Caio foi um dos grandes nomes do São Paulo na última Copinha e vem se destacando nas categorias de base. Após estrear pela equipe profissional no empate sem gols com o Ituano, o jovem pode suprir a carência de atacantes de velocidade do Tricolor.
O time do Morumbi teve interesse na contratação de quatro atletas com essa característica na janela de transferências, mas não conseguiu concretizar nenhuma delas. Yeferson Soteldo deixou o Toronto FC, mas acertou com o Tigres-MEX. Já Douglas Costa rescindiu com o Grêmio e encaminhou ida ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.
De acordo com o próprio técnico Rogério Ceni, Luís Henrique e David também foram alvos. No entanto, o primeiro seguiu no Olympique de Marselha, enquanto o segundo deixou o Fortaleza e se transferiu para o Internacional.
Nascido em Limeira (SP), Caio tem 17 anos e jogou tanto no sub-17 como no sub-20 na última temporada. Já na Copa São Paulo, ele foi titular, anotando quatro gols e duas assistências. As boas exibições culminaram em elogios de Rogério Ceni.
“O Caio é uma das opções, está treinando com a gente, deve ficar, apesar de seus 17 anos apenas. É um jogador que a gente quer trabalhar, porque vimos potencial nele nessa Taça São Paulo”, disse o comandante são-paulino, que quer lapidar o garoto.
Como alternativas para dar velocidade ao time, Rogério conta com três jogadores. Principal contratação de 2022, Nikão é o novo camisa 10 do Tricolor e gera grande expectativa após bom desempenho no Athletico-PR. Alisson, por outro lado, vem de temporada irregular no Grêmio. Por fim, o jovem Marquinhos, de 18 anos, é formado em Cotia e visto com bons olhos, mas ainda não se firmou na titularidade.
Ainda sem vencer no Paulistão, o São Paulo volta a campo na quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), quando visita o Red Bull Bragantino. O jogo é válido pela 3ª rodada da competição.
Gazeta Esportiva

Acho prematuro, poderia ser melhor preparado, mas é assim é a limonada no SPFC
Coitado, saiu de uma equipe organizada taticamente pra chegar no profissional e ver a bagunça. Isso que a intenção foi sempre preparar os mlks pra chegarem no profissional preparados e entendendo a forma de jogar.
Tá certo, se tem qualidade e potencial tem que subir e jogar. O momento é de pressão mas não é motivo para atrasarem esse processo. Cabe a quem estiver lá administrar isso.
Não é raro ver em grandes clubes e até em seleções jogadores na faixa dos 18 anos. Aqui tem muita frescura, e a torcida muitas vezes não ajuda. O Welington é um que a torcida já está começando a queimar.
Pro campeonato paulista nada melhor do que colocar esses jovens como o Caio pra que eles possam sentir o jogo profissional. Porém, pelo que mostrou quando esteve em campo ele não será solução de nada a curto prazo. É muito jovem, não é um craque diferenciado nível Neymar e vai passar pelas etapas normais de quem só tem 17 anos. Se fizer um bom trabalho e tiver boa cabeça talvez ao longo da temporada ele possa contribuir em algumas partidas e brigar pelo seu espaço em 2023.
O moleque na base, joga próximo ao gol, como centroavante ou segundo atacante, no time principal, jogar na ponta, só vai lapidar sendo machucado.
Eu prefiro investir nesse menino do que no Douglas Costa, porque pelo menos ele ainda busca alguma coisa na carreira.
Eu queria estar errado, mas já imagino e já comentei antes, se o Rogério ficar no São Paulo, vai acabar o ano jogando com Caio e Marquinhos abertos com o Calleri na frente.
Eu só quero ver o que vão fazer com Rigoni, Luciano, & cia.
Marquinhos sumiu depois da lesão. Digo isso não só pelo que vi no profissional como pelo que via na base.
No momento só vejo teimosia e pardalzisse nesse trabalho do Ceni, mas se ele acabar apostando nesse ataque aí que você colocou eu tiro o chapéu.
Pra falar a verdade Lugo, eu entendi a lógica da escalação do último jogo.
Se não me falha a memória, pela direita jogaram Alisson alternando com Nikão, e pela esquerda Sara alterando com Patrick.
Dentro do esquema que ele montou esses 2 jogadores de cada lado fariam triangulações com o Rigoni e abririam espaços.
E justamente por isso que tem me desanimado o Ceni, basta olhar a execução, o São Paulo não tabelou e não chutou no gol.
Pelo contrário, era um time quase estático com Sara e Patrick ocupando exatamente a mesma faixa de campo todo o tempo.
Como eu imagino que ele vá querer manter isso, a única opção que ele tem pra manter esse esquema minimamente viável é sacar um de um lado e outro de outro e colocar os meninos.
Eu imagino que se ele sobreviver, vai terminar com o time base sendo Luan como cabeça de área, Patrick e Nikão como meias com o trio de ataque que falei.
E mesmo assim tenho minhas dúvidas se vai dar certo…
Boa análise, e é exatamente por esses motivos que acho um trabalho de pardal teimoso, deve ter lido em algum livro de táticas que é o melhor modo de atacar e ocupar campo com objetividade, estilo futebol inglês de 20 anos atrás, e enfia goela abaixo mesmo que o elenco não permita esse modo de jogo. Acho que influi tb o modo como ele distribuía o jogo quando jogador, sempre forçando os flancos nas costas dos laterais, ficou com isso na mente.
Caso ele chegue a colocar esse time que você coloca ali no final, até teria ao menos uma relação entre características dos jogadores com o esquema, mas assim como você tenho dúvidas se funcionaria.
Na verdade no primeiro tempo ele utilizou o Alisson na ponta esquerda, Nikão na ponta direita, Sara e Patrick por dentro.
Caio vai desenvolver a rapidez pra fugir das porradas do profissional , que são muito mais pesadas que no sub 20.
Esse início de atividades e o cenário ideal pra colocar algum jovem talento na equipe de cima, pra ver seu comportamento, se ele desenvolve, se ele se inibe,
Jogamos apenas duas partidas no Paulista, na primeira fase são 12, então e aguardar pra ver como vai se comportar a equipe em 2022. Acredito ser muito cedo pra decretar.luto oficial em 2022
Seria melhor ficar pelo menos mais um anos na base para ganhar mais corpo, é muito franzino ainda.
O Pablo parece mais preparado, com o físico próximo ao ideal pela estatura do jogador.
Mico Ceni tem encontro marcado com a torcida e opinião da mídia para dias 05/03 e 10//03
05/03 : São Paulo x Corinthians
10/03 : São Paulo x Palmeiras
10 de Março é o meu aniversário, e nada melhor de presente do que uma bela vitória sobre a Crefisa Sem Mundial!!!!
Já vou poder mencionar os dias de vida.
Para queimar o moleque pouco custa – ainda mais numa zona q é esse time devendo salários e jogadores mimados – fora a limitação do treinador.
Por isso as ”joias” do palmares e bonecas são vendidas bem mais caro.
São mais preparados e entram ”na boa”.
Mas esses inúteis do conselho querem saber de bermuda na tribuna e do biribol.
O único caminho pro SP é SAF. Tem q sair das garras desses parasitas ultrapassados.
Eu tenho comigo q a maioria do conselho é composta de gente como aquele senhor q cobrou o cara de bermuda e daquela senhora q deu um show na vitória do Casares.
O SP morreu. Isso q tá aí eu n consigo ver oq é.
Tem que colocar mesmo para jogar nesses jogos de um campeonato que não tem qualquer relevância. No SPFC sempre tem aquela frescura de que o garoto não está pronto, no SFC sempre estão prontos. Ele é muito franzino, dizem alguns. Mas que jogue com inteligência, com deslocamentos rápidos, isso ameniza o problema. Ontem vimos como jogadores habilidosos, rápidos fazem uma diferença enorme no futebol. O Show do Antony, do rafinha, do Vinicius mostra que Ceni tem total razão em querer jogadores rápidos e dribladores
Mais um da base que vão jogar direto na fogueira.
Moleque não tem nem barba na cara ainda, e franzino, e já colocam essa responsa nas costas dele.
Se não sobem a molecada é um chororô.
Se sobem é outro chororô.
Tem gente dando pití porque conseguem prever o futuro e quando o Pedrinho subir ele não vai ser bem utilizado.
Estamos falando do Messi?
Gosto muito do Pedrinho, mas o que ele jogou na copinha? Ficou (beeeeeeeem) atrás de outros companheiros de equipe.
Não decidiu no sub-20, mas não vai decidir no profissional agora “só” por causa do treinador.
Agora o Caio que tem característica que nenhum outro jogador tem, não pode subir pq tem que ser melhor preparado. Ah, pelo amor de Deus. Quanta chatice.
E tendo um treinador ruim ou não, será que todos não concordam que não temos um jogador de drible? Será que é tão difícil assim ver e concordar com isso?
Desde a saída do Antony e da boa fase do time do Diniz que os outros times descobriram que era “só” se fechar contra o SPFC que raramente tem um jogador que consegue um drible para quebrar linhas e raramente um jogador acerta um chute no gol de fora da área com adversários fechados.
Excelente comentário, colocou os pingos nos is.
Não entendi, o outro colega ali então não pode achar que o rapaz deve ficar mais um ano em Cotia? Por mim o Caio deve ser trabalhado visando ser titular já no próximo semestre, mas se outra pessoa pensa diferente e dai?
Thiago, veja o caso do SFC. Em 2001 estavam falidos, montaram um time só com moleques da base e foram campeões brasileiros em cima do super-time do SPFC. veja que só no ultimo ano já revelaram dois bons centro-avantes, um foi vendido para a Juventus e o outro, o Marcos Leonardo, só tem 18 e já é titular indiscutível. por que só no SPFC que tem que esperar o garoto ficar maduro?
Mas é só no Santos. No TSC dificilmente se vê um jogador de 17, 18 anos no time de cima. O badaladíssimo CAM só tem contratados no time titular. Muito novo só se for um Lucas da vida, que subiu com 18 ou até antes e foi muito bem. Ou seja, somente um cara acima da média daqueles que vem surgindo em nossa base.
O Corinthians que caiu em 2007 basicamente era formado de jogadores de base.
Todo mundo lembra o Santos que ganhou um campeonato de mata-mata após se classificar em oitavo.
Mas todo mundo esquece que normalmente o time muito jovem cai, não o contrário.
Tem que aproveitar quem tem condições sim, mas ir colocando aos poucos no time. Subir um moleque de 17-18 anos e colocar nele de cara a pecha de solução pra um problema crônico do time titular eu acho errado, a menos que o jogador tenha um potencial fora do normal, generacional (topo Kaká, Lucas, Antony), e já esteja fisicamente maduro pro profissional.
No caso do Caio, acho que principalmente o segundo ponto é o problema.
Cria-se uma expectativa na torcida que dificilmente será correspondida e daqui a dois jogos já tão vaiando o jogador. Principalmente esse papo de “tentamos o Soteldo, não deu então a resposta e o Caio”.
Melhor subir o cara, ir entrando aos poucos enquanto vai fazendo reforço físico, e quando começar a ir bem aí considera ele nos titulares.
Para mim, estão queimando etapas que não deveriam. O certo seria ele ser opção. Dá para arranjar ponta-esquerda bom e barato ou por empréstimo. Não é uma posição carente no Brasil.
Aí, vão jogar o moleque na fogueira. Além a falta de experiência tem o aspecto físico. Bom, vamos ver se surpreende. Até pq com uma diretoria precisa só torcer para o melhor acontecer.
Nem a seleção brasileira tinha , agora que Tite descobriu Antony, Rafinha, Rodrigo e Vinicius. Antony vale mais de 300 milhões, Vinicius está fixado em 1 Bi. Onde tem esses pontas bons e baratos , todos queremos saber