Quando o assunto é clássico, o São Paulo não sabe o que é perder há um bom tempo. Se tratando de Campeonato Paulista, a invencibilidade é ainda maior. A última derrota do Tricolor na competição para um de seus principais rivais aconteceu há quase três anos, quando disputou a final contra o Corinthians, em 2019.

Na ocasião, o Timão acabou vencendo por 2 a 1, em Itaquera, com gol de Vagner Love já nos instantes finais da partida. Cuca e Vagner Mancini dividiam o comando da equipe tricolor, e jogadores como Antony, Jucilei e Éverton ainda estavam no clube.

De lá para cá, o São Paulo disputou dez clássicos válidos pelo Campeonato Paulista, conquistando seis vitórias e quatro empates – aproveitamento de 73,3%.

O triunfo mais recente foi no último sábado, no Morumbi, contra o Corinthians, por 1 a 0. Com um gol de Calleri logo aos 50 segundos de jogo, o São Paulo foi eficiente e conseguiu frear o estrelado time corintiano, mantendo a invencibilidade de Rogério Ceni em clássicos nesta segunda passagem – quatro vitórias em quatro jogos.

Sob forte chuva no início do Majestoso, o São Paulo demonstrou um espírito aguerrido, como o técnico Rogério Ceni vem pedindo desde que iniciou a atual temporada. O comandante tricolor sabe que não tem o melhor elenco do futebol brasileiro, mas crê ser possível competir contra as principais equipes do País caso haja, além da aplicação tática, essa sede de vencer que o time vem mostrando nos clássicos e também em outros jogos, muitos deles vencidos nos minutos finais.

“O jogo, por si só, um São Paulo x Corinthians, você pode estar brigando por qualquer coisa, por qualquer campeonato, ele vai ser pegado, vai ser brigado, ou deveria ser dessa maneira, como jogamos. Se os dois estivessem em último lugar, os dois brigariam para ver quem ia sair. Se fosse para brigar pelo primeiro lugar, também brigaríamos. É uma fase classificatória, não é um jogo decisivo pro campeonato, mas é um clássico. Um clássico São Paulo x Corinthians tem um tamanho gigantesco. Independentemente da situação, você tem que jogar no seu máximo, no seu limite”, disse Rogério Ceni.

Nesta quinta-feira, o adversário da vez será o Palmeiras, mais uma vez no Morumbi. O São Paulo pode ampliar sua invencibilidade em clássicos sob o comando de Rogério Ceni e, consequentemente, sua invencibilidade enfrentando seus rivais no Campeonato Paulista. A tarefa, no entanto, será árdua, já que o Verdão chega ao confronto como recém-campeão da Recopa Sul-Americana depois de uma temporada em que conquistou o tricampeonato da Libertadores.

Confira todos os clássicos vencidos pelo Tricolor no Paulistão desde sua última derrota:

2020 Palmeiras 0 x 0 São Paulo São Paulo 0 x 0 Corinthians São Paulo 2 x 1 Santos

2021 São Paulo 4 x 0 Santos Palmeiras 0 x 1 São Paulo Corinthians 2 x 2 São Paulo Palmeiras 0 x 0 São Paulo São Paulo 2 x 0 Palmeiras

2022 Santos 0 x 3 São Paulo São Paulo 1 x 0 Corinthians

Gazeta Esportiva