São Paulo e Palmeiras se enfrentarão duas vezes em um intervalo de três dias a partir da próxima segunda-feira. Para os clássicos, um dos objetivos do técnico Rogério Ceni é evitar os tradicionais “apagões” que o Tricolor Paulista vem sofrendo nos segundos tempos de seus jogos.
Dos últimos 10 gols que o São Paulo sofreu somando todas as competições, seis foram na segunda etapa. Contabilizando as últimas quatro partidas do Tricolor Paulista, todos os três tentos sofridos foram no segundo tempo, contra Coritiba, Avaí e Botafogo.
Um roteiro que vem se repetindo nas partidas do São Paulo é um bom desempenho nos primeiros 45 minutos, com muitas chances de gol desperdiçadas. Com a vantagem mínima no placar e o crescimento do adversário na segunda etapa, o time costuma ceder espaços e deixa pontos valiosos pelo caminho.
A boa notícia para o torcedor é que isso costuma acontecer com maior frequência nos jogos fora de casa, como contra Corinthians, Avaí e Coritiba. A última derrota do São Paulo no Morumbi foi justamente contra o Palmeiras, no dia 10 de março, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
O primeiro Choque-Rei será disputado na segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O segundo será na quinta-feira, também às 20 horas, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Gazeta Esportiva

Duas “surras” a caminho!
Será um jogo bem complicado, até porque não temos velocidade pra contra atacar. Ainda mais, por termos vários jogadores em péssimos momentos técnicos: Luciano, Pablo Maia, Igor Gomes, Rafinha, sem contar o Nestor, que há uns 5 jogos, destrói todas as jogadas de ataque. Colocaria o André Anderson no lugar dele, não teria como ser pior.
Curioso quem resume os problemas a “apagões no segundo tempo”. Contra o Palmeiras o time, e treinador, vão ter que fazer 3 jogos próximos da perfeição.
Falar que o time sofre “apagões” é uma das desculpas mais esfarrapadas que inventaram recentemente no futebol.
Antigamente falavam que o time cochilou, bobeou, deu brecha, não voltou pro 2°tempo e etc.
Soa mais natural e até acho melhor falar assim do que ficar só no “apagão”.
Vamos esperar para ver ,muito embora que o favoritismo nas duas partidas é deles.Continuo dizendo e insistindo que tem responsabilidade do técnico e muito mais responsabilidade dos que estão em campo,e essa responsabilidade uma coisa eu sei não é minha,é de quem vai ter contado direto com o jogo ou seja dos jogadores,e só tem um jogador que está tentando fazer futebol no campo inteiro que é o Caleri,sei que muitos não concordam comigo e acha que a culpa é do técnico. Não estou defendendo ninguém mais seja o time que for quem está em campo é os jogadores.Caramba não sei jogar na defesa não é minha função,não sei jogar no meio campo não é minha função, não sei jogar no ataque não é minha função,então procure outra função profissional,vai vender cachorro quente, bilhete da loteria,engraxar sapatos,sei se na se adapta se for deslocado de sua função então para mim estão em lugar errado.Entram em campo e procurem jogar o melhor possível ou impossível. Não me interessa se estão em suas posições de origem,o inventem renovem,tanto técnico e principalmente os que estão em campo.Faz alguns comentários que eu estou insistindo neste tipo de comentário,gostaria que entendessem que na hora wue o jogo começa são os jogadores que estão em campo,caramba o técnico seja qual for não vai escalar o jogador se o cara nos treinos não fez para convence-lo,que tal pode fazer essa posição,eu não acredito que é decisão de momento na hora que vai escalar.Indepedente de quem está em campo tem jogar o melhor possível tem jogador que mesmo na sua posição cai de rendimento,a vulp é de todo mundo do mais seja o time que for a maior culpa é sim de quem está em campo para jogar.
Quem treina e escala os jogadores? Se o técnico nunca tem culpa de nada e só os jogadores resolverem jogar que tá tudo certo, nem precisaria de técnico ou treinamentos.
É igual jogar pelada, vc combina com seus amigos o que cada um vai fazer dentro de campo, posição que vai jogar e vamo que vamos!
Por isso houve a profissionalização do futebol pois antigamente era assim o futebol do jeito que vc descreveu.
Não culpo somente o Ceni, vários jogadores estão mal tanto fisicamente e tecnicamente e se a comissão técnica não consegue fazer nada seria melhor fazer igual o Cuca e pedir o boné.
O Muricy e a diretoria tbm não ajudam em nada pois estamos nessa daí já faz quando tempo?
Todos tem culpa no cartório, não dá pra isentar ninguém não.
Japoneis,
Pois é, acho que ele pensa que é futebol de botão.
Gerson quando estava iniciando carreira no Flamengo foi escalado para jogar marcando Garrincha.
Disse ao técnico que iria dar m… e deu !
Tomou um drible e ficou sentado no gramado.
Nunca mais jogou assim .
Enfim…
Mauro, os caras sabem que o técnico tem responsabilidade pelo time.
Se fosse só responsabilidade dos jogadores não faz sentido manter uma estrutura e comissão técnica no futebol.
Faz um grupo de zap, marca uns treinos, cada um se prepara do jeito que der e vai pro jogo assim.
Eu não disse que o técnico não tem culpa se deu para entender não tiro a responsabilidade do técnico eu disse que a maior responsabilidade é de quem está dentro do campo,disse também da culpa do técnico mais os caras dentro do campo seja no time que for esquecem de como se faz futebol então estão no lugar errado.Tecnico tem sua parcela de responsabilidade, mais a maior responsabilidade é de quem está no jogo
Se o jogador não tá correspondendo dentro de campo e tá jogando mal a partida quem tem que tirar?
O técnico ou o jogador vai pedir pra sair?
Vc olha o time do São Paulo dentro de campo e quantos jogadores estão jogando satisfatoriamente bem e com regularidade?
Só o Calleri! De resto não vejo nenhum…e como vai fazer então?
Vc falam que Ceni é um excelente técnico que foi campeão no Fortaleza e Flamengo e que tira o melhor dos jogadores mesmo com um elenco limitado como tinha no Fortaleza e agora no São Paulo, não dá pra fazer nada se os jogadores não correspondem dentro de campo?
Então o Telê Santana não fez nada no clube entre 90 até 95, o Muricy no Tricampeonato e por aí vai.
Quem ganha jogo é o time de futebol que conta com um elenco de jogadores, comissão técnica e o trabalho da diretoria que precisa deixar a estrutura funcionando e arrumar dinheiro pra manter tudo em ordem.
Me fala onde tá funcionando alguma dessas partes? Técnico tá perdido, diretoria omissa e jogadores desinteressados.
Esse é o resumo do que virou o clube e não é de hoje.
O Ceni, o Muricy e Casares são da mesma turma que nos ajudou a colocar nesta situação e agora parte da torcida acha que são os “salvadores da pátria”.
Japonês eu percebi que estamos falando a mesma coisa,só com observações diferentes não tiramos a responsabilidade nem do técnico e nem dos jogadores esse desinteresse eu já percebi faz tempo por isso que digo da responsabilidade maior dos jogadores,tem certas substituição errada da parte do técnico como também vi várias substituição certas que não surgiram efeito nenhum,tanto do jogador substituído como do que substituiu sem saber qual foi o menos interessado no jogo é isso aí um abraço
Engraçado que o Crespo (que eu mesmo defendo) a culpa era do goleiro frangueiro que entregou contras as peppas na libertadores e na copa do Brasil, né?! Ele n treinava o Volpi?
Eu não passo pano para o Ceni. Mas ao passo que tem aqueles que o defendem com unhas e dentes (cada vez mais raros, existem apenas no imaginário de quem o odeia e quer bancar o insentão), também tem o que são movidos por uma raiva, um ranço e rancor tão grandes que é muito difícil de entender.
Ceni é limitado e não deveria ser nosso treinador.
Mas daí vem cara dizer: “ah, tinha que ter ganhei do Ceará, do Avaí, do Coritiba, do Botafogo e do Corinthians”. Tá, era para o São Paulo liderar então com 36 pontos e 100% de aproveitamento?
Que loucura!
E o Atl Mg, se tivesse ganhado as últimas 3 era líder.
“Se” o Corinthians não tivesse perdido para o Cuiabá e tivesse ganhado do SP era líder disparado.
“Se” o Palmeiras tivesse ganhado do Ceará tinha mais folga ainda.
Pessoal também joga pedra em tudo.
Ah, o Calleri tá salvando o Ceni.
E o Rigoni não cansou de salvar o Crespo?
Ah, o Crespo ganhou paulista e só caiu na libertadores e copa do Brasil por causa das lesões?
Tá, mas isso não foi vantagem no Paulista, onde Corinthians e Palmeiras pegaram férias e voltaram abaixo do SP fisicamente também?
Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco também.
Temos de ter coerência nos argumentos.
Ceni errou em alguns jogos, no outro o time teve azar, sim, e em outros o time foi incompetente e/ou faltou qualidade.
Ah, mas ele que escala.
Tá bom. Tem mais quem tanto no banco?
Tinha gente enfartando aqui no blog pq o Luciano era reserva. O que o Luciano tem feito agora?
Tinha gente enfartando pro Rigoni jogar…
E assim segue.
Futebol, assim como tudo na vida, é feito de fases.
Os jogadores, com exceção de Calleri, Miranda e Diego Costa (em minha opinião), estão todos abaixo. É um fato.
Eu também acho que quem entra em campo tem que ter a responsabilidade maior, pois são eles quem decidem se vão obedecer o treinador. Eu acho que tanto a culpa da derrota, quanto o mérito da vitória deve ser atribuído aos atletas. É claro que o treinador tem seu merito e sua culpa, mas atribuir a eles toda a culpa é todo o mérito, já é exagero.
O que mais vejo é isentarem o técnico por ser o Ceni, quem pediu os jogadores, quem faz a preparação, quem tem que convencer e incentivar os jogadores?
O peso maior sempre vai recair sobre a comissão técnica se nada funciona no time. Vai trocar o elenco todo? Basta ver que já houve uma reformulação neste time, chegaram 7 jogadores e podem vir mais 4 ou 5 e a culpa será somente deles ainda?
Apesar de frequentemente escreverem por aqui que RC e teimoso, ele já fez mudanças drásticas no time no decorrer da temporada.
Pablo Maia no Paulista e 3 zagueiros no brasileiro nos ajudaram a colher alguns bons resultados.
Creio que chegou a hora da terceira mudança drástica. Esta é mais difícil de RC fazer pq envolve conceitos.
RC e maluco por intensidade, preenchimento de espaços, etc.
Entretanto os jogadores que ele mais gosta neste sentido ou já estão desgastados (Igor Gomes) ou mesmo machucado (Alisson).
Diante disto, creio que ele deveria apostar em jogadores com mais recursos técnicos e que estão menos desgastados: entraria com Rigoni e André Anderson amanhã. Tb é importante fixar um primeiro volante. Só temos Pablo pra fazer isto. Eu apostaria pq não vejo chances com um meio campo mais leve diante dos porcos.
Não acho que RC faria isto, mas pra mim é claro que Neves, Igor e Nestor, hoje não formam um meio campo capaz de parar os porcos, além disto Luciano já teve sua sequência… e preciso dar a mesma chance pro argentino.
João Henrique em relação ao teu comentário sobre o Ceni eu concordo inteiramente.Ainda torço para ele mudar slgum conceito dele,quem sabe.
Boa, gostei da análise e sugestões.
A questão é o nosso técnico calçar as sandálias da humildade em alguns momentos e perceber ou aceitar certas coisas e implementar no time.
Essa teimosia e “certeza inabalável” ou “engessamento” na forma de jogar dele que acaba cansando e irritando muitas vezes…
Eu não acho o Rogério ruim, mas ele insiste demais em alguns conceitos que acabam prejudicado em vez de favorecer o time…
Seja no esquema, nas trocas, em insistir com X jogador em tal posição… Enfim…
Torcerei sempre pela vitória, dele e do grupo, mas essas duas partidas contra as Peppas, nesse momento, serão de lascar…
Na última vez que jogamos contra o Palmeiras o apagão foi o jogo todo. O time do Tucano foi totalmente engolido pelas porcas. Hoje estamos em pior fase e com a equipe ainda mais desfalcada. Não sei porque mas tenho poucas esperanças.
Indo pela logica, olhando nosso desempenho passado, estamos f. Simples assim.
Agora eh igual o filme a espera de um milage. Nos resumimos a isso.
Ainda bem que somos o time da fé, o time da moeda que cai em pé!
Esperança é a última que morre…rsrs
Eh isso ai japoneis. So sobrou a moeda. Ate a mesa do bar ja caiu…. kkkk
Complicado ficar mais um ano nessa situação.
Ninguém aguenta mais.
Espero que me surpreendam positivamente nestas 2 semanas.
Ah cara.. sinceramente pra mim ja era… perdi esperanca.
No último jogo já se curou disso, foi uma merda do início ao fim.