A tentativa do São Paulo de modernizar sua estrutura, considerada defasada até mesmo por quem trabalha atualmente no clube, esbarra na situação financeira delicada que a instituição enfrenta há anos. O assunto rendeu polêmica nos últimos dias nas redes sociais, por conta de declarações de Turíbio Leite de Barros, ex-fisiologista do time.
Tratado como parceiro da atual gestão, já que ajudaria o Tricolor a obter aparelhos mais modernos para usar no Reffis e também trabalharia como consultor na estrutura do Centro de Treinamento da Barra Funda, Turíbio teve um áudio divulgado nas redes sociais e também reproduzido com autorização pela Rádio Bandeirantes. Nas declarações, o fisiologista dá a entender que o planejamento não prosperou por culpa de terceiros.
“O que eu posso dizer é o seguinte. Sempre tive a melhor das intenções para levar os equipamentos. Não ia precisar dispor de recursos. Só existia um comodato para ser pago depois de um ano, inclusive seriam repostos os equipamentos novos. Todos que eu consegui eram trocas de propriedade de marketing: camisa assinada, entrada em camarote para alguns clubes, mídia social do clube. Iam ser equipamentos de última geração. As razões para não serem aceitas vou esperar que a própria imprensa investigue. Não tenho como falar porque vão ficar me massacrando. Aí seria uma luta desleal entre eu e o São Paulo”, disse Turíbio.
Segundo apurou a ESPN com fontes ligadas ao São Paulo, a parceria entre clube e Turíbio não avançou por dois motivos principais.
O primeiro é que, quando Turíbio ofereceu os equipamentos ao São Paulo, no acordo havia uma possibilidade muito grande de ele ocupar o cargo de gestor de projetos de saúde, função para a qual o clube já tem outro profissional, Fernando Fernandes, contratado em meados do primeiro semestre de 2022.
Além disso, o código de ética do clube do Morumbi, que não permite que o mesmo departamento tenha familiares trabalhando juntos. E, por isso, Turíbio não poderia exercer qualquer função similar no São Paulo, pois seu filho, Luis Fernando de Barros, já é funcionário do Tricolor.
A ESPN teve acesso a um documento, assinado em 13 de julho de 2021 pelo presidente Julio Casares, que reafirma essa regra.
“No presente e no exercício das competências estabelecidas nos artigos 117, em consonância com as recomendações anteriores de redução de custos na ordem de 10% de despesas de cada área/diretoria e, sobretudo para coibir o aumento de quadro de colaboradores ou criação de novas vagas, determino também que estão vetadas as contratações de membros e faimiliares de Colaboradores e Conselheiros”, informa o documento.
Há ainda outro motivo. De acordo com apuração da ESPN, Turíbio ofereceu seis equipamentos ao São Paulo, que não enxergou todos como necessários. O DEM (órgão criado com profissionais de medicina e colaboradores da instituição) vetou os aparelhos, por considerar que os que seriam mais modernos não seriam de grande utilidade e os demais não agregariam.
Na visão do clube, dois seriam importantes, enquanto os outros quatro, apesar de mais modernos que os que o São Paulo dispõe no momento, eram até menos eficientes dos que o próprio Tricolor tinha no Reffis atualmente.
Ainda segundo apuração da ESPN, o comodato inicialmente seria dois a três meses. Depois, foi negociado para seis meses ou até mais. Após o período, o São Paulo teria que fazer a compra dos aparelhos emprestados, o que também ajudou a inviabilizar o acordo. O valor da compra também era acima do mercado.
Como as conversas para a contratação de Turíbio não prosperaram, o fisiologista deixou de intermediar o negócio, o que fez as tratativas serem encerradas.
Turíbio também deixou o cargo no DEM, composto por nove profissionais do ramo e que tem auxiliado o São Paulo na procura por modernização no Reffis. Como os equipamentos não foram entregues, o clube não precisou devolve-los, mas, por orientação da alta cúpula tricolor, o departamento jurídico será acionado para interpretar as declarações de Turíbio.

#Triste SPFC.
Enquanto nosso Futebol desaparece, nosso REFFIS permanece sucateado e o clube à deriva.
Quais seriam os valores dos equipamentos ?
Nem vou falar da enorme lista de bondes velhos, cansados e caros, que pagamos a peso de ouro e doamos, com salários pagos pelo SPFC.
E dos intermináveis “perebas” que compõem nosso elenco …, impossível que tais equipamentos ou serviços fossem mais onerosos.
Pois é.. caro pra gente, pode não ser caro no mundo do futebol, onde um Alisson ganha uns 300k.
O cara tentou entregar 6 aparelhos, o comitê falou que só queria 2. Se não quer a parceria, por acreditar ser ruim, não podem olhar a compra parcelada de 2 aparelhos? Aí é pra dizer que o clube tá passando pires mesmo…
É nessas horas que você separa o joio do trigo.
O São Paulo virou refém desses mafiosos conselheiros que não largam o clube. Infelizmente o futuro não nos guarda boas notícias.
Muito cacique para pouco índio, dá nisso.
Acreditar no Dr. Turíbio ou nos mafiosos… Não coloco a mão no fogo nas fico com a primeira opção
Com certeza, quando a pressão ficou grande por conta do amadorismo total no DM ano passado, rapidamente fecharam “intenção ” de parceria com vários médicos e pesquisadores da área, usaram o nome dessas pessoas e agora fica claro qual era o intuito.
Uma vergonha as coisas que acontecem no nosso clube. Pra coroar temos no mesmo dia a notícia do Luan, pobre rapaz é capaz de encerrar a carreira se continuar no açougue em que se encontra. Pros que se lembram, no tempo do dr. Turibio vinham vários atleta dos times de ponta da Europa se tratar no SPFC, hoje em dia nem pra tratar atleta amador não serve.
Não precisa nem ser profissional pra saber que antes de anunciar pra todo mundo um acordo ele precisa estar no papel, com um contrato, ou se for o caso da “camaradagem” ao menos os valores e condições tem que ser conhecidos por todos e conversado com quem vai ceder o produto.
Essa história toda poderia ter ficado em off, poderiam estar modernizando o REFFIS em silêncio, poderia ter dado tudo errado igual deu e pouca gente ficar sabendo, mas a vontade de aparecer e fazer autopropaganda é maior.
Ou talvez nem fosse real a intenção de modernizar o REFFIS …, só uma peça publicitária e um engodo.
A bem da verdade, toda a situação ainda permanece mal explicada.
mkt, só mkt! temos uma diretoria fakenews que contrata bodes velhos sem funcao tatica!
=> Como os equipamentos não foram entregues, o clube não precisou devolve-los,
Resumindo, nao deu em nada
Tem coisas que eu não consigo entender…..O SPFC. gasta tanto dinheiro em “bondes velhos” aposentados recebendo aposentadoria remunerada no clube e precisa de Turíbio pra comprar equipamentos ???? E os profissionais que estão lá????será que é tão difícil saber oq e preciso??? Não tenha orgulho vai lá nas pepas nós travecos e veja os equipamentos lá.SPFC está parecendo instituição pública que se sente incompetente pra fazer um servico decente e daí privatiza o serviço,muito estranho esse Papinho….acho que não houve acerto de comissão entre as partes.
Sobre o evento de hoje:
https://twitter.com/spfcpicss/status/1537957128899506176?t=YdzvaZwNWY-pSGpP4YDJgQ&s=19
Falta de respeito e empatia com o torcedor e também muita falta de capacidade dessa máfia!
A incapacidade de lidar com o torcedor já vem de outras gestões e continua nessa.
Deixei de ler quando li código de etica
É bem simples, quando você ouvir o termo “notáveis” imagine que vá ter tráfico de influência e/ou superfaturamento com comissões espúrias ou mesmo simples promoção pessoal. Deveria estar cunhado no dicionário. Durante muito tempo esse foi o jogo dentro do SP e infelizmente essas atitudes (óbvio que não é tudo ou todas) têm como principal consequência quebra de confiança e diminuição de credibilidade com prejuízo à marca SPFC, some isso ao prejuízo financeiro e a falta de resultados esportivos e se torna catástrofico. Aí da torcida pedir que um disco voador pouse cheio de dólares pra comprar o clube, ou a galera não consumir como poderia os produtos do SP e etc. Mesma coisa que aconteceu com o Brasil lá em 2014, 2015, serve pra entender que apesar de tudo ser muito complexo do ponto de vista de contexto, as ações sempre têm consequências e consequências que muitas vezes custam inclusive vidas inocentes.
Casares, vc não me convence mais. Não perco o meu tempo com esse senhor.
Isso não é exclusivo do SP, Zebia. Tem clube muito pior que o SP e todos tem problema, acontece que é um prato cheio para os adversários tripudiarem do SP porque sabem da força que esse clube tem e fica mais fácil jogando o clube pra baixo. Precisam errar menos e evitarem esse tipo de “rasgação de saia”. Prefiro o Casares ao Leco, o que não podem fazer é daqui a pouco surtarem e tentarem repetir 2019 porque não tem $. Precisa manter a austeridade e contratar com inteligência que vai vir o resultado esportivo no tempo certo, a torcida nem quer ganhar tudo, apenas quer um time que jogue com dignidade, aquele time do Bauza era bem meia boca em termos de elenco, não lembro de ninguém reclamar daquele SP por exemplo.
os clubes com dirigentes piores ganharam titulos e construiram estadio nos ultimos 14 anos!
Até pra modernizar o Reffis vira novela no SPFC, tudo tem maracutaia nesse clube, eu não consigo acreditar em mais ninguém!
Um clube com uma receita média anual de 400 milhões de reais não consegue reestruturar seu departamento médico pq até pra comprar equipamentos precisa de intermediários, e agora depois de 6 meses, eu vou repetir, levaram 6 meses, pra descobrir (segundo eles) que o Dr. Turíbio estava fazendo muitas exigências que inviabilizou a modernização.
É o fim da picada!!
Ele daria os equipamentos. Depois, comodato. Depois, cargo e compra.
Foram 6 meses Zanca, enquanto isso a modernização está PARADA, e isso só veio ao público pq ele jogou a M.. no ventilador
Se o Dr. Turibio inviabilizou as negociações e descumpriu o acordo que o clube procure a justiça, se é que colocaram no papel esse acordo
Mas pelo amor de Deus, não é possível com um clube desse tamanho não encontre outras pessoas mais capacitada pra avançar nessa modernização, só não pode ficar parados
Foi o que escrevi.
Tudo é polêmica, nada é “ clean”.
O tempo dirá o embuste que Casares é, sempre foi.
Votei nesse senhor porque acreditei que poderia ter mudado.
Ledo engano ! O tempo está mostrando…
tavez voce tenha votado porque nao havia opcoes, Mauro, pois nem opções dignas existiam!
Alguém tem ideia dos valores dos equipamentos? Pois lendo a notícia parece que custa na casa de dezenas de milhões de reais.
Gastamos o que gastamos pagando jogador que nem está jogando no clube ou já se aposentou, e não temos capacidade de melhorar o Reffis?
É muita incompetência, para tudo tem intermediários.
Vai fechar parceria, tem intermediário, fecha patrocínio, intermediário, vende jogador, intermediário, compra jogador, intermediário, vai vender ingresso, tem intermediário, ação de marketing, tem intermediário… e por aí vai.
Pra que tem profissionais e departamentos dentro do clube?
Bobear até pra comprar caneta e papel, deve ter intermediário!
Acho que Lucas Leiva vem pro spfc
Sp… somos hj um dos clubes mais amadores desse Pais.
Um clube moralmente rebaixado à anos por repetidas ações como está em vários lugares diferentes do futebol e area social.
Em resumo: O Refiis é ruim, mas o único projeto de modernização, trazido por alguém de fora, foi encerrado e ninguém lá dentro está mexendo a bunda da cadeira.