*Por Danilo Di Grado
Tentando manter os 100% de aproveitamento na fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana, o São Paulo terá pela frente o Jorge Wilstermann, na altitude do estádio Félix Capriles.
Pelo lado da equipe de Cochabamba, foram poucos os triunfos até o momento na temporada. No Campeonato Boliviano, ocupa a 4ª colocação do Grupo B com 12 pontos, tendo uma campanha parcial de três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Além disso, dos últimos sete jogos pela competição nacional, acabou vencendo apenas um.
Pela competição continental, apesar de golear o Guabirá por 4 a 0 no duelo de ida pela primeira fase, quase se complicou na volta perdendo para o rival por 3 a 0, porém garantiu sua vaga. Até o momento no Grupo D, em dois jogos disputados soma apenas um ponto, empatando o primeiro jogo contra o Everton por 1 a 1, e sendo derrotado pelo Ayacucho, por 2 a 0, pela segunda rodada.
Futebol Latino

Será que o São Paulo ganha? O jogo ou mais uma vergonha?
Ganhar na altitude e sempre difícil, historicamente tropeçamos mesmo contra adversários fraquíssimos. Sempre foi assim.
Agora, do jeito que o grupo está, um empate e um excelente resultado. Se empatar lá ficamos em excelente situação no grupo, pq estamos na frente e todos outros times ja perderam pontos importantes em casa, enquanto nos teríamos mais 3 jogos, sendo 2 no Morumbi contra os fracos times de altitude que podemos vencer sem grande problema.
Mesmo a derrota seria ruim, mas não um desastre.
Hoje o time que nos ameaça mais no grupo e o poderoso Ayacucho, que derrotamos na primeira rodada mesmo jogando muito mal com os reservas…
Perfeito!!
O seu raciocínio é praticamente o meu.
O Rogério precisa deixar os jogadores principais pra vencer o Santos e o Juventude pela volta decisiva da CdB.
Os jogos contra JW e Everton o SP pode muito bem obter um empate nas duas partidas, ou um empate e 1 derrota, que ainda teremos 2 partidas em casa pra matar tranquilamente a classificação pra próxima fase.
E já vou dar meu pitaco: aposto em empate ou derrota contra JW (mais pelo fator da altitude) e em empate ou vitória contra o Everton.
A ver…
Posso esta errado, mais eu enxergo uma tímida e explicável regularidade nesse time do São Paulo.
Se a gente olhar para as derrotas mais significantes desse ano, percebemos que foram contra os dois Clubes entre os três que tem melhores elencos do ponto de vista técnico no Brasil. Não temos nenhum jogador com qualidade comparada a Veiga, Scarpa, Weverton, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Thiago Maia, Bruno Henrique, Gabigol e até Marinho. Hoje o Vitinho seria titular desse time do São Paulo.
Ontem foi um jogo em que se tivéssemos jogadores como os citados acima, o placar seria de vitória. Infelizmente Nikão e companhia não tem essa capacidade de decisão.
Mais voltando ao ponto inicial. Os jogos onde o time teve mal comportamento dentro de campo pode ser explicado pela mudança de jogadores. Não precisa ser gênio pra entender que o time titular (possivelmente o que enfrentou o Palmeiras no primeiro jogo da final do Paulistão) é composto dos melhores atletas físico e tecnicamente.
Acredito que essa formação titular com uma e outra modificação vai ser mais vista quando os jogos de mata-mata de Copa do Brasil e Sulamericana começar acontecer.
Pelo que aconteceu até aqui, jogos contra Palmeiras, Flamengo e Galo serão os piores e que na caderneta da comissão, empate deve ser comemorado. Essa é a realidade.que já se vislumbrava no inicio da temporada, motivo que me estranha essa frustração da torcida que já sabia que esse time é bem inferior aos acima citados.
De toda forma acredito que sempre que o time escalado for o melhor física e tecnicamente, as possibilidades de vitória serão grandes.
Como disse em comentários anteriores, duas coisas justificam a grande queda de rendimento frente aos melhores elencos do país. Começando de traz pra frente. Se desfazer de jogadores ruins e de jogadores bons que já não vivem seu auge técnico, ex de ruim é o Igor Vinicius e Volpi. Outros como Reinaldo, Miranda, Rigone, Eder e até Luciano que pouco rendem, ganham muito, vivem se lesionando. Seguindo esse pensamento, jogadores como Alisson, Patrick e Nikão tem que ser acompanhados e depois de um tempo, não havendo resultados, toma o mesmo rumo da lista anterior.
O primeiro ponto a se destacar é a falta de jogadores de alto nível técnico. De todos que entraram em campo ontem somados, não dão 40% de qualidade de um jogador como Hulk. Se ontem tivéssemos um jogador como Zaracho, Nacho, Everton Ribeiro ou Scarpa dificilmente não seria vitória.
Minha tese é de que não adianta encher o elenco de jogadores mais ou menos, somados com jogadores da base (como é hoje). No final vai sobra para garotos o peso da responsabilidade e as criticas da torcida.
Se tivéssemos de 3 a 5 jogadores (Gol, Zagueiro, meia, dois pontas. Ex, apenas: Weverton/Jr. Alonso/Scarpa/Bruno Henrique/Dudu) com alto nível técnico, somados com Arboleda, Wellinton, Rafinha, Pablo Maia, Nestor e Calleri pra monta um time titular, seria um elenco capaz de enfrentar qualquer time, por todos títulos que disputasse.
Passou da hora de mudar o estilo de contratações. Concordo com um comentário do Paulo Scala aqui no blog, de que o São Paulo fica comprando e vendendo apenas pra gerar comissões e luvas.
Time para enfrentar o Jorge.
Volpi, Moreira, Miranda, leo, Wellington, Andres Colorado, Luan, Patrick,Nikkão. Luciano e Rigoni. Um bom time que pode perfeitamente derrotar os golivianos ( chamo-os assim desde aquela goleada do Brasil por 8 x0 em cima deles, com vários do Zico)
Na minha opinião o São Paulo montava um “expressinho” com o Alex de técnico pra disputar a copinha, a sulamericana e o Paulistinha todo ano.
O principal ficaria focado somente no Brasileiro, Copa do Brasil e eventualmente Libertadores que são os campeonatos onde o dinheiro mora.
Se a gente passar em primeiro do grupo na sulamericana e terminar o ano sem classificar pra Libertadores.
Salvo engano, o prejuízo é muito maior do que ir pra Libertadores e ser eliminado nas oitavas da Sulamericana.
Boa observação.
Eu apoiaria…
Otima ideia. E dessa forma ja vai preparando o alex pra ser nosso tecnico. O alex tem mto mais potencial do q o ceni. Eh mto inteligente e principalmente eh um cara super humilde.