Contratado com certa expectativa e de nĂvel europeu, o meia-atacante AndrĂ© Anderson ainda nĂŁo conseguiu vingar com a camisa do SĂŁo Paulo. O brasileiro naturalizado italiano chegou ao Morumbi por emprĂ©stimo, em abril, apĂłs receber elogios de RogĂ©rio Ceni por ser um “jogador dinâmico”.
Dois meses se passaram, e a expectativa de ver o jogador brilhando dentro de campo, não se concretizou. Era esperado que o atleta acirrasse a briga por posições no meio de campo. Entretanto, desde a data de sua estreia, no dia 17 de abril, contra o Flamengo, até o jogo do último domingo, contra o América-MG, Anderson entrou em campo apenas cinco vezes.
Nas Ăşltimas trĂŞs partidas, o jogador sequer saiu do banco de reservas. Situação que começou a incomodar a torcida, que queria ver o reforço em campo por mais tempo, para ver seu nĂvel contra os adversários do BrasileirĂŁo. Na entrevista coletiva apĂłs a vitĂłria em cima do AmĂ©rica-MG, Ceni explicou alguns pontos que fazem AndrĂ© Anderson ter poucas chances nesses primeiros meses no clube.
“Ele tem talento, mas tem de cumprir parte tática. O jogador entra com uma determinada função defensiva. Ofensivamente, tem liberdade. Defensivamente, tem que entregar algo para nós. É assim que nós esperamos”, disse o treinador.
A declaração surpreendeu pelo fato de André Anderson ter sido contratado justamente por cumprir diversas funções. Com Igor Gomes suspenso na última partida, havia a expectativa do reforço ser titular, mas sequer saiu do banco de reservas.
“É um jogador dinâmico, de boa qualidade tĂ©cnica. Acho que ele vai ajudar bastante nessa caminhada longa, a gente tem mais opção de força, Ă© um jogador muito parecido com Sara, Igor Gomes, Nestor… Uma junção de cada um. Boa tĂ©cnica, força fĂsica”, disse Ceni quando AndrĂ© Anderson foi anunciado.
Com o retorno de Igor Gomes para o jogo contra o Botafogo, na próxima quinta-feira (16), André Anderson dificilmente irá começar como titular. Entretanto, com a maratona de jogos se aproximando, o jogador deve ter mais oportunidades nos próximos embates.
Jogada10

O cara e tudo isso É um jogador dinâmico, de boa qualidade tĂ©cnica. Acho que ele vai ajudar bastante nessa caminhada longa, a gente tem mais opção de força, Ă© um jogador muito parecido com Sara, Igor Gomes, Nestor… Uma junção de cada um. Boa tĂ©cnica, força fĂsica”
e nao joga bota o cara para jogar e para de frescura e muito treinador qurendo ser mais que o jogador
Bom, mas ele explicou ali o motivo. E tá totalmente correto, treinador manda posicionar de um jeito, fechar espaço no meio, e jogador obedece. Não pode ter flexibilidade nisso, senão ninguém mais cumpre nada. Eu sou professor e já passei por coisas parecidas, flexibiliza pra um aluno entregar algo atrasado 5 minutos que seja e nunca mais ninguém cumpre nada.
Tem certas coisas que a tolerância tem que ser zero, e nesse caso tem o agravante que se um jogador não cumpre a função estoura no companheiro.
Não vai jogar se não cumprir a função tática definida e ele não cumpriu em nenhuma das oportunidades nas quais atuou. Acabou o amadorismo no SPFC. Ou se enquadra ou está fora
Exato.
O clube que se exploda e pague o salário dele até o fim do contrato, enquanto ele fica no banco assistindo jogo, e o time continue com a carência em campo, a qual o jogador fora contratado pra preencher.
Muito bom…
O amadorismo continua, pois contrataram um jogador que nĂŁo serve! Scout serve para que?
Cabe ao tĂ©cnico formular propostas de jogos que possibilitem extrair o melhor das caracterĂsticas dos jogadores …, e nĂŁo o contrário.
Jogadores (salvo rarĂssimas exceções) nĂŁo ganham para pensar o jogo.
Esse Ă© um ponto onde, por um lado, eu entendo a exigĂŞncia do tĂ©cnico; mas, por outro lado…. foi o RogĂ©rio que pediu o jogador, o cara tem recursos, e estamos sofrendo com contusões e suspensões, e aĂ nĂŁo coloca o cara porque “ele Ă© obrigado a cumprir uma função defensiva…”
Pombas, Rogério!!
Sacrifique um ou dois jogadores para colocar o cara, às vezes num jogo onde é mais importante ele estar lá pra fazer a função ofensiva e que outro se desdobre e se sacrifique em função defensiva, e facilitar as coisas pro rapaz, ora!!
Repito: o bom tĂ©cnico Ă© aquele que faz o melhor com o que tem em mĂŁos, adaptando o esquema para o perfil que eu possui, e extraindo o máximo que cada um tem pra oferecer, e nĂŁo querer que os atletas do elenco se adaptem sĂł Ă s ideias do tĂ©cnico, que no nosso caso, vejo gente dizendo que o tĂ©cnico nĂŁo faz melhor agora pois nĂŁo tem os jogadores que precisa…. Aiaiai…
Eu não vi por esse lado, não tem nada impedindo o Andre de jogar bem, mas tem que marcar. Se ele fica parado o Calleri tem que correr o dobro, os volantes o triplo, os zagueiros veem os meias adversários vindo frontalmente e livres, e os laterais no 2 contra 1. Nem o Calleri que é o craque do time fica parado sem marcar, que dirá o Andre Anderson.
Ah, perfeito entĂŁo.
EntĂŁo deixa o cara no banco, mas depois nĂŁo reclame que falta X jogador pra cumprir uma função carente no time…
Eu sou de uma Ă©poca que sempre tinha 1 ou atĂ© 2 “carregadores de piano” no time, para os caras mais habilidosos , dribladores ou rápidos poderem atuar com mais liberdade…
Ah, claro, eu entendo que as coisas no futebol mudaram em vários aspectos, mas há situações e situações. Se o RogĂ©rio acha que o cara Ă© Ăştil sĂł quando passar a cumprir rigorosamente o que ele quer na parte defensiva (que deve ser algo muuuito especĂfico pelo visto) e que por isso Ă© irrelevante o que ele tem a oferecer na parte ofensiva… Que seja!
Enquanto isso o cara esquenta o banco, recebe seu salário e passa o tempo assistindo o jogo de fora…. Uma beleza…
Acho que o raciocĂnio e esse mesmo.
Ah, perfeito!!
Uma carĂŞncia no time, e ele nĂŁo usa o jogador pois o mesmo nĂŁo consegue ou nĂŁo tem o perfil pra fazer uma função defensiva (sendo que ele veio pra fazer prioritariamente uma função ofensiva). Que fique no banco entĂŁo, recebendo salário pra assistir o jogo …
Se o André fosse o Zico sua idéia até poderia estar correta. Mas não dá para sacrificar jogador nenhum para um Andrés Anderson , que não quer marcar, dar sua contribuição. Ou se enquadra no que o Ceni pede ou não joga mais. Por exemplo, Patrick faz o que o Ceni pede.
Parabéns!!
Falou o devoto de SĂŁo M1to!
O técnico pediu a contratação de um cara que não consegue ou não tem competência pra cumprir a função que ele quer.
Ou seja, o Rogério então deve ser mesmo um imbecil que pediu um jogador que não será utilizado, mas que tem contrato vigente e ficará um ano recebendo pra basicamente sentar no banco e assistir aos jogos.
Brilhante!!
Coisa de jĂŞnio mesmo…
o cara veio como uma opção , ninguém investiu milhões para o cara chegar aqui e decidir . ele é uma aposta , como é o Colorado , e ambos tem que se adaptar ao esquema de jogo do time , seria uma loucura ficar arrumando sistema de jogo para cada aposta que chega aqui . Montar um esquema de jogo para o Neymar , pro Messi tudo bem , mas pro André Anderson ?
Concordo, mas também vejo que essa rigidez tática até poderia estar correta se o Rogério fosse o Simeone ou acima.
A gente sĂł tem marcado nossos golzinhos de forma achada e se Deus nos livre o Calleri se lesionar acabou o ataque do SPFC, provavelmente estarĂamos agora numa sequĂŞncia de 3 derrotas e 1 empate. Entendo que deve existir hierarquia e comando mas temos uma dependĂŞncia nĂtida de talentos/lampejos individuais ou erro do adversário, sĂł que um dia essa sorte acaba. A gente levou aquela sapatada
O time está mal treinado, Ă© mal mexido no jogo e muitas peças nĂŁo estĂŁo correspondendo. PoderĂamos entĂŁo tentar fazer algo em função do estilo de jogo do cara em algumas partidas, o máximo que acontece Ă© ele ajudar o Calleri onde o Luciano hoje nĂŁo consegue e no pior dos casos dá errado e obriga o cara a ser disciplinado se quiser voltar a jogar.
Tem muito bunda mole nesse time que não chama a responsa pra si então bora botar esses caras pra serem coadjuvantes de quem o faz, mesmo não sendo o Zico e o Romário.
Finalmente um momento de lucidez nesse Post!!
Parabéns!! Melhor comentário até agora!!
Caio com rompimento do ligamento do joelho. Que fase do clube hein… Que o garoto possa se recuperar da melhor forma possĂvel. Parece ter grande potencial.
Coitado do rapaz, esse tipo de lesão o cara nunca mais volta a ser como antes. E o SPFC como fica? Seleção leva um jogador profissional pra uma competição amadora e devolve arrebentado.
Veja que absurdo, né?!
O Walce machucou aonde mesmo?
Eu nĂŁo consigo entender essa polĂtica do clube com seleção de base. É uma sede por tentar vender…
Não deixa ir e pronto. Se o cara está no time de cima e tem chances de jogar pelo profissional, eu não deixaria ir.
Seleção de base só se o jogador estiver na base.
Nunca um jogador se valorizou por seleção de base.
Um clube europeu monitora até o que o jogador come, posta no Instagram e se ele joga XBox ou PlayStation.
Não é por causa de um joguinho ou outro na seleção de base que ele vai valer mais ou menos.
Que prejuĂzo ao SPFC.
O Walce era pra ser titular frouxo. No mĂnimo a cbf tinha que pagar os salários e/ou o valor que o Bragantino estava querendo pagar nele.
Agora o Caio, acabou de subir, fez o primeiro gol no Morumbi…
Ainda um menino franzino desse e com todo o biotipo que tem, vai voltar como?
Ainda se fosse o SP da época que em 6 meses devolvia o cara pra jogar.
Há 20 anos atrás o cara voltava com 6, 8 meses, agora volta com 2 anos e meio.
Ainda tem quem diga que o SP está na maré de sorte por conta de um jogo contra o América Mg.
Má fase e azar que não acabam nunca. Tá louco.
Que coisa para agoniar.
Cada vez mais eu tenho nojo da CBF onde os dirigentes macomunados com empresários sĂł pensam em faturar alto com transferĂŞncia de jogadores pro exterior, enquanto os clubes passam o pires de mĂŁo em mĂŁo e pegam o rumo da falĂŞncia….
Isso tem que acabar!!!!
As leis precisam mudar!!!!
A Liga Ă© uma das formas de se libertar do jugo dessa porcaria de entidade!!
E Ă©, entre outras razões, o motivo de eu detestar a selenike. E selenike de categorias de base mais ainda. Datas Fifa pra mim, que se exploda. Torneios ou amistosos chinfrins e/ou caça nĂqueis, que se exploda!
Eu quero mais que a selenike dĂŞ vexame, de novo, na Copa.
Aliás, eu torço pra qualquer seleção vencer. Menos a selenike.
Eu estou na mesma, amigo.
Por mim que se exploda.
O Tite já se acha a pessoal com a melhor e mais elevada moral, imagina com uma copa do mundo pra se escorar. Cada entrevista vai virar palestra.
Não ligo para a seleção também e a cbf, sempre, sem exceção, nos prejudica.
É claro que o maior culpado pelo SPFC estar assim é o próprio SPFC, mas que a cbf contribuiu, ela contribuiu. Nos assaltou em 2009. Fez de tudo para ferrar o clube de 2010 para frente no extra campo, copa do mundo, etc.
É o sapo enterrado no Morumbi.
Inacreditável isso que vem acontecendo…
Parece que tem uma maldição sobre os jogadores do clube, seja no profissional, seja da Base….
Quer dizer, se não cumprir função tática defensiva que o RC quer, ou se tiver dificuldades pra fazer isso, ele fica ganhando salários encostado no banco. Ótima estratégia.
Exatamente o que acabei de escrever um pouco acima!!
Realmente, se pediu o cara pra ele ficar assistindo o jogo do banco e recebendo salário, então não precisava dele, certo?
Ou seja, sĂł vejo prejuĂzo pro clube, tĂ©cnico e financeiro…
Pergunta: Patrick e Reinaldo cumprem alguma função defensiva???????
Patrick cumpre . E Reinaldo é dos laterais esquerdos o que melhor cumpre, pelo menos não se borra no estádio do Guarani
Vai continuar com essa bobagem?
O Tiririca Burguer Ă© apenas um lateral mediano que falha muito na parte defensiva… Os fatos estĂŁo aĂ…
Ele já entregou a paçoca em várias ocasiões.
E também se borrou em algumas oportunidades também.
Coisa que jogador que subiu da base outro dia tem direito de fazer, mas jogador veterano nĂŁo!
Se não mudar de ´postura não terá seu contrato renovado. Talvez seja por isso mesmo que não vingou na Europa
Enquanto isso, o clube que se exploda e que pague o salário pro cara descansar, certo?
Obrigado Rogério, por indicar um jogador que não cumpre função que vc quer.
Que pena que vc esqueceu de explicar o que queria dele, né?
Muito obrigado mesmo.
Penso que essa situação do jogador está dentro de uma normalidade , faz apenas dois meses que ele chegou ao clube e naturalmente vai precisar de um tempo de adaptação.
O Hulk quando chegou ao Galo precisou de um tempo para se adaptar ao time , inclusive teve problemas com o Cuca na época , e isso que já é um jogador pronto , consagrado e provado. O André Anderson é um jovem que foi muito novo para a Europa , não vingou , e o São Paulo o trouxe como uma oportunidade de mercado de baixo custo , na esperança que ele possa ser bem sucedido por aqui , uma aposta que torcemos para que dê certo , porém pra que ele tenha sucesso irá precisar se esforçar e se dedicar bastante para se encaixar no time e no esquema de trabalho do treinador.
Boa análise, é por aà mesmo
Pedro Rocha levou mais de um ano , talvez 2 , sĂł rendeu tudo depois que Gerson foi embora.
Caio machucou na seleção sub sei lá o que.
Culpa do Ceni. (Contém irônia). Rsrsrs
NĂŁo.
A culpa e do clube que libera jogador pra essa porcaria de CBF participar de uma porcaria de um torneio de base.
O prejuĂzo tĂ©cnico e financeiro fica com o clube.
Um jogador que podia ser muito útil ao elenco e ao técnico, com um bom potencial e com chance de ser um bom parceiro de ataque com Calleri.
Bom, mais essa pra gente engolir…
A Casa bandida do Futebol continua só nos dando prejuizo. Espero que Casares exija uma indenização e que4 a CBF custeie o tratamento do Caio. Absurdo tudo isso, logo agora que Ceni poderia começar a usá-lo