Aos 35 anos, Eder vem se mostrando bastante útil ao técnico Rogério Ceni neste início de temporada. O atacante chegou a ser descartado pelo diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, em entrevista concedida durante as férias do elenco, mas sua postura nos treinamentos conquistou o técnico tricolor, que o escalou como titular no último domingo, na vitória sobre a Ponte Preta.

Em dezembro, em entrevista à Rádio Bandeirantes, Carlos Belmonte admitiu que a rescisão de Eder estava nos planos da diretoria de futebol depois de uma primeira temporada frustrante do jogador, muito atrapalhado por lesões.

“O Eder, assim que voltarmos das férias, nossa reapresentação está marcada para o dia 10 de janeiro no período da tarde, vamos conversar com o Eder. Temos que chegar a um entendimento com o atleta e chegar a uma decisão. A princípio, o Eder não continua conosco”, disse Belmonte à época.

Com contrato até o fim de 2022, Eder não se abalou e manteve o profissionalismo na pré-temporada, trabalhando firme para estar pronto para uma eventual oportunidade. Sua postura não passou despercebida por Rogério Ceni, que o acionou em todos os jogos do São Paulo neste ano.

É verdade que nos quatro primeiros jogos dos cinco disputados pelo São Paulo em 2022 Eder entrou em campo restando em média dez minutos para o apito final. No último domingo, porém, o experiente atacante não só foi titular como também vestiu a faixa de capitão da equipe.

“No ano passado, ele [Eder] não estava na melhor condição física possível, trabalhou muito nesse ano, é muito profissional, trabalha bastante todos os dias. Observando os treinamentos, era necessário dar essa oportunidade pra ele. Eu acho que o ganho técnico que ele agregou ao time, um cara que jogou tantos anos na Itália… pode não estar bem às vezes, mas é um cara com boa condição técnica. Acho que foi um diferencial para essa posse de bola, tabelas próximas à área. Com certeza ele terá mais oportunidades”, disse Ceni após a vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1.

Antes de ser titular, contra o Santo André, Eder já havia sinalizado que poderia ser mais útil se tivesse mais minutos em campo. Mesmo sendo acionado na reta final da partida, o atacante teve tempo para dar assistência para Marquinhos garantir a suada vitória por 1 a 0, nos acréscimos do segundo tempo.

Eder também aproveita o fato de Luciano estar se recuperando de lesão e de Nikão precisar de uma pré-temporada maior, já que o Athletico-PR, seu ex-clube, costuma disputar o Estadual com a equipe sub-23, para seguir ganhando pontos com Rogério Ceni e confirmar a volta por cima no clube.

Gazeta Esportiva