Ressaca do título do Campeonato Paulista, desgaste físico, lesões de jogadores-chave. Tudo isso já foi verdade, mas o prazo de validade venceu. Após nove rodadas, o São Paulo continua sem vencer uma única partida no Campeonato Brasileiro e segue na temida zona de rebaixamento.

Hernán Crespo, cuja chegada gerou grande expectativa, ainda mais com o fim instantâneo do jejum de títulos, há tempos não consegue levar ao campo um time minimamente competitivo – e isso significa até mesmo jogar mais recuado, com a defesa menos exposta contra adversários rápidos, como não fez na derrota de virada ontem para o Red Bull Bragantino.

Para um time do tamanho do Tricolor, uma má fase se torna crise em questão de segundos. E a situação atual pode se agravar ainda mais com as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores batendo à porta. A mesma temporada que começou com a taça do Paulista hoje coloca em xeque o São Paulo, o potencial do seu elenco e toda a comissão técnica.

É hora de arrumar a casa e entender que aquele brilho dos primeiros meses se apagou rapidamente. O Z4 do Brasileirão ainda parece apenas um habitat passageiro, mas é preciso agir rápido para não transformar a turbulência em caos. O São Paulo precisa resgatar justamente aquilo que fez o seu torcedor acreditar que a era das trevas, enfim, havia deixado o Morumbi.

LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges.

https://www.lance.com.br/sao-paulo/espresso-precisa-agir-rapido-para-nao-transformar-turbulencia-caos.html