O técnico Rogério Ceni vem se mostrando bastante incomodado com as características do elenco que tem em mãos no São Paulo. Sem conseguir fazer o time jogar do jeito que prefere, o comandante tricolor vem se desdobrando para armar um esquema competitivo, mas nem sempre tem sucesso.
Nesta quinta-feira, por exemplo, o São Paulo foi dominado pelo Grêmio, praticamente rebaixado. Rogério Ceni quis ir a campo com uma formação que favorecesse o jogo de Benítez, mas o que se viu ao longo dos 90 minutos foi uma atuação desastrosa do São Paulo.
Em 2022, Ceni terá a missão de repetir o sucesso que teve à frente do Fortaleza, trabalhando com um elenco modesto. O São Paulo não tem dinheiro para investir em reforços de peso, e recorrerá mais uma vez às categorias de base para que seu treinador tenha mais opções.
O próprio diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, já admitiu em entrevistas recentes que o elenco do próximo ano deverá ser igual ou até mais fraco que o atual devido à crise financeira do clube. Mas, Rogério Ceni já mostrou que pode potencializar jogadores menos tarimbados e ser competitivo apesar das limitações, e ele segue acreditando nisso.
“Desde que seja um time mais equilibrado, acho possível ser melhor, independentemente de nomes. Que tenha mais equilíbrio na sua montagem”, comentou Ceni sobre o elenco.
Imprevisível, o plantel do São Paulo não preocupa Rogério Ceni apenas em termos táticos. O comportamento de seus jogadores também já foi abordado em entrevistas pelo treinador e pode ter relação com as oscilações desta temporada.
“Já frisei em outras entrevistas que é um grupo mais calado. Contra o Grêmio não conseguimos mobilizar a equipe como a gente imaginava”, concluiu o comandante tricolor.
Gazeta Esportiva

Ou seja, mesmo com a corda no pescoço brigando pra não ser rebaixado ele é tão ruim que não consegue montar um esquema que funcione minimamente bem, mesmo que não seja do jeito que gostaria. O egocentrismo faz ele querer deixar a sua marca a qualquer custo, e esse custo tem sido mto alto.
Chegaremos na segunda-feira com chances reais de jogarmos no desespero na última rodada, fora de casa, contra um time bom e brigando pela libertadores. Só com muita reza mesmo.
E nós queremos uma diretoria profissional e um técnico de verdade.
Um grupo muito calado… participe do campeonato de surdo-mudos…
Na atual situação financeira não podemos contratar, nem mesmo nos desfazer de jogadores, precisamos de um treinador de verdade, que possa trabalhar com o material humano disponível. Uma ou outra dispensa (laranja podre) e uma ou outra contratação, apenas.
De resto, um treinador que saiba montar um time com o que temos e fazer um trabalho minimamente aceitável.
Um treinador que saiba trabalhar a cabeça dos jogadores, mostrando-lhes todo potencial que possuem, ao invés de jogar nas costas deles responsabilidades por derrotas e pagar de bonzão nas vitórias.
Nem precisa gastar 700 mil por mês com um treinador assim, se procurar, acha. Treinadores de times mais bem colocados na tabela do que nós, serão capazes de dar conta do recado e, aposto, não vão criar tanta raiva dos torcedores como o pardal atual.
Infelizmente isso não vai acontecer! O RC já era o “preferido” do Casares antes da eleição…..e agora com a multa, me parece, que vamos ter RC até o fim do mandato (que ser tiver o “golpe’ dia 16 pode ser bem longo!).
Na minha opinião, se a diretoria tivesse capacidade e transparência, vinha a público explicar as dívidas, mas não é só explicar, tem que chegar com a solução e se duvidar plano A, B e C!
Na minha cabeça está na hora de ter humildade e reconstruir, ser sincero com a torcida, afastar os paneleiros, montar um elenco com custo muito menor e explicar o planejamento a curto, médio e longo prazo. Prefiro ter uma equipe nos moldes de um “Fortaleza ou um Athletico”, com um elenco mediano mas aguerrido do que ter que viver mais um ano com esse elenco atual.
Se tiver explicações e soluções, é muito mais fácil a torcida entender e aceitar que os próximos anos não vão ser uma equipe que briga “na parte de cima”, mas também não vai ser uma equipe que briga “na parte de baixo” e que só da vexame atrás de vexame… uma equipe ‘mediana” mas com jogadores comprometidos tem muito mais chance de conquistar uma CB ou uma Sula do que esse elenco atual!
Mas nada disso vai acontecer, dependemos de dirigentes que vivem uma realidade paralela, que acreditam que somos “soberano” sobre os outros clubes! Enfim, o que se “desenha” para 2022 e próximos anos é esse “continuísmo” que a décadas prejudica o clube.
Se o pateta-mór, lá na virada de 15 para 16, tivesse já feito esse saneamento e essa austeridade e jogado a real pro torcedor, eu o teria aplaudido de pé!
Em 18 ou 19 teríamos uma dívida tranquila e administrável, com um elenco tendo garotos da base de qualidade, e atuando no profissional, além de ter cacife pra trazer 2 ou 3 jogadores mais experientes e de qualidade para robustecer o elenco…
Tristeza, viu…
Excelente, concordo plenamente contigo!
Isso mesmo. O ceni ja era a escolha la tras. Ai fizeram o teatro do crespo. Qdo o ceni liberou, ai veio rapidinho.
O aprendiz de pardal coloca i Sara de lateral direito e vem falar de equilíbrio? Não satisfeito esperou o intervalo para mexer… Bicho arrogante.
Este pardal é um: incompetente, incapaz, arrogante e burro!!!!
Não ficará para a série B do ano que vem não!!
Precisamos de uns três Felipe Melo nesse elenco
a arrogancia dele e do casares nao permitem que fechemos a casinha e joguemos por uma bola, que é a unica estrategia para este time fraco!
Há 2 lados aí…
Que a situação financeira continuará atrapalhando, é fato.
Assim como a necessidade de se livrar de alguns paneleiros, jogadores sem vibração da categoria do “tanto faz” (a serem trocados, vendidos ou emprestados), assim como um ou 2 moleques que serão vendidos (nem que seja a preço de banana) pra entrar algum dinheiro em caixa. E tudo isso, fora a saída daqueles que estão em fim de contrato…
Uma limpa e reestruturação do elenco tem que ocorrer mesmo, e com mudança de perfil…
E isso é dito desde o início desta gestão…
Por outro lado, Rogério tinha obrigação de não inventar e fazer o arroz com feijão mais básico possível pro time ganhar partidas.
Invenções ou testes, nesta altura da competição, não cabe mais. É necessário escalar os melhores que estarão a disposição em cada jogo, atuando cada um na posição onde produz melhor, e exigindo dedicação máxima de todos.
Montava o time num 442 ou 451, tendo que jogar mais fechadinho, com um meio de campo forte (se não tem o Luan, usa o Gabriel Neves, droga!!), usando o Benítez meio tempo, de preferência entrando no 2o tempo, e sem invenções do tipo IG de volante e Sara de ala/lateral direito, porque aí além de arrogância e teimosia vc se mostra burro, Rogério!!
Faz o simples, pelamordedeos!!
Em tempo: não acredito em queda!
Nunca acreditei, e continuo!
O G8 já foi pro espaço, então que o Rogério faça o simples pra obter de 1 a 3 pontos e acabar com essa palhaçada, que já estressou todo o mundo….
#SimplificaRogerio
Agora além de ter que aguentar uma diretoria omissa e um elenco ‘bunda mole”, temos que aguentar um técnico egocentrista!
Dureza, viu…
A primeira e maior carência está no banco de reservas: comando técnico.
Depois, em quem sempre sonhou virar presidente pra contratar ele pra treinador.
Ainda bem que demitiram o Crespo, temos agora um competentíssimo treinador que enxerga como o melhor meia do time pode jogar de lateral direito e resolve os problemas de falta de jogador do elenco.
O anterior simplesmente não colocava o Orejuela pra jogar, este consegue resolver o problema sem afastar o pobre do jogador como o empresário do pobre corretamente mostrou.
Com o tempo só percebemos como contratar treinador estrangeiro foi um erro, a gente entende como é treinar um time de verdade e fica mal acostumado.
Bom mesmo é ter o Ceni e o Diniz, assim a gente acostuma com o nível de treinador maluco e megalomaníaco, e com o nível ridículo de jogador “dono do clube” do futebol brasileiro.
Deve ter faltado o Daniel Alves pro Ceni, pq aí teríamos um meio campo jogando improvisado na lateral e um lateral jogando no meio campo pq ele acredita que é meio campo! Assim a gente ficaria “equilibrado”…… nos erros de escalação!
Eu penso assim: quando é feita a escolha de um técnico, a diretoria tem que pesas diversos fatores…
O elenco até sofreu uns ajustes quando da chegada do Crespo, mas a barca de saída devia ter sido maior….
Ok, o Paulista começou emendado com o final do Brasileirão, não havia como ter grandes mudanças… Mas eu havia entendido e acreditado que Crespo teria tempo e respaldo da direção para testar e ajustar o time e o elenco durante o ano, para a limpeza ocorrer com mais força entre o meio e final desta temporada.
A “copa do mundo” foi exigência da diretoria!!
Queriam porque queriam o título… E Crespo cumpriu a meta! Sabíamos que haveria certas dificuldades ao longo da temporada, apesar do Paulista ter sido um breve hiato de paz e colaboração por parte do elenco, mas bastou o titulo que algumas situações ocorridas na reta final do Brasileirão voltassem a ocorrer.
Ok, o preparo físico do Kohan se mostrou inadequado para o momento físico do elenco, só que vários problemas de preparação e recuperação já existiam no clube há pelo menos uns 3 anos!! Alguns ajustes foram necessários a certa altura dos acontecimentos, mas parece que o estopim para a Comissão do Crespo perder o elenco foi a ocasião do técnico ter ficado ausente pelo Covid e algumas lideranças terem se indisposto…
Ora, eu esperava uma atitude mais firme da diretoria, e de apoio ao técnico, que já estava afastando alguns “criadores de caso” do elenco, mas aí alguns deles, mais agentes de jogador, trataram de queimar o técnico.
A diretoria, passiva e frouxa, deixou a coisa correr e o Crespo, tendo já percebido que perdera o controle sobre o elenco (ou parte dele), e vendo a passividade da diretoria, entendeu que o melhor seria mesmo sair.
“Ah, mas o Crespo também errou em algumas escolhas…”. Ora, é claro que errou!! Como praticamente todos os técnicos, por vezes, fazem escolhas infelizes!! Ainda mais um gringo, com pouco mais de 6 meses de Brasil, tendo que se adaptar aos costumes e cultura do meio do futebol, sem pré temporada e tendo que lidar com uma série de problemas no clube e no país, em função de uma pandemia. Por isso eu achar um absurdo alguns comentários e cobranças que li aqui….
Nós continuamos reféns de uma panelinha que precisa ser desfeita a partir de 22. Com ou sem Rogério Ceni (mas ele irá continuar, fatalmente).
Se Rogério continuar mas mantiverem alguns jogadores do atual elenco, e não trouxerem jogadores com outro perfil e que sejam da preferência do técnico (ou que se submetam a ele), a chance do Ceni acabar também perdendo o vestiário continuará… E aí será questão de tempo, como vários colegas aqui já previram.
E, pra mim, seja Crespo, Ceni ou outro treinador, quando se perde o vestiário, acabou! O caminho a ser seguido por qualquer dirigente no país é trocar o comando técnico. E no SP não será diferente….
Jac, absolutamente perfeito. Concordo com cada virgula. E foi depois q td isso q desenrolou q a verdade apareceu, tds as ilusoes cairam e o jc mostrou q eh nivel leco.
Nesse momento minha esperanca e sonho de um futuro melhor ruiu. E hj eu sei q por uns 10 20 anos seremos um time de meio de tabela. Qdo esses dinossauros comecarem a desaparecer com o tempo talvez algo va mudar. Mas eh mto improvavel.
Vergonha pura.
Na minha visão não existe carências no elenco, mas sim existe inteligência em dirigir hum grupo que por sinal muito maior que muitos elencos que estão acima de nós. Se você é arrogante, não gosta de ouvir verdades e não gosta de ser criticado or questionado,logo não espere que os seus comandados corram por você.
Vide por exemplo Fábio Carile, ele chegou da Arábia pegando hum Santos que estava mal e tem levado o clube a posição melhores vencendo quadros que estão no pelotão de cima. O elenco do Santos é limitado, mas o ambiênte com Chulapa, Carile, o preparador deles é algo como ambiente familiar. Eles sabem de suas limitações, mas sabem que devem fazer o seu máximo e eles fazem porque lá tem leader algo que no São Paulo não tem liderança. Ao invés de ter técnico, temos huma criança mimada no comando do nosso quadro e quem vai correr para ele sendo que ele não ouve os jogadores mais experientes?
RIgoni, Caleri, e Benites são bons jogadores, mas eles são tractados como nada na mão do Tucano, então fica difícil eles jogarem bem com esse clima. O ceni tem que se tocar que ele é ninguém na história dos técnicos de nobreza como fora Brandão, Tele, Formiga e tantos outros.
Por hum lado é bom pois isso só faz a tal idolatria doentia que o povo tinha por ele se dissipar até o ponto que ele se torna apenas “hum ex jogador que teve no SP”. Conheço gente que antes tinham perfis com a photo dele e nicks com o apelido que deram para ele e hoje nem se apresentam mais com os perfis dele e nem comentam mais com aqueles elogios exagerados que faziam para ele.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo
Sou grato por ter como maior ídolo goleiro em termos de SP o José Poy. Ele foi o cara que viveu tempos de vacas magras e que podia muito bem voltar a Argentina e viver huma boa vida, mas quis permanecer no São Paulo e ajudar na construção do Morumbi.
Além de ser grande jogador, foi técnico e foi campeão. Se não bastasse isso, muitos anos depois foi a Argentina já idoso com seu próprio dinheiro para pedir aos torcedores do Rosário para apoiar o SP na Libertadores na Argentina.
O cara era fera. Infelizmente a torcida nutela venera hum cara que tomou dinheiro do clube e se acha hum Guardiola da vida. E, ainda tem idiota achando que tenho que ser grato por ele pegar dinheiro do clube e prejudicar o clube.
Assino embaixo.
Mas, para mim, o maior goleiro foi Zetti.
O ceni foi um goleiro bom, otimo batedor de faltas q teve mta estrela. Deu titulos a nos.
O zetti foi um goleiro espetacular. E viveu a fase mais incrivel q tivemos. O zetti como goleiro e carater poe o ceni no bolso qq dia do ano.
Grande parte não conhece a história do clube, Mitsuo… Apegam-se a pseudo mitos, a pseudo craques, que se tornam heróis para eles.
Se vc contar que Poy foi campeão de vendas de cadeiras cativas do Morumbi, quando da sua construção, eles vão rir de vc, duvidando.
Márcio,
Eu era pequeno, mal começado a ir em estádio, e meu pai me contava as estórias do Poy, da ajuda dele na vendas cativas (o que mais vendeu, por sinal), dos títulos como jogador… E eu ainda pude acompanhar os passos dele como técnico antes de falecer… Assim como ouvi muitas estórias do grande Roberto Dias…
Tempos difíceis mas saudosos para meu pai, e eu aprendendo a conhecer e a admirar alguns nomes da gloriosa história desse clube…
Tivemos a sorte de participar, viver isto, meu amigo… Somos privilegiados.
Ceni parasita e toma dinheiro do SPFC desde antes da Sul Americana de 2012.
Bom dia , bom, independente da situação financeira do clube ,as pessoas que estão na gestão do futebol ,tem que ter inteligência e acima de tudo ,criatividade para se desfazer de jogadores seja na base da troca ,nem que for pagando a metade ou mais do salários ,o que não dá , é manter esse time inteiro para o próximo ano, até porque já está comprovado, esses caras todos juntos, não dá certo ,seja qual treinador for !!
Disse tudo. Falta gestao. Só. Tecnicos tivemos ao montes, de duzias. Se essa fosse a questao a gente seria decacampeao brasileiro.
Alguém precisa dar um choque de realidade neste senhor. Não está fazendo o básico que justifique seu salário no mês que vem.
Chega de falar de finanças e bastidores. Quero saber da vitoria na segunda. É tão difícil escalar lateral na lateral, volante no meio e atacante no ataque?
Tem uma carência no cargo de técnico tbem , bem como na diretoria de futebol e na Presidência . O São Paulo tá carente de pessoas competentes há muito tempo
O Ceni acha que ficará para 2.022 ?
Quanto otimismo.
Vai confiando no Casares et caterva …, o fogo está aceso e em breve a frigideira atômica será acionada.
Evidente que Rogério não é o ideal para nós nesse momento, mas a apatia e covardia é algo intrínseco nesse elenco,desde há anos.
Não gosto do meu chefe mas quem paga meu salário é a empresa , não meu chefe, então procuro render o máximo possível .
Vemos lateral que não sabe cruzar, atacante que não sabe fazer gol, goleiro que não sabe defender e não fazem a menor questão de treinar e evoluir, outros times ditos grandes ganham jogos no fórceps, na raça, nosso time não tem a menor questão de lutar
Montássemos um elenco só com times medianos e do Nordeste com salários compativos e possível produtividade com a base ao menos poderemos ficar no meio da tabela sem ser ameaçados e vendendo caro as derrotas. A lista das vergonhas que passamos não pára de crescer.
Esse não aprende nada, quanto mais velho, menos sábio.
Se você tem limões, se vire e faça uma limonada, não fique reclamando que preferia vinho!
Pior técnico possível para o que temos pela frente, não sei quem foi a cigana que disse ao Casares que seria Boa ideia contratar este cara!