O técnico Hernán Crespo explicou o motivo da substituição de Arboleda no intervalo do jogo de ida das quartas de final da Libertadores, contra o Palmeiras, no Morumbi. Voltando a atuar após se recuperar de uma contratura muscular na coxa direita, o zagueiro equatoriano não mostrou limitações físicas ao longo dos 45 minutos iniciais, mas preferiu não voltar para o segundo tempo, dando lugar a Welington.

“Arboleda não se sentia seguro, estava voltando de uma lesão, então a decisão foi de mudar”, disse Crespo, sem prolongar o assunto.

Arboleda se lesionou no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Vasco da Gama, no Morumbi. Na última semana, o zagueiro viajou com a delegação para o Rio de Janeiro, onde o Tricolor enfrentou o Cruzmaltino pela volta do torneio mata-mata, depois seguiu para Curitiba, para encarar o Athletico-PR, mas não foi relacionado em nenhuma das duas partidas, embora tenha treinado com o elenco normalmente.

Em meio a tantas lesões sofridas pelo elenco nos últimos compromissos, a preparação física optou por adotar uma postura cautelosa em relação a Arboleda, preservando o jogador para o duelo com o Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores. Mas, mesmo sendo poupado, o equatoriano continuou sentindo uma certa instabilidade física.

Questionado se os profissionais do departamento médico deveriam conceder uma entrevista para explicar esse martírio do São Paulo, Crespo preferiu não entrar em polêmica.

“Eu falo daquilo que posso controlar. Essas são decisões da diretoria, não entro nessas situações”, concluiu.

Gazeta Esportiva

, Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press