Rogério Ceni completou 50 jogos sob o comando do São Paulo, na derrota por 1 a 0 para o Botafogo na tarde desta quinta-feira, desde quando assumiu a equipe em outubro do último ano. Em números, o desempenho do treinador é melhor quando comparado a primeira vez que trabalhou como técnico do Tricolor paulista, em 2017.
Nestes 50 jogos, foram 25 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Já na primeira passagem, foram 36 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 9 derrotas. Traduzindo os números em aproveitamento, Ceni guarda uma média melhor atualmente do que há cinco anos.
Desde outubro de 2021, o técnico obteve 59,3% de aproveitamento. Em seu primeiro trabalho, encerrou seu ciclo na equipe com 50,9%. Porém, mesmo com números razoavelmente melhores, Rogério Ceni ainda tem alguns problemas e pendências a resolver.
Vindo de uma derrota recente nesta quinta-feira (16), contra o Botafogo, o ídolo ainda não conseguiu estabelecer uma boa sequência de vitórias pelo São Paulo em disputas fora de casa.
Neste Campeonato Brasileiro, não ganhou fora do Morumbi nenhuma vez. Até agora, foram duas derrotas e cinco empates. O desempenho como visitante também não agrada levando em consideração toda a temporada 2022. Das 19 disputas fora de casa, foram apenas seis vitórias, com oito empates e cinco derrotas.
Além deste problema, há outro que assola o trabalho do treinador: a pontaria do elenco. De acordo com dados do FootStats, nas últimas 4 rodadas do Brasileirão, o São Paulo acertou apenas 2,75 chutes por jogo. A equipe está à frente apenas de um time no quesito, o Juventude.
A pontaria do Tricolor paulista foi de apenas 23% nestes últimos jogos, índice que se assemelha ao de equipes do Z4 da tabela do Brasileirão.
O departamento médico também se tornou uma dor de cabeça. No último confronto, Ceni teve que lidar com o desfalque de sete nomes por conta de lesão. Incluindo jogadores importantes, como Nikão, Sara e Caio. Os últimos dois nem devem voltar nesta temporada, assim, o treinador perde um bom nome para o meio de campo e um dos únicos atletas de velocidade do elenco.
Isso acende um alerta para uma possível busca por reforços. Sem Caio e Marquinhos – que foi transferido para o Arsenal – um dos focos será a busca por um ponta veloz, que consiga suprir a função que estes dois nomes cumpriam.
Embora o técnico do Tricolor tenha negado que esteja na procura de alguém, Marcos Guilherme passou a ser especulado nesta semana.
E é nesta situação que Rogério Ceni deve enfrentar um dos seus maiores desafios como treinador do São Paulo: a sequência de dois clássicos contra o Palmeiras – que vem de uma vitória recente por 4 a 2 contra o Atlético-GO, e é o atual líder da tabela, com 25 pontos.
Nesta segunda-feira (20) encara a equipe de Abel Ferreira em casa pelo Campeonato Brasileiro. Na mesma semana, na quinta-feira (23), terá o clássico válido pela primeira fase das oitavas de final da Copa do Brasil, também no Morumbi.
Com uma sequência dura pela frente, o treinador tem muitos pontos para resolver. Com o DM cheio e baixa probabilidade que os lesionados já sejam liberados, as opções para escalação ficam limitadas.
Além disso, existe a busca de alcançar o G4 novamente e garantir vantagem na Copa do Brasil – uma vez que o Tricolor paulista mira conquistar o título inédito.
Lance!

Da série “vendas expressas” e “janela assassina”, vem aí “a baciada”.
E seguimos rumo à destruição.
#Triste SPFC.
Não termina o mês de julho no cargo…
Aí chega o Guardiola e o time começa a ganhar tudo.
Deveriam trocar logo né…
Talvez essa seja a saída genial que nunca os dirigentes do São Paulo tentaram nos últimos anos.
O “Mito” é treinador de time pequeno…
Não é questão de chegar o Guardiola amigo, é questão em ter coerencia em algumas coisa como por exemplo substituições e escalações. É ter um padrão de jogo depois de ter tido tempo e ter descansado o time titular. É ter humildade e reconhecer que é um ser humano e erra em algumas coisas, que algumas derrotas e empates são culpa dele sim e não do acaso.
O saopaulo tem condição de render mais, mas não da pra cobrar título, o time é razoável, nem forte e nem fraco é time pra brigar pelo g6.
O time é muito fraco, nao ganhou nenhuma dividida ou segunda bola de Botafogo, coritiba e Avaí. Só com Luan ou Gabriel em campo.o meio do time que perdeu ontem não conseguiu disputar com o botafogo, nem em força nem em gás…
Ele montou o elenco. Por que não pediu um jogador de segunda bola, de ganhar dividida?
Não pediu pq não sabe o que está fazendo. Saiu pedindo nomes sabe-se lá com que critério.
Qualquer um que sabe um teco de futebol sabe que o timeco verde sujo e imundo nao gosta de propor jogo, tem dificuldade com times que tb sao reativos. O negócio do Abel é contra ataque mortal.
Se o nosso Guardiola tivesse um minimo de humildade e bom senso ia jogar num 4-5-1 ou até num 4-6-0 trazendo o Calleri para combater no meio de campo.
É nossa unica chance.
Como eu sei que ela nao vai fazer isso, já estou preparado para a humilhaçao.
Discordo sobre o São Paulo jogar tão recuado. O São Paulo não tem velocidade para contra atacar. Recuar o time só faria o time ficar sobre pressão ate que um erro individual aconteça.
Acho muito mais interessante jogar num sistema 4-4-2 como jogávamos no começo do ano. Usando o meia esquerda e direita mais para apoiar na marcação dos pontas do Palmeiras.
Marcelo, isso foi no ano passado.
Quem gosta de acompanhar o futebol e ver outros times que não sejam o seu sabe que a coisa mudou.
Palmeiras está numa fase que todos estão voando.
Saiu Raphael Veiga e nem sentiram.
Estão virados para a lua. Tudo dá certo. Dudu e Rony raramente estão fora. Veron entrou muito bem.
A grande diferença do Palmeiras para qualquer time é que eles precisam chutar 4 vezes no gol para marcarem 5 gols (contém ironia).
Mas concordo com você que o SPFC deveria jogar num 4-5-1 ou 5-4-1. Aproveita que o Miranda voltou a jogar bem, coloca ele junto do Diego e do Arboleda. Lá atrás fecha com Rafinha mais experiente e o Léo que marca bem o Dudu.
Tem que ter um 1o volante. Só tem o Pablo Maia? Então tem que tentar com o Pablo Maia mesmo. Não tem jeito.
Nestor e Igor Gomes ele não vai tirar mesmo, então jogariam a frente do Pablo.
Eu arriscaria colocar o Wellington e esse maluco do Igor Vinicius nas extremidades da linha de 5 no meio de campo. São os únicos com velocidade…vai que sobra uma bolinha para o Calleri. Pelo menos dobrarão e ajudarão os laterais a marcarem o forte e rápido ataque.
Também não tem ninguém pedindo passagem no banco de reservas.
Luciano, Éder e Rigoni não estão merecendo jogar e só estão jogando porque o SPFC, por incrível que pareça, só tem isso de jogadores de frente.
Quem sabe vindo do banco o Luciano ajude mais.
Incrível como machucava quando estava em boa fase.
Agora que está saudável não consegue jogar sem matar os contra ataques, fazer jogadas com firula, quase arrancar o calção porque todas as jogadas não são feitas pra ele (como se fosse o Pelé) e reclamar dos companheiros. É só isso que tem feito.
Arrume seu e-mail, por favor
Espero que possamos fazer um jogo digno pelo menos contra as porcas segunda. Que mesmo destroçado os caras que vão pro jogo possam lutar muito. Acho que perderemos infelizmente, mais espero que possamos endurecer a partida e competir muito!. Estou com vc SP. Vamos RC monta esse e coloca esses caras pra dar tudo que puderem nesses próximos dois jogos.
Pra mim o plano dessa diretoria, do RC e Muricy é ressuscitar o SP . Com essas dívidas atuais não tem como . Montaram um elenco pra não cair e tentar formar o máximo de jogadores pra vender nas janelas. Vendendo esses cotias o time tem uma esperança em 2023 -2024 .
Acho que por isso caras como Diego Costa , Igor Gomes , Nestor , Léo não saem do time: tem que ser vendidos. Eu absolutamente entendo quem diz que tem que tentar ser campeão, só que quando comparo os elencos absolutamente não vejo como podemos de fato competir a longo prazo com porks anabolizados financeiramente. De verdade, do meu ponto de vista não tem como. Eles tem jogadores de maior qualidade, isso é um fato, qualquer análise que ignore isso me parece até inocente. Dito isso sim é inegável que há exemplos de equipes que que superaram e derrotaram equipes mais técnicas. Só que pra mim é aquela velha frase “exceção que confirma a regra”. Também é inegável que sim um técnico ruim pode ‘anular’ qualquer vantagem técnica de um elenco caro (vide o Flamengo, elenco tão caro e qualificado quanto porks mas sem direção técnica competente).
Pra mim esse plano é a única coisa que pode fazer com que o time renasça . Pq encher o elenco de contratação já fizemos nós outros anos e não resolveu. É triste dizer isso …Mas os de Cotia são nossa esperança. Outro técnico no mercado terá, a médio prazo, o mesmo desempenho do Ceni e vamos continuar nessa draga (Crespo chegou à final do paulista e depois lutou contra rebaixamento, Ceni tbm chegou à final do paulista e está em melhor posição no BR ainda sem risco de entrar na zona de rebaixamento). Rezo para que esta diretoria tenha a fibra que as outras não tiveram e mantenham o técnico. Digo isso não porq é o Ceni, mas por acreditar que precisamos de continuidade de trabalho* e planejamento a **longo prazo.
Eu apóio acima de tudo a camisa, o clube, depois o time, equipe técnica e diretoria. Apoiei quado era Diniz, Dorival, Muricy (e todos outros técnicos que tivemos em pouquíssimos anos) e hj apóio o Ceni.
Apóio projetos de médio a longo prazo. Mandar embora hj o Ceni, traz outro técnico, termina os campeonatos + ou – nas mesmas posições que o atual estagiário e no final só vamos conseguir aumentar a dívida. Alguma diretoria tem que parar esse ciclo vicioso de interromper trabalhos no meio.
Rezo para a diretoria manter essa equipe técnica, vender bem alguns meninos, diminuir um pouco a dívida e no longo prazo recuperar o SPFC. Pra mim (repito: pra mim) isso é mandatório para recuperarmos o caminho dos títulos, já que não temos mecenas nem parcerias esdrúxulas (parmalat, msi, crefisa, shopping no caso do Atl. min., etc.,).
De que adianta tapetes para treinar,tudo do melhor,estádio com campo impecável, se esses perebas se machucam,volta a ser terrão,garanto que não se machucam,e vão virar craques,não vão precisar dessa porcaria de DM e Reffiz que só serve como colônia de férias pra esses vagabundos que não saem de lá.
‘Estatística é igual biquíni. Mostra tudo e esconde o essencial’
Sem mais
Luan vai passar por cirurgia. É, assim realmente fica difícil. Que dureza esse São Paulo onde quase nada dá certo por muito tempo.
FabioM
Eu sou espiritualista, sem entrar em detalhes.
Nada é ao acaso.
A energia lá não é boa, muita disputa, feudos, egos, etc.
O São Paulo paga pela arrogância que muitos lá tem, a “ soberania”, os narizes empinados, etc.
E assim continuará enquanto a bola não baixar e um recomeço sério for adiante.
Sds
Mauro, também acredito no espiritualismo.
Mas se for assim, não tá na hora de pararmos com a energia negativa aqui também? Kkkk
(Estou me incluindo nessa).
Só pra dar uma risada e descontrair.
Mas incrível a má sorte em tudo nos últimos tempos. É incrível.
Achei que aquela chave que faltava girar (como dizia o Lugano), seria virada com o título do Paulista com o Crespo…
Oi Fernando,
Desculpe só agora vi sua mensagem.
Nós sentimos o efeito disso tudo.
Nossa torcida, comparece, incentiva, torna-se sócio/torcedor…
A torcida é nossa única parte boa.
Sds
Ele volta em 2024 ou 2025, fique tranquilo
Resposta do SPFC sobre a polêmica com o Dr. Turibio:
https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/10525350/sao-paulo-da-sua-versao-explica-por-que-nao-aceitou-aparelhos-ex-fisiologista-conseguiu-modernizar-departamento-medico
Casares firmou acordo com o Dr. Turíbio mesmo tendo outra pessoa no cargo e para piorar, o filho do médico trabalha no SP, o que impossibilita a atuação do Dr. Turíbio no Clube, o Casares não sabia disso já que esta no Estatuto (duvido)?
Qual foram as reais avaliações técnica sobre os aparelhos, na reportagem está dizendo que apenas 2 dos 6 eram bons e sobre o valor de mercado, dizem que após 6 meses o SPFC seria obrigado a comprar, mas realmente era acima do valor?
Deveriam provar com exemplos reais, na mina opinião nota esta bem subjetiva e obscura.
O saopaulo tem que contratar um goleiro e um zagueiro ,tem que melhorar o sistema defensivo ja gue o time marca gols em todos os jogos ,mas toma em todos aí não adianta.
Fica Caleri , os demais podem ser vendidos todos.
O cazares é incompetente,eu achei que ele fosse competente ,mas tô me decepcionado com a gestão dele, não consegui um investidor, 3 maior torcida do Brasil.
Nego fica com esse papo furado de elenco. O elenco do curintias era um lixo tb.
Com decisões melhores, estão brigando na ponta.
Se não trouxerem um brasileiro que não invente moda, que tragam um portuga ou outro europeu.
Precisamos de poucas invenções, mas se resolverem inventar, que seja com um técnico de verdade(=europeu, um milagreiro, de preferência).
O Nuno Espírito Santo está sem clube, será que ele aceitaria trabalhar aqui? Seria o técnico ideal para o que o clube precisa(alguém realmente competente que faz milagre com lixo, vide Wolverhampton).
Ele chegou a ser especulado no curintias.
Sem duvidaa se ele faz milagre com lixo. E contratar ontem.
Cheio de profetas do apocalipse aqui….Meu Deus!!!
Vai piorar bastante os números dele na próxima sequência de jogos. Vai pegar adversários mais fortes, o time está esculhambado, tem vários desfalques de longo prazo no DM – sim, parece que o DM continua a mesma zona de antes, rejeitaram o plano pra arrumar e acharam melhor seguir com o que tem.
Time que deve 700 milhoes , nao merece comentarios, primeiro pague o que deve, depois
pense em outro tecnico e outro elenco e outra diretoria. Nao tmeos nenhum dos itens. Quem pensa em titulos com este conjunto precisa ser internado.
Não concordo com o comentário mas a parte final foi engraçada 😂