E agora? O São Paulo não ganhou nada!

E agora?

Qual tem que ser a mentalidade do São Paulo FC?A euforia, deixa para os torcedores. Tem mais que comemorar mesmo. Eu por exemplo, comemoro quando o São Paulo ganha Torneio de Verão. Os Dirigentes não. Na cabeça dos Dirigentes, o São Paulo ainda está na fila. O São Paulo tinha aprendido a perder. Agora é necessário aprender a vencer. Nesse texto, eu vou escrever a receita de como conquistar mais títulos. Ponto por ponto.

Vamos lá:

1) Montar Elencos fortes. Nas condições financeiras do São Paulo, é sim possível ter Elencos fortes. O atual Elenco do São Paulo é bom. Os jogadores de futebol, querem jogar no São Paulo. Nas circunstâncias do futebol, o São Paulo está em uma situação melhor do que Vasco da Gama, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Bahia.

Um jogador que tem proposta para jogar no São Paulo ou no Atlético Paranaense, o jogador não pensa duas vezes e assina com o São Paulo. E mesmo os adversários que são fortes financeiramente, em algumas situações perdem a disputa para o São Paulo por um jogador.Teve episódios em que o São Paulo conseguiu contratar o jogador, mesmo com o Palmeiras ou o Flamengo na disputa.Sem falar a excelente categorias de base do São Paulo.

Reforços não são problema para o São Paulo, mesmo na situação financeira em que se encontra o São Paulo.E eu tenho a minha opinião: Nesse tempo de fila, o São Paulo montou bons times e contratou bons jogadores. O time do São Paulo de 2013 era bom. Apesar da fase ruim em que o São Paulo se encontrava em 2013, o São Paulo tinha Maicon, Ganso, Jadson, Toloi, Aloísio. O São Paulo tinha time bom em 2014, em 2015, no primeiro semestre de 2016, no primeiro semestre de 2017, em 2018, em 2019, em 2020.

É possível sim, sempre ter Elencos fortes.Levando em consideração onde os jogadores querem jogar no São Paulo e a excelente categorias de base do São Paulo, você consegue sim montar Elencos fortes.

2) Sempre usar as categorias de base.Indo de encontro com o que eu acabei de dizer, é fundamental usar as categorias de base. Olha os dois últimos títulos do São Paulo, a participação dos jogadores da base.Na Sul Americana de 2012, o Lucas foi fundamental. Nesse Campeonato Paulista, gol do Luan, passe do Rodrigo Nestor para o gol do Luciano na final. O Crespo usando os jogadores da base na Libertadores para priorizar o Campeonato Paulista. Consequência, deu resultado, ficamos campeões e saímos da fila.E para conquistar títulos, é preciso pagar as contas em dia. A maior fonte de dinheiro do São Paulo FC hoje, são as vendas dos jogadores revelados pelo São Paulo.

3) Estilo de jogo. O São Paulo precisa insistir nesse estilo de jogo: Manter a posse de bola e sempre buscar o gol. É matemática pura: Se você toma dois gols da Ferroviária e faz 4, você ganha o jogo. Se o São Paulo tivesse um Técnico retranqueiro, o São Paulo poderia nem passar da Ferroviária. Mesmo na final, onde o São Paulo fez dois e quase fez o terceiro. Se o jogo tivesse 1 a 0 até aos 45 minutos do segundo tempo, poderia acontecer uma infelicidade, o Palmeiras ter empatado, ganhado nos pênaltis e mais tempo de fila.Pra mim é um caminho sem volta. Sim, você precisa ter um equilíbrio, uma boa marcação, uma boa defesa. Mas time que tem a posse de bola, não precisa marcar, é o adversário que tem que correr atrás da gente. Time que está no ataque, o goleiro nosso não precisa trabalhar

4) Manter o mesmo time.Nos anos 80, o São Paulo chegou em 4 finais seguidas do Campeonato Paulista. Depois com o Mestre Tele Santana, o São Paulo chegou em 3 finais seguidas da Copa Libertadores.Depois o São Paulo conquistou o Tri-Hexa do Campeonato Brasileiro. E porque isso aconteceu?

O time aprendeu a jogar a competição.É igual a um jogo de vídeo game, quando você pega o jeito do jogo, aquilo se torna fácil para você. Você conhece as fases do jogo, o jeito que o vilão vai te atacar, qual golpe você tem que aplicar para matar o vilão.E nesses anos do São Paulo na fila, o São Paulo errou muito nesse quesito. O São Paulo montava um time por ano. Era um festival de contratar e dispensar jogadores. Aí ocorria vários casos onde o jogador deixava o São Paulo e ficava campeão no adversário.Não é melhor manter a base de um time e ir reforçando os setores carentes desse time, do que toda hora ficar montando um outro time?

5) Está proibido a partir de agora, desperdiçar competições teoricamente fáceis.Esse é um assunto que pode até gerar uma polêmica, mas eu não vou me furtar de explanar.O que o São Paulo jogou no lixo a oportunidade de ficar campeão, não está escrito.Vamos ver.O melhor time disparado do Campeonato Paulista de 2006 era o São Paulo.

O São Paulo ficou Vice Campeão a 1 ponto do Santos.Depois em 2006 o São Paulo perdeu a Recopa para o Boca Juniors, tendo o São Paulo muito mais time que o Boca Juniors.Depois o São Paulo é eliminado para o São Caetano do Campeonato Paulista de 2007, o São Paulo estando com o jogo nas mãos e sendo disparado o melhor time do campeonato.Em 2013 o São Paulo perde a Suruga Bank.

Também em 2013 o São Paulo é eliminado para a rebaixada Ponte Preta na Copa Sul Americana. O São Paulo estava com o jogo nas mãos, fez o 1 a 0, para de jogar e toma uma virada da Ponte Preta.Tem 2014, o São Paulo com Ganso, Michel Bastos, Luiz Fabiano, Pato, Souza, Álvaro Pereira, Allan Kardec e o São Paulo não conseguiu passar da semi final.O Técnico do Palmeiras, acusou o São Paulo de ter enfrentado adversários mais fáceis na reta final do Campeonato Paulista. Não podemos esquecer, que o Palmeiras também enfrentou adversários teoricamente fáceis na Copa do Brasil.Só que tanto o São Paulo nesse Campeonato Paulista e o Palmeiras na Copa do Brasil, aproveitaram as circunstâncias e ficaram campeões.Quando é assim, onde você tem todas as condições de ficar campeão de um Campeonato, não jogue fora a oportunidade.

Depois custa caro isso.Depois acontece isso de ficar na fila, aguentando as provocações dos adversários.O que tem que ser feito?Por exemplo, a Suruga Bank: Naquela ocasião, antes do jogo os Dirigentes tinham que ter chamado a comissão técnica e os jogadores, ter exigido o título. Depois, ao não conseguir o título, pedir explicações a comissão técnica e aos jogadores.Essa tem que ser a atitude sempre.

Os Dirigentes não pode aceitar um outro resultado que não seja o título.

6) Focar Campeonato por Campeonato.Sim, o time que o São Paulo irá disputar o Campeonato Brasileiro, será o mesmo em que o São Paulo vai disputar a Copa do Brasil.Mesmo sabendo disso, um mês antes de começar a Copa do Brasil, cabe aos Dirigentes do São Paulo ver a situação do São Paulo para a Copa do Brasil.

Um mês antes de começar a Copa do Brasil, cabe ao São Paulo analisar: Quem poderá ser os prováveis adversários do São Paulo? Como está a situação desses Clubes? Como está o time do São Paulo? Como está o Elenco do São Paulo? Como está o ambiente interno no São Paulo? Como está o trabalho do Técnico? Como será o calendário durante a Copa do Brasil? O São Paulo podera perder jogadores durante a competição? Como foi a participação do São Paulo nas edições anteriores? Em qual momento do campeonato o São Paulo tem dificuldades?É o São Paulo ajustando os ponteiros para o Campeonato que está para começar.Não seria botar o time para o Campeonato só porque tem que disputar o Campeonato mesmo, seja o que Deus quiser e se não ganhar tenta no ano que vem.

De forma alguma.É estar pronto para disputar o Campeonato.E isso tem que ser feito para todos os Campeonatos.Um por um.

7) Não descuidar das finanças.O São Paulo tem que pagar as suas contas, fazer superávit.

Resolvendo os problemas financeiros do Clube, irá possibilitar ao São Paulo pagar os salários em dia, o bicho, as premiações dos jogadores.Isso é fundamental.Vejamos agora, a questão do Daniel Alves. Se o São Paulo consegue acertar a dívida com o Daniel Alves e com isso, você poder contar com um jogador da qualidade do Daniel Alves nos mata matas da Copa do Brasil e da Libertadores, é de uma importância enorme.

8) Nunca se acomodar.Uma coisa é não vencer, porque o adversário era melhor.Outra coisa é se acomodar.E acreditem, teve momentos em que o São Paulo se acomodou.Era comum a gente escutar: Ah não tem problema, o São Paulo acabou de conquistar o Tri Mundial! Ah não tem problema, o São Paulo acabou de conquistar o Hexa Brasileiro!Era comum os Dirigentes do São Paulo gastarem saliva nos programas de TV, principalmente o Marco Aurélio Cunha, para dizer essas coisas, que não tinha problema perder.Tem problema sim. Mesmo que o São Paulo conquistar 20 títulos seguidos do Mundial, os Dirigentes do São Paulo tem que fazer de conta que o São Paulo está a 20 anos sem títulos.


Tendo detalhado o que o São Paulo tem que fazer daqui pra frente, volto a repetir: O São Paulo tem que aprender a ser vitorioso.O São Paulo aprendendo a ser vitorioso, títulos da Copa do Brasil e Libertadores será consequência, uma hora vem. O São Paulo aprendendo a ser vitorioso, uma fase de títulos como aconteceu com o Mestre Tele Santana, será consequência, uma hora vem.

Cleiton Ferreira