Se na temporada passada o São Paulo precisava contar com os gols de sua dupla de ataque —Brenner e Luciano— para vencer suas partidas, em 2021 o cenário mudou completamente. O time ainda não passou em branco nestas primeiras 11 partidas disputadas, e foram 18 jogadores diferentes que marcaram, apenas um a menos do que o total de atletas que balançaram a rede em toda a temporada 2020.

Pablo e Rojas são, por enquanto, os artilheiros do São Paulo nesta temporada, com três gols cada. O primeiro era reserva de Brenner, que hoje está nos Estados Unidos. O segundo voltava de uma grave lesão e parecia fora dos planos do clube. Na sequência, temos Arboleda, Gabriel Sara, Eder e Vitor Bueno, que marcaram duas vezes. Repare que até agora não mencionamos o nome de Luciano, ainda uma peça importantíssima para o time, mas com menos carga para carregar. Ele está no grupo com um gol no ano, ao lado de Benítez, Daniel Alves, Igor Gomes, Luan, Reinaldo, Rodrigo Nestor, Tchê Tchê, Welington, Igor Vinícius, Galeano e Rodrigo Freitas.

Além disso, o São Paulo contou com dois gols contra, totalizando 28 bolas na rede. A média é de 2,5 gols marcados por jogo. O Tricolor tem disparado o melhor ataque do Campeonato Paulista, com 25 gols. Os segundos colocados no quesito são Corinthians e Red Bull Bragantino, com 13 gols. Na Copa Libertadores, o São Paulo fez 3 a 0 no Sporting Cristal, no Peru, na partida de estreia.

Em razão do calendário apertado, o técnico Hernán Crespo tem feito rodízio na equipe, o que facilita a pulverização dos gols entre os jogadores. Para o confronto com o Rentistas-URU, amanhã (29), pela segunda rodada Libertadores, o treinador voltará a escalar os titulares e terá a volta de Pablo, recuperado de trauma nas costas. Um dos grandes artilheiros de sua geração, o ex-centroavante Crespo tem mudado o posicionamento de alguns jogadores nesta temporada. O antes meia Vitor Bueno agora tem atuado como “falso 9”, por sua sugestão. Ele . Na partida contra o Ituano, o time não teve um atacante fixo, com Benítez, Welington e Galeano sendo os homens mais avançados —Luciano havia sido preservado e Pablo estava em tratamento, enquanto Bueno entrou no segundo tempo. Com o ataque “solidário”, o São Paulo foi o primeiro time a garantir vaga nas quartas de final do Paulistão. Agora, busca ficar em situação confortável no Grupo E da Libertadores.

UOL