O São Paulo celebrou, nesta sexta-feira, 3 de junho, o Dia Mundial da Bicicleta. Em homenagem à data, o clube relembrou o primeiro gol de Leônidas da Silva pedalando no ar, marcado no dia 14 deste mês, mas há exatos 80 anos, em 1942.

O primeiro gol de bicicleta de Leônidas pelo São Paulo (Foto: Divulgação/São Paulo)
O tento de bicicleta do lendário jogador, famoso por marcar esse tipo de gol, foi válido pelo Campeonato Paulista de 1942. No Pacaembu, o São Paulo acabou derrotado pelo Palestra Itália por 2 a 1.
O Tricolor ainda destacou que o primeiro gol de bicicleta da equipe do qual se tem registro ocorreu quatro dias antes da contratação de Leônidas. Em 5 de abril de 1942, Waldemar de Brito, também no Pacaembu, deixou o dele no triunfo sobre o Juventus por 4 a 1.
Já o “gol mirabolante” de Leônidas, retratado originalmente pela Gazeta Esportiva, foi anotado em 13 de novembro de 1948. Naquele dia, mais uma vez no templo do futebol paulistano, o Diamante Negro colaborou para a goleada contra o Juventus, por 8 a 0, pelo torneio estadual.
Em 15 de novembro de 1948, A Gazeta Esportiva estampou na capa o nascimento do gol de bicicleta
Além dos dois gols citados, Leônidas ainda marcou outros três com a camisa tricolor. O segundo saiu em vitória sobre o Ypiranga por 3 a 1, em 24/08/1944; o terceiro ocorreu em 18/08/1946, com triunfo diante do Comercial-SP pelo placar de 4 a 2; o quinto e último foi registrado em 03/07/1949, em goleada sobre o Comercial-SP, por 7 a 2.
No total, segundo os seus registros, o São Paulo já contou com 33 gols de bicicleta em toda a sua história. Os dois últimos foram marcados por jogadores que compõem o atual elenco.
O penúltimo teve autoria de Luciano em 28 de novembro de 2020, na Arena Fonte Nova, em triunfo sobre o Bahia, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Já o último, anotado em 28 de fevereiro deste ano, pelo Paulistão, garantiu a vitória do clube do Morumbi sobre o Água Santa, em Diadema, por 2 a 1.
Veja mais sobre o Dia Mundial da Bicicleta:
O Dia Mundial da Bicicleta foi declarado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O intuito da ONU é incentivar o uso deste meio de transporte, demonstrando as vantagens do pedalar. Isso porque este exercício pode se tornar uma forma de promover desenvolvimento sustentável, bem como reforçar a educação física para crianças e jovens.
Já em São Paulo, uma Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária do Estado busca a promoção de melhorias nas áreas de segurança, infraestrutura e investimento. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas em zonas urbanas e rurais das 645 cidades paulistas.
Gazeta Esportiva

E tenho a bike do Leônidas pendurada na sala !
Hoje em dia mal podemos dimensionar o vulto histórico que foi esse craque. Leônidas simplesmente popularizou o Flamengo e o São Paulo, dois dos três clubes mais populares do País. Não pode faltar em nenhuma lista dos melhores jogadores brasileiros da história. Ficar fora de qualquer seleção do Tricolor de todos os tempos, então, é inimaginável.