O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes sancionou lei na última quarta-feira (26) que isenta os clubes sociais e esportivos do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com a decisão, o São Paulo, por exemplo, calcula que deixará de gastar R$ 5 milhões por ano com IPTU.
Os clubes eram isentos da cobrança por décadas até 2018, quando a lei foi modificada por uma ordem interna da Subsecretaria da Receita Municipal (SUREM) e o IPTU passou a ser cobrado dos clubes em São Paulo.
Em nota por meio do seu site, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi Clube) falou sobre a decisão:
“Finalmente, os Clubes foram vitoriosos com a aprovação da Lei Nº LEI Nº 17.557, DE 26 DE MAIO DE 2021 que reconhece a ilegalidade da Ordem Interna e busca impedir que novas medidas unilaterais, autoritárias e antidemocráticas voltem a acontecer”.
Stats Perform

Deveriam pagar como qualquer um, o clube usa de serviços urbanos prestados pela prefeitura, na realidade os clubes são os que mais usam. No Brasil todo mundo tá sempre atrás de uma isenção fiscal, mas é uma medida anti social que afeta toda a sociedade, se um clube com orçamento de 400 milhões não paga iptu, como cobrar do cidadão comum. Ainda, se montes de entidades e empresas forem isentas, quem vai pagar pelos serviços? Novamente o cidadão comum.
Eu acho isso uma palhaçada. Impostos devem ser pagos por todos: Clubes e Igrejas faturam bilhões por ano e são isentos, enquanto nós, cidadãos comuns, temos que pagar nossas obrigações.
Igrejas, nem sei o que dizer….
Igrejas recebem doações de pessoas que já pagaram impostos. E ainda fazem muita caridade
Você é a favor de bitribrutação?
Não repita clichês sem pensar profundamente a respeito.
Absurda essa isenção.
Clubes e o que mais está isento atualmente: hospitais, universidades?
Como diria um “famoso filósofo contemporâneo”:
“Assim caminha a mediocridade”.
Entidades bilionárias que movimentam fortunas, isentas de diversos impostos, taxas e tributos.
População empobrecida, sem emprego ou renda, com dificuldades estruturais sob todos os aspectos de uma vida quase impossível …, segue arcando com a arrecadação do “tesouro público”.
“Parabéns” aos envolvidos.
Que essa isenção tributária resulte em melhores resultados (administrativos e esportivos) ao SPFC.
E como tudo, continuamos a pagar as contas.
Vida que segue.
Já que a população ajuda a pagar deveria poder usufruir desses clubes sociais e esportivos.
Tinha era que ter mais isenções. Pagar mais esse imposto pra que? Pro prefeito passear de helicóptero? A união publicou um orçamento prevendo gastar 4,3tri de um pais com pib de 7,7tri, 60%, o estado de sp tem um pid de 2320 bi e orçamento publico de 246bi, uns 11% e a prefeitura tem orçamento de 117,8bi pra um pib de 714bi, uns 16%. Faz as contas, o paulistano médio paga 60% + 11% +16% (87%) da soma de tudo que é produzido pra sustentar algum ente público. Os escravos de ganho no seculo XVII ficacam com mais do seu trabalho pra sua família.
Preferia que os clubes pagassem e os torcedores fossem isentos.
Palhaçada esse país, ainda se diz inconstitucional, se vê o lixo de constituição que temos.
Imposto é roubo e ninguém deveria pagar.