 9/10/1991 – 1 x 4 Inter de Limeira – Paulistão
3 – Toninho (atacante) – 28/10/1994 – 3 x 0 Flamengo -Brasileirão
4 – Alemão (lateral-esquerdo) – 6/09/2000 – 4 x 0 Colo-Colo (CHI) – Copa Mercosul
5 – Paulo Matos (atacante) – 19/06/2005 – 1 x 0 Botafogo – Brasileirão
6 – Helinho (atacante) – 4/11/2018 – 2 x 2 Flamengo – Brasileirão
7 – Rodriguinho (meia) – 8/7/2022 – 4 x 1 Universidad Católica (CHI) – Copa Sul-Americana

RODRIGUINHO COMO O QUARTO A ESTREAR PELO CLUBE EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

1 – Alemão (lateral-esquerdo) – 06/09/2000 – 4 x 0 Colo Colo (CHI) – Copa Mercosul
2- Jonathan Calleri (atacante) – 03/02/2016 – 1 x 1 César Vallejo (PER) – Copa Libertadores
3 – Orejuella (lateral-direito) – 12/05/2021 – 1 x 1 Rentistas (URU) – Copa Libertadores

Revelações do São Paulo a marcarem primeiro gol em duelos internacionais:

1 – Guilherme (Atacante) – 25/06/93 – São Paulo 4 x 1 Tenerife – Torneio Santiago de Compostela (marcou os quatro gols da partida)
2 – Alemão (Lateral-esquerdo) – 06/09/00 – São Paulo 4 x 0 Colo-Colo – Copa Mercosul
3 – Rodriguinho (Meia) – 08/07/22 – São Paulo 4 x 1 U. Católica – Copa Sul-Americana

Lance!