Titular em dois jogos consecutivos do São Paulo, incluindo o clássico contra o Santos, Pablo Maia se tornou um exemplo a ser seguido em Cotia pelos garotos da base tricolor. A comissão técnica do sub-17, por exemplo, usou o atleta recém-promovido ao profissional como modelo de comportamento na conversa com os atletas que iniciaram nesta semana a preparação para a nova temporada.
“Eu usei o Pablo ontem de exemplo em uma reunião com o grupo. Eu trabalhei com o Pablo dez dias, a geração 2002, porque fui pra uma categoria, e eles continuaram no sub-16. Ele é um exemplo aqui dentro, porque sempre foi um atleta muito dedicado. Nunca foi o destaque da categoria, nunca foi o destaque técnico, nada disso, mas sempre foi muito eficiente, muito trabalhador, muito dedicado. Ele tem o perfil realmente de um atleta de alto nível”, disse Menta, treinador do time sub-17 do São Paulo, em entrevista à Gazeta Esportiva.
Apesar do pouco tempo treinando entre os profissionais, Pablo Maia vem convencendo o técnico Rogério Ceni de que tem potencial para assumir a responsabilidade no meio-campo da equipe. Contra o Santos, o volante não sentiu a pressão do clássico na Vila Belmiro e foi um dos melhores em campo.
Para Menta, no entanto, a ascensão de Pablo Maia não é surpresa. Embora tenha trabalhado pouco com o volante diretamente, o atual treinador do sub-17 percebeu no dia a dia em Cotia o quão sério ele levava sua carreira antes mesmo de chegar ao profissional.
“Ele se desenvolve muito bem, sempre busca se desenvolver. Lembro ele no paredão trabalhando a perna esquerda. Teve uma época que ele precisava atingir um peso ideal, então trabalhava mais que todo mundo. Ele sempre foi disciplinado”, prosseguiu Menta.
“Mesmo quando ele teve problemas particulares, não deixou se abater e continuou em busca do sonho dele. É um prêmio para aquele atleta que acredita no desenvolvimento, no trabalho, no envolvimento dos profissionais com ele. Obviamente que o cara tem que ter qualidade, e o Pablo tem, mas essa questão de trabalho, de dedicação, nem todo mundo acredita nisso no futebol, e é uma pena, porque muitos talentos acabam ficando no caminho”, pontuou.
O sucesso precoce de Pablo Maia no profissional surpreende ainda mais pelo fato de na semifinal da Copinha deste ano, o volante acabou cometendo uma falha que custou a classificação do São Paulo á final do torneio, justamente em um clássico contra o Palmeiras. Entranto, o lance, aparentemente, não traumatizou o garoto, que pouco tempo depois se mostrou pronto para atender às necessidades de Rogério Ceni na Barra Funda.
“O equívoco dele no jogo contra o Palmeiras, uma saída equivocada, ele estava jogando contra uma equipe de qualidade. A falha aconteceu, mas o que ele aprendeu com aquilo? O que aconteceu com ele depois? A gente costuma dizer que a base serve para errar. Ele foi passando por todas essas experiências, que são ricas, e isso serve para amadurecimento, aprendizado. Quando chega no profissional, chega maduro, com qualidade”, concluiu Menta.
Gazeta Esportiva

A imprensa tem que ir com calma também. O mlk fez só alguns poucos jogos e ainda vai oscilar (quando acontecer, inclusive vai ter torcedor pegando no pé e dizendo que não presta).
Wellington quando subiu e jogou contra o Flamídia também elogiaram muito a segurança e personalidade. Hoje já tem gente achando que é pior que Léo Pelé.
Eu acho um absurdo o Welington não receber chances. Mostrou muito futebol em alguns jogos. Tem potencial
Acho o Wellington melhor que Reinaldo e q o Léo. Mas tem que por o moleque para jogar.
O Reinaldo já acabou a carreira… não serve nem para a defesa, nem para o ataque. Tá correndo engessado e tem um dificuldade tremenda de cruzar quando tá marcado.
Eu sou totalmente contra lateral que nao sabe cruzar. Esse e o problema do Welligton … O primeiro fundamento que lateral precisa dominar são os cruzamentos… o segundo é a parte defensiva.
Welligton tem potencial e chances de ser um bom jogador, mas ainda não é… falta muita pra ele merecer ser titular desse time.
Hj sim… o Pelé é o melhor lateral esquerdo que temos… cruza melhor que o Welligton e defende melhor que o Reinaldo.
Naquele jogo contra o Flamengo, o Welligton foi bem porque jogou na defensiva… seu ponto forte…mas pra lateral isso é muito pouco
Mas é tipo assim, o menino tem que subir pro profissional já sendo o próximo Cafu.
O Léo Pelé pode não saber andar e ganhar 5x o que o menino ganha porque “é esforçado”, e o Reinaldo pode ser gordo e cruzar de olho fechado que é o “King”.
Cara, a real do futebol brasileiro é que lateral não sabe cruzar mesmo, ficam cumprindo função tática a base inteira e quando chega no profissional tem dificuldade em ir pra linha de fundo.
O pessoal tem essa ideia de que o Reinaldo é o “líder de assistências no ano” como se fossem 15, ai você puxa a estatística, o cara tem 6 em 70 jogos, e o índice de acerto dele é de 0,5%.
Se puxar o índice de gols pela esquerda e pela direita no São Paulo nos últimos 10 – infelizes – anos em que ele está aqui, eu duvido que seja menos de 60/40.
Enfim, como sempre digo, muita paciência com quem vem de outros clubes (vide Patrick gordo, Luciano lesionado fora de temporada) e uma cobrança forte em cima dos moleques de Cotia.
Wellington tem dificuldade com os fundamentos da profissão, se não treinar seus pontos fracos não vai vingar, vai ser aquele mais ou menos
Pablo desenvolve bem os fundamentos da posição, cobertura , passe, infiltração, pegada, o treinador passa a confiar no atleta , recebe mais chances , fica mais confiante ,etc etc. Gosto desse tipo de jogador que recebe uma chance e transforma a chance em realidade, não gosto daquele que precisa de 50 partidas pra ver se vai dar certo
Gosto da personalidade do rapaz.
Teve aquela falha na copinha mas não se deixou abalar, chegou no profissional com confiança. Todo jogo chega na frente, arremata, logo vai fazer seu primeiro gol.
Vai errar muito ainda e vai oscilar, mas tenho certeza que contribuirá muito pro time assim como o Sara, Luan, Marquinhos e outros.
Cotia é isso, raramente vai aparecer um Lucas, um David Neres, Anthony… mas todo ano é 3 ou 4 que sobe pro time de cima.
Pablo Maia tem vergonha na cara.
Tem sangue e se entrega em campo
Ele e todos os outros jogadores precisam de uma boa média no desempenho pq não farão 100% dos jogos em alto nível. Quando o elenco conseguir isso mudaremos de patamar. Até agora essa partida contra o Santos foi o ponto fora da curva. Fica a nossa torcida.
Nunca mais se falou do tal investidor estrangeiro que o Casares teria reunião
Depois que ele mesmo se enrolou numa entrevista quando foi perguntado sobre isso ficou claro que a história não era bem essa. Se há investidor não deve ser da maneira como foi divulgado.
E vai ser muito difícil fechar algum, os investidora reias estão comprando as SAF botafogo vasco, não faz sentido investir em um clube bagunçado, ou viramos SAF ou não tem investidor isso tá na cara, e outra depois q todos investidores já tiverem clube aí não adianta, como a gente sempre atrasado quando ver q a única solução é a SAF não vai ter mais ninguém com disposição pra comprar pois já vão ter clubes.
Aí vamos finalmente cair para a Série B, sem choro, nem velas, rs
Se houver mais times competitivos na Série A do Brasileiro, nós que temos lutado contra o rebaixamento com alguma frequência na última década devemos ficar bastante preocupados, não?
O problema do São Paulo é o São Paulo, nunca foram os outros.
Se a gente tivesse só segurado os jovens bons de bola por mais tempo ao invés de endividar o clube com atleta vagabundo, nem precisaríamos nos preocupar com SAF.
Nosso problema são os SAFados daqui.
Os SAFados continuarão, então é bom ficar atento. Os clubes estão se profissionalizando, seja através da SAF ou não, estamos ficando p/ trás, até times modestos tem nos superado, com o ressurgimento dos gigantes a coisa pode ficar séria.
Terminamos em décimo terceiro, como seria nosso campeonato com Cruzeiro, Vasco, Athletico-Pr, Botafogo, Bahia e Coritiba competitivos jogando a primeira divisão?
Mas é isso que to falando, tem que sanear as contas e os diretores.
Só ter mais dinheiro entrando vai resolver não.
Por isso mesmo eu quero a SAF. O clube precisa de outro grupo administrando. Quero um John Textor aqui.