Há mais de um ano, em 8 março de 2020, Shaylon fez a sua última partida como titular pelo São Paulo. Foi no Paulistão, na derrota para o Botafogo-SP por 1 a 0. Apesar do resultado e da atuação criticada do time, ainda no 1º tempo, Shaylon acertou o travessão, em um chute de fora da área, com a perna direita.

Depois dessa partida, ele ainda jogou mais 11 minutos contra o Guarani e só se reencontrou em outubro, ao ser emprestado ao Goiás. A campanha terminou em rebaixamento, mas Shaylon conseguiu aparecer bem pela meia, ala e lateral direita, apesar de ser canhoto. Em 23 partidas como titular, ele se tornou líder de assistências do time, o jogador do Goiás que mais criou chances de gol no Brasileirão e também o atleta com mais passes decisivos por jogo.

De volta ao São Paulo, foi muito elogiado por Hernán Crespo após reestrear no segundo tempo do empate contra o Rentistas, no Uruguai.

“Shaylon é um grande jogador, um jogador polifuncional, pode jogar de volante, meia”, disse Crespo na coletiva pós-jogo. “Um jogador muito importante que gosta do bom trato da bola e a equipe precisa desse tipo de jogador”.

Contra o Sporting Cristal, o meia de 24 anos recebeu sua primeira oportunidade como titular e não decepcionou. Teve a melhor nota média do jogo segundo o site Sofascore, com 8.2. Shaylon também foi importante na criação de jogadas, ele criou duas grandes chances de gol, uma desperdiçada por Rojas e outra por Vitor Bueno e deu sete passes decisivos na partida, que são os passes que resultam em finalizações.

Pra se ter uma ideia comparativa sobre esse número, com o passe decisivo, que gerou grande chance contra o Racing, ele se tornou o líder do São Paulo no quesito com oito, ultrapassando Igor Gomes e Dani Alves, ambos com sete passes decisivos na competição. Ele também ultrapassou Reinaldo em grandes chances criadas na Libertadores, chegando a três, embora alguns sites não considerem o passe para Vitor Bueno dentro dos critérios, deixando Shaylon empatado com o lateral-esquerdo em duas oportunidades.

Além da criação, Shaylon foi o segundo jogador que mais tocou na bola, superado apenas por Rodrigo Freitas, que como zagueiro central, começa todas as jogadas do São Paulo e a precisão dos passes foi a segunda melhor do time, 91% de acerto. Ele ainda acertou os dois dribles que tentou no jogo, os três cruzamentos e três dos quatro lançamentos.

Por coincidência, a dupla de meio de campo de Shaylon, na sua última partida como titular pelo São Paulo, se repetiu: Rodrigo Nestor, que também teve grande atuação contra o Sporting Cristal. Além de uma bela assistência para o gol de João Rojas, o jovem foi o terceiro jogador com mais toques na bola e o líder na precisão dos passes, com 92% de acerto. Ele também acertou nove dos dez lançamentos que tentou e é líder do São Paulo em eficácia nas bolas longas na competição, dentre os jogadores de linha.

Com a boa atuação de Shaylon, que chegou ao São Paulo em 2015, por empréstimo da Chapecoense e pelo tricolor foi campeão Paulista, bicampeão da Copa do Brasil e campeão da Libertadores, todos pelo sub-20, Crespo tem mais uma opção para o seu bem servido meio de campo.

Esporte News Mundo