Prestes a disputar sua primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior à beira do gramado, o técnico Alex trabalha apenas com os jogadores que o clube ofereceu, ou seja, não teve participação em captação de garotos para as categorias de base do São Paulo. O treinador que está desde o início do ano no sub-20, acredita na importância de um bom diálogo com os atletas, principalmente no momento da integração com o profissional.
– Existem jogadores – não é exclusividade do São Paulo – que o clube aposta e acredita que tenha um processo a ser seguido até chegar a ser jogador de equipe profissional e, a partir daí, monetizar. Nós sabemos que no fundo isso é um negócio. Existem os jogadores que estão dentro do clube, que são bons jogadores e que servem como apoio para esses jogadores institucionais possam desenvolver o seu trabalho – explicou Alex.
Alguns jogadores fazem a transição para o time principal e lá permanecem, como é o caso do atacante Marquinhos. Assim como há casos em que o atleta retorna ao sub-20 após um período de “testes” no time profissional, como é o caso de Vitinho. Por esse motivo, Alex acredita que trabalhar a parte psicológica dos jovens é muito importante.
– Os casos precisam ser analisados individualmente. Quando eu cheguei, o Vitinho não estava no sub-20, estava sob o comando do Crespo na equipe principal. Então, o pessoal da equipe principal chegou à conclusão de que o Vitinho retornaria ao sub-20. Ele fez um ano muito bom, talvez o melhor ano dele em termos individuais no São Paulo, e se coloca à disposição novamente do time principal em razão do bom ano que fez – afirmo o técnico.
– O meu papo com eles é muito mais direto, oriento sobre todas as situações, até pela experiência que tenho de futebol. Existem as pessoas que definem isso (quem fica no profissional) e essas pessoas são da equipe principal. O nosso trabalho na base é desenvolver bem os jogadores. As pessoas lá em cima é que fazem essa definição – completou Alex.
Lance!

Zanca existe algum diálogo do Alex com o Rogério Ceni? Eles têm uma boa relação?
Ótima
Pois é… já deve ter perdoado o maldito gol de cobertura….faz muito tempo.
Duvido que eles guardem esse tipo de coisa, gente. Só torcedor que lembra dessas coisas…
Eu só estava brincando.
Feliz ano novo para todos nós!
Zanca, nos dê aquela notícia top de ano novo.
Pablo já foi?
O Alex deve ter sido o maior acerto do Muricy neste retorno, ainda que a gente só vá dar conta disso no futuro.
Mas realmente parece ser um ótimo gestor de grupo, uma personalidade equilibrada e um cara que realmente tem humildade pra aprender.