Com a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista garantida e a liderança de sua chave na Libertadores, o São Paulo vem mostrando que está firme na briga em duas frentes logo neste início de temporada. O técnico Hernán Crespo, entretanto, tem de encarar o grande desafio de evitar um desgaste excessivo de seus jogadores em meio à dura maratona de partidas.
Com intervalos de menos de 48 horas entre jogos em algumas semanas de abril, o São Paulo mostrou a força do seu elenco e emplacou uma série invicta que empolgou a torcida, mas, aparentemente, a conta pelo excesso de partidas chegou. Na última quarta-feira, contra o Racing, Luciano e Daniel Alves tiveram de ser substituídos por problemas musculares.
“Estamos bem, acredito que temos um grande elenco, que merece fazer isso o que está fazendo, não somente na Libertadores, em três jogos, dois fora de casa e a primeira colocação no grupo. Nós continuamos acreditando que o São Paulo pode fazer uma grande Copa Libertadores e um grande Paulistão”, disse Crespo.
Neste fim de semana, o Tricolor apenas cumprirá tabela enfrentando o Mirassol, fora de casa, pela última rodada da primeira fase do Paulistão. A equipe comandada por Hernán Crespo terá a vantagem de atuar em casa tanto nas quartas de final quanto em uma possível semifinal do torneio por ter feito a melhor campanha. Justamente por isso, o São Paulo deve entrar em campo com uma formação completamente alternativa, oportunizando os garotos formados na base.
Desta forma, Hernán Crespo ganha tempo para descansar seus principais jogadores e trabalhar pelo menos cinco dias antes do duelo com o Rentistas, na próxima quarta-feira, no Uruguai, pela quarta rodada do Grupo E da Copa Libertadores. Para uma equipe que deu sinais de desgaste contra o Racing, esse período maior para treinar veio em boa hora.
“Só preciso de tempo de trabalho, o que eu não tenho. Como não tenho, devemos continuar jogando e aprendendo durante os jogos”, comentou o técnico do São Paulo, incomodado com a sequência frenética de partidas.
Gazeta Esportiva

Eu quero é taça …, título e faixa, o SPFC campeão.
O paulistão é meu mundial, por enquanto.
Somos 2…
Eu não faço questão nenhuma do Paulista. Colocaria reservas no Paulista e força total em todos jogos da libertadores. Vejo como reais nossas chances no torneio.
E se não ganhar, tem copa do Brasil depois. Paulista só serve pra tirar oficialmente da fila, mas não vai poupar críticas depois numa eventual eliminação na libertadores
O paulista só serviu para estourar os jogadores. Até o Eder está fora de combate, além de Luciano e Dani Alves. Quero ver que ataque o SPFC vai colocar no Uruguai. Bem que eu avisei, paulistinha só com reservas!
Rssss….
Rsss….
Não sei de onde o pessoal aqui tá tirando que vamos ganhar a Libertadores…
Francamente, não sei mesmo…
Na atual situação, no nosso atual contexto de time, o SP tem condição de chegar até uma quarta de final. Daí pra frente, será muuuuuuito improvável obter sucesso.
Claro, pode acontecer muita coisa e alguns favoritos decepcionarem e caírem fora…. claro que pode acontecer!
Mas é impensável e uma ilusão completa achar, neste momento, que o SP tem condição de disputar título na Libertadores. Vejo isso muito mais como uma manifestação de um desejo íntimo da galera do que como uma afirmação consciente.
Ah, claro, é lógico que vou torcer!! E muito!!
Mas daí a pensar nesse momento que somos um dos favoritos ou com força de elenco pra chegar…
E outra: não me venham com o argumento que cair nas quartas ou numa semi de Libertadores é vexame… Isso depende das circunstâncias e de como caiu… Mesmo contra um time não tradicional, precisa ver que se este time está lá brigando e passando é porque provavelmente tem condição pra isso, naquele momento…
Vexame é não passar de uma 1a Fase, como no ano passado…
Penso o mesmo. Melhoramos muito, mas não a ponto de tanta confiança num título com adversários melhor montados e preparados.
O Paulista é um bom começo.
Pois eu não estou nem aí com o paulistinha. Acho que o time tem sim chances reais na Libertadores. o santos de 2021 era pior do que esse time do SPFC e chegou à final da Libertadores. Mas é preciso não desgastar o time, usando titulares nesse lixo de paulistinha;
Engano seu.
Será ótimo vencer o Paulista. Nem tanto pelo título em si, e aliás postei isso aqui outro dia.
Postei que seriam 2 os motivos:
Primeiro porque dará sim um alívio na questão psicológica do elenco, tipo “opa, temos condição de nos superarmos e partirmos pra vôos mais altos”. Dará mais confiança ao elenco e, como já dizia o Muricy, confiança é uma palavra mágica que proporciona coisas incríveis acontecerem….
Segundo, porque pra imagem e pro bolso do clube fará muito bem um título que pode ajudar a atrair desde sócio torcedores e patrocinadores…
Então, Joaquim, acho sim muito válido vencer o estadual, até porque se é um campeonato menor pra vc, ele tem mais de 1 século de tradição e faz 15 anos que a gente não ganha….
Preciso dizer mais?
Assino embaixo, JAC_Tricolor em tudo o que vc disse!!!
Diniz foi pro Santos…
Ele não foi campeão brasileiro com o SPFC porque os jogadores se revoltaram contra ele depois do que ele fez com o Tchê Tchê. Mas a diretoria do Santos é bem menos paciente do que a do São Paulo, vamos ver se eles vão confiar no Diniz.
Diniz não foi campeão no São Paulo porque é incompetente, como foi a carreira toda e não vai ser diferente no Santos.
Hehehe…
Reafirmando o óbvio que alguns insistem em não reconhecer…
Uma ideia de jerico da diretoria santista em trazer o Fernando Diniz, e duvido que dê certo, mas aí, é bom para nós, um rival a menos nas disputas de título hehehehe
Maratona doida…
São 5 dias pra preparar o time pro jogo contra o Rentistas. Caso tivéssemos vencido o Racing, eu defenderia usar time misto ou alternativo contra Mirassol e Rentistas, e usar os titulares nas Quartas do Paulista
Porém, empatou…. E, sendo assim, o jogo com o Rentistas ganhou mais importância…
Só que jogamos dia 12 no Uruguai e dia 13 seria o jogo com a Ferroviária, mas parece que adiaram pro dia 14, sexta… E, se for isso, nossa sequência seria:
09: Mirassol fora
12: Rentistas fora
14: Ferroviária no Morumbi
16: semi paulista no Morumbi
18: Racing no Morumbi
20: 1a Final provavelmente em SP
23: 2a Final no Morumbi
25: Sporting Cristal no Morumbi
30: estréia no Brasileirão
Mirassol: fica óbvio que será um time inteiro alternativo
Rentistas: deve ser um time misto ou o titular que ele deve escalar
Ferroviária: time misto ou titular. Crespo e Diretoria já deixaram claro que eles querem o título estadual, sim senhor
Semi Paulista: time titular, com certeza
Racing: time titular com certeza, ou talvez misto, caso o SP tenha vencido o Rentistas. Mas acho que irão de titulares mesmo
1a e 2a da Final Paulista: titulares, óbvio
Sporting: titulares, mas talvez um time misto se já estiver garantido sobretudo em 1o lugar, e creio que o Sporting já estará eliminado
Este é o perfil de escalação que o Crespo deverá optar nestas partidas, penso eu….
E a nossa vantagem é que a partir do jogo com a Ferroviária, não devemos sair da capital mais na sequência acima (eu projeto a final contra RBB ou Nojentos ou Peppas então a 1a da final seria em Barueri, ou Itaquerão ou Porco Allianz).
Dani Alves, Luciano e Eder fora de combate, talvez por duas semanas. E agora? Foi o que deu disputar o paulistinha com titulares. Agora, fica sem titular no paulistinha e na Libertadores.
Não vi prazo de recuperação divulgado em lugar nenhum.
Tenho certeza que estarão em campo em uma possível final do Paulista dia 20 e dia 23, nem que for no sacríficio.
São as partidas mais importantes do mês… SP se classifica ja pra proxima fase com uma vitória simples contra o Rentistas.
Tem torcedor que parece que vive em outra dimensão… o time não é campeão estadual faz 16 anos, e querem dar o passo maior que a perna, focando em Libertadores… acorda… final é só daqui a 6 meses, campeonato extremamente difícil…. Paulista e Copa do Brasil são as competiçoes que temos mais chance.
Depois não ganha a Libertadores, a depressão vem forte e o choro, e lamentações ficam absurdamente insuportáveis.
Eu to consciente Marcio… o Paulistão é nosso Mundial, pra mim o ano ja vai estar mais do que ganho se conseguirmos esse título.
O pensamento tem que ser este.
Exato!
Paulista tem mais de 100 anos de tradição, e não ganhamos ele a 15 anos!!
Mas tem gente que acha melhor não disputar…. Rsss
E mais uma pergunta pra esses: se os titulares não disputassem o Paulista, iriam ganhar ritmo como, pra disputar a Libertadores, que começou só em 20/04?
Lembrem-se que este é um ano atípico por causa da Pandemia, que fez a temporada passada terminar somente no final de fevereiro.
Paulista é tradição. Só quem não viveu, não sabe.
Exato. Tem 120 anos de tradição, sendo que basicamente nos últimos 10 ou 15 anos é que declinou de importância… Eu me recordo que na década de 90 e em parte nos anos 2000 o Paulista era bem cultuado ainda….
É a competição que o SP mais disputou na vida….
Eu penso que até podem mexer um pouco no formato, mas acho uma sacanagem dizer que tem que acabar, porque além de tudo ferra com todos os outros clubes médios e pequenos do estado.
Além do mais é nosso embate doméstico…
Eu ainda vejo como um torneio que pode sim ser remodelado e se tornar mais atrativo e lucrativo.
É questão dos clubes pressionarem a FPF…
Nunca pensei que ouviria um torcedor do SPFC, o Soberano, falando isso. Mundial? Se isso é Mundial , então ganhar a libertadores seria o que?
Foi esse pensamento de “Soberania” que começou a nos afundar…
Chega disso aí!!!
Dani Alves se machucou apanhando no jogo da Liberta.
Luciano com certeza não tem nada a ver com excesso de jogos, já que jogou pouco esse ano. Desde o ano passado que não tem sequencia de jogos, parece que vai ser mais um com lesões crônicas.
Éder se machucou em treino se não me engano.
Então, não tem nada a ver com o Paulista, mesmo porque o SPFC jogou várias partidas com time misto ou reserva no paulistão.
Exato!
Falar que o problema é do estadual é desculpa que não condiz com os fatos…
Cara, essas lesões aí complicaram, hein. Vamos ter que escolher uma competição pra focar. O bom senso foi jogado no lixo quando aceitaram ter paulista esse ano. Os grandes deveriam ter entrado só na fase final, agora o preço está sendo cobrado.
Crespo e sua comissão técnica são profissionais, não amadores ou aventureiros.
Se optaram por jogador X, Y ou Z em determinada partida, entendo que eles saibam o que estão fazendo.
Assim, não adianta virem com críticas ou achismos pelo fato de alguns jogadores terem se machucado. Faz parte.
Se dão preferência a determinado campeonato, trocaram ideias, analisaram prós e contras e vão fazer o que entendem ser o melhor, conforme o que eles tem para colocar em campo.
Pela primeira vez em muitos e muitos anos, posso dizer isso em relação a uma comissão técnica do SPFC:
— Seja lá o que eles decidirem, confio no Crespo incondicionalmente.
Pois é, sabem o que fazem e temos que apoiar.
Exatamente isso!
Está havendo muito mimimi sem justificativa…
Foco total no Paulista! é a nossa maior chance, depois o que vier está no lucro. Sabemos da grandeza do SPFC, mas é o que temos para hoje. o trabalho começando, a diretoria a cada dia que abre uma gaveta aparece do nada uma bucha pra resolver? Criada pelos 3 patetas! Sinceramente acredito que o Paulista poderá fazer o SPFC voltar a ser visto pelos investidores, voltar a credibilidade dando respaldo para essa nova diretoria e quem sabe se estruturar para uma copa do Brasil!!
Perfeito!!
É exatamente o meu pensamento, que já externei mais acima e em um Post à questão de uns 7 ou 10 dias atrás…
Time para disputar o resto do paulistinha: Volpi, Galeano, Rodrigo, Diego Costa, leo pelé, Wellington, Rodrigo Nestor, Tales, Igor Gomes,, Rojas e Victor Bueno. Pode ganhar perfeitamente da Ferroviária. O goleiro tem que ser mesmo o Volpi, Perri é muito instável.
Falou e disse, Crespo!!
Vc que sabe e é vc quem manda!
E se vc decidiu assim, pra mim tá ok, e…
Não, pera…
Concordo com todos que dão importância sim ao Paulistão, até pq estamos há quase 9 anos na fila e não podemos nos dar ao luxo de escolher qual título é importante ou não…
Se, por exemplo, a Crefisa não está nem aí com o Estadual, problema dela, aliás, como já está de barriga cheia de taças, estão certos eles, mas não é o nosso caso!!!
E concordo com o Casares: O Paulistão é a nossa Copa do Mundo!!!
O raciocínio é este mesmo…
#SuperFechadoComCrespo
Fecchasissimo com Crespo, otimo trabalho, ha muitio tempo nao temos um inicio assim.
Sao Paulo nao tem time ainda para ganhar a libertadores, mas quem sabe podemos ir
ate as quartas