Grêmio apresentou uma proposta oficial ao São Paulo para contratar por empréstimo o lateral-direito Orejuela, de 26 anos. O jogador, que atuou no próprio Tricolor gaúcho em 2020, viria para ser o titular do flanco direito em 2022. A negociação está em andamento e deve ter um desfecho nos próximos dias.

Orejuela tem contrato com o São Paulo até março de 2024. A ideia da direção gremista é enviar uma compensação financeira ao clube paulista em troca de um empréstimo de uma temporada com os direitos federativos fixados.

O colombiano se enquadra no perfil traçado pela direção para reforçar o grupo na Série B, com prioridades para atletas jovens e com velocidade e força física. Além disso, o comprometimento do jogador foi muito elogiado no período em que atuou na Arena.

Revelado no Deportivo Cali-COL, Orejuela tem uma passagem pelo Ajax-HOL e ingressou no  futebol brasileiro em 2019, quando foi contratado pelo Cruzeiro. Em 2020, foi emprestado ao Grêmio, quando alternou a titularidade com Victor Ferraz.

Ao final daquele ano, o Tricolor chegou a entrar em um acordo com o Cruzeiro para comprar o atleta em definitivo. Porém, antes da assinatura, o clube mineiro mudou os termos do negócio, o que acabou irritando a direção gremista. Diante do impasse, o negócio foi desfeito.

No início de 2021, o São Paulo adquiriu 50% dos direitos econômicos de Orejuela e firmou com o lateral um contrato até março de 2024. Agora, um ano depois de deixar Porto Alegre, o colombiano pode retornar ao Grêmio para ajudar a tirar a equipe da Série B.

Zero Hora