O São Paulo recebe o Fortaleza nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Se depender do retrospecto recente contra o Leão, o Tricolor já está com a classificação encaminhada, uma vez que não costuma levar a pior enfrentando o adversário cearense nos últimos anos.

Desde que conquistou seu último acesso à Série A, o Fortaleza enfrentou o São Paulo sete vezes, cinco pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil. São quatro vitórias do Tricolor paulista, dois empates e apenas um triunfo do Leão, nesta temporada, por 1 a 0, aproveitando o mau momento vivido à época pela equipe comandada por Hernán Crespo no torneio por pontos corridos.

Mas, apesar de levar larga vantagem nos últimos anos, o São Paulo teve algumas dificuldades contra o Fortaleza. As duas equipes se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020, e a classificação só foi decidida nos pênaltis, após empates em 3 a 3, no Castelão, e 2 a 2, no Morumbi. Na marca da cal, melhor para o Tricolor, que venceu por 10 a 9.

Mas, se o São Paulo se baseia no retrospecto recente para ir a campo com a confiança lá em cima, o Fortaleza se pauta no fato de ainda não ter perdido para um clube paulista na atual temporada. A equipe comandada por Juan Vojvoda já duelou com Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Red Bull Bragantino no primeiro turno do Campeonato Brasileiro e venceu quatro dos cinco confrontos, empatando apenas com o Santos.

Vale lembrar que o Fortaleza é o atual terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com os mesmos 32 pontos do Palmeiras, vice-líder, e protagonizou um dos melhores jogos da rodada deste último fim de semana, empatando em 1 a 1 com o Juventude, em Caxias do Sul, em um duelo bastante movimentado. O São Paulo, por sua vez, vem se reabilitando na competição por pontos corridos após a eliminação acachapante na Libertadores, contra o Palmeiras.

Gazeta Esportiva