O São Paulo tem um retrospecto a favor para a partida decisiva contra a Universidad Católica, do Chile, nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio do Morumbi, em São Paulo, pela rodada de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time tricolor nunca foi eliminado em um confronto eliminatório, de qualquer competição, após vencer o jogo de ida como visitante por dois ou mais gols de vantagem. E a vitória em Santiago, na semana passada, foi por 4 a 2.

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Anotações Tricolores, o São Paulo já passou 21 vezes por essa situação e em todas assegurou a classificação – ou eliminou a volta, como já aconteceu em algumas edições da Copa do Brasil.

O que pode dificultar para o São Paulo é o grande número de desfalques para o técnico Rogério Ceni. Além das oito baixas por lesão (Gabriel Sara, Luan, Caio, Arboleda, Nikão, Talles, Alisson e Andrés Colorado), o lateral direito Igor Vinícius, o volante Rodrigo Nestor e o atacante argentino Jonathan Calleri também não jogarão pelas expulsões no jogo de ida, no Chile, tendo de cumprir suspensão.

Isso tudo sem considerar o lateral direito Rafinha, que foi baixa na vitória do último domingo sobre o Atlético-GO por 2 a 1, em Goiânia, por causa de um resfriado. Ele já participou do treinamento desta quarta-feira, no CCT da Barra Funda, e a expectativa é de que esteja recuperado.

Dos jogadores que se recuperam de lesão, os que estão mais próximos de um retorno são o meia-atacante Nikão e o meia Talles Costa. Ambos estão em transição para o gramado, fazendo trabalhos com os preparadores físicos há alguns dias, e podem voltar a ficar à disposição de Rogério Ceni na próxima semana, uma vez que precisam se recondicionar fisicamente pelo longo período afastados.

Confira lista com 17 vitórias do São Paulo por 2 ou mais gols de diferença em jogos de ida como visitante:

Noroeste 1 x 3 São Paulo (Taça Estado de São Paulo de 1962) Santos 0 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro de 1981) Bragantino 0 x 2 São Paulo (Campeonato Paulista de 1989) Corinthians 0 x 3 São Paulo (Campeonato Paulista de 1991) Palmeiras 2 x 4 São Paulo (Campeonato Paulista de 1992) Atlético Nacional-COL 0 x 2 São Paulo (Supercopa da Libertadores de 1994) Sinop-MT 0 x 4 São Paulo (Copa do Brasil de 2000) América-RN 1 x 3 São Paulo (Copa do Brasil de 2000) Botafogo 1 x 4 São Paulo (Torneio Rio São-Paulo de 2001) Coritiba 0 x 2 São Paulo (Copa do Brasil de 2001) Palmeiras 0 x 2 São Paulo (Supercampeonato Paulista de 2002) Figueirense 0 x 2 São Paulo (Copa do Brasil de 2003) The Strongest-BOl 1 x 4 São Paulo (Copa Sul-Americana de 2003) Cruzeiro 0 x 2 São Paulo (Copa Libertadores de 2010) Bahia 0 x 2 São Paulo (Copa Sul-Americana de 2012) Universidad de Chile-CHI 0 x 2 São Paulo (Copa Sul-Americana de 2012) Linense 0 x 2 São Paulo (Campeonato Paulista de 2017)

Gazeta Esportiva