Um dos principais campeonatos que a temporada 2022 reserva ao torcedor, o Brasileirão Série A está com os direitos de transmissão parcialmente definidos. Por ora, boa parte dos jogos serão exibidos pelo Grupo Globo.

Lei do Mandante pode afetar transmissões

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei do Mandante entrou em vigor neste ano. O dispositivo legal assegura, aos clubes, o direito de negociarem os direitos de transmissão dos próprios jogos para quais e quantas emissoras quiserem, mas isso apenas quando atuarem em casa. Tal dispositivo já interferiu no mercado de comunicação mesmo antes de entrar em vigor. No fim de 2021, o Grupo Turner anunciou que não transmite mais o Brasileirão Série A.

Clube fechou parceria com rádio em 2021

O Athletico Paranaense é um dos poucos times da Série A que não entrou em acordo com a TV Globo para a exibição de seus jogos.

Com isso, em 2021, o Furacão fechou parceria com a Rádio Jovem Pan e teve os jogos em que atuou em casa transmitidos na internet.

Para assistir às partidas, o torcedor teve que se tornar membro do canal Jovem Pan Sports, no Youtube, e pagar uma taxa mensal. A parceria pode se repetir em 2022.

Calendário e fórmula de disputa

De acordo com o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Brasileirão Série A vai ser disputado entre os dias 10 de abril e 13 de novembro de 2022.

O campeonato será dividido em 38 datas e vai ter 380 jogos ao todo, sendo 10 por rodada.

Integrantes da Série A

20 clubes vão disputar o torneio, sendo quatro deles recém-chegados da Segunda Divisão: Botafogo, Avaí, Coritiba e Goiás. Veja a seguir os times que integram a elite do futebol brasileiro em 2022:

Torcedores.com