De acordo com o UOL Esporte, o Grêmio está próximo de acertar seu primeiro reforço para 2022. Trata-se de Luis Orejuela, do São Paulo. O clube gaúcho acertou as bases do acordo com o Tricolor paulista e encaminhou a contratação do jogador.

Essa será a segunda passagem do colombiano pelo Grêmio, e o vínculo se encerra no fim do ano. Orejuela chega para suprir as saídas de Rafinha e Vanderson. O primeiro citado não teve seu contrato renovado e acertou justamente com o São Paulo. A chegada do veterano é um dos motivos da saída de Orejuela, que não se firmou.

Já Vanderson foi negociado com o Monaco, da França, depois de reviravolta em negociação acertada com o Brentford, da Inglaterra. Segundo a fonte citada, Grêmio e São Paulo passaram boa parte da terça-feira ajustando detalhes do contrato de empréstimo de Orejuela. Então, o acerto já era uma tendência desde o início das tratativas.

Orejuela volta ao Grêmio depois de uma temporada. Em 2020, o lateral atuou pelo clube gaúcho emprestado pelo Cruzeiro. Ao final do ano, o time mineiro alterou cláusulas do documento para compra de direitos econômicos e os dirigentes gremistas se retiraram da operação.

Com isso, surgiu o São Paulo, que adquiriu 50% dos direitos. Em 2021, Orejuela participou de 15 partidas com o São Paulo. O início da trajetória no Morumbi teve bons jogos, mas ainda com Hernán Crespo no comando do time o colombiano perdeu espaço.

Mercado do Futebol