Nesta terça-feira, o São Paulo informou que o jovem atacante Caio, após diagnóstico de exames de imagem, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. O clube também anunciou que ele fará “uma cirurgia nos próximos dias para correção da lesão” e não especificou um prazo para recuperação.
O garoto de 18 anos, revelação da base são-paulina, se machucou enquanto atuava pela Seleção Brasileira sub-20, no Torneio Internacional do Espírito Santo, no último domingo. Ele foi um dos destaques da equipe nacional, com um gol marcado e o título sobre o Uruguai.
Semifinalista da última Copa São Paulo de Futebol Júnior, Caio foi promovido ao time profissional por Rogério Ceni. Importante nome na competição de base, o jogador balançou as redes quatro vezes e deu dois passes para gol.
Sob o comando de Ceni, Caio estreou profissionalmente em 30 de janeiro, no empate por 0 a 0 contra o Ituano. Já o seu primeiro e único tento foi anotado em 25 de maio, na vitória sobre o Ayacucho, pelo placar mínimo, na Copa Sul-Americana.
Gazeta Esportiva

Tomara que o SUS tricolor consiga devolver o garoto ao futebol.
Boa sorte, Caio.
Outro Walce da vida!! Boa sorte garoto.
Cbf devia ser pagar indenizacao.
Bando de bandidos.
Concordo!!
O garoto sofreu a lesão atuando pela seleção.
Ora se é a CBF que cuida da seleção, caberia a ela custear o tratamento e recuperação do rapaz, além de pagar seu salário durante o período que estiver inativo pelo clube.
Aaaaaah, mas tem muita lei aí que precisa mudar, viu….
Eles nunca fizeram e nunca vao fazer . Os clubes nao tem forca ou coragem de peitar eles.
Nesse quesito concordo com a opinião do Juca Kfouri: casa Bandida do futebol
Saiu ali em baixo mas esse nome eh perfeito.
Que pecado.
Já foi o Walce. Não se esqueçam que ele se machucou lá. Agora o Caio.
A cbf não tem culpa, não. Quem tem culpa é o SPFC.
Walce era cotado pra ser vendido e o SP bancou que ficaria porque jogaria. Caio também já estava no time de cima. Jogador do profissional não tem que ir pra seleção de base. Um risco desnecessário e não valoriza em nada. Os clubes europeus não são amadores de contratar um jovem por uma partida boa ou não na seleção de base. Eles acompanham a carreira inteira.
Fiz 6 cirurgias de joelho. 4 no direito e 2 no esquerdo.
Começou com ligamento cruzado em uma. Depois na outra. E sempre ficou algo quando tentei praticar esporte de alto rendimento. No final, nem o triatlon – que me ajudou a sair da vontade de jogar futebol – eu consegui manter.
Não desejo cirurgia de LCA pra nenhum pessoa, nem jogador de clube adversário, nada disso. Eu passo longe de trabalhar com futebol e essas lesões me trouxeram muita tristeza e acabaram com um bom tempo da minha juventude. Não era por não pode jogar bola, não. Foi por realmente não poder fazer praticamente nada. As consequências não são apenas no joelho. Quadril é sempre muito afetado já que é normal a pessoa compensar de alguma forma e até alterar a marcha.
Mas torço muito pela recuperação do Caio.
Que zica no SPFC.
Esperando ventos melhores.
Ok, quem libera ou não é o clube.
Mas, se não libera, fique um clima azedo entre CBF e o clube, que é capaz de ser prejudicado em competições.
Sobretudo se é para a selenike principal.
Na gestão Aidar, ele chegou a cobrar uma grana da CBF por causa de convocações feitas ao longo de vários anos para competições oficiais da Conmebol e Fifa. Não recebeu nada, como aliás vários clubes nunca receberam nada.
Então, o clube pode se negar, até, a não liberar atletas em algumas situações, mas em outras é obrigado praticamente… Nada mais justo do que a CBF pagar os salários do jogador durante o período de serviços à selenike, além de fazer seguro em caso de morte acidental ou danos corporais, a fim de custear tratamento completo em caso de contusões sérias.
E como já dito, se a contusão for de tratamento prolongado, custear o salário que o clube paga até a recuperação total do atleta, pois ele sofreu o problema quando a serviço da selenike.
Essa deveria ser a postura e também garantido os direitos na forma de lei.
E nem vou entrar no mérito de prejuízos do clube na parte desportiva e, consequentemente, na perda de premiações, devido à perda de atleta que seria importante pro time numa determinada competição em fases importantes de determinados torneios. Por que aí se torna uma bola de neve interminável…
https://pebmed.com.br/como-manejar-a-lesao-de-ligamento-cruzado-anterior-lca/
Não adianta chorar, agora é cuidar da lesão da melhor forma para que ano que vem ele seja integrado aos profissionais. A temporada termina em novembro, tem como iniciar 2023 com ele de volta aos gramados.
Em tempo: nesta terça, o Santos bateu o Juventude de virada no sul. Os gaúchos afundam no Z4, confirmando uma vez mais que são super candidatos a cair.
E o Santos sobe pra 17 pontos, desbanca o Galo do 6o lugar e, verdade seja dita:
Apesar de reclamações demais em alguns jogos contra a arbitragem, fato é que algumas delas tinham fundamento, como o gol anulado contra o Inter na quarta passada. Ou seja, o Santos tem mostrado força e poderia tranquilamente estar brigando no G4, inclusive.
De qualquer modo, estão apenas 1 ponto atrás do SP, o que torna a vitória sobre o Botafogo fundamental pra nós. Lembremos que além do Santos, o Athlético PR, o Galo e o Inter estão todos embolados conosco. Portanto, todo cuidado é pouco…
Tipo de lesão que passou a ser comum no futebol, mas que infelizmente ainda demora meses pro jogador se recuperar. Outro problema frequente é que muitos não voltam a ser mais os mesmos (não sei se muda o equilíbrio ou confiança, mas as jogadas de habilidade ficam mais limitadas).
Diretoria estúpida (é o padrão Belmonte) que libera um jogador profissional que até fez gol em jogo importante para uma seleção de base. Parabéns, SPFC.
Fácil criticar a diretoria, mas vc já parou pra pensar que se há negativa do clube, o empresário sai histericamente contra a decisão, fora o próprio jogador irá se sentir prejudicado, pois ambos tem um projeto de futuro na Europa e coibir o jogador de servir a seleção dificulta muito isso para eles?
Se já está difícil lidar com a questão dos contratos que algumas vzs não são renovados, já imaginou se o clube toma uma atitude dessa? Será que pode haver qualquer possibilidade de negociação futura com alguma tranquilidade?
Criticar sem análise dos fatos é fácil, apontar como estúpida a diretoria, mais ainda. Difícil é se inteirar dos fatos e fazer uma análise correta.
Não nego que poderiam buscar uma solução, como um seguro pago pela CBF, mas isso não é praxe no futebol, então não sei dizer se é possível.
O Aidar tentou processar a CBF no Supremo da FIFA e o Leco derrubou a ação, retirou quando o SPFC ganhou a 1a sentença por alianças políticas. Foi na época da ida do MAC pra CBF.
Mas isso, ninguém quer lembrar.
Criticar é mais fácil…
Você não deve estar falando sério que achou que o SPFC tem que impedir jogador de ir pra Seleção e acha que isso não tem consequências irreversíveis. Não posso acreditar, juro por Deus.
Não dá.
Reinier, Rodrygo, Vinicius Jr, Coutinho, Neymar, Lucas, Antony, Neres, uma infinidade de garotos vendidos por verdadeiras fortunas foram para esses torneios e seus preços catapultados por estarem ali. Assim funciona o futebol.
Alegar que não tem que liberar por birra e não ter a consciência do impacto que isso terá nos jogadores promissores, empresários e no próprio atleta é tão bizarro que me assusta.
Mas é isso, vivemos em um mundo de fantasias.
Infelizmente os clubes não são solidários nessa questão.
A CBF se processada fosse, certamente perderia pois o profissional estava sob responsabilidade dela no período.
Mas, qual clube fará isso ? O dia que tiver um primeiro e bem sucedido, a coisa pode mudar.
Lesão no joelho é a lesão mas corriqueira em atletas de impacto.
A pergunta que fica no caso do Walce e do Caio é , quanto disso se deve a um desequilibrio muscular para suportar a carga de treinos e jogos de intensidade num corpo ainda em formação.
Cada caso é um caso mas pode ser que o biotipo deles, tenha colaborado e não tenham tido tempo de fazer o corpo estar mais preparado para essa pressão de treinos e jogos.
Fui maratonista, treinava 15 Kms por dia e 25 a 30 Kms aos domingos
Estava me preparando em 2002 para a Maratona de New York e tive lesão de hérnia L5S1.
Nunca mais pude correr longas distâncias.
Por quê aconteceu ?
1) Carga excessiva
2) Mau preparo para suportar essa carga, na região lombar.
Sds
Esse nome eh perfeito.
É a Selixão, sempre nos prejudicando. Por isto é que eu sempre torço contra eles.