O São Paulo visita o Grêmio nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), em Porto Alegre, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o décimo confronto entre as duas equipes na Arena do Grêmio, local que não costuma ser muito favorável para o Tricolor paulista.
Em nove duelos na casa do Grêmio, inaugurada no fim de 2012, o São Paulo soma três vitórias, um empate e cinco derrotas – aproveitamento de 37%.
O curioso é que o Grêmio demorou três anos para, enfim, derrotar o São Paulo em seu novo estádio. Em 2013, empate em 1 a 1. Em 2014, vitória por 1 a 0. Já em 2015, o triunfo do Tricolor paulista foi por 2 a 1.
Somente em 2016 que o Grêmio conseguiu levar a melhor sobre o São Paulo em casa. Pelo Brasileirão daquele ano, vitória por 1 a 0, gol de Douglas.
A partir daí o Grêmio embalou uma sequência de quatro vitórias consecutivas contra o São Paulo em Porto Alegre, voltando a ser derrotado apenas no ano passado, por 2 a 1, ainda sob o comando do técnico interino Marcos Vizolli, já que Fernando Diniz havia sido demitido.
Nesta quinta-feira, as duas equipes voltam a se enfrentar em um jogo que vale a vida para o Grêmio. Caso seja derrotado, o Tricolor gaúcho pode ter seu rebaixamento decretado. Basta uma simples vitória são-paulina e um triunfo do Bahia sobre o Atlético-MG, em Salvador, para o descenso se confirmar.
Gazeta Esportiva

Grêmio antes de 2015 estava em péssima fase, fazia muitos anos que não era forte e não ganhava nada.
Quando eles tiveram time para bater de frente com a gente sempre foi muito difícil lá. Hoje a situação e essa.
Fora que o VAR se precisar intervir geralmente é caseiro
Um empate e um ótimo resultado
Hostil é o que os conselheiros e cardeais tem sido pra quase 20 milhoes de torcedores na ultima decada.
Precisamos dos 3 pontos pois o G8 está ao nosso alcance. Bragantino derretendo, Ceará e Intermunicipal tropeçando, se o SPFC fizer o que lhe compete classifica para a pre-libertadores
Precisaríamos da vitória para buscar uma classificação para Libertadores. Mas o time não demonstrou neste campeonato o mínimo desempenho para buscar 4 vitórias seguidas.
Se o time jogar com inteligência e utilizar o tempo a seu favor, pode beliscar uma vitória.
Estarei torcendo e sofrendo.
Pra não dizer que falei depois do jogo.
Escalação com 3 atacantes e sem nenhum marcador no meio. Aí fica aquele negócio, função dos atacantes passa a ser seguir lateral, os meias armadores viram marcadores correndo atrás do adversário em menor número, os zagueiros tendo que sair pra cobrir buracos nas costas do Nestor, e os laterais travados.
Tem um motivo pra zagueiro ser marcador e não armador de jogadas, tem um motivo pra atacante ser finalizador e não volante, tem um motivo pra volante não ser armador, e por aí vai.
Terceiro técnico na sequencia querendo reinventar a roda, aja saco pra aguentar. Mas é isso aí, botar a cerveja gelar e torcer pro Grêmio entregar a rapadura pra nós.
Mas, Tiago, no moderno futebol europeu, os atacantes marcam, os meio-campistas marcam e até os defensores marcam, rs, rs rs!
Não disse que não deveriam marcar, todo mundo deve marcar numa equipe. A questão é colocar um atacante com a principal função de anular o lateral adversário, e pra isso abrir o meio campo deixando um furo no sistema de marcação.
Ir pra uma pré libertadores com esse elenco é que me da medo, mas duvido que irão querer ter que jogar um jogo importante desses logo no começo da temporada vão querer é curtir as férias e ter só o paulistão no começo do ano
Esse futebol onde um marca, o outro lança e o outro ataca não existe mais a séculos ,e só assistir o futebol europeu onde hoje se joga futebol, aqui e uma pálida cópia, além do que esse meio de campo formado pelo são Paulo não tem dado chances aos adversários nós últimos jogos, nosso desespero e lá na frente, fazer gol e um martírio pra esse time.
Se o RC for estrategista pra armar o time e esquecer ideologias ele vai optar por segurar o Gremio no começo, deixar os caras desesperados tentando avançar a qualquer custo e isso vai abrir avenidas na defesa possibilitando contra-ataques.
Parece mais do que claro que com a torcida na orelha eles vão pra cima, vão catimbar, vão encher o saco do arbitro. Pra eles vai ser a tal noite dos aflitos pra tacar o terror já que praticamente é a ultima chance que tem. Se a marcação for Igor Gomes e Nestor, com a avenida Reinaldo, vai ser complicado.
Jogo difícil pelo contexto, pelos bastidores do Grêmio e por ser fora de casa. Dá pra ganhar mas os caras vão ter que ser inteligentes em campo, a pressão é toda do Grêmio. O ruim é o risco de violência, expulsões, problemas com arbitragem, pensa em um jogo enrolado esse.
Escalaram aquele juizinho de Goiás ladrão que sempre garfa o SPFC, no mínimo estranho.
Os 3 pontos hoje tem que vir de qualquer maneira, tem que ser inteligente pra jogar a pressão pro lado deles, eu acredito em vitória hoje, o time do RC é propositivo e tem que sufocar desde o começo, se ganhar hoje da pra sonhar com alguma coisa pra cima!!!