Veja matéria do GE a respeito da situação do uruguaio no Tricolor:
“Contratado em agosto do ano passado após um pedido de Hernán Crespo, o volante Gabriel se vê cada vez mais sem espaço no São Paulo, hoje dirigido pelo técnico Rogério Ceni.
O uruguaio de 24 anos chegou ao clube do Morumbi para suprir uma lacuna no meio de campo na parte defensiva, mas, passados sete meses desde a sua contratação, ele ainda não conseguiu se firmar e nem sequer fazer sombra aos titulares.
Em 2021, Gabriel entrou em campo em 12 oportunidades, sendo titular duas vezes. Com a ausência de Luan, lesionado, neste início de 2022, imaginou-se que o uruguaio ganharia a condição de titular, mas não foi o que aconteceu.
Dos nove jogos do São Paulo nesta temporada, o volante só esteve em campo em quatro. Em dois ele foi titular, mas saiu no começo do segundo tempo em ambas as ocasiões.
A situação de Gabriel ficou ainda mais complicada com a ascensão do garoto Pablo Maia e a contratação do volante colombiano Andrés Colorado.
Com menos de uma semana de treinos no CT da Barra Funda, Andrés entrou em campo na última segunda-feira e deixou Gabriel mais uma vez no banco, contra o Água Santa. Foi o quarto jogo consecutivo que o uruguaio não foi utilizado por Ceni.
Com os iminentes retornos de Patrick e Luan do departamento médico – a dupla já treina normalmente com o elenco – a maior possibilidade é de que a torcida veja cada vez menos Gabriel em ação.
A análise que se tem sobre o jogador de quem acompanha o dia a dia do clube é que falta a ele mais vigor físico. As viradas de bola em distância e o passe curto são elogiados, mas não são o suficiente para ele se manter entre os titulares.
Por conta disso, Andrés Colorado deve receber muito mais chances nos próximos jogos.
Com o empréstimo válido até dia 31 de dezembro deste ano, Gabriel tem uma opção de compra estabelecida em contrato para ficar até o final de 2025. Pelo que apresentou até agora, a chance desse gatilho ser acionado é quase zero.”

Foi uma contratação a pedido do crespo,logo o Ceni fritou o ele ! Simples assim !
Não faz sentido. Rignoni tb foi uma contratação do Crespo e mesmo se arrastando em campo e sempre escalado pelo RC.
Neves nunca foi titular com o Crespo tb, na realidade praticamente não entrou em campo com o Crespo.
Antes de vir também já estava amargando reserva depois de voltar de lesão. Quando chegou, creio que o Crespo estava esperando melhora física para que ele ganhasse titularidade.
Boa técnica, capacidade de girar a bola. Entretanto, não chutou uma bola a gol ou deu um passe decisivo desde que chegou por aqui. Aí fica difícil. Não acho mau jogador, mas tudo indica que Luan, Pablo, Nestor, Andreas (todos com características distintas) são consideravelmente superiores. Hoje o que precisamos é de mais gente decisiva no ataque. O único que decide é o Calleri. Rignoni sumiu e Sara e bom, mas é um operário que as vezes faz seus gols porem não é um jogador de passes decisivos ou um goleador. A esperança é Nikao, mas ainda acho difícil ele assumir esta função. Qto ao Neves, sobrou na fila e na minha opinião não se trata de injustiça do treinador.
Um jogador de 24anos, que continua no Uruguai é comum. Os melhores com 20 ou 21 anos vão para a Europa. Ele não é um primeiro volante. Como segundo a concorrência é muito grande.
Mal jogou. Dificil fazer uma analise mais profunda. Eu gostei do potencial q vi. Parece ser melhor q nestor e cia. Passe mto bom e preciso.
O maior problema dele parece ser nao se chamar igor gomes. Kkkk
Bingo!
Eu acho que não tem nada demais aí, o Ceni não gosta do jogador, ele quer volantes altos pra ganhar a primeira bola por exemplo.
Ele inclusive dispensou o Liziero pelo mesmo motivo.
Neves é baixo e não tem muito vigor físico, o oposto do Patrick que o Ceni pediu, além disso é bastante parecido com o Nestor, mas parece ter menos dinâmica de jogo.
É natural que ele não utilize o jogador.
Apesar de achar que ele merecia mais minutos em campo – já que sempre entra bem, é gosto do treinador, se não foi ele quem pediu, que obrigação ele tem de testar?
Ai volta todo o replay do looping: A diretoria é amadora, porque se foram atrás do cara, por que demitiram o Crespo? E se demitiram o Crespo, porque não pensar com calma e contratar um treinador com estilo parecido?
A resposta é a mesma de contratarem o Milton Cruz, o Rogério é “parça” dos caras.
Simples: ele é bem menos melhor do que muita gente imaginava. Talvez não sege um jogador ruim, mas parece que num vai vingá, não.
Jogador que não mostrou nada de espetacular pra justificar. Achei ele lento em campo, parece longe de ter se adaptado ao futebol brasileiro. Poderia ser emprestado para um time menor, mas se não for possível duvido que vingue.
E mais fácil criticar o treinador do que ver a realidade, neves e um jogador comum, tem um bom.passe e só. Joga paradão , pouca marcação, pouca chegada ao ataque,
O pablo.maia ganhou uma.camisa depois de 25 minutos de chance, precisou só desse tempo pra mostrar qualidade.
O uruguaio já jogou várias partidas e foi substituído em todas por que não performou.
O colombiano jogou poucos minutos contra o água santa e tenho certeza que entre os dois o treinador vai preferir o colombiano.
Perfeito Fernando !!!
Pra mim, o Ceni não curte muito as características do jogador e temos outros que fazem a mesma função e agradam mais o treinador, e isso. Lembrando que ele foi pedido do Crespo
Deveriam liberar pra algum time onde possa jogar futebol, lembro de alguma pequena especulação no Santos.
Está fazendo a mesma coisa com o Welington, mania de treinador, o murici não gostava do franca!
Tem muito bom passe a curtas e médias distâncias, tem visão de jogo, mas sou obrigado a concordar que lhe falta vigor e pegada na marcação. Entretanto, como Crespo conseguiu embutir um pouco disso até mesmo no Liziero, acho que Ceni poderia insistir um pouco mais no Neves também, as vezes só lhe falta um pouco mais de respaldo para evoluir essas características..
O fato de não estar jogando com frequência não significa que Ceni já descartou o Gabriel neves. Ceni é como Muricy, eles não desistem de jogador. Talvez no atual momento o Nestor esteja melhor e o Pablo também tomou conta do meio-campo. Sara é insubstituível, só sai por cansaço e agora com a chegado do Andres sobra mesmo pouco espaço. Foi indicação do Crespo,mas o próprio Crespo mal o utilizava. Talvez não esteja jogando no nível que esperam dele. Enfim, acho que não será comprado ao fim do empréstimo pois está atrás de Luan, Nestor, Andres e Pablo.