Vinícius Baldin

São Paulo fez nesta quarta-feira contra o Palmeiras, no estádio do Morumbi, pela primeira partida da final do Campeonato Paulista, a sua melhor apresentação da temporada. Melhor até que a do último domingo, quando eliminou o Corinthians na semifinal. O placar de 3 a 1 é justo com relação ao número de gols marcados pelo Tricolor, que a partir dos 25 minutos do primeiro tempo tomou conta das ações do jogo, e injusto pelo gol alviverde, convertido em um lance isolado e de sorte de Raphael Veiga, com a bola desviando em Calleri antes de entrar.

Justamente esse gol do Palmeiras é que deixa a disputa pelo título do Paulistão ainda em aberto, já que o Verdão se dá bem quando atua com seu torcedor no Allianz Parque. Com imposição tática e técnica, o clube alviverde já venceu inúmeras vezes em sua casa por dois ou mais gols de diferença, o que precisa fazer no domingo para ao menos levar a decisão para as cobranças de pênaltis.

É justamente essa imposição do Palmeiras em seus domínios que o São Paulo deve evitar. Com um time leve e com fôlego, já que o elenco conta com vários jogadores jovens e técnico Rogério Ceni promove um rodízio que ajuda até no tempo de recuperação, o Tricolor pode surpreender na casa alviverde e levar o bi do Paulistão para o Morumbi.

A evolução que o São Paulo tem mostrado ao longo da temporada, especialmente nesta reta final de Paulistão, mostra que o futuro tricolor em 2022 promete ser de bons resultados, a começar por esse domingo. Do jeito que está jogando, dificilmente haverá uma reviravolta nesta boa vantagem tricolor adquirida em sua casa.

Isso se explica pelo padrão tático imposto por Rogério Ceni. Com uma defesa sólida, que conta com a experiência de Rafinha e Jandrei, e até do equatoriano Arboleda, e a juventude de Diego Costa, Léo e Welington, o meio de campo consegue render tudo o que pode, tanto na defesa quanto na ataque. É só ver as boas atuações seguidas da dupla Rodrigo Nestor e Pablo Maia com assistências e gols. Na frente, são várias as opções, incluindo aí o faro de artilheiro do argentino Calleri, autor de oito gols só nesta temporada.

Gazeta Esportiva