A trajetória do São Paulo no Campeonato Brasileiro está longe do que imaginavam os torcedores no começo do ano. Depois de conquistar o Paulistão, o time caiu de rendimento e atualmente briga para não ser rebaixado no Nacional. E o que pode explicar essa falta de resultados é a pontaria dos jogadores.
Das 34 partidas que o Tricolor disputou no torneio, em 14 o time deixou o campo sem balançar as redes. Ou seja, até o momento, o ataque são-paulino passou em branco em 41% dos jogos.
São apenas 26 tentos marcados. Dessa forma, o clube tem o terceiro pior ataque do Brasileirão, ficando na frente de Sport e Atlético-GO, clubes que também brigam contra o Z4. Até mesmo a Chapecoense, que já está matematicamente rebaixada, tem mais gols (27). A efeito de comparação, o Flamengo, que lidera o quesito, tem 66.
Além disso, segundo dados do Footstats, o São Paulo é o segundo clube dentre todos da competição com menos tentos por jogo (média de 0,76), o segundo que mais precisa finalizar para marcar (14,4), o segundo que mais precisa trocar passes para balançar a rede (639,9) e o segundo que mais passa para arrematar (44,3).
Considerando apenas o período com Rogério Ceni no comando, são nove compromissos, com três vitórias, dois empates e três derrotas, além de seis gols pró e oito contra.
Depois de empatar com o Athletico-PR por 0 a 0 nesta quarta-feira, o São Paulo espera voltar a celebrar um tento e uma vitória neste sábado, às 21h30 (de Brasília), diante do Sport, no Morumbi.
Gazeta Esportiva

Hoje tem Bahia e Grêmio. Vamos ver quem mata quem, mas um empate também é bom.
Um empate seria o melhor. Ficam abraçados.
Um empate seria espetacular pq a nota de corte sobe só 1 ponto. Gremio só poderia chegar aos 46 pontos, Bahia ficaria ha 4 pontos do SPFC e mesmo numero de jogos.
Agora uma vitória do Bahia ou do Grêmio vai fazer o inferno recomeçar.
Eu acharia menos pior o Bahia ganhar, pois aí botaria mais pressão no nosso próximo adversário, depois de sábado.
Eu tb acho que um empate seria melhor.
É chocante demais pra se apegar a isso nesse momento. O objetivo é fazer 1×0 sábado pra praticamente nos livrar do Z4. Contra Grêmio, Juventude e America dá pra beliscar mais 1 ou 2 pontos e dependendo da rodada as vezes nem é necessário.
Nenhum adversário daqui pra frente me preocupa. O que me preocupa é a capacidade do próprio São Paulo se prejudicar/sabotar.
Considerando apenas o período com Rogério Ceni no comando, são nove compromissos, com três vitórias, dois empates e três derrotas, além de seis gols pró e oito contra.
É um desempenho pífio para quem veio como certeza de solução do problema.
A mim não espanta, só espero que melhore muito.
O futebol melhorou muito, especialmente quando não usa linha de 3 lá atrás, mas os resultados seguem os mesmos. Na minha opinião o grande erro do Rogério é querer inventar muito, se tivesse repetido o esquema bem simples com que começou em todos os jogos e treinos, com linha de 4 lá atrás e meio em losango, acredito que estaríamos bem melhor.
O que não dá pra engolir é ter uma semana pra treinos e usar isso pra inventar um esquema de 3 atacantes – jogou uma semana no lixo -; no mês passado teve intervalos entre partidas e jogou e treinou no 352 – jogou 2 semanas no lixo, e por aí vai. De 6 semanas jogou 4 no lixo.
Aproveitamento e bem parecido com o do técnico anterior. E o time continua na mesma onda desde o final do ano passado, super irregular. Quando joga bem e ganha uma, não consegue repetir no próximo jogo.
O contrato “dusseni” é até o final deste ano ou é até o “finduano” que vem?
A princípio, até DEZ/22.
Mas dependendo de resultados, aí “vareia”.
http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/futebol/2021/10/13/rogerio-ceni-e-o-novo-tecnico-do-sao-paulo
Sem querer defender o Ceni, o time tem feito bons primeiros tempos e piorado no segundo. Se as substituições não funcionam o problema não é só o técnico senão, como justifica o bom primeiro tempo. O elenco ruim tem muito a ver.
Desculpe, mas não vejo como não sendo responsabilidade dele É dele sim. Fora isso, algumas mexem com o esquema de jogo, como na última partida e aí é que a culpa não é do jogador que entra mesmo.
Fosse assim, ele tem a prerrogativa de não substituir e jogar igual os dois tempos rsrs
Mas, se ele consegue fazer o time jogar bem, nem tudo está perdido.
Se não consegue, está perdido.
Na verdade o que mais me preocupa são algumas escolhas que ele faz. As substituições principalmente.
Aí eu acho que o elenco dá piucas ipções. O Benitez tem entrado bem. O Vitor Bueno, nem tanto. E o Pablo, não.
Tb acho que não da pra por muito na conta do Ceni os resultados, até porque chegou a pouco tempo.
Mas, pelo pouco que vi já estou me preparando pra sofrer muito mais com o SPFC. O Ceni tem uma abordagem exatamente igual a do Crespo, monta um time imaginário, um conceito de futebol que não tem nada a ver com as peças disponíveis.
3 zagueiros sem alas não funciona, simples assim.
3 atacantes sem pontas não funciona, simples assim.
O que tem na cabeça esses treinadores eu não sei, mas inventando assim vai ficar cada vez pior.
O técnico tem que encontrar a solução dentro do elenco que tem. Só o Diniz não pediu reforços.
Muito ajuda quem não atrapalha. Ganhar o primeiro tempo não resolve a nossa situação. Ele precisa parar de ficar inventando moda toda hora.
O mesmo esquema deu certo em dois clássicos difíceis (um fora e outro dentro de casa). Por que mudar?
Ele colocou os 3 atacantes pq ele não admite o elenco rendendo sem ser do jeito que ele gosta: 3 atacantes. Aí, depois inventou os 3 zagueiros, mesmo com o athletico recuado e o time precisando vencer. Por que não voltou ao 4-4-2 losango que deu certo? Nesse formato, em casa, contra adversário de ressaca e contra o Sport, a vitória estaria mais próxima.Mas precisam aparecer, inventar moda quando não pode e com um elenco sem as peças.
Antes de aparecer, nós precisamos vencer.
Eu quero as vitórias, empates não ajudam muito. O que eu digo é que ele sabe o caminho. Só que se ele se perde ou gosta de inventar, sabendo o caminho, é teimoso e burro.
Eu queria ter uma diretoria como a do Santos, Corinthians ou Palmeiras, porque destes celerados, eu ja cansei!