Veja a Parte I abaixo, clicando na imagem e depois leia a excelente parte II da conversa com Johnatan Fasty:

6) Esse projeto do São Paulo de investir mais nos e sports e avançar em competições, ter seu time, explorar mais esta vertente é correta? Como você analisa este movimento e qual você acredita que seja um bom caminho a seguir?

6: Corretíssimo! Acho até que já deveriam ter feito isso há muito tempo rs Temos que nos manter antenados, atualizados e sempre buscar abrir novas portas. Já vimos outros times de futebol entrando no mundo dos esport e acho que o São Paulo tem tudo pra crescer neste cenário promissor que cresce mais e mais a cada dia. 

Imagina quantos torcedores não ficariam mais felizes ao saber que o time dele tem equipes de League of Legends, Free Fire, Counter Strike, R6, FIFA, COD Mobile, Warzone, Valorant e outros jogos? Muitos jovens hoje em dia não gostam ou não têm paciência pra acompanhar futebol e preferem acompanhar campeonatos de jogos eletrônicos. 

Acho que um bom caminho é ganhar espaço e visibilidade aos poucos em jogos main stream, participar e ganhar campeonatos e procurar os jogadores certos para isso. Seria interessante o São Paulo dar oportunidades para quem não tem condições de entrar em times e competições (por não ter bons equipamentos, grana pra inscrição e afins). Assim como no futebol, tem muitos(as) jogadores(as) que tem um baita potencial e força de vontade. Só falta alguém estender a mão, acreditar e dar todo suporte necessário. 

7) Além do lado entretenimento, temos o lado profissional para essa molecada que ao crescer deve ter ramificações de profissões cada vez maiores, seja como jogador, competidor, programador e outros deste nicho. Se formos olhar de forma mais macro, temos o Game XP, uma Comic Con que envolve mais que só games mas o mundo “nerd” e outras feiras, encontros e eventos de entretenimento também. Olhando para o lado negócio e perspectivas de trabalho que é a realidade junto ao que parece para quem discrimina, só joguinhos e conteúdos sem importância, como você entende esse cenário geral? 

7: Como eu nunca tive habilidade (e vontade) eu nunca fui um jogador profissional. Mas eu conheço e acompanho empresas e jogadores que estão nesse mercado há muito tempo, e ver onde eles chegaram hoje, é inegável que é um caminho que pode te dar tudo o que você sonhou fazendo o que você ama desde pequeno. Eu tenho amigos que criavam conteúdo casual na mesma época que eu e hoje estão em times gigantescos. É muito comum hoje em dia a galera mais nova sonhar em ser jogador profissional, criador de conteúdo, então tem muita “competitividade”. Mas como é uma profissão muito nova, espaço é o que não falta. Há 10, 15 anos atrás, quem imaginaria que seria possível ficar milionário jogando video game? Ainda existe muito preconceito em torno disso, ainda mais pra quem é mais velho e tem um “emprego convencional”, mas estamos em processo de evolução.


8) Você mesmo me disse que não é pro player mas troca essa ideia boa com eles e entende muito deste mundo. Aos pais, tios e até mesmo para quem quer ser um, que dicas e conselhos você daria para quem quer ser competidor ou até mesmo criar conteúdo como você? É um segmento teoricamente novo, streamers em que caras como eu estão chegando aos 40 já são considerados tiozões, qual a expectativa para um médio prazo? 

8: É muito difícil pensar em uma estimativa, até porque isso tudo é muito recente, mas só tende a crescer. Muita gente trocou a TV pelo Youtube, Twitch, Netflix e afins, além do fato de a receita da indústria dos games já ter passado a indústria do cinema e da música. É assustador você pensar isso, mas é a realidade. 

As dicas que eu dou pra essa galera que tá começando ou quer começar, é ter paciência, persistência e fazer o que ela realmente gosta, independente do jogo. Não se force a jogar ou fazer algo só por que está em alta porque lá a concorrência é maior. Tentar mostrar o seu diferencial é essencial, além de consumir e produzir MUITO conteúdo pra todas as redes sociais possíveis. A audiência está aí, basta você conquistá-la. 

Sobre consumir conteúdo, quando o assunto é criação, referência é tudo! Pra quem quer ser um jogador profisisonal, assistir outros pro players ajuda bastante. Mas é claro que tem que praticar e sempre estudar o que está no “meta” do game naquele momento. O tempo de evolução e adaptação varia de pessoa para pessoa, independentemente da idade (claro que quem é mais novo aprende com mais facilidade, assim como qualquer coisa na vida, não só em relação a games).  

E por último e não menos importante: não se preocupe em investir para ter os melhores equipamentos, consoles e PC de última geração… Porque além de você correr o risco de perder seu investimento, muita gente desiste no mesmo caminho pois buscam a fama, dinheiro e acabam começando da maneira errada. Vai investindo aos poucos pra ver se é isso mesmo que você quer! Assim você evita frustrações lá na frente. 


9) Falando um pouco de games mesmo, qual deles você acha que tem mais hype? Os de futebol pelo apelo já gigantesco do esporte ou enxerga RPG e os de tiro? 

9: Os que tem mais hype , muitas vezes, são os que são mais acessíveis. Um bom exemplo é o Free Fire, que reina entre os jogos para celular, e o COD Mobile. O Counter-Strike: Global Offensive (ou somente CS GO para os mais íntimos), é um jogo que lançou em 2012 mas até hoje a galera curte jogar e assistir. Warzone, o Battle Royale do Call of Duty, tem bastante público e jogadores, mas por necessitar de um console ou PC mais potente pra poder jogar, acaba que “perde” jogadores pra jogos mais leves e/ou de celular (que quase todo mundo tem). Ainda sobre Warzone e trazendo um pouco mais pro lado do Futebol, vários jogadores famosos e de clubes gigantes jogam o game. O Ronaldo fenômeno, por exemplo, é apaixonado pelo jogo e recentemente começou a investir na área. Neymar e seus companheiros de equipe vivem jogando CS GO. O Neymar que inclusive faz lives na twitch também!  

RPG como League of Legends também é bem forte, competitivamente falando. Mas não tenho muita propriedade pra falar sobre ele pois eu sou mais o cara dos FPS. Jogos de futebol, na minha visão, não é tão popular como os exemplos que citei anteriormente. Além da pouca variedade (temos hoje o PES e o FIFA mas quem reina é o jogo da EA), e tem muita polêmica envolvendo o gênero, como um novo jogo a cada ano e mudando pouquíssimas coisas relacionadas ao título anterior. 


10) De um modo geral, percebo e talvez seja uma percepção errada mas é muito presente, as reclamações de jogabilidade online e com as produtoras pelos jogadores que se sentem relegados e sem serem ouvidos pelos desenvolvedores na correção de bugs entre outros. Como você enxerga esse cenário ou não é bem por aí? 

10: Nós que devoramos o jogo, muitas vezes diariamente, descobrimos coisas que muitas vezes os testers e desenvolvedores nem sonhavam que era possível fazer. São raros os jogos que são lançados sem algum bug, ainda mais jogos competitivos (ou de mundo aberto) que acabam sendo muito difíceis de balancear. 

A galera se importa com o jogo, por isso enchem o saco nas redes sociais para arrumarem algo que deixa o jogo quebrado, principalmente quando o jogo não tem um sistema anti-cheat decente. Mas muitas delas não ouvem a comunidade e seguem o caminho que elas acham correto em relação a novos conteúdos e melhorias. Nós temos uma visão de consumidor, eles de empresa, então é compreensível que isso aconteça. Ainda mais na pandemia onde muita gente trabalha remotamente, o que dificulta o trabalho em equipe. 

Eu sei que às vezes somos chatos e exigentes, mas no fundo o que todo mundo quer é um jogo divertido e balanceado.

11) Se você pudesse, o que mudaria hoje no time do São Paulo? Que jogador você gostaria de ver no clube? E na parte administrativa, o que você enxerga como o maior gap? 

11: Eu sei que o São Paulo já busca um nome no mercado, mas definitivamente traria um centroavante pro time. É uma das nossas maiores carências hoje. Vemos uma melhora no Pablo com a chegada do Crespo, mas, na minha opinião, ele ainda não passa confiança e não mostrou e fez valer o investimento que foi feito nele. Um cara que gostaria de ver (de novo) no São Paulo é o Gilberto, do Bahia. Sua primeira passagem pelo clube não deu pra ele mostrar seu futebol, muito porque tínhamos o Pratto como titular na época. O Germán Cano, que hoje joga no Vasco, seria um nome muito interessante também. Mas devido a seus altos valores, acho que é uma realidade meio distante do clube. Sei que são jogadores com idade um pouco avançada, se é assim que eu posso dizer, mas que tem muito o que mostrar ainda. Vemos isso no elenco atual com os últimos reforços. 

Uma das maiores qualidades na parte administrativa que vejo hoje no São Paulo é a transparência, a vontade de vencer e trazer ídolos para ter papéis importantes, dentro e fora do campo, como na recepção de novos jogadores na apresentação, Muricy exercendo sua função sabendo da sua importância e influência no clube mas deixando o técnico trabalhar, o Presidente Júlio Casares presente no dia a dia do clube, nas redes sociais, sempre interagindo com a gente, isso é muito legal e importante pra nós e pro clube. O seu antecessor nem dava as caras… Dessa vez vemos que eles querem ver o São Paulo no topo de novo, ao invés de por interesses pessoais acima dos do clube.


12) Qual seu palpite para este ano? Modo ilusão ativado ou é difícil confiar no time? 

12: Infelizmente, ou não, modo ilusão totalmente ativado. Mas parece que agora as coisas são mais reais, sabe? Vemos a vontade que tem o Miranda, Luciano, Daniel Alves (que melhorou MUITO depois que começou a jogar como ala), e a garra que os jogadores têm durante as partidas. Antes parecia que tanto faz pro time ganhar ou perder. Claro que nem tudo é perfeito, mas estamos no caminho certo. Tá dando gosto de ver o São Paulo jogar, e espero que eles continuem demonstrando dentro e fora dos campos que dessa vez é diferente. Humildade e pés no chão, mas é impossível não ter expectativas rs 

Espero que não soframos com lesões de jogadores importantes neste ano, mas sabemos que com esse calendário apertado vai ser complicado. 

Para fechar, mande seu recado para a galera Tricolor e tomara que a gente sorria junto este ano e nos próximos, seja dentro como fora dos campos. 

Primeiramente gostaria de agradecer o convite e espero que a galera tenha curtido a nossa conversa, ter conhecido um pouco mais sobre mim e o mundo dos games. Espero que o que eu falei aqui sirva de inspiração e motivação pra alguém, e lembrem-se sempre: Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho!  

Um grande abraço pra toda a torcida tricolor, principalmente para aqueles que curtem games e gostaria de pedir também paciência com o professor em relação a escolhas de poupar ou não jogadores. Temos que dar nossa opinião, mas também é um momento de incentivar e acreditar no trabalho do técnico junto com elenco, não criar mais problemas pra nós e pro clube. 

Que esse seja um ano maravilhoso e vitorioso para nós e para o nosso Tricolor. VAMOS, SÃO PAULO!  

Agradecemos pela conversa, desejamos todo sucesso no seu canal e que o São Paulo nos brinde com uma taça nestes próximos dias. 

saopaulo.blog