O São Paulo se manifestou após seu ex-meio-campista Richarlyson assumir sua bissexualidade durante participação no podcast Nos Armários dos Vestiários. Às 20h, o Tricolor fez post e lembrou a garra e coragem do então camisa 20, que integra a calçada da fama do Morumbi.
”20h, para enaltecer o camisa 20. Por ter honrado as cores do São Paulo com garra e conquistado importantes títulos, Richarlyson integra o Caminho dos Ídolos, no Morumbi. Essa mesma coragem ele demonstra em sua vida. Respeito máximo por sua trajetória!”, escreveu o São Paulo em suas redes sociais.
Richarlyson fez parte de uma das épocas mais vitoriosas da história da equipe paulista. Atuando pelo clube entre os anos de 2005 e 2010, o volante disputou 244 partidas e marcou 12 gols, além de ter conquistado uma Libertadores, um Mundial, três Campeonatos Brasileiros e um Campeonato Paulista.
“A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: ‘Richarlyson é bissexual’. E o meme já vem pronto. Dirão: ‘Nossa, mas jura? Eu nem imaginava’. E o mais importante, que é a questão da homofobia, não vai mudar. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, contou Richarlyson.
Dentro de campo, o São Paulo se prepara para seu próximo confronto. Após ter vencido o rival Palmeiras, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o time de Rogério Ceni terá pela frente o Juventude, em casa, às 18h (de Brasília) deste domingo.
Apoio de outros clubes
Além do São Paulo, outros clubes também se manifestaram em apoio a Richarlyson. Um deles foi o arquirrival Corinthians: ”Richarlyson foi um grande jogador, um grande rival em campo e é um grande profissional do meio esportivo. Agora, ao se assumir bissexual, segue sendo tudo isso e ainda se coloca como mais uma importante voz de resistência. Máximo respeito”, escreveu o Timão.
”Respeito. Igualdade. Inclusão.”, escreveu o Vasco, que faz forte campanha contra a homofobia e em apoio aos direitos LGBT+.
O Santo André, clube pelo qual Richarlyson jogou, também homenageou o jogador: ”Nesta sexta-feira, (Richarlyson) coloca seu nome na história ao se revelar bissexual e quebrar a barreira do preconceito ainda enraizado no futebol e na sociedade. O futebol evolui e queremos evoluir com ele”.
Gazeta Esportiva

Richarlyson tem meu respeito sempre respeitou o SP e foi vitorioso tanto aqui quanto no Atlético MG
Não temos o direito de discutir algo que só interessa a ele , portanto é direito dele .
Não era pra ser uma resposta
A sexualidade de alguém tinha que ser 0 de importância. Cada um faz e é o que quiser. Dentro de campo o que vale é a entrega e dedicação. Prefiro um Richarlyson à um Liziero, Vitor Bueno, etc…
Publicaram no Twitter que o fizeram uma lista com 12 nomes dentre eles: Adryelson, Mailson e Claudinho, começaram as especulações, haja paciência.
Sonha com Lucas, Claudinho, Richarlison da seleção, acorda com Marcos Guilherme. Essa e a realidade do SPFC hoje, e é assustadora.
Cara eu ia escrever justamente sobre isso. Claudinho é fake , foi considerado o melhor jogador da Rússia no primeiro ano lá , sem chance . Mailson e Adryelson é o tipo de contratação que o tricolor pode ter como alvo . Que Mailson seja um Toinho e que Adryelson seja o novo Paranhos.
Eu sou das antigas,mais o que um ser humano é ou deixa de ser é exclusivamente da conta da pessoa,o que importa é o caráter dela,tem muitos no mundo não só neste caso mais em vários outros que tem:-preconceito,machismo,enfim que se julgam as pessoas mais perfeitas do planeta. Bem o que mais importa é o respeito,não posso exigir respeito de um outro ser humano se eu não respeito ele. Eu respeito a história que você teve aqui e sua pessoa também.
Paulista sub 15 ao vivo agora na SPFCTV , em seguida tem sub 17
Não sei qual a necessidade de falar isso em público. A vida é do rapaz e isso não interessa a ninguém.
A imprensa ficou praticamente a carreira toda dele fazendo essa pergunta. Resolveu falar, o que todo mundo já sabia, talvez para pararem de perguntar.
Cara ainda que eu passe o mais longe possível de ser um militante dessas causas, achei uma puta sacanagem o que o diretor do PalBBeiras fez com o cara na época.
Salvo engano pela memória, houve até uma reportagem no fantástico onde ele alegou que iria revelar que havia um jogador gay no São Paulo, ou coisa desse tipo.
Mas isso ai era pro São Paulo ter dado guarida pro cara na época, hoje é muito fácil falar que apoia sendo que deixaram o cara no armário a carreira toda.
Esse foi o armário mais escancarado do futebol, na verdade, o que me surpreende é o Richarlyson dizer que tbm gosta de mulher, tanto é que na época em que os boatos sobre a sexualidade dele ganharam mais força, uma capa da Playboy disse que era namorada dele e que ele teria terminado com ela pois não queria que ela aparecesse pelada para o mundo inteiro ver…
Mas ele sempre jogou com muita garra, muita vontade e sim, ele foi muito injustiçado pela Dependente por causa de sua orientação sexual, mas sempre respeitou nossa camisa….
Eu praticamente assino embaixo tudo o que vc escreveu.
Vida pessoal é problema de cada um. Mas todo mundo já sabia, ele apenas tornou oficial. Mas na verdade esse lance de dizer que gosta de mulher também talvez seja para “amenizar”, E aquela suposta namorada foi armação, segundo pessoas que transitam no meio do futebol e que eu conheci…
Como jogador, o Ricky sempre se cuidou, o melhor preparo físico do grupo, respeitou nossa camisa e sempre lutou demais em campo.
Sempre foi um jogador limitado tecnicamente, mas sua disposição e garra em campo compensava….
Que seja feliz, ao modo dele…
Um dos melhores volantes que o SP já teve, mereceu a homenagem!
Vida particular é particular, dito isto, a diretoria mkteira poderia fazer algo para melhorar o time!
Realmente o futebol morreu quando questões íntimas de jogador tornam-se ” a evolução do futebol”.
Richarlyson era voluntarioso, aguerrido, respeitava as nossas cores. Porém, em 2006 na LA, suas indecisões e precipitações, metia os pés pelas mãos, nos fez perder a vantagem de jogar a final no Morumbi. Ele foi execrado pela torcida por ser limitado tecnicamente. Depois, evoluiu bastante.
Esse me fazia muita raiva quando queria quebrar a bola de um lado pro outro do campo e errava a inversão de jogo apenas por vaidade.
Agora como disse o colega, o meu maior espanto foi ele também já ter se relacionado com mulher, sobre ele ter relação com homens surpreendeu um total de zero pessoas mesmo.
E deve ser assim, o jogador se matando dentro de campo, se preservando fisicamente fora e não sendo preso, pra mim, deve fazer o que fizer ele feliz.
Sobre “o resto”, nem vale a pena abrir debate porque é justamente isso que a mídia quer com uma notícia dessas, ainda mas neste mês.
Só tem pessoal evoluído nos comentários. Quando ele jogava ninguém gritava o nome dele e ele era tipo um pária para os torcedores Sao Paulino, tinham vergonha de dizer que jogava no São Paulo. Duvido que se algum jogador do São Paulo se identificar com gay, bi ou qualquer outra coisa se seria essa aceitação toda.
Amigo, arrume seu e-mail, por favor
Desde 77 torço pra esse time d coração, vi muitos títulos, vivi muitas emoções e tbm decepções, ví bons jogadores, outros mais ou menos e uns q pelamordDeus 🤦🏻♂️🤬. O Richarlison pra mim e pra muitos q comentaram aqui no blog foi um bom jogador, voluntarioso, honrou nosso manto mil vezes mais q muitos q passaram pelo tricolor. Agora,isso aí não é novidade alguma a não ser essa q ele gosta d mulher tbm, aí sim é novidade. Agora me surpreende a novidade, ou melhor dizendo, a “coincidência “, foi só ir praquele canalzinho d TV q ele “resolveu” evacuar o guarda-roupas; aah dalicença hein Rick 🤨🤥😎. Só não me vá “Casagrandear” tbm né …