O São Paulo disputou duas partidas do Campeonato Paulista até o momento, contra Guarani e Ituano, e não conseguiu sair com a vitória. Titular nos dois jogos, Nikão ainda não marcou ou deu assistência com a camisa do Tricolor.
Em entrevista coletiva após o empate diante do Ituano, o técnico Rogério Ceni avaliou o começo do jogador no Morumbi, e destacou a dirença dos processos de pré-temporada no Athletico-PR, ex-time do atacante.
“A primeira grande diferença é que o Athletico-PR se prepara três meses para jogar o campeonato brasileiro. Então há anos o Nikão não faz uma pré-temporada de competição, de jogos, como está sendo aqui. No Athletico fazia 45, 60 dias de pré-temporada para só depois iniciar alguns jogos do campeonato paranaense e depois começar as competições”, disse o treinador.
“Aqui não, aqui o Nikão treinou poucos dias e vem começando. Ele tem total liberdade para ir para dentro, aliás é o motivo pelo qual ele joga aberto pelo lado direito sempre, sem dúvida nenhuma é para receber essa bola e ir para dentro. Mas eu acho que, no momento, ele sofre um pouco na parte física, o que é completamente esperado, ele jogou 120 minutos mais ou menos nesses dois jogos, e ainda vai demorar um tempo para entrar na parte física. É um jogador que tendo a crescer, a se desenvolver”, acrescentou Rogério Ceni.
Nikão e o São Paulo voltam a campo na próxima quinta-feira, diante do RB Bragantino. A partida será válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista, às 21h30 (de Brasília).
Gazeta Esportiva

O time do São Paulo não está mal escalado. Ceni não está fazendo pardalzices (por enquanto). O time não está treinado, além de não está com condicionamento físico ideal. Não há uma boa transição da defesa pro ataque (já não tinha ano passado, mas eram outros jogadores). E o time está lento até nas inversões de lado (lateral toca p zagueiro que toca pro outro zagueiro que toca pro outro lateral) o que facilita demais a marcação adversária.
Quem tem talento pra chamar jogo, não está chamando (provavelmente por não se sentir apto fisicamente ainda). E falta treinar posicionamento e movimentação para saírem as triangulações e assistências. Não há entrosamento para que façam isso naturalmente. Hoje talvez o time de Cotia estivesse mais preparado para essas primeiras rodadas, pois Alex já implantou a filosofia.
Rigoni de centroavante não é pardalzice?
Pois é ! Claro que é. Tem muito torcedor cego. O pior é que sempre que o Ceni tenta inventar na escalação, geralmente a resposta é uma derrota humilhante, como foi ano passado nos jogos contra o Flamengo e o Grêmio. Ontem também teria sido uma derrota humilhante em casa pra time pequeno se o Jandrei não tivesse agarrado pênalti.
Lembrando que o Ceni não erra nunca e se errar nunca vai assumir a culpa!
Isso é fato! Foi assim como goleiro e será assim como técnico!
Rigoni não foi 9 clássico. Ceni só queria que ele pudesse pegar algum jogador no 1×1 em alguma jogada (escolha ruim, é verdade, já que Ituano estava só no contra-ataque e com 2 zagueiros marcando Rigoni).
Depois que Calleri entrou, mudou alguma coisa? Depois que o Caiobinha entrou pra ser o jogador de velocidade mudou alguma coisa?
Por isso que eu reafirmo que o problema não é escalação. Jogadores nós temos, embora ainda fora de forma. Falta implantar ideia de jogo. Coisa que a gente teve desde o início com o Crespo.
Rigoni de centroavante, Sara de volante, Patrick de ponta, sem falar na escavação de um Diego (péssimo zagueiro), entre outras coisas.
Aliás, o time tem atacantes para jogar em.linha de dois na frente (Calleri, Rigoni, Luciano e Eder) mas ele insiste em jogar com pontas, matando o futebol de todos ali.
Ataque deveria ser caleri e Eder
Nikao na meia direita Patrick do lado esquerdo.rigoni e sara no meio e Rafinha na lateral no gol jándrei os de mais os de sempre
G.Sara já jogou de segundo volante inúmeras vezes desde a época do Diniz. Também prefiro ele mais adiantado, mas ali não foi novidade. Sempre teve boa recomposição defensiva, por isso recuam ele e “ganham” mais um meia.
Ele não estava de 9 clássico… a gente estava sem 9, na verdade.
Concordo!
Pra mim oque amenizaria a falta de ritmo de jogo seria a ideia de jogo , começo de temporada é difícil mesmo e não dá pra cobrar volume de jogo e destaque individual , mais na minha opinião é obrigação do treinador apresentar ideia de jogo e posicionamento, organização , é isso que tem que ser o foco ,o time ter uma ideia clara de jogo pra evoluir, o principal nesse momento pra saber se o trabalho vai vingar é isso , o time tem que ir a campo se dedicando ao máximo a ideia de jogo , posicionamento, esquema tático e movimentação pra mim a adaptação do Crespo foi rápida porque quando chegou apostou em uma ideia clara de jogo, com saída de bola com tres zagueiros valorizando a posse de bola , com alas bem abertos , o time não vai render com grande volume.
Mais o time vai a campo não tem uma ideia de saída de bola e nem de transição , o trabalho está começando errado , atrasa a evolução , isso não depende de preparo físico , um treino é suficiente pra posicionar o time e colocar a ideia de jogo , eu estou com um pé atrás com o compromisso da diretoria e comissão técnica, Crespo ficou o ano passado inteiro pedindo zagueiro, como pode o Diego Costa começar a temporada, é incompetência, será que vai empurrar com a barriga novamente, tudo bem tem o Arboleda e Miranda, mais se por algum motivo eles não poderem estar no jogo, se for um jogo grande clássico é imperdoável, Diego Costa erra tudo em campo, corre errado, posiciona errado, tecnicamente é fraco, não tem boa saída de bola, não tem nem força física , contra o guarani o jogador adversário parado ele não conseguia marcar , eu não vou levar a sério essa temporada enquanto não tiver opções de zagueiros confiáveis , prefiro até os zagueiros da copinha do que o Diego Costa , do jeito que está jogando não vai ser surpresa se pegar um time bom e tomar uma goleada.
Isso que quis enfatizar. Mas mesmo que com atraso, Ceni ainda tem tempo pra implantar algo. A ver os próximos capítulos…
O complicado é o SPFC não pode realizar o mesmo que o Athletico. Isso faz muita diferença nesse calendário maluco de competições no Brasil. Contudo, mesmo com esse porém, o time está apresentando um repertório muito pobre do ponto de vista tático. Parece um copia+cola do final do ano passado. Vamos ver na evolução das rodadas como isso se desenrola.
Não esperem nunca do Nikão um jogador que se diferencie pela parte técnica, pela habilidade. É um jogador voluntarioso, brigador, e sem estar bem preparado fisicamente tende a sofrer demais. E isso me deixa preocupado.
Nikão é um bom pé de obra, que esta recebendo salário de estrela, contrato longo, e escalado na posição que não tem como render. Se começar usar essa desculpa, de que o cara tem que jogar pouco no ano, pra desenvolver seu futebol, podem anotar aí, que será um novo Pablo, e terão que daqui a um ou dois anos fazerem acordo de rescisão, com o SPFC pagando.
Nikão é meia boca ,quem esperar protagonismo do Nikão vai se decepcionar..É um bom coadjuvante num time certinho.Mas num time sem meias,sem dribladores,sem bons cabeceadores pro esquema “duxa corona” vai sofrer muito com defesas fechadas. Desculpa de preparo físico pra mim não cola pois o ano passado inteiro foi essa desculpa.Com esses ingredientes acho muito difícil dar uma boa receita pois falta músicos nessa banda.Ceni é um médico ortopedista tentando ser um médico cirurgião com esse elenco de características que não combinam com seu estilo de jogo.E isso e culpa do MuMu que não pensou nisso antes.Nem vou falar do Casares que cheguei na conclusão que ele não entende nada de futebol mesmo.Ou muda o elenco,ou troca o Ceni,ou vira saco de pancada.A escolha é sua Casares….
Tá e quando que o craque camisa 10 Nikao vai estar em “ponto de bala”?
Lembrando que Rafinha, Alisson, Patrick e principalmente o Nikao vieram para sanar as deficiências da equipe!
Todos escolhidos pelo técnico, apenas para reforçar.
Será??? Não lembro do RC ter pedido esses nomes ou jogadores com essas características.
A primeira fase do Paulistão são 12 jogos, considerando os clássicos e o jogo contra o RB como mais complicados sobrariam 8 jogos considerados mais fáceis, já complicamos 2 desses. Restam 6 jogos!
Próximo jogo é contra o RB fora de casa.
E aí?
E complicamos os faceis…
As contratações do SPFC que vieram do RS eram jogadores que os clubes não quiseram renovar, portanto “refugos”, jogadores sem ambição profissional, e que eram criticadas pelas torcidas de lá. Portanto, talvez temos um time piorado e paneleiro, já que esse Rafinha rebaixou o grêmio.
Esses caras são meio malas e tal,tem sua deficiências técnicas mas se apresentaram para o jogo.Maaaaassss os badalados Nikão e Rigoni não jogaram absolutamente nada e nem se apresentaram ao jogo.Nem se via eles tocando na bola jogamos com dois a menos ontem,dois fantasminhas….
O Rigoni sempre foi segundo atacante, e assim foi destaque do time no ano passado. Aí chega o “gênio” e o coloca de ponta ou isolado de centroavante, preso em dois zagueiros.
Que jogador renderia assim?
Espero que a diretoria de futebol esteja alinhada ao treinador pra dar tempo e aceitar a maneira como a condução do time está sendo feita. Esse estilo “posicional” pra dar certo precisa de treinamento exaustivo, repetição, e mesmo com craques em campo ele demora pra pegar. Não estamos falando de Manchester City e Liverpool que é de onde o Ceni deve pegar essas suas ideias e sim de um clube que não conseguiu nem repor zagueiro e dar o jogador de velocidade que o treinador pediu.
Só acho engraçado quando algumas pessoas falam sobre qualidade individual, pedir pra jogador A ou B render mais, se nesse estilo do RC a parte principal é tática e como cada um se posiciona nas linhas pra dar opção. Voce justamente anula a qualidade individual pra cumprir função tática e não adianta colocar o cara pelo lado, onde ele rendia mais, se ele tem que sair jogando em linha, pregado em setores igual um futebol de botão, e facilmente marcado, enquanto um zagueiro ou um volante lento sai com a bola e não sabe pra quem tocar.
Prefiro assistir Morumbiteca jogos antigos doq ue ler as coletivas do Ceni
Nossa, descobri esses dias no YTB. Agora que não consigo mais assistir esse time atual mesmo.
O último que vi foi São Paulo x Boca de 2007 no Morumba, que o Dagoberto tava encapetado.
Ele sofre é com suas experiências científicas!!!
Apesar de ser apenas o segundo jogo e pensando na temporada como um todo, ainda muito cedo para desistir do time, de fato, o time foi muito mal nos dois jogos com um início bem complicado de tabela, pois pegamos dois times de Série B e o próximo jogo será com um rival de Série A, na casa deles…
A coletiva do Ceni ontem foi bem melhor que as outras, inclusive se colocou como responsvel
pelo mau resultado. Quem tem antipatia pelo ceni pelo seu jeito de ser, vai smpre malhar mesmo que passemos a ganhar todas. Existe uma parte grande da torcida que odeiao Ceni
desde de que ele nosso goleiro. Crespo perdeu 10 jogos seguidos no brasileiro e mesmo
assim tinha gente que defendia o gringo, ou porque era guingo ou porque foi um grande
centro avante, nao sei, nossa torcida e inexplicavel. Um dia vou entender.
Verdade, e foram 10 partidas que na maioria eram times fraquissimos. E se o negócio é a carreira de jogador, Ceni foi melhor que o Crespo e era nosso jogador ainda.
Não que o trabalho do Ceni seja grande coisa, e não é mesmo, mas o SPFC vem nesse caminho bem antes do Ceni chegar.
Colegas, eu defendo qualquer treinador que apresente padrão tático e seja campeão pelo São Paulo, ai eu tenho mais paciência quando perde.
E sou crítico a qualquer treinador que não apresente no mínimo um padrão tático e um jogo convincente, ai eu não tenho paciência.
O que o Ceni fez como jogador é louvável, mas como jogador.
Quando ele aposentou, passou a borracha na carreira e começou do zero como treinador.
Ontem o time foi tão mal quanto quando era o Diniz como “técnico”, se é que se pode chamar aquele cara de profissional.
E eu vou chegar aqui e vou passar pano pro Ceni porque ele foi bom como goleiro?
Ahh nem…
O time não foi tão ruim qto o Diniz, foi pior com certeza, ehheh. Mas a questão que eu estava colocando ali no comentário do colega é justamente isso, segue uma porcaria de um time que quase foi rebaixado.
O problema não é a parte física. O problema é como fazem a transição! Não adianta espetar quinhentos atacantes e não ter um plano para conduzir a bola até eles ou o plano for jogar a bola nos laterais/ponta para chuveirar!
A única coisa que ele vai conseguir é tomar gols de contra-ataque. Imagine um time como o palmeiras, especialista em contra-ataque, contra esse projeto de time de futebol.
Não dá para esperar muita coisa a não ser passar muita raiva.
Time muito ruim até aqui. Pior campanha e pior ataque da história do SPFC em brasileiros, segue na mesma, nenhuma melhora aparente.
Pra mim o problema do Nikão não é parte física, é que contrataram um coadjuvante, geraram uma puta expectativa e ainda deram a 10.
Esse é bom jogador, mas é só isso, agora querem jogar a responsabilidade nas costas do cara parado lá na ponta direita, como se ele fosse o Messi preto.
Nem no Atlético que ele era ídolo o cara era camisa 10, mas aqui no “Trikas” é uma zona, não tem jeito.