Já imaginou Marcelo Bielsa em um clube do Brasil? Pois ele sim e deixou o sonho bem claro. Em entrevista exclusiva ao repórter João Castelo-Branco, da ESPN Brasil em Londres, o atual treinador do Leeds United admitiu que gostaria de participar do Campeonato Brasileiro, ainda que sua realidade no momento seja bem diferente.

“Eu adoraria conhecer o Brasil participando do Campeonato Brasileiro. O futebol brasileiro sempre – para nós que amamos o futebol – foi um grande ponto de interrogação, porque vemos o melhor do futebol brasileiro, mas não vemos como formam. Afinal, o Brasil é um país imenso”, disse Bielsa.

“Tem um campeonato que é ‘maratônico’ [que exigem muitas viagens] – não me refiro aos estaduais, mas sim os nacionais – e sempre tive a fantasia do quão lindo seria conhecer todo o futebol brasileiro participando de alguma equipe e participar desse torneio onde é possível conhecer a essência do futebol brasileiro. Obviamente, cada dia me sobra menos tempo”, afirmou o argentino.

Aos 65 anos, Bielsa nunca teve em mãos uma proposta formal para dirigir um clube do Brasil, embora tenha sido alvo de cobiça de alguns pelo caminho. Em 2015, por exemplo, dirigentes do São Paulo reuniram-se com o argentino, ouviram seus planos e ideias, mas não levaram a negociação adiante por incompatibilidade, especialmente do lado financeiro.

Hoje, curiosamente, o São Paulo é um dos clubes locais dirigidos por um técnico estrangeiro – e um bem conhecido de Bielsa. Hernán Crespo foi atacante da Argentina e viveu alguns de seus melhores momentos na seleção sob comando de “El Loco”, entre 1998 e 2004. Juntos, eles disputaram a Copa do Mundo de 2002.

Bielsa, aliás, é uma das inspirações de Crespo, que em poucos meses de trabalho já tirou o São Paulo da fila e levou o time à fase final da Conmebol Libertadores, o que não acontecia desde 2015. O comandante do Leeds falou deste início do ex-pupilo no Morumbi e apostou alto no sucesso da empreitada.

“Nenhum treinador, muito menos estrangeiro, chega a um grande clube do país sem ter boas referências e um passado relevante. E Crespo, depois de sua trajetória impecável como jogador, caminha agora como treinador e creio que chamou a atenção do São Paulo de forma merecida. Estou certo de que Crespo vai construir uma equipe de muito valor”, elogiou o professor.

Com a experiência de quem sabe o que é dirigir uma seleção, Bielsa também falou de um jogador do seu Leeds que pode, em breve, ganhar uma oportunidade no Brasil: Raphinha.

Contratado por 18,5 milhões de euros, o atacante ganhou a confiança do técnico e disputou 30 rodadas da Premier League. Fez seis gols, participou de outros nove e ajudou o Leeds a terminar em 9º lugar no campeonato, campanha elogiável para quem veio da segunda divisão e não jogava a elite desde 2004.

Bielsa evitou qualquer comentário que colocasse pressão sobre Raphinha ou mesmo Tite, treinador da seleção brasileira, mas referendou o jogador caso a oportunidade apareça em breve.

“Eu já fui treinador de seleção durante muitos anos e tenho cuidado de nunca me pronunciar se um jogador comandado por mim merece ou não estar em uma seleção, porque a pessoa que tem todas as possibilidades de tomar a decisão correta é o treinador da seleção nacional, principalmente tendo um homem tão inteligente como tem o Brasil”, explicou.

“Consigo dizer se um jogador vai bem ou mal mas não posso comparar esse jogador com as demais opções porque tenho conhecimento profundo sobre a qualidade do Raphinha, mas não conheço profundamente os demais jogadores que jogam na mesma posição que ele e são da mesma nacionalidade”, continuou Bielsa.

“Minha opinião é que é um grande jogador. As ações falam mais do que palavras quando se trata de um jogador, e existem dois momentos que, se quiser como exemplo, tem a recepção de um lançamento que Raphinha recebe de Casilla antes de um gol de Tyler Roberts, e a forma como ele assiste Tyler Roberts, esses são dois gestos técnicos. Então, Raphinha está atestado como um bom jogador e que, de uma boa perspectiva, é mais uma promessa para a seleção brasileira”.

Bielsa tem contrato por mais um ano com o Leeds United, até junho de 2021, e certamente seguirá no clube para a segunda temporada seguida na Premier League.

ESPN

BERGAMO, ITALY – JULY 26: LOSC Lille coach Marcelo Bielsa shouts to his players during the pre-season friendly match between Atalanta BC and LOSC Lille at Stadio Atleti Azzurri d’Italia on July 26, 2017 in Bergamo, Italy. (Photo by Emilio Andreoli/Getty Images)